Crescimento das rotas brasileiras acelera em Maio para 47,8%
As ligações aéreas com o Brasil transportaram em Maio 103,3 mil passageiros de e para Lisboa, em alta de 47,8% ou cerca de 33,4 mil em relação ao mês homólogo de 2009, o que significa que não só superaram a queda ocorrida em 2009 (em 20,1%), como ficaram cerca de 13% acima de 2008.
De acordo com os dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso, o crescimento das rotas do Brasil só por si “anulou” 83% das quedas de tráfego com 18 origens/destinos, as mais fortes das quais nas rotas domésticas (menos cerca de 14 mil passageiros ou –7,5%, para 171,7 mil passageiros), Suíça (menos cerca de 5,4 mil ou –10,1%, para 53 mil), Áustria (menos cerca de 5,3 mil ou –69,8%, para 2,3 mil), França (menos cerca de 3,3 mil ou –2,4%, para 134,8 mil) e Holanda (menos cerca de 1,9 mil ou –4,9%, para 37,7 mil).
Depois do Brasil, os maiores crescimentos ocorreram nas ligações com Espanha (mais cerca de 13 mil ou +8,6%, para 163,8 mil), que é a primeira origem/destino de voos em Lisboa, Itália (mais cerca de 7,8 mil ou +11,6%, para 74,6 mil), México (mais cerca de 6,2 mil ou +1.187%, para 6,7 mil), com o qual o tráfego é predominantemente charter [clique para ler: Cancun é a primeira rota charter em Lisboa], e Rússia, para onde a TAP só começou a voar em Junho de 2009, o que acrescenta 4,4 mil passageiros este ano.
Apesar do crescimento do tráfego nas ligações com o Brasil, a rota que mais cresceu em Lisboa neste mês foi a de Madrid, com mais cerca de 10,5 mil passageiros (+11,7%, para 100,6 mil).
Mas no ranking dos aeroportos de origem/destino com maiores aumentos do número de passageiros em Maio, sete rotas do Brasil estão entre as 11 primeiras.
São Paulo teve o segundo maior aumento (mais cerca de 8,7 mil ou +56,5%, para 24 mil), o Rio de Janeiro teve o quinto (mais cerca de 6,3 mil ou +45,9%, para 20,2 mil), Recife teve o sétimo (mais cerca de 4,2 mil ou +59,2%, para 11,2 mil), Belo Horizonte teve o oitavo (mais cerca de quatro mil ou +73,5%, para 9,5 mil), Fortaleza o nono (mais cerca de 3,7 mil ou +46%, para 11,7 mil) e Salvador teve o 11º (mais cerca de 2,7 mil ou +32,5%, para 11,1 mil).
As outras rotas com maiores crescimentos foram Roma, na terceira posição (mais cerca de 6,9 mil ou +29%, para 30,7 mil), Paris – Orly (mais cerca de 4,9 mil ou +9,7%, para 55,7 mil) e Milão – Malpensa (mais cerca de três mil ou +12,1%, para 28,3 mil).
Desta forma, o Brasil que em Maio de 2009 tinha caído para sexta maior origem/destino de voos no Aeroporto de Lisboa, com um share do total de passageiros de 6,2%, em Maio deste ano subiu para quarta, com um share de 8,8%, ultrapassando o Reino Unido e a Alemanha e ficando apenas atrás do tráfego doméstico (14,7%), Espanha (14%) e França (11,5%).
Este reforço do Brasil traduziu-se num incremento da participação da América do Sul no tráfego de e para Lisboa em 2,5 pontos percentuais, para 9%, enquanto a Europa baixa 2,9 pontos, para 74,7%.
Além do Brasil, também subiram a América do Norte (+0,3 pontos, para 2,5%), pelos crescimentos nas ligações com os Estados Unidos (+16,5%, para 22,2 mil) e Canadá (+51%, para 4,2 mil), e a América Central (+0,46 pontos, para 1,4%), neste caso pelo crescimento do México e “outros” (onde se inclui a Jamaica, que no ano passado não tinha charters neste mês), que compensa as quedas de 18,8% na Dominicana, para seis mil, e de 9,8% em Cuba, para 2,1 mil.
O mundo está cada vez mais próximo e hoje marcamos saídas para o outro lado do planeta de um dia para o outro e já nem temos tempo de verificar a meteorologia… por vezes não dá tempo.
Também é verdade que temos tudo na ponta dos dedos. Sabemos inclusive por onde anda a nossa mercadoria quando compramos ou vendemos. Se o meio de transporte for o avião, então precisamos de um serviço que nos mostre em tempo real, onde está o voo que pretendemos acompanhar.
Para isso podemos contar com o FlightRadar, este serviço mostra-nos a situação do espaço aéreo internacional e disponibiliza informações detalhadas sobre centenas de voos em trânsito pelo mundo.
FlightRadar é um serviço que pode ser usado via web browser ou recorrendo a aplicações para Mac OS. iOS e Android. e que permite, em tempo real, saber informações detalhadas sobre voos de todo o mundo.
De onde partiram, que aeronaves estão a usar e para onde estão a voar, sempre com o suporte dos mapas do Google Maps/Earth. As aeronaves partilham as suas localizações e dados, por exemplo:
Airline: TAP Portugal
Flight: TP438
From: Lisbon, Lisboa (LIS)
To: Paris, Orly (ORY)
Aircraft: Airbus A319-111 (A319)
Reg: CS-TTP
Altitude: 38000 ft (11582 m)
V/S: -128 fpm
Speed: 472 kt (874 km/h, 543 mph)
Track: 42°
Hex: 495290
Squawk: 4714
Pos: 41.1664 / -6.078
Radar: N-LEVX1
Desta forma recolhemos algumas informações interessantes sobre a própria aeronave, tendo em conta a sua rota de voo.
Segundo informação do próprio site, este alberga dados em tempo real de mais de seis mil aviões. Por razões de segurança, em voos sobre o território controlado pela Administração Federal da Aviação (FAA, dos EUA), esta determinou que todos os aviões são mostrados com cinco minutos de atraso.
As tecnologias usadas são conhecidas, até porque existem vários sites deste tipo de conteúdos. É usada a ADS-B, tecnologia que equipa actualmente 60% da frota de aeronaves civis que cruzam os céus do planeta.
Estes sinais, propagados pela aeronave, são usados pelas empresas de transportes que disponibilizam para que os serviços como o FlightRadar possam compilar e colocar sobre os mapas. Existem, de acordo com o site, cerca de 500 receptores espalhados pelo mundo que captam e enviam as informações para o serviço.