O piloto do voo BA 105 decidiu voltar ao aeroporto de Heathrow, na passada quinta-feira, quando o cheio proveniente da casa de banho se tornou intenso demais.
Segundo outro passageiro, no Twitter, a espera pelo voo rumo ao Dubai terб sido de 15 horas. A British Airways providenciou alojamento e vouchers para alimentaзгo.
Uma mulher fez um voo internacional virar um pesadelo, quebrando todas as regras bбsicas para uma boa viagem. Em um voo deNicarбgua para Miami. neste domingo (15/03), ela decidiu testar a regra da American Airlines de nгo fumar dentro do aviгo.
A professora de sociologia Karen Bettez Halnan, de 52 anos, acendeu um cigarro na frente de todos passageiros, que ficaram indignados durante o voo. Quando a comissбria de bordo se aproximou, Karen tentou falar que o cigarro era de outra pessoa e comeзou a gritar que os EUA tinham declarado guerra а Venezuela.
Quando a comissбria informou а professora que a polнcia iria levб-la para fora do aviгo, ela decidiu continuar gritando. E, supostamente, continuou gritando durante duas horas.
Um passageiro filmou a aзгo de Karen durante o voo. Assista:
O jornal Miami New Time confirmou que Karen foi presa assim que o aviгo aterrissou no aeroporto de Miami.
Um avião da British Airways, que partiu de Londres para o Dubai, foi obrigado a regressar à capital do Reino Unido por causa de uma sanita entupida.
A avaria na casa de banho causou a propagação de mau cheiro pelo avião. Como a tripulação não foi capaz de resolver o problema, a aeronave foi obrigada a regressar ao aeroporto de Heathrow quando já sobrevoava Bruxelas, apenas 30 minutos depois de levantar voo.
Um dos passageiros contou ao «Daily Mail» que foi o comandante do avião a fazer o anúncio: «Disse que havia um cheiro insuportável no avião por causa de fezes líquidas». O regresso a Londres foi justificado por razões de saúde e de segurança.
Em terra, os passageiros queixam-se dos procedimentos da companhia. O voo seguinte estava previsto levantar três horas depois do incidente, mas a descolagem só aconteceu 15 horas mais tarde. «Pode esperar-se uma situação destas numa companhia normal, mas não na British Airways».
Um representante da companhia britânica pediu desculpa aos clientes e garantiu que foram fornecidos alojamento e vales de refeição a todos os passageiros.
No Brasil, as jornadas de trabalho dos pilotos e copilotos têm produzido queixas. E eles próprios decidiram registrar o motivo.
A conversa entre piloto e copiloto mostra que essa é uma hora difícil.
Piloto. Agora são 6h01 da manhã. Já estamos acordados aí há mais de 5 horas. O dia amanhecendo fica cada vez mais difícil se manter acordado.
Para mostrar uma rotina que classificam como cada fez mais cansativa piloto e copiloto registraram alguns de seus piores momentos.
Piloto. 1h10 da manhã agora. Segunda noite sem um sono decente.
A sequência de dias voando de madrugada é a principal queixa. “2h55 da manhã. Após menos de duas horas de sono, estou esperando o ônibus para prosseguir para Guarulhos”, informa um piloto.
Sono, fadiga e a imensa responsabilidade de transportar dezenas, centenas de vidas.
Piloto. Nesse momento estamos em descida e aproximação pro nosso destino. Bate um certo desespero porque o sono está incontrolável.
Esse perigo escondido nas cabines é considerado fator de risco para acidentes. Desde 2011 os órgãos máximos da aviação mundial recomendam que as empresas aéreas façam o chamado gerenciamento de risco e fadiga, mas no Brasil ainda não há norma, nem lei para isso.
A lei aqui é de 1984, época em que quase não se voava de madrugada. Mas só nos últimos 12 anos o número de passageiros saltou de 36 milhões para 105 milhões. Pousos e decolagens acontecem nas 24 horas do dia. Enquanto grandes empresas do mundo respeitam a limitação de duas madrugadas de voo para uma de sono, aqui tivemos acesso a escalas de três, quatro, até cinco noites sem dormir.
“Quanto maior o número de noites trabalhadas, principalmente de noites consecutivas trabalhadas, maior o risco de a pessoa adormecer durante o trabalho”, aponta Frida Marina Fischer, prof. Fac. Saúde Pública – USP.
Por isso o Sindicato dos Aeronautas reivindica mudanças. Quer a aprovação de lei que está no Congresso pedindo limitação de duas madrugadas seguidas e um número maior de folgas.
“Eu diria que hoje o risco é controlado, mas de curto a médio espaço de tempo, se nada for feito, em relação as nossas escalas, a aviação pode estar em risco, a segurança pode ser afetada e os passageiros também”, avalia Adriano Castanho, pres. Sind. dos Aeronautas.
O representante das empresas diz que um acordo sobre a jornada de trabalho deve ser firmado no Tribunal Superior do Trabalho até meados do ano, mas nega que a aviação brasileira esteja em risco.
“Esse debate, que está aberto agora, está muito mais vinculado à qualidade de vida da nossa tripulação, que é uma demanda correta. A aviação brasileira é segura. Extremamente segura”, garante Eduardo Sanovicz, pres. Ass. Bras. Empresas Aéreas.
Gol viagens
Encontre notícias sobre bem-estar,educação,esportes,tecnologia,entretenimento,turismo,mulher,beleza,culinária,serviços,viagens,compras,cursos e muito mais!
O final do ano está cada vez mais próximo e final do ano para muitas pessoas sempre é...
Voo barato mexico
Aeroporto Cidade do México - Benito Juarez
O Aeroporto Internacional da Cidade do México - Benito Juárez. denominado segundo um dos maiores...
Passagens aereas promocionais azul
A Azul está vendendo passagens aéreas em promoção por apenas R. Essa tarifa é válida apenas para a passagem aérea de...
Passagem para salvador de aviaoTabela de Conteúdos:1 - Traslado de Salvador a Morro de São Paulo Via Aérea1.1 - Sobre as pistas de aterrissagem em ... Saber mais...
Voos para a suiçain Suíça 31 ViewsVOOS PARA A SUÍÇA E AEROPORTOSA Suíça mantém ligações aéreas regulares com quase todas as capitais da Europa. O aeroporto mais ... Saber mais...
Passagens aereas em contaOs governos de Equador e Chile determinaram nesta sexta-feira (11 de março de 2010) a saída de moradores de áreas costeiras que ... Saber mais...
Testimonials
“Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”