Gol companhia aerea brasileira

Gol companhia aerea brasileira

A TAP assinou um acordo de parceria comercial com a brasileira GOL, com vista a dar “benefícios e vantagens aos clientes das duas companhias”.

As duas companhias prevêem iniciar este "code share" assim que "todas as autorizações governamentais sejam obtidas junto das autoridades dos respectivos países", indica um comunicado da transportadora portuguesa enviado às redacções.

A TAP explica que, no âmbito desta parceria, e numa primeira etapa, a companhia aérea portuguesa passa, a partir de Junho, "a colocar o seu código nos voos da rede doméstica da GOL, à partida das 12 cidades que a companhia aérea portuguesa serve no Brasil".

Num segundo momento, ainda a definir, a GOL colocará, por seu turno, o seu código em voos operados pela TAP entre o Brasil e Portugal e outros pontos que venham a ser seleccionados na rede da companhia.

Esta parceira acontece após a brasileira TAM se ter fusionado com a LAN Chile e abandonado a Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas, onde está a transportadora área portuguesa.

“A TAP considera que esta parceria é muito vantajosa para os seus clientes, trazendo um aumento considerável das opções e da conveniência dos serviços postos à disposição dos passageiros entre Portugal e o Brasil”, acrescentou a mesma fonte.

Já a companhia aérea brasileira GOL diz estar “muito satisfeita por juntar esforços com a companhia aérea que transporta mais passageiros entre o Brasil e a Europa”.

As empresas vão implementar um acordo de interligação dos respectivos programas de fidelização, o Victoria da TAP e o Smiles da GOL, podendo os clientes acumular milhas nas redes das duas companhias.

Source: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/tap_assina_acordo_de_parceria_commercial_com_a_brasileira_gol.html


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Gol companhia aerea brasileira

A companhia brasileira Gol é o mais recente investidor a abordar o Governo por causa da privatização da TAP. Os contactos, embora ainda preliminares, fazem subir para cinco o número de potenciais interessados na venda da transportadora aérea portuguesa, que foi relançada em meados de Novembro.

O executivo foi abordado por uma companhia da América Latina para obter mais detalhes sobre a operação. O PÚBLICO confirmou junto de duas fontes ligadas ao processo que trata-se da brasileira Gol, que já em 2012, aquando da primeira tentativa de privatização, tinha sido referida como potencial comprador da TAP. Porém, a intenção não chegou a concretizar-se, tendo avançado apenas um candidato, Gérman Efromovich, cuja oferta foi rejeitada, obrigando à suspensão da venda acordada com a troika.

Contactada na quinta-feira pelo PÚBLICO, a Gol veio desmentir a abordagem ao Governo. A companhia “informa que, neste momento, não há nenhuma novidade ou conversas sobre o tema”, referiu fonte oficial, acrescentando que “sempre comunica ao mercado quaisquer decisões que possam afectar o seu valor”.

Ao contrário dos restantes quatro investidores que estão na corrida, a companhia de aviação brasileira, que ficou com os activos da falida Varig, não deu qualquer garantia ao Governo de que vai avançar. Recorde-se que o executivo pediu que os potenciais compradores manifestassem, por escrito, a vontade de comprar a TAP.

Neste lote estão outras três transportadoras aéreas: a brasileira Azul, detida por David Neeleman, a sul-americana Avianca, de Gérman Efromovich, e a espanhola Air Europa, que faz parte do grupo Globalia. O Governo tem ainda em mãos uma proposta do consórcio financeiro liderado pelo empresário português Miguel Pais do Amaral e pelo antigo dono e presidente da Continental, Frank Lorenzo, que conta ainda com o grupo nacional Barraqueiro.

À semelhança da Gol, e mesmo havendo garantias escritas, não é certo que estes investidores avancem. Só quando chegar a altura de apresentar propostas vinculativas se saberá qual o real número de candidatos. Nas últimas semanas também surgiu uma aproximação de um investidor chinês, que não teve efeitos práticos.

Todos os potenciais compradores terão de analisar as contas do grupo, com base na avaliação financeira que a Parpública, a holding que gere as participações do Estado em empresas, vai encomendar a consultores ou bancos nos próximos dias. Haverá também lugar a visitas técnicas às várias participadas da TAP, incluindo ao deficitário negócio de manutenção no Brasil.

O Governo dará prioridade à compra por parte de um investidor estratégico – ou seja, que esteja ligado ao sector da aviação. E, neste universo, será sempre preferível vender a TAP a uma transportadora aérea com a qual possa haver sinergias e complementaridade na rede, sem pôr em causa o hub [placa giratória] de Lisboa. Numa primeira fase, a intenção é vender 66% da companhia, mas o objectivo a médio prazo é que o Estado saia totalmente do capital.

