Tipo de aviao

Tipo de aviao

    O avião é uma aeronave mais pesada do que o ar, que se mantém no ar devido às suas características físicas. Possuem um ou mais planos de asas, sendo que estas estão fixas ao corpo da aeronave, influenciando assim o movimento da aeronave como um todo para se conseguir manter em equilíbrio no ar.

    A sustentação do avião tem a ver com a necessidade de um fluxo constante de ar que passa pelas asas. Para o avião atingir uma altitude considerável é preciso uma área plana e comprida, livre de obstáculos para que o avião em terra atinja a velocidade necessária para que com a acção do ar e dos motores o avião consiga descolar e começar o seu voo. O espaço utilizado para a descolagem e aterragem de aviões, controlo da sua manutenção e reabastecimento é o aeroporto.

    Há aviões que ao contrário dos que descolam e aterram em terra, conseguem fazê-lo na água (Hidroaviões). Aos que são capazes de descolar e aterrar quer na terra quer na água chamam-se aviões anfíbios.

    O avião é actualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (tendo em conta que os foguetes e os vaivéns espaciais não são adequados a transportes de passageiros).

 

Avião e a Física

    O avião consegue descolar e manter-se em equilíbrio no ar devido às reacções aerodinâmicas que ocorrem quando o ar passa pelas asas. Quando o ar passa a alta velocidade pelas asas é forçado a passar por baixo e por cima ao mesmo tempo.

    A parte superior da asa possui uma ligeira curvatura, para que o ar quando passa não possuir pressão suficiente para contrariar esta fisionomia, criando assim zonas de baixa pressão quer na parte superior na asa quer na parte posterior. Na parte inferior da asa temos uma área mais plana o que cria uma pressão bem maior do que na parte superior. Esta diferença de pressão resulta numa sustentação que consegue manter o avião na atmosfera.

  

Tipos de Aviões

1.       Aviões monomotores, bimotores e turbo-hélices

 

   

 

    Estes tipos de aviões funcionam através de um motor que faz accionar uma hélice, originando um fluxo necessário para que o avião se movimente para a frente.

 

 

 

2.       Aviões a Jacto

 

          Estes possuem turbinas para movimentar o avião. Os aviões a jato têm muito mais força e criam um impulso muito maior do que os aviões com turbo-hélices.

          Consequentemente conseguem atingir velocidades maiores e conseguem levar mais carga. A desvantagem dos aviões a jato é a poluição sonora que a turbina faz.

 

 

3.       Aviões Supersónicos

 

 

    Utilizam turbinas especiais, capazes de produzir uma potência que quebra a barreira do som. Como este tipo de aviões conseguem atingir altas velocidades não só as asas mas também a fuselagem é adaptada ao tipo de voo.

 

 

Segurança

            O avião é a aeronave mais confortável, dando na maioria dos casos aos passageiros uma sensação de perfeito equilibrio. O risco de um acidente aéreo é menor do que sofrer um acidente na viagem de carro até ao aeroporto.

            O que torna os acidentes aéreos mais alarmantes é o facto de quando ocorre um acidente o risco de mortalidade ser muito alto. A maioria dos acidentes aéreos ocorre devido a uma falha humana, quer seja dos pilotos quer seja da torre de controlo. Em segundo lugar, a maior causa de acidentes aéreos são as falhas mecânicas e em terceiro lugar estão as condições atmosféricas.

Source: http://aeronauticaap.webnode.pt/aeronaves/avi%25C3%25A3o/


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Tipo de aviao

Com a chegada de novas tecnologias para os mais variados tipos de produtos no mercado brasileiro, fiquem sabendo que um avião recebeu uma tecnologia que será de suma importância para a economia de combustível para se manter no ar, o avião foi testado na Suíça e ficou cerca de 26 horas no ar, suas asas possuem 12 mil celulas que transformam a luz do sol em energia elétrica, confiram nossa matéria completa para obter maiores informações sobre o avião movido a energia solar.

