Para férias ou por necessidade, viajar ou não de avião? A prudência nunca é demais.
Quer seja uma viagem de trabalho ou um agradável fim de semana com o futuro pai, se a gestação é normal, pode voar tranquilamente, seguindo algumas regras.
· Está no primeiro trimestre, e sente-se em plena forma com a sua “pequena grande novidade”? Nenhuma contraindicação a viajar de avião.
· O segundo trimestre é ideal, é operíodo melhor. antes que a barriga fique demasiado grande e a data do parto demasiado próxima.
· A partir da 36a semana de gestação (32a no caso de gémeos), as companhias aéreas pedem um certificado médico, para atestar a boa saúde com a indicação da data prevista para o parto. Portanto, é aconselhável informar-se na agência de viagens.
Em todo o caso, antes de reservar o voo, sobretudo no caso de longos percursos, consulte o seu ginecologista.
Não tema o metal detector, quando embarca, ou a pressurização, no interior no avião, são completamente inócuos para o bebé. O metal detector funciona com ondas eletromagnéticas de baixa frequência; a pressione na cabina é mantida a um nível standard, somente a sua frequência cardíaca poderá acelerar, para lhe permitir uma melhor oxigenação.
Como estar confortável durante o voo. O lugar ideal para viajar mais tranquilamente é a meio do avião, por cima das asas, ou num banco na primeira fila para poder esticar as pernas. É preferível um lugar no corredor, para se poder levantar facilmente e fazer um pouco de movimento. O ideal é esticar e fletir os pés e as pernas de 30 em 30 minutos, mesmo se estiver sentada.
Mantenha o cinto de segurança apertado, por baixo da barriga, sobre as ancas. Beba muitos líquidos, principalmente água e vista roupa confortável. Visto que é provável que os pés inchem, é aconselhável calçar sapatos com atacadores ou velcro para poderem ser regulados e collants de compressão graduada .
O ideal é escolher para férias, destinos que não comportem viagens de duração superior a 3-4 horas e quando chegar ao destino ter o contacto de um ginecologista ou de uma obstétrica local, levando consigo uma cópia da sua ficha clínica.
Estou grávida de 4 meses e sonho com uma semana de férias: uma semana de descanso, numa praia paradisíaca. N entanto, há uma questão que me preocupa: Será prudente, para a minha saúde e para a do meu bebé, viajar de avião?
Gravidez e Viagens
A gravidez não é uma doença! Salvo recomendação contrária do seu médico, pode continuar a viajar. A única condição evidentemente é adotar algumas precauções antes da partida, durante a viagem e no seu destino.
Quais são as contraindicações médicas?
O seu médico pode aconselhá-la a não viajar nos seguintes casos:
Se está à espera de gémeos.
Se tem uma gravidez de "risco": antecedentes de aborto espontâneo, risco de parto prematuro, hipertensão, diabetes, etc.
De forma geral, é preferível não viajar para grandes distâncias durante o primeiro trimestre (risco de aborto espontâneo, cansaço) e no terceiro trimestre (risco de parto prematuro, hipertensão).
Que meios de transporte devo escolher?
Nem todos os meios de transporte são iguais: alguns são mais cansativos, enquanto outros implicam choques e vibrações …
Carro. Não há inconvenientes que a impeçam de guiar, mas deve ter presente que a sua capacidade de atenção poderá ser afetada pelo cansaço. Também é possível que corre o risco de se sentir apertada atrás do volante! Quer vá a guiar ou não, deve fazer paragens regularmente. No que respeita ao cinto de segurança, este continua a ser obrigatório: passe-o por debaixo da sua barriga para maior conforto.
Transportes públicos. Não hesite em pedir um lugar sentado: as suas necessidades são prioritárias! A partir do terceiro trimestre deve evitar este tipo de transporte sempre que possível, pelo menos durante as horas de ponta.
1 Seja uma viagem curta ou longa, faça o possível para se sentir confortável. Use roupas largas e leves e opte por sapatos rasos e cómodos. Poderá usar uma meia-calça elástica própria para grávidas, de modo a prevenir a ocorrência de varizes (vista-a antes de se levantar da cama, logo de manhã, e mantenha-a ao longo de todo o dia).
2 Aconselhe-se junto do seu médico. Pergunte-lhe a opinião acerca da viagem e siga o seu conselho. Garanta a recomendação de um hospital e de um médico da sua confiança no destino para onde se dirige, em caso de necessidade.
3 Lembre-se de que muitos países se encontram expostos a doenças que não existem em Portugal. Assim, deverá informar-se acerca da eventual toma de vacinas. Saiba que o melhor será vacinar-se antes da gravidez e que mais vale adiar a viagem do que comprometer a saúde do bebé.
4 Não se esqueça de levar consigo todo o historial clínico que tem vindo a construir desde o início da gravidez.
5 Tente perceber se, a nível de saúde, terá direito a um plano de cobertura na cidade para onde está a viajar e se o mesmo se aplica ao seu bebé, caso o parto se verifique antes da data prevista.
O primeiro e o segundo trimestres
Viajar de avião ao longo do primeiro trimestre de gravidez (até às 14 semanas) pode revelar-se incómodo, pois é durante este período que ocorrem os enjoos. É também nesta altura que as futuras mães tendem a sentir-se mais fracas e cansadas.
