Empresas aereas brasileiras lista

Empresas aereas brasileiras lista

MTA - Master Top Airlines com uma frota totalmente cargueira a empresa chegou a ter três DC-30F e um A300B4 em sua frota, tinha como sede o aeroporto de Campinas, São Paulo.

Nordeste - Varig Nordeste criada em sociedade do Governo da Bahia, Transbrasil S.A. e VOTEC. Entrou os anos 80 colecionando acidentes aéreos com seus Embraer 110 Bandeirante e problemas entre os sócios, na década de 90 foi incorporada pela Riu Sul e posteriormente pela VARIG.

Panair - ou Panair do Brasil Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways). Encerrou as atividades em 1965, porém só foi fechada totalmente em 1968, quando algumas fontes dizem ter sido fechada devido ao governo ditatorial de castelo branco ter fortes ligações coma VARIG.

Paraense - Empresa de pequeno porte sediada em Belém chegou a ter 35 aeronaves ao total de sua frota, porém colecionou um grande histórico de acidentes, operou até o governo trancar as operações e reencaminhar as aeronaves para a Varig.

PENTA - mais uma empresa que surgiu na década de 90, sediada na cidade de Santarém, Pará chegou a operar 14 aeronaves, sendo 2 Bombardier Dash 8-300, com sua frota reduzida em 2004 a empresa suspendeu as operações em dezembro do mesmo ano. ( não encontrei a logomarca da empresa, encontrei a penas uma aeronave usada pela empresa, tentei ser o mais fiél o possível, mas a qualidade da foto não deixava ver grandes detalhes).

Platinium Air - Esta empresa chegou a alcançar um médio porte, tendo em suas rotas um Boeing 727-200ER e um para cargas(727-200ER/F) e até mesmo um Boeing 757-200ER, tinha rotas para o norte e nordeste do Brasil, mas chegou a estudar novas rotas para Argentina( Buenos Aires e Córdoba).

Promodal Cargo - fundada em 2001 trabalhou no cenário de cargas, a empresa ingressou realizando acordo com a Beta Cargo. A Promodal operava voos não regulares de carga entre os aeroportos de Manaus, Campinas e Guarulhos, sua frota era composto por um único Douglas DC-8-71F recebido em 15 de dezembro de 2003, a qual hoje esta largada no aeroporto de Manaus.

Real Transportes Aéreos - ou Redes Estaduais Aéreas Ltda foi uma companhia aérea brasileira, fundada no ano de 1945 pelo empresário paulista Vicente Mammana Neto, e extinguida em 1961, quando foi absorvida pela Varig. Chegou a operar os lendários "L1049 Super H Constellation".

Rio Sul - ou VARIG Rio Sul como também ficou conhecido surgiu da empresa de Taxi Aéreo Top Táxi Aéreo que se associou com a VARIG formando uma frota de 8 aeronaves que voavam nos céus de todo Brasil, com o tempo acabou adquirindo também a Varig Nordeste ou Nordeste Linhas Aéreas Regionais como também conhecida. Em 2002 e 2003 as operações da Rio Sul e da Nordeste foram fundidas com a Varig numa tentativa de melhorar a situação da empresa "mestra".

Sadia - A Sadia foi mais uma das antigas companhias brasileiras, operou inicialmente com os fantásticos DC-3 / C-47, posteriormente acabou adquirindo aviões mais modernos e foi uma das pioneiras na aquisição dos Embraer 120 Brasília, mais tarde a empresa foi incorporada/transformada na TransBrasil.

SAVG - ou o nome completo Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha, foi fundada em 1946 na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul.

A SAVAG disputava com a VARIG a maioria de suas rotas, o que despertou o interesse da Cruzeiro do Sul, que cedeu à empresa dois Douglas DC-3. O apoio de grandes empresas brasileiras à SAVAG acabou levando a VARIG a pressionar as autoridades aeronáuticas, o que, gradualmente, causou o cancelamento das linhas da SAVAG. Em 1º de janeiro de 1966, já bastante enfraquecida e operando apenas entre Porto Alegre e Curitiba, a empresa foi definitivamente absorvida pela Cruzeiro do Sul.