Angola retém receitas

O relançamento da privatização e os problemas registados no Verão vão obrigar a TAP a colocar em marcha um plano para equilibrar a tesouraria, visto que, nestes processos, a banca deixa de conceder financiamento e já não será possível recorrer à Parpública, porque passou a estar incluída no perímetro das contas públicas.

As contas da TAP também têm vindo a ser pressionadas pela retenção de receitas em alguns mercados. O problema mais grave está a acontecer na Venezuela, que já deve mais de 100 milhões de euros à companhia de aviação portuguesa relacionados com a venda de bilhetes. O conflito, que é transversal ao sector, está relacionado com os câmbios que o Governo de Nicolás Maduro pretende impor às transportadoras.

Mas a TAP também está a ter dificuldades em receber pagamentos por parte de Angola, cuja dívida situa-se, neste momento, entre os 20 e os 25 milhões de euros. Neste caso, a retenção está ligada à queda do preço do petróleo. O Governo angolano, liderado por José Eduardo dos Santos, tinha inscrito no Orçamento do Estado para 2014 um preço de referência de 98 dólares por barril, mas os valores têm estado sempre abaixo dos 80 dólares.

O PÚBLICO contactou a TAP para saber se a verba já foi paga, mas não obteve resposta. Tanto no caso da Venezuela, como de Angola, a TAP tem contado com o apoio do Governo nas negociações, mais concretamente do gabinete vice-primeiro ministro, Paulo Portas.

Source: http://www.publico.pt/economia/noticia/companhia-brasileira-gol-sondou-governo-sobre-privatizacao-da-tap-1677682


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Gol companhia aerea brasileira

Com esta aquisição preve-se que a GOL e a Varig irão transportar 20 milhões de passageiros por ano

A companhia aérea brasileira GOL anunciou quarta-feira a aquisição da VRG Linhas Aéreas, conhecida como nova Varig, por 275 milhões de dólares (206 milhões de euros).

A GOL assumirá a emissão de 100 milhões de reais (36,4 milhões de euros) de títulos de crédito de 10 anos emitidos pela VRG, o que eleva o valor da operação para 320 milhões de dólares (240 milhões de euros).

'Com a aquisição, GOL e Varig formarão um grupo aéreo brasileiro com mais de 20 milhões de passageiros por ano, capaz de competir na América do Sul e no âmbito mundial com outros grandes grupos aéreos internacionais', afirmou a GOL em comunicado.

A GOL manterá a marca Varig, mas vai incorporar o seu modelo de gestão de baixo custo.

A Varig voltará a voar para os Estados Unidos e outras cidades da Europa, como Frankfurt, Madrid, Londres, Milão e Paris, e manterá o programa de milhagem (Smiles), que actualmente possui uma base de mais de cinco milhões de clientes.

No mercado doméstico, a Varig vai dar prioridade a voos directos entre os principais centros económicos do país, tendo como principais bases de operação os aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Varig entrou em recuperação judicial em Junho de 2005 e foi leiloada, no ano passado, para um grupo de investidores nacionais e internacionais por 24 milhões de dólares.

Source: http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/162063-companhia-aerea-brasileira-gol-compra-a-varig


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Gol companhia aerea brasileira

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A companhia aérea brasileira GOL continua interessada em instalar-se na República Dominicana e em criar um centro de operações regionais no país caribenho, anunciou ontem o jornal turístico dominicano ‘Arecoa’, na sua edição online. As negociações têm evoluído e na quarta-feira, 11 de Março, realizou-se nova ronda de contactos, desta vez com a presença de directores da empresa brasileira, do presidente da Junta de Aviação Civil (JAC), autoridade nacional do sector, e de diversos responsáveis sectoriais deste departamento estatal, e do recém-designado Embaixador da República Dominicana em Brasília, Alejandro Arias Zarzuela.

Durante o encontro de trabalho, que é documentado com uma foto na publicação, os executivos da GOL apresentaram as suas propostas de criação da GOL Dominicana e de um hub regional para as Caraíbas e América Central, para dar apoio a toda a operação da nova companhia.

Segundo o jornal, a GOL deverá pormenorizar em breve as suas pretensões e a JAC, através do seu presidente, Roger Jover, prometeu debruçar-se com atenção e interesse sobre o projecto da companhia brasileira que, num primeiro momento, está a ser bem acolhido pelas autoridades dominicanas.

Source: http://newsavia.com/gol-cria-companhia-aerea-e-hub-regional-na-republica-dominicana/

23.10.2020

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