Os agentes de viagens da região de Campinas já podem se inscrever para a capacitação "Agências de Turismo: realidade, riscos e soluções para o futuro!", que será ministrada pelo advogado e assessor jurídico da Aviesp, Marcelo Oliveira, também blogueiro PANROTAS e PanHotéis, em 18 de novembro, no auditório da Ancoradouro (rua Liráucio Gomes, 55 - Cambuí); das 19h às 21h.
As inscrições para o treinamento gratuito podem ser efetivada pelo link migre.me/mo0ok .
“É imprescindível que nos atualizemos acerca da legislação, principalmente após a regulamentação da atividade das agências de turismo, ocorrida este ano”, salienta Marcelo Matera.
Fernando Santos, vice-presidente da associação e diretor em Ribeirão Preto, que recebe a mesma palestra hoje (04/11), destaca que “o advogado mostrará como se desenvolveu o cenário nacional e internacional nos últimos anos”.
PRESIDENTE PRUDENTE
A grade de cursos Aviesp/Iccabav terá sua última capacitação de 2014 em Presidente Prudente. No dia 11 de novembro, os agentes conhecerão mais sobre as Estratégias Comerciais em Agências de Viagens. O curso ocorrerá das 9h às 18h, ministrado pelo instrutor Carlos Silvério, no Senac (av. Manoel Goulart, 2.881). Inscrições: migre.me/kHpo6 .
Planejamento e Revisão Estratégica da Agência; como mapear o ambiente externo; a determinação de pontos fortes e fracos do negócio; análise da matriz SWOT; definição da Missão, Visão e Valores da Agência perante o mercado serão alguns dos itens apresentados
O número reclamações contra agências de viagens aumentou 133% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2011, segundo dados do Procon. O caso mais recente na cidade é o da agência Trip & Fun, que cancelou viagens de clientes da cidade para Buenos Aires, Bariloche e para o parque da Disney, nos Estados Unidos. As pessoas prejudicadas protestaram em frente à sede da empresa e o caso deve ir para a Justiça .
De acordo com o órgão, a principal reclamação atendida é em relação a rescisão e alteração de contrato e cobrança indevida ou abusiva. O número cresceu de 21 ocorrências no ano passado para 49 no mesmo período de 2012 na cidade. Em todo o estado, foi de 1.628 para 2.086 no comparativo do primeiro semestre.
Para Daniel Biancareli, diretor da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), o aumento está relacionado com o maior número de clientes atendidos. O diretor em exercício do Procon de Campinas. Paulo Eduardo Michelotto, disse que as pessoas prejudicadas devem ir até a sede do órgão munido de todos os documentos.
Caso Trip & Fun
Por telefone, um funcionário da empresa disse à Rede Globo que seis mil clientes da Trip & Fun podem ser lesados no país. O Procon orienta que os passageiros guardem todo tipo de documento e quem pagou com cartão de crédito peça o cancelamento.
Na quinta-feira (5), pais de alunos registraram o caso no 13º Distrito Policial de Campinas. Os filhos deveriam partir em viagens para comemorar a formatura. O delegado José Roberto Rocha Soares afirmou que os diretores da empresa podem ser indiciados por estelionato. Eles foram orientados ainda a sustar cheques passados à agência.
A Trip & Fun não atendeu as ligações da EPTV nesta terça-feira (10). Em nota, enviada na sexta-feira (6), informou que pretende devolver o dinheiro, mas não há um prazo para isso. Informou ainda que os passageiros que estão no exterior voltarão normalmente.
Uma franquia da marca Flytour American Express Serviços de Viagens, canal de vendas do Grupo Flytour é inaugurada no Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas, interior paulista. A unidade é dirigida pelo empresário Hugo Machado, franqueado Flytour há 18 anos.
Flytour American Express Serviços de Viagens inaugura unidade em Campinas (SP)
"Entendemos que Campinas possui um grande mercado a ser explorado nos segmentos corporativo e de lazer. Com isso, iremos atuar para nos consolidar como uma opção diferenciada na busca do cliente por viagens a lazer ou corporativas. Nossa expectativa é oferecer oportunidades de bons negócios, por meio de uma competitiva relação custo-benefício e um atendimento personalizado", comenta Machado.