O segundo trimestre (das 14 às 27 semanas) é, de longe, o melhor período para empreender a sua viagem. Nesta fase, os riscos de ocorrência de um aborto espontâneo são muito menores e aquela sensação de falta de energia já terá desaparecido por completo.
A partir da 36.ª semana.
Quando uma gravidez decorre sem complicações, não há pelo que evitar viajar até à chegada da 36.ª semana, altura em que se desaconselha que o faça. Muitas companhias aéreas exigem atestado médico a partir desta data e, após a 38.ª semana, só poderá viajar em casos especiais e se acompanhada pelo médico.
Caso haja gémeos, as viagens de longo curso são interditas a partir das 32 semanas. Recomenda-se que, a partir das 28 semanas, a grávida se faça acompanhar por uma declaração médica atestando o estado de saúde, e a data prevista do parto.
A TAP permite viagens até às 36 semanas, desde que a gravidez decorra normalmente, sem exigir mais do que esta declaração de concordância do médico da grávida. Após as 36 semanas, uma mulher grávida só poderá viajar com a TAP depois de obter uma autorização junto dos serviços de saúde da companhia ou de um médico que a mesma indique à futura mamã.
Em pleno voo
1 Para se sentir mais confortável, coma algumas bolachas ou qualquer coisa simples antes do embarque. Estará a prevenir enjoos no decorrer do percurso.
2 Reserve os lugares situados mais à frente no avião ou junto das portas de emergência, que são os que dispõem de mais espaço. Assim terá maior facilidade em movimentar-se e acesso mais rápido às casas de banho.
3 Quando colocar o cinto de segurança faça-o abaixo da barriga e nunca sobre ela.
4 Ao longo do voo levante-se várias vezes e caminhe. Há que estimular a circulação sanguínea e que evitar a ocorrência de cãibras. Se ficar sentada durante muito tempo os tornozelos e os pés podem inchar. Tente descalçar-se e pousar os pés a um nível um pouco mais elevado.
5 Faça exercícios durante a viagem para estimular a circulação. (Estique a perna até à ponta dos dedos do pé, rode os tornozelos e repita com a outra perna).
6 Opte por fazer refeições pequenas para evitar ficar enjoada.
7 Dê muita prioridade aos líquidos (especialmente à água), tente beber um litro em cada duas horas de voo. Evite café e chá, bem como as bebidas gasosas. Deste modo equilibra a baixa humidade das cabinas dos aviões e hidrata-se.
8 Para ir descansando o mais possível, solicite um travesseiro e coloque-o na cintura, de modo a evitar a ocorrência de dores nas costas.
Mitos e factos
O medo de andar de avião pode aumentar durante a gravidez, mas a maior parte dos receios não têm qualquer fundamento
Posso passar pelas máquinas de detecção de objectos sem prejudicar o meu bebé?
Sim. Os detectores de metais, que recorrem a um campo electromagnético de baixa frequência, não são considerados perigosos, nem para a futura mãe, nem para o bebé.
A pressão da cabina do avião prejudicial?
Os aviões comerciais obedecem a padrões estandardizados relativamente aos valores de pressão presentes na cabina do avião. Se for uma pessoa saudável, o seu bebé não deverá ressentir-se das condições apresentadas. Se, no entanto, sofrer de uma grande anemia ou se tiver qualquer problema de saúde, é possível que tenha dificuldade em adaptar-se ao voo, pelo que deverá considerar evitar a viagem.
As mudanças de altitude agravam o enjoo matinal?
Possivelmente. Se se dirige para regiões onde as temperaturas são extremas ou onde se verifica uma grande diferença de altitude relativamente ao ponto de onde parte, é possível que se sinta mais afectada. No entanto, assim que o corpo se adapta, tudo regressa ao normal.
Os passageiros dos aviões estão expostos a radiação?
De facto encontramo-nos expostos a radiação, proveniente do Sol e das estrelas, tanto na terra como no ar. Em terra estamos protegidos pela atmosfera, enquanto que, a grandes altitudes, a radiação é mais elevada, mas não o suficiente para prejudicar a saúde humana.
Segundo o profissional, a recomendação para as gestantes que querem viajar de avião é sentar nas poltronas do corredor, já que as idas ao banheiro são muito mais frequentes. Além disso, em caso de viagens muitos longas, é importante caminhar pelo corredor a cada uma hora para melhorar a circulação sanguínea. “A imobilização prolongada aumenta o risco de trombose nas pernas”, alerta.
Vale lembrar também que algumas companhias aéreas exigem autorização médica para grávidas viajarem. especialmente a partir do sétimo mês de gestação. Por isso é importante programar-se com atencedência.
Thinkstock
Para viagens na estrada, o ideal é fazer uma pausa a cada uma ou duas horas para caminhar e ir ao banheiro.
Voos sata
SATA International
O Serviço Açoriano de Transporte Aéreos EP(SATA) é uma empresa aérea dos Açores que engloba as empresas SATA Air Açores...
Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum luxo mas ... Saber mais...
Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os integrantes da Forзa Aйrea Brasileira ... Saber mais...
Passagens aereas ryanairA Ryanair é uma companhia aerea de baixo custo originária de Dublin, na Irlanda. Atualmente, a Ryanair é uma das maiores operadoras da ... Saber mais...
Testimonials
“Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”