TABA - Surgiu após a venda da Lóide Aéreo Nacional para a VASP, foi fundada em 1976 com o nome Transportes Aéreos da Bacia Amazônica (TABA) e encerrada em 1999.

TAVAJ - Operava nos estados do Acre, Rondônia e Amazonas uma companhia aérea brasileira fundada em 1972 com nome de TAVAJ Táxi Aéreo Vale do Juruá, em 1994 após receber autorização para atuar como empresa regional mudou seu nome para TAVAJ Transportes Aéreos Regulares S.A, encerrou as operações em 2004 com apenas duas aeronaves Fokker 27 em serviço.

TCB - ou Transportes Charter do Brasil obteve uma aeronave DC-8 em 1997, logo começou a operar voos de carga não regulares entre os aeroportos de Guarulhos e Manaus, hoje as suas 3 aeronaves DC-8 obtidas ao longo da jornada já não ganham mais os céus, há fotos das aeronaves jogadas no aeroporto de Manaus.

TransBrasil - A Transbrasil foi uma das três maiores companhias aéreas brasileiras, fundada em 5 de janeiro de 1955 sob o nome inicial de Sadia S.A. Transportes Aéreos. A Transbrasil encerrou suas atividades no final de 2001. Ao longo de toda a jornada chegou a operar mais de 115 aeronaves, entre elas nove Boeing 707.

VARIG - esta sim uma das mais polêmicas empresas aéreas do Brasil, responsável pela falência e incorporação de tantas outras empresas até hoje tem processos tramitando na justiça Brasileira, foi talvez a maior companhia Aérea que o país já teve, que provavelmente até hoje ainda não foi superada principalmente quando se fala de voos internacionais, foi fundada em 7 de maio de 1927 na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul com o nome de Viação Aérea Rio Grandense (VARIG) obteve diversos recordes ao longo dos anos que serviu a população Brasileira, operou quase 500 aeronaves, entre elas os gigantes DC-10, MD-11, 747-400 e os 777-200(quase todos transformados em cargueiros ao serem remanejados para outras empresas após a falencia) a empresa embora tenha recebido a falência oficialmente somente em 2010 ainda tem um processo na justiça contra o governo devido a manobra do congelamento das passagens que ocorreram entre 1980 e 1990.

VOTEC - foi uma companhia aérea brasileira executiva, que operava com aeronaves Embraer EMB 110, Fokker 27-200 e Douglas DC 3 operando nas regiões norte e centro-oeste. Foi adquirida pela TAM Linhas Aéreas em 1986 e renomeada para BRC Brasil Central.

Algumas empresas não constam na lista pois não foram incorporadas e não tem a falencia declarada judicialmente, como é o caso da VASP, TEAM, NOAR, BRA e BETA entre outras.

Obviamente não foi possivel listar todas as empresas aéreas brasileiras, no momento estou procurando fontes que indiquem outras empresas para fazer uma lista mais completa e mais significativa futuramente.

Source: http://pista08.blogspot.com/2012/11/companhias-aereas-brasileiras-falidas.html


*****

Empresas aereas brasileiras lista

 

Crédito: Shutterstock

Todos os anos, o Centro de Avaliação de Dados sobre Acidentes Aéreos (JACDEC, na sigla em inglês) divulga a lista de companhias aéreas que mais tiveram problemas de segurança e acidentes. E a GOL e a TAM figuram entre as 10 mais perigosas.

Para chegar ao resultado da pesquisa, o JACDEC contabiliza o número de acidentes e mortos nos últimos 30 anos - mas vale lembrar que ele não discrimina causas dos acidentes, logo, muitas vezes as falhas podem não ser culpa das empresas (como no único acidente da GOL).

