Tempo de viagem de avião

1 dezembro 2013

Viva! Um dos meus sonhos tornou-se realidade: voar de Singapura para Nova York – a mais longa rota comercial vôo no mundo (quase), e provavelmente o mais longo de todos os tempos na história da aviação civil comercial. O vôo dura em torno de 18 a mais de 20 horas (dependendo do vento). Sem escalas, um tanque de combustível, 16 mil quilômetros. Uau!

/ / Escrevi “quase” acima… Na verdade, a rota de vôo mais longa do mundo é que vai na direção oposta – de Nova York a Cingapura. É 15 minutos maior, porque o vento tende a ser mais gentil nessa direção.

De fato, leva apenas 5h30 para partir de Singapura e chegar a Nova York: o avião decola às 12h30 e pousa às 18h do mesmo dia. Mas isso, claro, 0h30 no horário de Singapura e 18h no de Nova Iorque.

Este mega-rota usa somente Airbus A340-500 especiais. Eles somente levam 100 passageiros, e não há classe econômica – só business!

O avião acelera e levanta lentamente, chacoalhando. “A grande lata de querosene com uma cauda e asas”, pensei. Mas isso é realmente o que treco é! Se acreditarmos na Wikipedia, 220 mil litros de querosene são despejados nesta colossal viagem. Provavelmente metade do porão de bagagens regular é sacrificado em troca de um enorme tanque de combustível extra!

220 mil litros para 100 passageiros mais a tripulação? São quase 2000 litros por pessoa! Valha-me Deus! Estou um pouco envergonhado de voar neste avião elegante – extraordinário, que utiliza -se de um monte de recursos naturais para o benefício de tão poucos. Ainda assim, o que podemos fazer – tivemos de voar…pegar um barco não era uma opção.

Mas poderia esse excesso burguês estar pesando sobre a consciência da Singapore Airlines também? Afinal, os cingapurianos decidiram parar com essa rota – mas provavelmente mais devido ao consumo não-ideal de combustível e ao aumento do preço do petróleo. O último vôo na rota foi agora em 23 de novembro.

Cingapura e o nordeste EUA estão praticamente em frente um do outro em termos de longitude a partir do Equador. Por isso, faz pouca diferença como voar – à direita do Pólo Norte via Japão / Kamchatka / Alaska. ou para a esquerda dele – via Sibéria. Escandinávia e Groenlândia.

Aliás, a Singapore Airlines é que eu acho que a única companhia aérea cujo rotas esticar à volta do globo. Ela voa a oeste para Houston (Cingapura-Moscou-Houston) e para o leste (como voamos) para Nova York. Os malaios estão tentando o mesmo – uma vez eu vi um avião da Malaysia Airlines em Buenos Aires!

Então, o que na terra (ou vários quilômetros acima dela) alguém faria durante todo esse tempo?

Meu conselho: Em primeiro lugar – abra o velho laptop, conecte-se no Wi -Fi de bordo e veja seus e-mails – no meu caso se livrar do acúmulo de mensagens da caixa de entrada.

Mas então tive dificuldades. Bateria acabando e as tomadas no meu lugar e na poltrona vizinha não estavam funcionando! E a Singapore Airlines sempre batendo na tecla (geralmente com razão) sobre seu atendimento de alta qualidade! No final, tive de ir para o fundo do avião, onde havia um banco reserva com uma tomada funcionando.

15:10 – Fomos alimentados algumas iguarias do sudeste asiático. Delícia!

Nada do tradicional “frango ou bife?”

Às 16:15 – Minha segunda bateria do laptop acabou.

Em seguida assisti a um filme de Hollywood com um roteiro esquisito e diálogos estranhos. Fiquei muito bravo. Fiquei pensando quem assistiria essa porcaria. Nota pessoal: Devo ser mais organizado e ter filmes que desejo assistir no meu notebook… Nesse meio tempo, assisti outro filme B de Hollywood.

18h55 – Passamos por Tóquio

21:30 – Kamchatka! Infelizmente, lá fora da janela estava escuro como breu, e estávamos muito longe da costa da península de qualquer maneira…

E assim por diante… até o Alasca, o Canadá, os Grandes Lagos…

Então, o que mais há para preencher o seu tempo em tal vôo? Elementar, meu caro Watson. Depois que você limpou sua caixa de entrada, talvez leu alguma coisa, e assistiu a um filme ou dois, a melhor coisa a fazer é recuperar o atraso no sono.

