Melhores roteiros de viagem

Melhores roteiros de viagem

Vocês já viram a matéria sobre o sul da França (Provence + Côte D’Azur + Bordeaux) que estampa a capa da Viagem & Turismo deste mês? Nããão. Deixando a modéstia de lado, a matéria está linda e destrincha os melhores roteiros para fazer de trem num pedacinho da Europa que certamente está entre os melhores do lugares do mundo. A reportagem é completíssima – 26 páginas, meu povo! – mas ainda tenho algumas dicas a acrescentar e algumas cabeçadas do making of a compartilhar com vocês. Comecemos pelo roteiro.

Todo o glamour de Mônaco

Para fazer a reportagem, passei 8 dias correndo freneticamente para testar os trajetos dentro de cada uma das regiões (Provence + Côte D’Azur + Bordeaux) e também entre elas. Minha viagem foi assim:

Barcelona > Aix-en-Provence de TGV, o trem-bala (4h18 minutos)

3 noites em Aix-en-Provence

Aix-en-Provence > Nice de trem regional até Marselha e depois TGV (um pouco mais de 3 horas, incluindo meia horinha de espera em Marselha)

2 noites em Nice

Nice > Bordeaux de trem Intercités, de média e longa distância (9 horas)

3 noites em Bordeaux

Bordeaux > Barcelona de trem Intercités até Narbonne e depois TGV até Barcelona (8 horas no total)

Se você for fazer esta viagem, aqui vão algumas dicas, retoques e observações sobre o meu roteiro:

Cinco dias é o tempo mínimo ideal para cada região

Fazer tudo isso em 8 dias foi um ato de bravura. Mas, veja bem: eu estava lá a trabalho e já conhecia a região. Não tente fazer o mesmo! Sul da França é curtição, é calma, é savoir vivre. é vinho. Nada disso combina com correria.

Aix-en-Provence é linda de morrer, mas tem algumas pegadinhas logísticas para quem viaja de trem

Aix-en-Provence não é a melhor base para passeios de bate e volta na Provence

Das três regiões que visitei, a Provence é a mais complicadinha para fazer sobre trilhos. Um exemplo? Aix-en-Provence é seguramente a cidade mais bonita aonde é possível chegar de trem, mas ela tem algumas pegadinhas logísticas. A estação do centro da cidade só conecta Aix com Marselha e outros destinos pouco atrativos. A estação de TGV, por sua vez, fica a 18 quilômetros do centro. A melhor solução? Usar Avignon como base para os bate e volta (pra Arles e Nimes, por exemplo) e depois passar alguns dias curtindo só Aix. Entre uma coisa e outra, você pode aproveitar para conhecer Marselha, que fica obrigatoriamente no caminho.

Bordeaux e Nice são mesmo as melhores bases para passeios de bate e volta em suas respectivas regiões

Ambas as cidades estão super bem conectadas com os seus arredores, além de serem incríveis e terem acomodações em todas as faixas de preço.

Nice: além de estratégica, lindíssima

A Côte D’Azur é a mais rápida e fácil para fazer de trem

Cannes, Antibes, Nice e Mônaco estão entrelaçadas por viagens curtinhas e baratas de trem que passam, no máximo, de meia em meia hora. É a região mais fácil e prática das três para quem viaja de trem. Se você tiver pouco tempo, saiba que é a região que rende mais em poucos dias.

Subterrâneo de Mônaco: corredores high-tech como este conectam vários pontos da cidade à estação de trem

Os ônibus da Lignes D’Azur são o complemento ideal

Baratíssimos e eficientes, os ônibus da Lignes D’Azur são o complemento quase perfeito para chegar às cidadezinhas da Côte D’Azur que não são cobertas pelas linhas de trem (como a lindinha Eze, por exemplo). Eu digo quase perfeito porque eles são vítimas do seu próprio sucesso: circulam lotados de turistas. “Lotados” não é maneira de dizer.

Os trens na região de Bordeaux são caros

Levei um sustinho com o preço dos trens regionais de Bordeaux. A viagem de ida e volta de Bordeaux a Saint-Émilion custa € 18,50 – para um trecho que leva menos de meia hora!

Source: http://viajeaqui.abril.com.br/vt/blogs/achados/2014/06/16/sul-da-franca-de-trem-dicas-para-montar-o-roteiro-perfeito/


*****

Melhores roteiros de viagem

O Blog dessa semana é o Dicas e Roteiros de Viagens ,  um blog que monta roteiros de viagem para os destinos.  Quer ir pra Europa? Lá tem um roteiro bem legal. Quer ir pro Chile, lá tem um roteiro muito bom. Quer montar o seu roteiro para qualquer destino? Lá tem as dicas de como fazer.