Confira a lista:

10. SkyWest Airlines - 3 acidentes, 22 mortos

7. Turkish Airlines - 6 acidentes, 188 mortos

6. Saudia - 4 acidentes, 310 mortos

5. Korean Air - 9 acidentes, 687 mortos

4. GOL Transportes Aéreos - 1 acidente, 154 mortos

3. Air India - 3 acidentes, 329 mortos

Source: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI329305-17770,00-COMPANHIAS%2BAEREAS%2BBRASILEIRAS%2BESTAO%2BENTRE%2BAS%2BMAIS%2BPERIGOSAS%2BDO%2BMUNDO.html


*****

Empresas aereas brasileiras lista

Lista é feita por um órgão conceituado no setor, cuja sede é em Hamburgo, na Alemanha. A TAM é a última da lista, que classifica as 60 maiores empresas aéreas do mundo conforme sua retrospectiva nos últimos 30 anos.

Alemã Air Berlin, em sétimo lugar, há 30 anos sem acidentes graves

Em 2010, morreram mais pessoas em acidentes aéreos do que no ano anterior: foram 829 mortes contra as 766 registradas em 2009. No entanto, nenhum desses casos envolveu alguma das 60 maiores companhias aéreas do mundo.

Todos os anos, os dados são compilados e publicados pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Center, Jacdec, órgão com base em Hamburgo, Alemanha, que reúne informações relacionadas à segurança do setor. O ranking, obtido pela Deutsche Welle, considera o número de passageiros transportados por quilômetro, analisa os últimos 30 anos da aviação civil.

De baixo para cima

A brasileira TAM aparece em último lugar da lista, o mesmo posto de 2009. Segundo o registro da Jacdec, a empresa já registrou seis acidentes desde a sua criação, em 1980, que custaram a vida de 336 passageiros.

Questionada pela Deutsche Welle sobre a má posição no ranking, a TAM ressaltou sua preocupação em seguir os altos padrões de segurança do mundo, "atendendo rigorosamente os regulamentos das autoridades brasileiras e internacionais".

Acidente com avião da TAM em 2007 fez cair ranking da empresa brasileira

Além disso, lembrou que em janeiro de 2010 a TAM renovou a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), que é o sistema independente de avaliação "mais completo e aceito internacionalmente em segurança operacional", destinado a avaliar os sistemas de gestão e controles operacionais de companhias aéreas.

Outra companhia aérea do Brasil entre os últimos colocados é a Gol, fundada em 2001. Em 2009, a empresa era a penúltima colocada, e na edição atual subiu uma posição, trocando de lugar com a China Airlines. Também a Saudi Arabian e a Garuda Indonesia estão classificadas entre as cinco últimas.

Feito notável

O destaque do ranking de 2010 vai para sete companhias que nos últimos 30 anos não registraram acidentes graves, que tenham envolvido a perda de aeronaves ou mortes. Entre elas estão a alemã Air Berlin, fundada em 1979, a finlandesa Finnair, de 1923, e a portuguesa TAP, de 1946.

A australiana Qantas, a Air New Zealand, a Cathay Pacific (Hong Kong) e a japonesa All Nipon também compõem o seleto grupo. O incidente registrado em 2010 com o Airbus A380 da Qantas, no entanto, não tirou pontos da empresa porque o avião não sofreu perda total. Na ocasião, aeronave teve que fazer um pouso forçado em Cingapura depois da explosão, em pleno voo, de uma de suas turbinas.

A gigante Emirates obteve também a nota máxima no ranking da Jacdec, ficando em 9º. No entanto, a companhia dos Emirados Árabes ainda não completou 30 anos – foi fundada em 1985.

A Lufthansa, maior empresa alemã do setor e segunda maior do mundo em números de passageiros transportados por quilômetro (atrás da Emirates) caiu uma posição, para o 21º lugar. O último acidente aéreo da Lufthansa foi em 1993, com um A320 em Varsóvia, devido ao mau tempo, com duas mortes.