E depois de sua soneca, antes que você perceba…já está descendo! Arrrghhh! Não consegui terminar de limpar minha caixa de entrada, não terminei meu livro, e não cheguei ao final do meu segundo filme!

PS: Estávamos no ar não as programadas 18 horas, mas menos. Tivemos um bom vento de cauda, que diminuiu em 40 minutos o tempo de viagem – por isso levou “somente” 17 horas e 20 minutos!

E finalmente pousamos. Minha camiseta comemorativa -por favor!

O resto das fotos estão aqui.

Source: http://eugene.kaspersky.com.br/2013/12/01/sq22-conheca-o-voo-mais-longo-do-mundo/

*****

Tempo de viagem de avião

DISTÂNCIA E TEMPO DE VIAGEM BRASIL - FINLÂNDIA

Algumas pessoas me perguntam qual a distância do Brasil para a Finlândia. Nunca soube e sempre acabava priorizando outras coisas e esquecia de buscar a resposta. Hoje, enfim, resolvi satisfazer a curiosidade de alguns e a minha também. E aqui está.

Traçando uma linha reta, teremos as seguintes distâncias:

Fortaleza - Helsinki - 8.965 km

Salvador - Helsinki - 9.878 km

Rio de Janeiro - Helsinki - 11.082 km

São Paulo - Helsinki - 11.299 km

Manaus - Helsinki - 10.034 km

Porto Alegre - Helsinki - 12.165 km

Para vocês terem uma idéia, o tempo de vôo que fiz entre Fortaleza e Helsinki foi o seguinte (coloquei tudo no horário do Brasil para ficar mais fácil de entender e sem horário de verão nem lá nem aqui):

Saída de Fortaleza no dia 01 às 20 horas - Chegada em Lisboa no dia 02 às 3h (7 horas de vôo)

Saída de Lisboa no dia 02 às 5:05 horas - Chegada em Estocolmo no dia 02 às 9:25 horas (4:20 horas de vôo)

Saída de Estocolmo no dia 02 às 11:30 horas - Chegada em Helsinki no dia 02 às 12:25 horas (55 minutos de vôo)

Tempo vôo (dentro de avião): 12:15 horas

Tempo nas conexões: 4:10 horas

Tempo total de viagem: 16:25 horas

Nos cálculos de horários para uma viagem tão longa, não esquecer as diferenças de fuso horário como também períodos de vigência de horário de verão no Brasil ou na Europa (ver aqui a hora atual em todos os países do mundo ).

Ainda não existe avião com capacidade para fazer esta loooooooonga viagem sem conexão. O vôo mais curto que tenho notícia é Fortaleza-Lisboa e Lisboa-Helsinki, o que deve encurtar o tempo de viagem em 2 horas. E é claro que também existem vôos com mais conexões ou com mais tempo de duração das conexões em relação ao exemplo que dei.

Aqui no mapa pode-se ter uma idéia dessas distâncias oceânicas. Uma viagem em linha reta de Porto Alegre a Helsinki equivale a quase 3 vezes a distância entre o Oiapoque e Arroio do Chuí (pontos extremos Norte e Sul do Brasil), ou seja, você vai, volta e vai de novo.

Source: http://brasilfinlandia.blogspot.com/2010/08/distancia-e-tempo-de-viagem-brasil.html

28.03.2024

New

31 2015 mar

Passagens aereas baratas para recife

Passagens aereas baratas para recife Veja neste post: passagens aéreas baratas para Recife 2013. viagens com a companhia GOL Linhas Aéreas. Aproveite esta...

02 2015 abr

Viagens para recife

Viagens para recife Recife é uma das cidades mais antigas do Brasil e, ao longo de seus quase 500 anos, tem muita história pra contar....

21 2014 feb

Aviao trip

Aviao trip "Foram as piores horas da minha vida", diz passageiro. Aeronave precisou sobrevoar a cidade por 2h30 para gastar combustível iG São Paulo...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low ... Saber mais...

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os ... Saber mais...

Passagens aerias promoções

Passagens aerias promoçõesEsta é uma daquelas promoções de passagens aéreas 2013. que você simplesmente, não pode perder! Ainda mais se o ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”