Gol aviaçao

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PAULO JUSTUS – JORNAL DA TARDE

A Gol é a primeira companhia aérea a cobrar por alimentação servida a bordo no Brasil. A empresa também é a pior colocada no ranking da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), baseado na opinião dos passageiros.

No Espaço do Passageiro, site da Anac em que o cliente avalia o serviço das empresas, o quesito serviço de bordo da Gol recebe a nota 3,85, numa escala de 1 a 10. A empresa aparece em último lugar entre as seis que obtiveram um número suficiente de avaliações para aparecer no ranking.

No último fim de semana, a Gol foi alvo de um protesto de um grupo de passageiros que considerou abusiva a cobrança pelos lanches servidos a bordo (até R$ 15). Segundo os passageiros, a empresa não teria informado sobre a cobrança nem deixado claro se a porção de amendoim, servida como item básico, seria cobrada ou não.

O diretor de novos negócios da Gol, Ubiratan da Motta, disse que o episódio foi pontual, e que o serviço vem sendo bem avaliado pelos passageiros, desde seu início em caráter experimental, em 1º de junho. “É um serviço adicional à alimentação que já é oferecida.”

De acordo com a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Juliana Ferreira, a cobrança por alimentos deveria ter sido informada na aquisição da passagem. “Eu procurei por essa informação no site da Gol, mas não a encontrei.”

Ela diz que o consumidor que se sentir prejudicado deve reclamar à própria companhia e aos órgãos competentes, como Procon. Consultadas, TAM, Azul, OceanAir, British Airways, Delta Air Lines, United Airlines,Lufthansa e Swiss informaram que não cobram pelo serviço.

Source: http://aviacaobrasil.wordpress.com/empresas-brasileiras/gol/


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A Argentina é um país de grande diversidade, tanto de paisagens de rara beleza como de clima, que certamente deixarão os turistas realizados e satisfeitos por terem escolhido esse país para sua viagem de férias.

Além de Mendoza, importante região produtora de vinho cuja qualidade é reconhecida internacionalmente, dê uma chegada até a capital Buenos Aires e você não se arrependerá. Considerada por muitos uma das mais fascinantes cidades da América do Sul principalmente por sua  arquitetura e cultura com inegáveis traços europeus e por que não dizer, nos lembra Paris.

Qual a melhor época do ano?

As estações do ano são bem demarcadas: o verão vai de dezembro a março, o outono de março a junho, o inverno de junho a setembro, e a primavera de setembro a dezembro.  Escolha a época que melhor se adequar ao seu estilo de vida, lembrando que no verão tradicionalmente ocorrem altas temperaturas.

Na sua agenda não poderão faltar passeios aos famosos bairos San Telmo,  Recoleta e  Boca, este último onde está a famosa rua El Caminito. Em San Telmo aproveite o domingo para transitar entre as várias barracas da tradicional feira de antiguidades ocasião de grande concentração de antiquários. Não deixe de dar uma olhada também nas diversas galerias de arte distribuídas pelo bairro. Lá você também  terá a oportunidade de ver os artistas de rua que fazem suas performances pintados de dourado ou de prata, representado verdadeiras estátuas vivas, além dos casais dançarinos de tango apresentando-se para os turistas.

O bairro Recoleta abriga mansões de fachada em estilo francês, é considerado pelos portenhos o bairro mais nobre de Buenos Aires. Lá encontra-se o Museu Nacional de Belas Artes, que oferece ao visitante a oportunidade de conhecer as obras de artistas locais e de outros internacionalmente conhecidos e aplaudidos como Rodin, Cézanne, Goya, Renoir, El Greco e Degas. Ainda na Recoleta você encontrará charmosos cafés e sorveterias em especial a sorveteria Freddo que pertence a uma grande rede de sorvetes artesanais da Argentina.

A rua El Caminito (recebeu esse nome em homenagem ao compositor Juan de Dios Filiberto autor do tango El Caminito), apesar de revitalizada a rua ainda carrega fortes traços da antiga Buenos Aires. Considerada por muitos  um museu a céu aberto “ devido a concentração de artistas populares além dos tradicionais dançarinos de tango, fica situada no bairro La Boca.