Sugestões para quem gosta de viajar pagando pouco, mas com algum conforto. O lema do blog resume o objetivo principal. São sugestões econômicas, mas não com uma filosofia totalmente mochileira e desgarrada. As autoras Carolina e Fabíola já estão na casa dos 30 anos e cada uma costuma viajar com seu cônjuge, ou seja, albergues com quartos compartilhados com muitas pessoas não costumam aparecer nas indicações. Assim como, reviews de hotéis ou restaurantes cinco estrelas também não tem muito espaço.

Os quase 100 artigos, postados ao longo deste primeiro ano de existência, costumam relatar viagens realizadas por cada uma das autoras, em períodos de férias ou feriados. E procuram realçar as atrações de cada lugar, onde ficar, como chegar, onde comer e o que comprar. Tudo baseado nas experiências realmente vividas pelas autoras.

Além dos roteiros e dos relatos. também são publicadas sugestões de livros. aplicativos e utilitários que possam facilitar a vida dos viajantes. Com esse mesmo objetivo foi criada uma série de “Vocabulários Básicos de Viagem” que pode ser encontrado na aba Idiomas .

Um dos artigos mais visitados e linkados é “Como montar um roteiro de viagem ”  onde a Carolmay explica sua metodologia para a criação de um roteiro, que é baseada na sua vida profissional como engenheira. O passo a passo da criação de um roteiro pode ser comparado às várias etapas de um projeto de engenharia.

Falando nisso, as duas autoras são gaúchas e formadas em Engenharia Química pela UFRGS. Se conheceram numa empresa onde as duas trabalhavam, depois o destino acabou enviando a Fabíola para a Europa e deixando a Carolmay em Santos. Um ano após essa separação é que surgiu a idéia do blog. E agora no dia 20 de setembro o blog completa um ano.

O twitter da Carolmay é @carolmayr e as fotos do blog também podem ser encontradas no Flickr .

Source: http://www.melhoresdestinos.com.br/blog-da-semana-dicas-e-roteiros-de-viagens.html


*****

Melhores roteiros de viagem

Bem vindo ao ClickOn x Receba ofertas exclusivas de pacotes, hotéis e pousadas, cruzeiros e muito mais

Não se preocupe, não iremos publicar em seu perfil

Source: http://www.clickon.com.br/roteiros-de-viagem


*****

Melhores roteiros de viagem

Depois de decidir que chegou a hora de ir pra Europa, vem o dilema: que Europa quero conhecer? É normal ainda pensar que é bom negócio visitar 5 países diferentes em 10 dias, como se você estivesse no Epcot Center da Disney. Dá pra entender, todo mundo quer tirar o melhor proveito de uma viagem e depende do seu perfil de viajante saber se é ou não uma boa ideia.

Apesar de não indicar que você transforme sua viagem em uma corrida contra o tempo, admito que já fiz isso – e de certa forma, valeu a pena. Em 8 dias eu e meu irmão fomos a Frankfurt, Barcelona, Paris, Andorra e Munique. Neste caso, dei a opção a ele: quer dar uma olhada em muitos lugares ou conhecer e aproveitar um ou dois. Ele escolheu o ritmo frenético e assim foi. Voltamos ao Brasil acabados. Foi muito estressante, mas temos boas histórias pra contar. Então, se você quiser brincar de Epcot na Europa, não sou eu que direi pra não fazê-lo, mas saiba que com calma é bem mais interessante e é assim que são os 10 roteiros que o Blog Rumo sugere pra você. Vamos lá?

Ao comprar sua passagem do Brasil para a Europa, procure fazer uma reserva para chegar na primeira cidade destino e voltar da última. Por exemplo, se for pra Madri e Barcelona, tente comprar o vôo de ida ‘Brasil-Madri’ e o de volta ‘Barcelona-Brasil’. Pra não ter que fazer viagens picadas na volta. Isso evita o cansaço e você ganha tempo. No fim de cada roteiro, tem também alguns links úteis. Fique de olho!

Aqui são as sugestões de paradas e tempo em cada uma delas, o objetivo é te ajudar a tomar a primeira decisão da sua trip: pra onde ir? Além desse itinerário você vai precisar de ajuda para outra parte do planejamento. É por isso que o Blog Rumo tem o Guia Definitivo pra Planejar um Mochilão pela Europa. Ele responde a muitas dúvidas burocráticas.

Um roteiro delicioso. Literalmente. A Espanha é destino certo pra comer bem e com preços melhores que em muitas partes da Europa. Você pode começar a viagem por Madri ou por Barcelona, as cidades estão a uma hora de vôo uma da outra em uma ponte aérea excelente. Andorra é um principado que fica perto de Barça e que vale a pena uma esticada no período do inverno. Dá pra ir de trem ou alugar um carro.

