Nesta semana, vamos pôr todas as nossas coisas de novo no carro e seguir para a Inglaterra. Estivemos em Manchester por um tempinho para conhecer e a cidade e procurar uma casa para morar e, agora, de volta à Madri. vamos começar uma viagem de vários dias, cruzando a Espanha. a França e o sul da Inglaterra até onde será a nossa nova residência.
Ainda prepararemos um vídeo explicando todo o processo de mudança, porque escolhemos Manchester. mas abaixo seguem algumas observações iniciais sobre a cidade.
Impressões de Manchester
1 - Os ingleses são extremamente educados. Você se desacostuma a ouvir "por favor", "com licença" e "desculpe-me" ao viver na Espanha .
2 - Ao contrário de Londres. em Manchester a maioria dos habitantes ainda é de ingleses.
3 - O clima é uma merda. Muito parecido com o de Curitiba .
4 - Manchester é bonita, feia e suja ao mesmo tempo, mas não tão feia e suja quanto Nápoles. nem tão bonita quanto Nápoles .
5 - O custo de vida é bastante baixo; praticamente 1/3 do custo de Londres. e em muitos aspectos até mais barato do que o de Madri .
6 - Tudo na cidade gira em torno da Revolução Industrial, afinal de contas, foi onde começou; em Manchester foram construídas as primeiras fábricas, a primeira ferrovia, onde Marx e Engels se encontraram para refletirem sobre a exploração do proletariado.
7 - Não é à toa que a arquitetura é funcional. Tudo tem aspecto de fábrica ou armazém.
8 - Aparentemente, é mais fácil e barato ir e voltar de qualquer lugar da Europa do que ir e voltar de Londres .
9 - Todos os britânicos ficam assombrados quando falamos que estamos nos mudando da Espanha para lá, afinal de contas, este é o destino de sonho deles para se viver.
10 - Eles adoram criança. Todos os lugares são adaptados para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção. Tudo é feito para integrar as pessoas.
11 - Os bêbados estão por todos os lados, em qualquer horário do dia.
12 - Os ônibus são sujos, mas muito eficientes. Às vezes ficam três da mesma linha enfileirados esperando os passageiros.
13 - O estilo de vida é muito parecido com o dos EUA. excetuando que o sistema de saúde é ótimo e parece haver mais segurança. Não há a obsessão dos americanos por armas.
14 - Para os locais, há regiões muito perigosas e que deveriam ser evitadas. Eles provavelmente não têm a menor ideia do que é viver num lugar perigoso.
15 - A comida é super gordurosa.
16 - Os ingleses são bastante simpáticos, mesmo quando são antipáticos.
17 - Alguém precisa ensiná-los urgentemente para que serve a escova de dentes.
18 - Há edifícios do século XVIII que parecem ter sido construídos ontem, enquanto há edifícios novos que parecem ter sido construídos no século XVIII.
19 - As moedas não fazem sentido algum. As de 1 de penny são pequenas, de 2 pence são enormes, de 20 pence são pequenas, de 1 libra são pequenas, de 2 libras são grandes.
20 - Tudo está passando por reforma; dois shoppings serão inaugurados no centro, uma porção de lojas e restaurantes novos, ofertas de empregos para todos os lados.
21 - Você pode jogar Playstation e X-Box na biblioteca pública.
22 - A cidade não é pretensiosa; é cool sem querer ser cool. Lembrou-me Berlim .
Damos algumas dicas para organizar melhor sua viagem, evitar surpresas desagradáveis e até deixá-la mais barata!
Uma vez decidido o roteiro, comprar as passagens – inclusive as passagens internas no país de destino (avião, trem e/ou ônibus) antecipadamente, pois os preços são melhores.
Pesquise se no destino irá rolar shows dos seus artistas favoritos e/ ou exposições bacanas.
Verificar o documento para viajar: RG (Brasil), RG ou passaporte (Mercosul) ou passaporte (outros países).
Verificar se o país precisa de visto e se é preciso tomar alguma vacina.
Contratar seguro saúde. Alguns cartões de crédito têm alguns seguros inclusos, se você comprar a passagem aérea com ele, o mais comum é seguro bagagem. Verifique também se há seguro saúde.
Levar dinheiro em espécie.
Verificar as cotações e impostos dos cartões pré-pago e de crédito.
Deixar os endereços e telefones dos hotéis de onde você ficará hospedado e o roteiro com uma pessoa de confiança no Brasil.
Montar o roteiro e anotar os endereços. Se você tiver smartphone salvar os arquivos e os sites importantes para facilitar a consulta.
No dia da viagem:
Levar cópias dos documentos ou uma opção virtual é escanear seus documentos ou tirar uma boa foto de cada um e salvar o arquivo ou enviar para o seu próprio email.
Levar as apólices do seguro saúde.
Sugestão: se você estiver levando certa quantidade de dinheiro em espécie, carregá-lo em uma bolsinha junto ao corpo (também conhecido como porta-dólar).
Levar impresso as passagens e as reservas dos hotéis.
Verificar o endereço do hotel e como se vai do aeroporto ao hotel.
Na mala de mão carregar somente frascos com líquidos ou cremes até 100ml, acima disso colocar na mala que será despachada.
Organizando a Mala:
Colocar cadeados nas malas, identificá-las por fora e por dentro e diferenciar sua mala, principalmente se essa for preta, azul ou marrom, colocando uma fita ou algo que a identifique de longe, pois na esteira, todas as malas são iguais.
Alguns itens que às vezes esquecemos como: tesoura, trim e pinça (esses itens devem ser colocados na mala que será despachada), cotonetes, sacos plásticos reserva, chinelo, remédios para dor de cabeça, estômago e seus remédios de rotina.
Sempre levar, sendo verão ou inverno (no outono pode se ter veranico inesperado ou frio no verão): lenço ou cachecol, shorts/ bermuda/ saia, protetor solar e guarda-chuva.
Leve roupas básicas que combinem entre si e de preferência de tecido que não amassem muito.
Em alguns lugares é possível lavar roupa, nos hotéis ou em lavanderias automáticas.
Leve sapatos confortáveis, coloque-os nas laterais da mala, pois ajuda a deixar a mala mais firme. Também utilize o sapato como espaço útil, coloque meias limpas dentro deles.
Levar os carregadores: máquina fotográfica, celular, laptop etc. e, é claro, o adaptador de tomada universal. (se você não tiver, compre um adaptador chegando no país).
Coloque os itens frágeis no meio das roupas e da mala, bem embaladas.
Tente planejar os itens que serão colocados na mala e não deixe para arrumá-la na última hora. Tente fazê-la até dois dias antes da viagem.
É mais barato comprar passagem no aeroporto1. Viajar em dias e horas diferentesOs preços das passagens aéreas variam consideravelmente dependendo do ... Saber mais...