A Livraria Ateneo Grand Spendid ocupa desde 2000 o prédio de um antigo teatro construído em 1919, o Teatro Gland Splendid. E reconhecidamente a segunda mais bela livraria do mundo, conservando toda a beleza do antigo teatro. O teto da sua cúpula foi pintada pelo artista italiano nacionalizado argentino Nazareno Orlandi. Há um bar e um café localizados no que foi o palco do antigo teatro.

Uma das mais belas livrarias da Argentina

A Plaza de Mayo. tão conhecida por suas história e por ter sido palco de importantes manifestações. Lá encontra-se a sede do governo Argentino, a Casa Rosa. Mais adiante você poderá visitar a Catedral Metropolitana com suas 12 colunas representando os doze apóstolos de Cristo. No seu interior está o mausoléu do general José de San Martín.

A Catedral Metropolitana. em estilo neoclássico, tem em sua frente 12 colunas que representam os apóstolos, no interior da catedral encontra-se o mausoléu do libertador da Argentina, o general José de San Martín responsável pela independência da Argentina.

Além dos pontos turísticos e atrações culturais como os espetáculos de tango oferecidos por diversas casas noturnas,  Buenos Aires oferece uma gastronomia invejável onde predominam as carnes com cortes especiais, característica dos portenhos e conhecidas mundo afora. Procure um bom e tradicional restaurante e confira a qualidade da parrillada (churrasco) e como é bem servida por lá.

Aproveite as noites em Buenos Aires para conhecer Puerto Madero as margens do rio de la Plata e procure um dos muitos restaurantes ou apenas sente-se em um dos cafés para observar um pouco da vida noturna. Lembrando que a vida noturna em Buenos Aires nunca começa antes da meia-noite. O jantar por lá  é habitualmente por volta das 21 h e a noite se estende até o alvorecer, quando os notívagos se dirigem aos cafés para um bom e reconfortante café da manhã com o tradicional café com leite e croissant, denominado por lá de “media luna”.

Source: http://ww.gol.com.br/


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Uma reportagem da revista Carta Capital, A Trama que Levou ao Segundo Turno. de oito páginas, chegou às bancas em 18 de outubro de 2006, lançando a absurda acusação de que os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e, em especial, a TV Globo, beneficiaram o então candidato tucano Geraldo Alckmin e levaram as eleições presidenciais daquele ano ao segundo turno. A revista acusou esses três veículos de ter exagerado na cobertura da prisão em flagrante de petistas 15 dias antes do primeiro turno, quando tentavam comprar por R$ 1,7 milhão um dossiê com falsas acusações contra os tucanos. O episódio ficou conhecido como a “compra do dossiê pelos aloprados do PT”, termo usado pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao criticar os protagonistas da ação. As fotos dos reais e dólares apreendidos pela polícia, ao contrário do que acontece em toda operação policial, ficaram em sigilo por um longo período, mas acabaram sendo vazadas para a imprensa por um delegado da Polícia Federal na antevéspera do primeiro turno, em 29 de setembro. Toda a mídia, em todas as plataformas, publicou as fotos. Embora tenha criticado os dois jornais paulistas, para atacar a TV Globo em especial Carta Capital lançou mão de uma tese esdrúxula: o Jornal Nacional teria omitido, naquele dia, o acidente com o avião da Gol que matou 155 pessoas para dar mais tempo ao noticiário sobre as fotos. A partir dessa reportagem de Carta Capital, é frequente que blogues repitam a mesma história. Aqui, passo a passo, a TV Globo demonstrará a leviandade da acusação.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o Jornal Nacional naqueles dias, em função do horário eleitoral obrigatório, entrava no ar às 20h e saía do ar às 20h30, pontualmente. Na antevéspera da eleição, já após o fim do período da propaganda eleitoral, continuou entrando ao ar às 20h, mas pôde sair mais tarde, às 20h45. O horário de entrada foi mantido em benefício do hábito do público: como haveria segundo turno em muitos estados, não fazia sentido mudar o horário do JN para 20h15, o habitual à época, para, depois de pouquíssimos dias, recuá-lo novamente para 20h em função da volta da propaganda eleitoral obrigatória. É assim em todas as eleições.

Os rumores de que um avião da Gol não pousara no horário certo em Brasília chegaram à redação do Jornal Nacional por volta de 20h10, quando o telejornal já estava no ar. A partir desses rumores, iniciou-se uma corrida frenética para verificar o que houve com o avião, com exatidão, para que não se criasse pânico na população. A primeira confirmação era de que, de fato, um avião da Gol estava desaparecido desde as 18h10, mas a Infraero não confirmava a rota nem o número do voo. Sem essas informações, era impossível divulgar uma informação sobre o avião desaparecido, sem provocar grande angústia em todos aqueles que tinham parentes ou amigos voando Gol. Não eram poucos: no dia 29 de setembro de 2006, 54 aviões da Gol levantaram voo. Cada um deles podia levar até 144 passageiros; a ocupação média era de 80% dos assentos. A Gol calcula que transportou naquele dia 6.200 pessoas. Não divulgar o número do voo ou a rota seria colocar sob suspeição todos os 54 voos, um procedimento que um telejornal líder de audiência, visto por milhões, não pode fazer. Enquanto esteve no ar, até as 20h45, o Jornal Nacional, e nenhum outro telejornal de outra emissora, conseguiu esses dados.

Quando essas informações foram obtidas oficialmente, sem chance de erro, às 20h57, a TV Globo interrompeu a programação para dar o plantão, na voz de William Waack:

Você pode ver o plantão clicando na imagem abaixo:

Source: http://memoriaglobo.globo.com/acusacoes-falsas/queda-do-aviao-da-gol.htm


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1º Como não deixar vasar o problema da greve?

2º Como evitar o que aconteceu?

3º Como arrumar o que saiu no jornal?

Primeiramente seria necessário a contratação de funcionários, e conceder o aumento do salário para os funcionários. Seria impossível não deixar vasar a notícia da greve, pois sempre tem alguém que iria falar, e também iriamos evitar muitos transtornos, tais como: não pagarmos multa, ou passarmos como mentirosos.

A multa a ser aplicada à companhia aérea Gol pelos atrasos e cancelamentos registrados nos últimos dias chega a R$ 2 milhões, segundo estimou nesta tarde a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira. Ela informou ainda que o valor das multas aplicadas às companhias aéreas pode chegar a R$ 15 milhões este ano, valor bem acima dos R$ 7,3 milhões aplicados em 2009.

Durante entrevista coletiva no Rio de Janeiro, Solange afirmou que a agência não tinha nem um indicativo prévio de que o problema de atrasos nos voos dos últimos dias estava por ocorrer.

Segundo ela, os dados fornecidos pela Gol, indicaram que houve um aumento de tripulação em julho em relação ao mês anterior e, ainda, que o número de voos fretados pela companhia foram menores entre 30 de julho e primeiro de agosto do que no fim de semana anterior.

“Pelos números que vimos hoje, amanhã a situação dos voos já deve estar normalizada”, disse Solange. Sobre o registro de uma manifestação do Sindicato dos Aeronautas com denúncias trabalhista contra a Gol à ouvidoria da Anac, Solange afirmou se tratar de um e-mail vago, sem especificações. “Isso dificultou que nos déssemos andamento a essa investigação”.

  •  Conheça seus direitos em atrasos e cancelamentos de voos

SÃO PAULO – Desde junho vigora as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que ampliam o direito dos passageiros.

Em caso de cancelamento, overbooking ou atraso superior a 4 horas, a companhia deve reembolsar o passageiro imediatamente. A prioridade para assentos vazios em um próximo voo deve ser do passageiro afetado pelo atraso ou cancelamento.

Quando não há assentos livres em voos da mesma empresa, a reacomodação em outras companhias vale mesmo se não há convênio, mas a companhia pode oferecer meios de transporte alternativos.

O reembolso ao passageiro poderá ser solicitado imediatamente nos casos cancelamento do voo e quando houver estimativa de atraso maior de 4 horas. A empresa deve devolver o valor de acordo com o meio de pagamento efetuado.

Quando o voo atrasa, após 1 hora a empresa já é obrigada a oferecer facilidades de comunicação. Após 2 horas, alimentação. Depois de 4, acomodação adequada. A norma também vale para quem espera dentro do avião.

As companhias ainda são obrigadas a informar verbalmente – ou até mesmo por escrito, se for exigido pelo passageiro – o motivo do atraso e a previsão de saída.

  • RAFAELA CANDIDO
  • JOSIMAR ANDRE GOMES

Source: http://josimar16.wordpress.com/2010/08/04/gol-aviacao/

23.04.2024

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