A energia solar poderá ser utilizada em vários tipos de automóveis e aviões no mundo todo, sendo necessário que esses tipos de veículos, possuam células que são capazes de captar a energia, vale lembrar que a energia solar é qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, que é direcionada também para o aquecimento de água, ou como energia elétrica ou mecânica.

O Dono do projeto do avião movido a energia solar, realizou um vôo de teste com a sua mais nova invenção, se tornando um marco histórico no mundo todo, o avião é chamado de impulso solar, o avião voou pela noite inteira com a energia solar que foi acumulada durante o dia, pois com os aparelhos corretos, fiquem sabendo que alguns veículos no futuro poderão funcionar dessa maneira, acumulando energias durante o dia e reservando para poder utilizar os veículos durante a noite.

Esperamos que tenham gostado da nossa matéria e que todos possam ter a oportunidade de conferir o vídeo com o momento mais esperado por todos que estavam presente, a volta do vôo histórico que foi realizado.

Source: http://www.wolfmartins.com.br/aviao-movido-a-energia-solar/


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Tipo de aviao

Tipos de avião de ataque

Em teoria quase qualquer avião militar pequeno, que tenha certa manobrabilidade e possa executar vôos a baixa altitude serve para ser um avião de ataque. A República Checa por exemplo, utiliza-se da mesma fuselagem do treinador soviético L-39 para seu mais recente avião de ataque, os L-159 Alca (abaixo), fabricados pela Aero Vodochny.

Seu predecessor, o L-39 Albatros de treinamento, é hoje um dos aviões a jato mais usados em acrobacias aéreas, devido à sua confiabilidade e capacidade de manobra, assim o aproveitamento dessa mesma fuselagem fez com que a Rep. Checa economizasse em um programa de desenvolvimento de um novo avião ou pior, que viesse a adquirir um modelo estrangeiro.

O Brasil quando necessitou substituir seus velhos AT-26 Xavante por um novo avião de ataque, decidiu-se por seguir uma idéia de projeto diferente, chamando a Itália em uma parceria, para o desenvolvimento de um novo avião, o resultado foi o AMX Internacional (acima) que ainda é utilizado por ambos países. Mesmo tendo sido desenvolvido de outra forma, o AMX ítalo/brasileiro e o Alca checo são aviões de função e desempenho similar.

Contudo o AMX, ou Ghibli como é conhecido na Itália (acima) é subsônico, assim como o Alca, nessas condições ambos são mais vulneráveis a ameaças anti aéreas que um modelo supersônico, principalmente a artilharia e a sistemas de mísseis que demandam de um tempo para lançamento.

A solução é um avião de ataque de alta velocidade e precisão. Durante muito tempo todos países no mundo correram atrás desse tipo de avião, ou para compra ou para o desenvolvimento e produção, como ocorreu no caso da antiga Iugoslávia com seu Soko Orao dos anos 80 (abaixo):

O Orao que se assemelha a um mini Jaguar, com a frente de um A-5 Fantan, porém possui o desempenho pouco acima do nosso AMX, não conseguindo manter o vôo supersônico nivelado. Em mergulho o pequeno atacante iugoslavo atinge cerca de 1305 km/h, assim ele não é considerado um avião de ataque supersônico.

Nas grandes potências da Guerra Fria, os aviões de ataque supersônicos apareceram na década de 50, quando produziam-se em grandes quantidades os Republic F-105 Thunderchief nos EUA e os Sukhoi Su-7 (acima) na URSS, ambos com capacidade de vôo a mach 2.0.

Asas de Geometria Variável

Com as experiências de guerra, os aviões de ataque foram se aperfeiçoando, por exemplo com a introdução de asas de geometria variável como as do Sukhoi Su-22 acima.