Portugal é lugar de relembrar nossas origens, de se sentir em casa na Europa. É bacana pra quem gosta de comer bem, ser bem recebido e conhecer boa parte da história do Brasil longe de casa. Lisboa é cidade que mistura história com modernidade, Sintra é paragem de veraneio e cheia de castelos a serem explorados e o Porto, é amor a primeira vista com suas vinícolas e paisagens.

Marrocos não é na Europa, mas fica ao lado. Este é um roteiro que pode ficar bastante interessante se você quiser férias diferentes. Juntar a capital da Cataluña com o Marrocos é uma mistura que vale a pena. Os destinos mais famosos do Marrocos são Marakech e Casablanca. De Barcelona saem muitos vôos pra lá.

Paris e Londres devem ser as duas primeiras capitais que passaram pela sua cabeça ao planejar sua viagem pra Europa, certo? Isso não acontece por acaso. As duas cidades são deliciosas, mas não guardam muitas surpresas. Você vai viver dias lindos, mas vai precisar de mais esforço pra encontrar lugares que você ‘não tenha visto antes’. O que é uma boa! Colocamos Dublin no pacote pra você ter um gostinho de como é a vida na Irlanda. Dublin é uma capital bem menor e mais calma que Paris ou Londres e os irlandeses são um povo bem legal. Você vai gostar da terra da Guinness!

Paris é Paris. Bruxelas fica no meio do caminho até Amsterdã e rende uma boa parada. A capital holandesa é também famosa pela história e liberalismo. Fica um combo bem interessante! Olha só nossa sugestão de tempo em cada cidade:

Fico sempre com muito pesar de colocar a Itália só como uma parada em meio a outros países. Por isso sugiro sempre um giro só por ela. A viagem dentro do país pode ser feita de trem, você vai adorar. Garanto.

Roma e Istambul formam um combinado pra morrer de amor. De um lado o Império Romano, do outro, o Otomano. Uma com as basílicas impressionantes, a outra com as Mesquitas que parecem ter saído de um sonho. As massas e os terrines. O vinho de um lado, o licor de nozes de outro. São contrastes que se complementam. A gente adorou esse combinado. As duas cidades ficam razoavelmente perto uma da outra.

Pra mim, Berlim é a capital com a história recente mais interessante da Europa. As guerras, reunificação e as marcas que ficaram pela cidade afora deixam o passeio muito interessante. Copenhagen e Estocolmo são as queridas da Escandinávia. A capital dinamarquesa é famosa pelos monumentos a Hans Christian e as construções da família real. Estocolmo é chamada de ‘A Veneza Escandinava’ e não decepciona, é cheia de contrastes entre a cidade antiga e o lado mais moderno.

Varsóvia, Praga e Viena

O leste é famoso por ser o lado mais barato da Europa. E é mesmo! A Polônia e a República Tcheca tem preços bem mais baixos que o resto do continente e tem história e monumentos tão interessantes quanto. Na verdade, Praga figura como uma das cidades mais bonitas da Europa em diversas listas. Viena fica próxima, então é uma boa idéia colocá-la no combo.

Quer passar por três países num roteiro só? Encontrou o ideal. O roteiro começa pela grande Milão, passa por Zurich e termina em Munique. Pense em fazer essa trip de carro. Se for essa sua escolha, adicione um dia extra por cidade pra contar o tempo de deslocamento.

Source: http://blogrumo.com.br/10-roteiros-para-quem-vai-europa-pela-primeira-vez/

01.10.2020

New

31 2015 mar

Tam promoçoes relampago

Tam promoçoes relampago Comentários (1) ATUALIZE SEU SITE POR FAVOR. Deixe um comentário Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral...

02 2015 abr

Voo barato açores

Voo barato açores Ponta Delgada, aqui tão perto Se estudou em Portugal, muito provavelmente deu, nas aulas de Português, a lenda da Lagoa das Sete Cidades....

21 2014 feb

Voo barato iberia

Voo barato iberia As cidades brasileiras do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Recife são destinos em destaque...

Popular on-line

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas ... Saber mais...

As melhores ofertas de voos baratos de todas as companhias aéreas e também low cost estão aqui

Actualmente para qualquer potencial viajante, passou a existir uma possibilidade de adquirir passagens aéreas para qualquer voo ... Saber mais...

Avião de

Avião deCompartilhe!Sem movimentação e transportes a logística não funciona. Assim, depois de várias matérias sobre infra-estrutura de ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros