A TAP antecipa a possibilidade de atrasos durante o dia 31 de Dezembro devido à greve convocada para a Groundforce, mas mantém toda a operação e horários, à semelhança do dia 24, disse hoje fonte da empresa.
De acordo com uma fonte oficial da TAP, a transportadora "mantém todo o planeamento da sua operação e horários de aviões, mantendo-se o que foi a mensagem que [se tentou] passar aos clientes" na véspera de Natal, quando ocorreu um período de greve idêntico.
"É possível que venham a ocorrer alguns atrasos, mas não prevemos o cancelamento de qualquer voo e mantemos a operação como previsto", sublinhou a mesma fonte, reafirmando o que a TAP havia comunicado no começo do mês.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) decidiu, no começo deste mês, manter a greve para os dias 24 e 31 de Dezembro na Groundforce, depois de uma reunião com a administração da empresa.
"Não foi possível chegar a um entendimento [com a administração da empresa que presta serviços de assistência nos aeroportos] e a greve mantém-se", disse, na altura, Fernando Henriques, da direcção do SITAVA.
O sindicato, que representa 840 trabalhadores da Groundforce, avançou para a greve em protesto contra a reorganização dos tempos de trabalho, "que resulta em horários de nove e 10 horas", segundo a estrutura sindical.
A TAP antecipa a possibilidade de atrasos durante o dia 31 de dezembro devido à greve convocada para a Groundforce, mas mantém toda a operação e horários, à semelhança do dia 24, disse esta segunda-feira fonte da empresa, refere a Lusa.
De acordo com uma fonte oficial da TAP, a transportadora «mantém todo o planeamento da sua operação e horários de aviões, mantendo-se o que foi a mensagem que [se tentou] passar aos clientes» na véspera de Natal, quando ocorreu um período de greve idêntico.
«É possível que venham a ocorrer alguns atrasos, mas não prevemos o cancelamento de qualquer voo e mantemos a operação como previsto», sublinhou a mesma fonte, reafirmando o que a TAP havia comunicado no começo do mês.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) decidiu, no começo deste mês, manter a greve para os dias 24 e 31 de dezembro na Groundforce, depois de uma reunião com a administração da empresa.
«Não foi possível chegar a um entendimento [com a administração da empresa que presta serviços de assistência nos aeroportos] e a greve mantém-se», disse, na altura, Fernando Henriques, da direção do SITAVA.
O sindicato, que representa 840 trabalhadores da Groundforce, avançou para a greve em protesto contra a reorganização dos tempos de trabalho, «que resulta em horários de nove e 10 horas», segundo a estrutura sindical.
Com a chegada de Julho começam a ser praticados novos horários nas ligações com a ilha do Pico, tanto nos barcos como nos aviões.
No que respeita às ligações marítimas, registam-se as seguintes alterações:
Linha Verde (Pico, São Jorge, Faial) - são introduzidas algumas viagens especiais devido à Semana Cultural de Velas;
Linha Azul (Pico, Faial) - é introduzida uma nova viagem no período da manhã (9h), são suprimidas duas viagens da tarde por troca com uma nova (às 14h) e é introduzida uma viagem nocturna (22h, às Sextas, Sábados e Domingos).
No que respeita às ligação aéreas, registam-se as seguintes alterações:
É alterado o horário da ligação Lisboa-Pico-Lisboa (para mais cedo);
São introduzidas mais 3 ligações semanais directas a Ponta Delgada (Quintas, Sábados e Domingos).
Todos os horários já actualizados encontram-se disponíveis nos separadores "Barcos " e "Aviões " deste blog.