A asa de geometria variável diminui a resistência aerodinâmica causada nos bordos de ataque durante altas velocidades, permitindo assim que o avião possa atingir uma velocidade maior. Devido a sua maior sustentabilidade, os aviões munidos de asas com geometria variável, em sua maioria possuem um maior alcance que suas versões de asas fixas.

O sucesso desse tipo de avião foi tamanho que a URSS na época necessitava de aviões baratos e eficazes, desenvolveu o MiG-27 (acima), um modelo de avião de ataque com aviônicos simplificados, porém de alto desempenho, assim como o Su-22. Esse modelo foi largamente produzido para exportação, já que um equipamento simples pode ser produzido mais rapidamente e em maiores quantidades sem apresentarem falhas.

Entretanto esses modelos de aviões de ataque, pequenos e monomotores, são limitados na capacidade de transportar grandes mísseis cruzadores, assim durante os anos 80 foram produzidos os Sukhoi Su-24 acima, que podem transportar além das armas convencionais, mísseis cruzadores nucleares, como o Kh-59 Ovod que aparece na foto acima, montado no cabide fixo de asa.

O Su-24 é muito parecido em desempenho ao seu concorrente europeu Tornado IDS acima, similar também ao aposentado F-111 da USAF.

O último dos grandes aviões de ataque introduzidos em serviço foi o Xian JH-7 acima, usado somente pela PLAAF.

Em meio a uma salada de nomes e "M"s aparece o Tu-22M3 acima, esse avião singular, derivado do bombardeiro estratégico supersônico Tu-22M da época da Guerra Fria. O Tu-22M3 é a última versão de uma família polêmica de aviões criadas na época da URSS com a intenção de burlar os tratados de redução de armas de destruição em massa.

Começa pelo seu nome, o mesmo empregado em um modelo anterior, o Tupole Tu-22 acima. O Tu-22 veio antes do Tu-22M, mas seu projeto não deu origem ao projeto do Tu-22M. ambos são aviões com mesma função porém o Tu-22M é totalmente diferente.

O primeiro dos série "M" foi o Tu-22M (acima), com a sonda de reabastecimento fixa, assim como era montada no Tu-22 anterior. O diferencial desse modelo totalmente distinto eram suas asas de geometria variável e o design de um caça, que lhe permitiam velocidades de mach 1.8.

Seu sucessor, dos anos 80, o Tu-22M2 acima, teve essa sonda embutida em seu longo radome e recebeu a implantação de um carregador rotativo interno para transportar armas de destruição em massa, assim como os EUA faziam em seus B-52 Stratofortress.

Nesse carregador rotativo podem serem instalados oito mísseis nucleares, dos modelos Kh-15, hipersônico de curto alcance ou os Kh-55 tipo cruise, subsônicos mas de longo alcance. Esse tipo de avião é limitado pelos tratados de limitação e redução de armas estratégicas START, assinado e atualizado sempre pelos EUA e pela Rússia.

Nos aviões mais recentes (Tu-22M3) esse carregador rotativo foi retirado, mas a baia de armas continua. Normalmente os aviões vistos nos "openhouse" promovidos pela Rússia essa baia é carregada com bombas, mas nada impede que sejam novamente instalados os carregadores rotativos.

A sonda de reabastecimento também foi retirada para que o avião não fosse classificado como "bombardeiro estratégico", mas assim como seu carregador rotativo de mísseis, essa sonda pode ser rapidamente re-instalada nos aviões atuais.

O "M3" também recebeu as entradas de ar no estilo de "cunha" assim com as usadas nos MiG-25, para que seu desempenho subisse a cerca de mach 2.0 ou 2.08 como algumas fontes relatam. Isso é a velocidade de um caça Gripen ou cerca de 10% mais rápido que um Rafale ou um F/A-18 Hornet.

Source: http://tecnologiamilitareaeronautica.blogspot.com/2015/03/tipos-de-aviao-de-ataque.html

19.04.2024

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