Mudanças no ranking

Esta é a primeira vez que a Air New Zealand, fundada em 1940, figura entre as primeiras da lista (3ª). O acidente mais grave da companhia, registrado há mais de 30 anos, não é mais considerado na avaliação. Em novembro de 1979, um DC-10 colidiu na Antártica e causou a morte de 257 pessoas.

Entre as grandes companhias europeias, a British Airways está em 20º lugar, a holandesa KLM aparece em 23º, a Swiss é 29ª, a Alitália está em 37º, a Air France, em 41º, a Iberia, em 47º, e a Scandinavian Airlines, em 48º.

Autora: Nádia Pontes

Revisão: Roselaine Wandscheer

Uma companhia de aviação de baixo custo da Índia fez o que a Airbus chama de a maior encomenda de jatos da história da aviação comercial. Empresa diz que novos aviões cobrirão aumento da demanda na Índia. (12.01.2011)

Problema em uma peça ou defeito de construção pode ter causado explosão na turbina do Airbus A380 da companhia aérea Qantas sobre Cingapura. Também um Boeing da Qantas tem problema na turbina e faz pouso de emergência. (05.11.2010)

Se a fusão entre as duas empresas for aprovada, grupo deve expandir oferta e baratear custos para os passageiros latino-americanos. Em todo o mundo, no entanto, união entre companhias esbarram em fronteiras legais. (17.08.2010)

Source: http://www.dw.de/empresas-brasileiras-s%25C3%25A3o-as-%25C3%25BAltimas-em-ranking-mundial-de-seguran%25C3%25A7a-a%25C3%25A9rea/a-14777013


*****

Empresas aereas brasileiras lista

Enviar para o Kindle

A Cathay Pacific Airways arrebatou a 1ª colocação Foto: Wikimedia Commons

As companhia aéreas asiáticas quase que sozinhas fecharam o ranking das Top 10 do planeta, segundo o World Airline Awards de 2014, considerado o prêmio mais importante da aviação, divulgado nesta semana pelo conceituado site do setor, o Skytrax .

Infelizmente, nenhuma empresa aérea brasileira figura da lista e sequer consta das cinco melhores da América do Sul. Entretanto, a Azul e a Gol, levaram a melhor na categoria low-cost (baixo custo), ocupando, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar do ranking sul-americano.

Entre as melhores do mundo, a Cathay Pacific Airways arrebatou a liderança. Na segunda posição aparece a Qatar Airways, seguida pela Singapore Airlines e a Emirates, que havia liderado o ranking anterior.

A pesquisa leva em conta a opinião de cerca de 20 milhões de passageiros ao redor do globo.

Confira, a seguir, a classificação:

1.° Cathay Pacific Airways (Hong Kong)

2.° Qatar Airways (Qatar)

3.° Singapore Airlines (Cingapura)

4.° Emirates (Emirados Árabes Unidos)

Source: http://blogs.diariodonordeste.com.br/andarilho/viagens/companhias-aereas-brasileiras-ficam-de-fora-do-ranking-das-melhores-do-mundo/

01.10.2020

New

31 2015 mar

Tripl linhas aereas

Tripl linhas aereas Na segunda-feira, dia 21 de Maio, a Trip Linhas Aéreas iniciou a operação de voos em Resende,...

02 2015 abr

Vôos ou voos

Vôos ou voos Sep 24, 2009 Caros colegas, Recentemente recebi um trabalho de revisão En/Pt-Br. O colega tradutor utilizou as...

21 2014 feb

Viagens low cost porto faro

Viagens low cost porto faro Mais de 60 voos foram hoje cancelados nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro devido...

Popular on-line

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 ... Saber mais...

As melhores ofertas de voos baratos de todas as companhias aéreas e também low cost estão aqui

Actualmente para qualquer potencial viajante, passou a existir uma possibilidade de adquirir passagens aéreas para qualquer ... Saber mais...

Avião de

Avião deCompartilhe!Sem movimentação e transportes a logística não funciona. Assim, depois de várias matérias sobre infra-estrutura ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros