Companhias aereas chilenas

A chilena Sky Airline, a segunda maior companhia chilena, iniciou neste ano sua rota de São Paulo a Santiago  despertando a curiosidade de muitos brasileiros. Nossa leitora Barbara Buzzi voou com a companhia de Santiago ao deserto do Atacama e preparou esse relato exclusivo sobre os serviços da companhia. Acompanhe como foi a experiência e saiba um pouco mais sobre a Sky Airline!

Ao planejar as minhas últimas férias eu estava ainda com dúvidas de qual seria o roteiro, mas tinha em mente as seguintes condições: um lugar que eu pudesse ir sozinha, que fosse fora do comum e com um clima bom entre outubro e novembro. Depois de um pouco de pesquisa, vi que o Chile era uma boa opção e escolhi conhecer as cidades de Santiago e São Pedro de Atacama.

As passagens para o roteiro Florianópolis – Santiago peguei com a TAM (25.000 milhas!), e de Santiago até Calama (aeroporto mais próximo de São Pedro de Atacama) optei pela Sky Airline por indicações que tive na época e preço!

Voos:

FLN – GRU (Horário 13:55 – 15:15) TAM

GRU – SCL (Horário 16:35 – 19:55) TAM

SCL – Calama (Horário 08:00 – 11:00) SKY AIRLINE

Na época o site da empresa para nós brasileiros servia somente para checar preços (em pesos chilenos) e horários de voos porque não aceitava compras internacionais. Para efetuar a compra havia duas opções através de telefone:

No Brasil (11) 3711-9367 – Faz a ligação para SP e cai em uma central do Chile, há inclusive atendentes que falam português muito bem

No Chile +56 5545 9090

No dia que eu liguei o site não estava funcionando, mas a atendente me passou todos os preços que eu queria, inclusive entendeu perfeitamente quando eu pedi a opção de voos mais baratos, informou os horários e então quando decidi os voos ela me pediu meus dados (nome, passaporte, endereço, cartão de crédito, e-mail, telefone, etc.).

Na primeira tentativa o cartão de crédito não aprovou a compra, e a Sky Airline me enviou um e-mail com a informação de que a compra havia sido ‘’rechazada’’. Após uma ligação para o banco, e outra ligação para a companhia para refazer a compra, a operação foi aprovada e outro e-mail chegou rápido na minha caixa com os dados da compra e das passagens.

O total das duas passagens foi US$ 197,00 (R$ 520,00 na época) sem nenhuma promoção, a companhia é low cost mesmo. Isso equivalia a 1/3 do valor que a TAM estava cobrando e foi só um pouco mais caro do que ir de ônibus. Sim! Eu cheguei a cogitar a opção do ônibus, pois escutei excelentes relatos sobre o serviço, infelizmente é um trajeto de mais de 24 horas e os comentários das pessoas sobre a diferença de altitude durante a viagem me deixaram receosa.

Check-in e embarque

Meu voo GRU – SCL chegou por volta das 20 horas pela TAM, e o voo pela Sky Airline sairia às 8 horas do dia seguinte. Assim que cheguei fui direto ao guichê da empresa fazer o check-in, o atendente prontamente me questionou em que lado do avião eu queria sentar: na janela, do lado que tinha uma melhor vista para a cordilheira ou no corredor.

Na minha opinião essa pergunta foi genial, a vista das cordilheiras de cima é linda, e eu que já tinha vindo na janelinha no voo da Tam, logo optei pela paisagem novamente. Mal sabia eu que ia acabar dormindo, mas o que valeu foi a intenção! Quanto a despachar a mala, naquele horário não era possível ainda, porém ele me aconselhou que voltasse às 5 horas somente para despachar, pois eu já estava com check-in feito e assentos marcados.

Enquanto esperava, ao invés de ir até o centro de Santiago ou pegar um hotel próximo, optei por passar a noite no aeroporto, ler um livro e descansar ali mesmo porque já tinha a informação de que havia uma área que as pessoas descansavam. Dito e feito, depois de algumas horas passeando no aeroporto, que parecia estar em reforma, e oferecia pouca opção de entretenimento (wi-fi nos restaurantes), me ‘deitei’ em uma área próxima aos caixas eletrônicos. Muitas pessoas estavam fazendo isso e mantinham suas malas por perto.

Às 5 horas pensei que haveria uma fila somente para despachar a bagagem, infelizmente, tive que ficar cerca de 30 minutos esperando porque a fila para fazer check-in para outros destinos e despachar malas era a mesma. Mala despachada, pude ir para a área de embarque, onde havia um Starbucks decente! O voo saiu no horário e o embarque ocorreu de maneira organizada e rápida, apesar de o avião estar cheio.

O avião era um A319 (mesma configuração do A320 que a TAM usa na maioria dos voos internos) e possuía duas fileiras de três poltronas cada lado. O espaço era pequeno e o avião não parecia novo, também não oferecia nenhuma televisão ou entretenimento. Como eu estava extremamente cansada da noite mal dormida, cochilei assim que o avião decolou, acordando uma meia hora depois quando serviram o lanche.

O voo era rápido, 3 horas, com uma parada em um pequeno aeroporto no meio do caminho que durou 15 minutos no máximo e as pessoas somente desembarcaram, não houve nenhum embarque ou troca de aeronave. As comissárias eram simpáticas, não arrisquei falar português com nenhuma delas e fiquei no espanhol mesmo.

São disponibilizadas pela empresa as revistas de bordo da própria Sky Airline, com informações legais sobre os destinos para onde eles tem voos, valeu a pena para ler um pouco sobre o Peru. No mais, não tem filme, televisão, música, etc.

Refeições

Cerca de 30 minutos depois que o avião decolou foi servido o café da manhã. Os talheres eram de plástico, tinha a opção de um chá ou café além de sucos e refrigerantes, porém optei pelo chá. Para as bebidas quentes o leite era em pó, provei, mas não recomendo!  A comida era um pão de leite com presunto e queijo, um pouco seco, e algumas frutas (maçã verde e abacaxi) picadas.

No voo de volta, de Calama para Santiago, que era às 18 horas, o lanche foi um pouco melhor: folheado com presunto e queijo também com um doce que tinha recheio de geleia de uva, mais as frutas. Há somente uma opção de lanche nos voos:

A aterrissagem ocorreu tranquilamente. O aeroporto mais próximo de São Pedro de Atacama fica na cidade de Calama, cerca de uma hora de carro. É um aeroporto bem pequeno, simples e prático, e ao redor não há nada mais que deserto e areia! Para chegar até a cidade de São Pedro é necessário pegar um ônibus ou transfer em uma van (com mais pessoas).

Escolhi a segunda opção e inclusive fiz o agendamento antes pagando na hora aproximadamente R$ 90,00 ida e volta, ai eles já agendam contigo a volta de acordo com o horário que for seu vôo e te levam e buscam no hotel que ficará hospedado. É possível solicitar o serviço de transfer na hora da chegada mesmo, há cerca de três empresas que oferecem esta opção lá.

Antes de viajar para o Chile, recebi um e-mail da Sky Airlines informando que o voo que eu havia comprado para voltar de Calama para Santiago deixou de existir e fui automaticamente realocada em outro horário mais cedo, ainda assim eu liguei para o número de São Paulo e perguntei se podia então voltar no dia seguinte e sem hesitar me deixaram escolher qual voo queria, sem nenhum custo extra, tudo muito rápido.

Uma observação importante: a alteração de passagem com cartão internacional só é possível ser feita dentro do horário comercial e em dias úteis. Infelizmente tentei mudar minha passagem para ficar mais tempo no norte do Chile, ir até a Bolívia e voltar, a mudança de datas era barata (US$ 30), mas para fazer isso eu precisaria de um cartão de crédito do Chile, pois era um feriado longo de quatro dias ou então precisaria ir até o aeroporto de Calama para alterar a passagem pessoalmente no guichê. Como isso me custaria transporte e muito mais desgaste resolvi deixar para ir até a Bolívia em uma próxima viagem. Muita atenção se precisar trocar as datas!

Para uma empresa de baixo custo e um voo tão longo foi a melhor opção e prestou um ótimo serviço e relação custo x benefício. Apenas me decepcionei com a questão de trocar a data da passagem, pois queria me aventurar um pouco mais e esta burocracia com cartões internacionais deixou a desejar. De maneira geral, indico a empresa e com certeza viajaria de novo com a Sky Airline, especialmente considerando que eles oferecem vários destinos dentro da América Latina por um ótimo preço e grande variedade de horários.

Deixo aqui então a dica para as pessoas que estiverem pensando em ir ao Chile, que aproveitem para conhecer um pouco mais. Na época que eu viajei (outubro/novembro) conheci várias pessoas que foram para o Chile com promoções divulgadas pelo MD, porém não eram muitas que sabiam como ir até outras regiões e acabaram ficando somente em Santiago. Outras pessoas que conheci foram até Santiago de avião e só ao chegar ao aeroporto compraram suas passagens através do guichê da Sky Airline para ir até o norte do país, pois não sabiam fazer isso antecipadamente. Espero que a dica sirva para os próximos viajantes!

Agradecemos à Barbara pela excelente avaliação, mas ainda queremos postar um flight report dos voos de São Paulo a Santiago com a Sky. Se você vai fazer essa rota com a companhia e quiser colaborar com o MD entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br! Já voou com a Sky? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Confira todas as 108 companhias aéreas avaliadas pelo MD neste post !

Source: http://www.melhoresdestinos.com.br/como-e-voar-na-sky-airline-segunda-maior-companhia-aerea-do-chile.html

20.07.2024

New

31 2015 mar

Pacotes de viagens pela gol

Pacotes de viagens pela gol Está pensando em adquirir pacotes de viagens? Conheça os prós e os contras desse investimento. Muito se...

02 2015 abr

Voos brasil portugal

Voos brasil portugal in Portugal 3,145 Views PORTUGAL: VÔOS E AEROPORTOS O principal aeroporto internacional de Portugal é o de Lisboa-Portela (Aeroporto...

21 2014 feb

Pluna passagens aereas

Pluna passagens aereas Essa é uma ótima oportunidade para conhecer destinos turísticos internacionais. A companhia aérea Pluna tem uma promoção chamada Terça-feira Vermelha que...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum luxo mas com ... Saber mais...

As melhores ofertas de voos baratos de todas as companhias aéreas e também low cost estão aqui

Actualmente para qualquer potencial viajante, passou a existir uma possibilidade de adquirir passagens aéreas para qualquer voo com condições muito atractivas, sem sequer precisar de sair ... Saber mais...

Bilhete de avião tem iva

Bilhete de avião tem ivaTransfer e EstacionamentoCampanha de PublicidadeComo posso obter um recibo para o meu voo?O seu Itinerário de viagem ou Confirmação por e-mail é ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”