RIO - Pelo menos 16 mil passageiros de empresas aéreas brasileiras devem ter seus bilhetes cancelados ou seus voos remanejados com a decisão dos responsáveis pela segurança da Copa do Mundo de implantarem zonas de exclusão no espaço aéreo brasileiro durante o horário dos jogos de futebol nas 12 cidades-sede. A medida impede voos de qualquer aeronave convencional num raio de sete quilômetros a partir dos estádios, o que vai provocar o fechamento para pousos de oito aeroportos localizados em Rio, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba. Também haverá restrições nas decolagens, que devem ter seus horários alterados. Nessas capitais, os aeroportos ficam próximos aos estádios, dentro da área de exclusão. Apenas aeronaves militares terão permissão, em situações excepcionais, de voarem nas áreas restritas.
Do dia 12 de junho, quando a seleção brasileira entra em campo para enfrentar a Croácia no Estádio Itaquera, o Itaquerão, em São Paulo, até a final do mundial de futebol no dia 13 de julho no Maracanã, no Rio, as companhias aéreas Gol, TAM, Avianca e Azul deverão cancelar ao menos 805 voos e reposicionar, alterando horários e local de partidas, outros 150 nessas oito cidades sedes. Representantes das empresas se reuniram com a cúpula da segurança da Copa na semana passada, quando as medidas foram comunicadas.
Exclusão aérea vai durar até 7 horas
Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), confirmou o cancelamento dos voos, informando que quem comprou ou reservou passagens nesse período começará a ser avisado esta semana pelas empresas aéreas. Uma grande operação será montada para expedir os avisos. Jenkins não soube precisar os prejuízos das companhias.
— Assim como os passageiros, vamos sofrer um grande impacto. As consequências são muito ruins para as companhias aéreas. Aumentam os custos, que vamos diluir ao longo do tempo. Agora quem sou eu para questionar a medida? É um assunto que os responsáveis pelos setores de inteligência das forças de segurança, juntamente com outros países, discutiram com a presidente Dilma Rousseff. Eu não tenho como avaliar se é exagero. Não tenho o grau de informações deles. Vamos cumprir e ponto — afirmou Jenkins.
No Rio, voos deslocados para o Galeão
Pelo planejamento, as zonas de exclusão aérea serão ativadas seguindo o cronograma dos jogos da Copa. No jogo de abertura, quando o Brasil estreia contra os croatas, às 17h, no Itaquerão, em São Paulo, os voos serão proibidos no raio de sete quilômetros três horas antes da partida e até quatro horas depois do pontapé inicial. Nas outras partidas, os horários mudam. Nos jogos da primeira fase, o espaço aéreo será fechado uma hora antes dos jogos e até três horas depois. Nas demais fases, quando há previsão de prorrogações e até disputas de pênaltis, a regra passa a valer uma hora antes e quatro depois. Na final, no Maracanã, quando haverá a solenidade de encerramento da Copa, a zona de exclusão terá duração de sete horas, passando a valer três horas antes e quatro depois do início do jogo.
No Rio, o aeroporto Santos Dumont ficará fechado para pouso em todos os jogos no Maracanã. As aeronaves que chegarem na cidade nos dias e horários das partidas serão deslocadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. As decolagens serão permitidas, mas com restrições: a ordem é o piloto assim que decolar posicionar o avião na direção contrária ao Maracanã. Em Belo Horizonte, na capital mineira, o aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o da Pampulha, terá voos deslocados para o Aeroporto Internacional Tancredo Naves, o de Confins.
Em São Paulo, Campo de Marte fechado
Aeronaves não autorizadas e que descumprirem a medida serão interceptadas por caças da Força Aérea Brasileira, advertidas e, em casos extremos, podem ser abatidas.
Em São Paulo, os pousos e decolagens estarão permitidos nos aeroportos de Guarulhos e em Congonhas, mas a pista do Aeroporto Campo de Marte, muito usado para operações de jatinhos e helicópteros, ficará fechada totalmente nos dias e nos horários de jogos no Itaquerão. O Campo de Marte fica fora da área de exclusão, mas a decisão de fechá-lo levou em consideração a rota tanto de aproximação como de partida das aeronaves, que passariam sobre o estádio.
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