Os investigadores taiwaneses começaram a analisar as caixas negras do avião ATR 72-600 da TransAsia, que se despenhou na quarta-feira em Taiwan, e revelaram que os dois motores do avião da TransAsia falharam antes de o aparelho se ter despenhado num rio do centro de Taipé.
Para além disso, indicam que os pilotos notaram um problema num dos motores, mas reiniciaram o outro, disseram os investigadores, citados pela Reuters, não se sabendo ainda por que o fizeram.
O Conselho de Segurança na Aviação de Taiwan explicou que os dois motores foram incapazes de oferecer potência suficiente dois minutos após a descolagem do aeroporto de Taiwan, noticia a BBC.
“O primeiro motor sofreu o primeiro problema 37 segundos depois da descolagem, a 1200 pés”, revelou Thomas Wang, director do Conselho de Segurança na Aviação de Taiwan.
O piloto de 42 anos, Liao Chien-tsung, foi aclamado como um herói pelo autarca de Taipé e por vários jornais taiwaneses por ter conseguido evitar uma colisão com prédios de apartamentos, antes de uma das asas embater na ponte de uma auto-estrada e de o aparelho cair ao rio, o que foi registado em vídeo. O seu corpo sem vida e o do seu co-piloto foram retirados do cockpit do avião nesta sexta-feira.
“A reacção imediata do piloto salvou muita gente,” declarou à Reuters Chris Lin, o irmão de um dos sobreviventes. “Eu próprio sou piloto e sei bastante sobre as reacções imediatas que são necessárias neste tipo de situação.”
Segundo a Reuters, só se saberá mais quando as autoridades divulgarem as gravações de voz e os dados de voo. O regulador da aviação de Taiwan ordenou à TransAsia e à Uni Air, uma subsidiária da EVA Airways Corp, que conduzam inspecções nos motores e sistemas de combustível dos 22 outros aviões de modelo ATR que operam.
A ATR, uma construtora franco-italiana sedeada em Toulouse, já confirmou que uma equipa de engenheiros e especialistas já está em Taipé juntamente com uma equipa de investigadores da autoridade de aviação francesa.
O avião, com 58 pessoas a bordo, despenhou-se num rio de Taipé, a capital da Taiwan. Pelo menos 35 pessoas morreram, sendo que 15 sobreviveram ao acidente. Ainda há 8 desaparecidos.
O aviгo pilotado por Harrison Ford passou por uma falha no motor, pouco apуs a decolagem. Com isso, segundo peritos, o ator foi obrigado a fazer uma curva fechada em "U", antes de se chocar contra uma бrvore e depois um campo de golfe.
"O aviгo monomotor, fabricado em 1942, sofreu um dano significativo nas asas e na fuselagem ao colidir momentos apуs voar do aeroporto de Santa Mфnica, a oeste de Los Angeles", indica o relatуrio.
Em informe preliminar sobre o acidente de semana passada, a Comissгo de Seguranзa no Transporte dos EUA (NTSB) disse que o astro de "Guerra nas Estrelas" e "Indiana Jones" ficou "seriamente ferido".
"Tendo decolado da pista 21, o piloto alertou que tinha detectado uma falha no motor e pediu permissгo para retornar ao aeroporto", informou a NTSB, citando a comunicaзгo entre Ford e a torre de controle.
A NTSB confirmou que o relatуrio final sobre o acidente da ъltima quinta-feira nгo serб publicado antes de um ano. Entusiasta da aviaзгo com anos de voo, Ford pilotava seu Ryan PT-22, com capacidade para atй duas pessoas. Este modelo foi um dos muitos fabricados durante a II Guerra Mundial para treinar pilotos do exйrcito.
Em 2013 estará disponível um novo motor à jato para aviação comercial. O motor, chamado de PurePower utiliza uma tecnologia patenteada Geared Turbofan que promete até 15% de economia de combustível, 15 % de redução de emissão de CO2, 50% menos emissões de NOx e 50% menos barulho.
Não é algo de causar inveja? Hoje só existem dois grandes fabricantes de motores à jato. GE e Rolls Royce, mas com a chegada da Pratt & Whitney a coisa pode mudar. Conheça mais sobre o motor na página do fabricante .
A imagem acima dá o tom do novo motor. Os motores à jato são na verdade melhor definidos pelo termo turbofan (tradução livre é ventilador turbo, mas cá entre nós, a tradução não deve ser esta!) e a inovação nesta turbina é que o conjunto que comprime o ar para o motor propriamente não está ligado diretamente ao segundo. Entre o compressor e o motor existe agora um conjunto de engrenagens que faz com que os dois girem em velocidades diferentes fazendo o motor menor e com todas as fantásticas reduções que mencionei no primeiro parágrafo. Na imagem abaixo dá para ver à esquerda o conjunto de engrenagens ligando as duas partes que falei.
Os primeiros aviões a usarem a nova turbina serão da canadense Bombardier. Cá entre nós, é bem legal saber que estão empenhados em criar motores mais econômicos, mas será que ninguém vai fazer um motor destes movido à ethanol? Faria sucesso na EMBRAER… (ou não!) Abaixo o funcionamento de uma turbina convencional.