Estão disponíveis em complemento à sua viagem, para aquisição online, os seguintes produtos ou serviços:
No comboio deve apresentar, como título de transporte, o bilhete impresso, de forma legível, ou utilizar a mensagem de texto recebida em suporte digital (telemóvel, computador portátil, SmartPhone…). Esta mensagem inclui todos os dados necessários à realização da viagem. No caso de mensagem SMS, esta não pode ser reencaminhada para qualquer outro telemóvel.
Os bilhetes são pessoais e intransmissíveis e são válidos apenas para o(s) dia(s) e comboio(s) nele mencionado(s).
No comboio terá de fazer prova da sua identidade, através do documento de identificação mencionado no ato da compra e, caso seja titular de bilhete com desconto, tem obrigação de apresentar o documento válido que lhe confere esse direito. Caso contrário, considera-se o título de transporte não válido, sendo o seu titular punido com a respetiva coima (Lei n.º 28/06 de 4 de julho).
Se não preencher os campos Nome/Entidade e NIF, nos dados do bilhete para efeitos fiscais, o seu bilhete será emitido por defeito com o NIF "Consumidor Final". Após a emissão do bilhete, não é possível a alteração ou correção destes dados.
Os Clientes que adquirirem bilhetes com destino ou origem em Porto-Campanhã, Coimbra-B e Lisboa Oriente, podem utilizar gratuitamente os comboios urbanos do Porto, Coimbra ou Lisboa, respetivamente, para se deslocarem de ou para a estação de Porto São Bento, Coimbra Cidade, Lisboa Santa Apolónia, Areeiro, Entrecampos e Sete Rios. Os Clientes que efetuem viagens no eixo Lisboa/Faro/Lisboa, com origem ou destino na estação de Pinhal Novo, podem utilizar os comboios urbanos de Lisboa em todo o percurso da Linha do Sado.
Até 30 minutos antes da partida do comboio da estação de origem do Cliente:
Nos 30 minutos após a aquisição pode alterar, uma vez, todas as condições de viagem.
Se houver valor a pagar - o valor pago na transação inicial será estornado para a conta do cartão utilizado e a nova transação debitada na conta do cartão que designar.
Se houver valor a receber - ser-lhe-á devolvida a diferença para a conta do cartão utilizado.
Após este período e até 30 minutos antes da partida da estação de origem do Cliente, pode realizar uma alteração, da data e hora do comboio, online ou numa estação CP com serviço Alfa Pendular ou Intercidades.
Se houver valor a pagar - o valor pago na transação inicial será estornado para a conta do cartão utilizado e a nova transação debitada na conta do cartão que designar.
Se houver valor a receber - ser-lhe-á devolvida a diferença para a conta do cartão utilizado.
Qualquer destas operações é isenta de taxa de revalidação.
A alteração do nome do titular e/ou do respetivo documento de identificação não é considerada operação de revalidação, pelo que não implica qualquer pagamento, e permite a possibilidade de o revalidar posteriormente.
Entre os 29 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do Cliente e até às 2 horas seguintes:
É possível realizar online ou na bilheteira da estação de origem do Cliente uma revalidação por transação.
Esta operação implica pagamento da taxa de revalidação e:
Se houver valor a pagar - o valor pago na transação inicial será estornado para a conta do cartão utilizado e a nova transação debitada na conta do cartão que designar.
Se houver valor a receber - ser-lhe-á devolvida a diferença para a conta do cartão utilizado.
No pedido de revalidação do bilhete, na bilheteira, é obrigatória a apresentação do bilhete em papel, bem como do documento de identificação mencionado no bilhete.
Após estes prazos, não são aceites pedidos de revalidação.
Tal como no processo de aquisição, mantém-se, para a revalidação, o prazo de 60 dias de antecedência, em relação à data da viagem.
Até 30 minutos antes da partida da estação de origem do Cliente:
Caso não utilize o título de transporte, pode solicitar o pedido de reembolso online ou em qualquer bilheteira com serviço Alfa Pendular e Intercidades.
Esta operação implica a dedução da taxa de reembolso.
Entre os 29 minutos que antecedem a partida da estação de origem do Cliente e até às 2 horas seguintes:
Caso não utilize o título de transporte, pode solicitar o pedido de reembolso na bilheteira da estação de origem da sua viagem.
O valor a reembolsar corresponde a 50% do valor do(s) bilhete(s), sujeito ao mínimo da taxa de reembolso.
Após estes prazos, não são aceites pedidos de reembolso.
O valor a devolver, em qualquer dos casos anteriores, será posteriormente estornado para a conta do cartão utilizado na aquisição.
No pedido de reembolso na bilheteira, é obrigatória a apresentação do bilhete em papel, bem como do documento de identificação mencionado no bilhete.
Não é possível o reembolso parcial de um bilhete de ida e volta.
Não são reembolsáveis os bilhetes:
já revalidados;
comprados com antecedência ou ao abrigo da promoção TrainSharing;
de ida e volta, em que uma das viagens inclua o desconto de compra antecipada.
Os bilhetes comprados com antecedência, com desconto de 40%, são válidos para todos os destinos, se adquiridos com 5 ou mais dias de antecedência (incluindo o dia da compra e até ao limite de 60 dias), relativamente à data de realização da viagem.
O desconto é limitado ao número de lugares abrangidos pela compra antecipada, disponibilizados em cada comboio, não sendo acumulável com outros em vigor.
A aquisição ou revalidação de bilhetes comprados com antecedência só é garantida no final do processo de compra ou de alteração, respetivamente. O preço aplicado é apresentado em todos os passos da venda ou da revalidação, pelo que, caso não deseje prosseguir, por não lhe ter sido possível adquirir bilhete(s) antecipadamente, deverá cancelar o processo.
Na revalidação dos bilhetes comprados com antecedência, para poder usufruir novamente do desconto (limitado ao número de lugares com esta promoção disponibilizados em cada comboio), a nova data de realização da viagem terá de distar 5 ou mais dias (incluindo o dia da compra e até ao limite de 60 dias), relativamente ao momento em que procede à sua revalidação.
Os bilhetes comprados com antecedência são revalidáveis mas não são reembolsáveis.
Não são reembolsáveis os bilhetes de ida e volta, em que uma das viagens inclua o desconto por compra antecipada .
Os bilhetes com desconto TrainSharing são válidos apenas para viagens de ida e volta, realizadas às terças, quartas, e quintas-feiras, para todos os destinos, em qualquer classe.
O desconto não se aplica às terças-feiras, se segunda-feira for feriado oficial, e às quintas-feiras, se sexta-feira for feriado oficial.
Aplica-se a grupos de 3 ou 4 pessoas que viajem em conjunto, na ida e na volta, para o mesmo dia, comboio, classe e origem/destino, beneficiando de 40% ou 50% de desconto, respetivamente.
Os bilhetes TrainSharing não são revalidáveis nem reembolsáveis e não acumulam com outros descontos ou promoções .
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