Os boatos já rolavam há algumas semanas, mas a confirmação e os detalhes vieram hoje. A Azul acaba de anunciar a compra de 20 aviões ATR 72-600 e mais o direito de compra de outros 20.
Ontem a Azul já havia anunciado a encomenda de mais 5 aviões EMB-195, aumentando a sua encomenda inicial de 36 para 41 aviões da Embraer, com direito de compra de mais 40 aviões.
Os novos aviões ATR começam ser entregues em 2011, já esse novo pedido de 5 EMB-195 serão entregues ainda em 2010. Com isso, a previsão da Azul fechar o ano com 21 aviões foi ampliada para 26 e em 2011 a empresa certamente terá perto de 40 aviões.
A Azul, que inicialmente pretendia ficar alguns ano voando apenas com os jatos da Embraer, optou por adicionar os turbo-hélice da ATR à sua frota para conseguir atender cidades menores, onde os aeroportos não estão preparados para receber os E-jets.
Esses ATR encomendados pela Azul são parecidos com os que a Trip já usa, porém são mais modernos.
Colisão entre dois aviões deixa mortos em Santa Bárbara D'Oeste (Foto: Reprodução EPTV)
O comandante da companhia aérea Azul Araken de Oliveira Salamene está entre os mortos do acidente entre dois aviões de pequeno porte em Santa Bárbara D'Oeste (SP) neste sábado (18), de acordo com o delegado responsável pelo caso, Rômulo Gobbi. Segundo a Polícia Civil, ele tinha 52 anos, morava em Campinas (SP) e pilotava o avião particular dele, um Embraer 711, que colidiu no ar com outro monomotor do mesmo modelo. Os dois aviões caíram em uma área de plantação e explodiram. Quatro pessoas morreram no acidente.
De acordo com a polícia, além de Salamene, estão entre as vítimas o piloto Cassiano Ricardo Callegaris, de 41 anos, também de Campinas, e o despachante de voo Voninho Souza Aguiar, de 33 anos, morador de Sumaré (SP). O corpo da quarta vítima está no Instituto Médico Legal de Americana (SP) para identificação. De acordo com o delegado de Santa Bárbara D'Oeste, Rômulo Gobbi, a suspeita é que ela seja o sobrinho do comandante da Azul.
Comandante da Azul Araken Salamene é uma das
vítimas (Foto: Reprodução EPTV)
As aeronaves partiram às 9h do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas. e tinham como destino o condomínio aeronáutico Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). A informação foi confirmada pelo administrador regional do aeroporto, Tadeu Oliveira. No avião de prefixo PT NKA estavam Araken Salamene e a vítima não identificada, e no de prefixo PT NIR, Cassiano Callegaris e Voninho Aguiar. A Polícia Civil não informou quem pilotava as aeronaves.
O presidente do Aeroclube do Campo dos Amarais, Fábio Fernandes, disse que voou pelo menos quatro vezes com Salamene em 2007, quando esse era comandante da Varig. "Ele era um piloto exímio, maravilhoso", disse Fernandes.
Uma equipe de peritos do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) esteve no local na tarde de sábado, mas não passou informações sobre o ocorrido. A assessoria de imprensa da instituição informou apenas que não há prazo para a conclusão das investigações sobre o acidente. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Os corpos das quatro vítimas estão no IML de Americana aguardando liberação.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "lamenta profundamente o falecimento do comandante Araken de Oliveira Salamene" e afirmou que a companhia está prestando todo o auxílio à família.
saiba mais
VEJA MAIS FOTOS DO ACIDENTE
'Só vi dois aviões caindo'
O empresário Lucas Henrique falou que estava fazendo trilha nos arredores e também ouviu o barulho. "Olhamos para trás e vimos uma aeronave 'parafusando'", disse. Após a colisão, houve uma explosão e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar o fogo. O local é de difícil acesso.
Excursao
Excursão é um substantivo feminino da língua portuguesa com origem no latim "excursione " que significa jornada ou passeio para fins recreativos ou...