D ecolar

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jonathan bispo

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/07/2009 - 12:09h

Galera, sei que na internet está cheio de dicas para isso mas eu não estou conseguind usá-las.

Preciso simplesmente copiar uma parte do texto no vim para a área de transferência, mas não consigo.

Já tentei usar registradores diversos como, por exemplo, "ay para copiar para registrador a. O problema é que preciso copiar para a área de transferência pois preciso utilizar esse texto em outros aplicativos, e não no mesmo arquivo do qual estou copiando.

Já tentei também usar o registrador +, "+y para copiar, e "+p para colar.

Também não funciona.

Desde já agradeço a ajuda.

Source: http://www.vivaolinux.com.br/topico/VIM/Copiar-e-colar-texto-no-vim


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D ecolar

O drama do insucesso escolar й relativamente recente. Й a partir dos anos sessenta que encontramos as suas primeiras manifestaзхes. Foi entгo que se comeзou a exigir que as escolas, por razхes econуmicas e igualitбrias, encontrassem formas de garantir o sucesso escolar de todos os seus alunos. O que era atribuнdo atй entгo ao foro individual, tornou-se subitamente um problema insuportбvel sob o ponto de vista social. A preguiзa, a falta de capacidade ou interesse, deixaram de ser aceites como explicaзгo para o abandono todos os anos de milhares e milhares de crianзas e jovens do sistema educativo.

A culpa do insucesso escolar dos alunos passou a ser assumida como um fracasso de toda a comunidade escolar. O sistema nгo fora a capaz de os motivar, reter, fazer com que tivessem кxito. O desafio tornou-se tremendo, jб que todos os casos individuais se transformaram em problemas sociais.

A escola secundбria era a menos preparada para a mudanзa. Durante sйculos assumira como sua vocaзгo hierarquizar os alunos de acordo com o seu rendimento escolar, seleccionando os mais aptos e excluindo os que nгo fossem capazes de acompanhar as exigкncias que ela mesma impunha. A sua nova missгo era agora igualizar todos no sucesso educativo, garantindo 0% de negativas. Este era o novo padrгo que permitia aferir o sucesso de cada escola.

Й em grande parte por esta razгo que hoje principal problema educativo й o de identificar as manifestaзхes e as causas do insucesso escolar. A listagem destas nгo pбra de aumentar а medida que prosseguem os estudos.

Manifestaзхes

As manifestaзхes de insucesso escolar sгo mъltiplas, mas trкs delas sгo particularmente referidas pela possibilidade que oferecem de se poder medir a prуpria eficбcia do sistema educativo:

-Abandono da escola antes do fim do ensino obrigatуrio;

- As reprovaзхes sucessivas que dгo lugar a grandes desnнveis entre a idade cronolуgica do aluno e o nнvel escolar; Os nнveis de fracasso que podem ser totais (em todas as disciplinas ou quase) ou parciais (numa ou duas disciplinas).

- A passagem dos alunos para tipos de ensino menos exigentes, que conduzem a aprendizagens profissionais imediatas, mas os afasta do ingresso no ensino superior.

Esta listagem, recolhida em Luнsa Morgado, poderia ser indefinidamente prosseguida, mas nгo й esse agora o nosso objectivo.

Causas

Й na listagem das causas onde aparecem naturalmente as maiores controversas, o que se compreende jб que a sua prуpria realizaзгo pressupхe que se identifiquem tambйm os seus responsбveis. Neste ponto ninguйm se acha inteiramente culpado, o que em certo sentido й mesmo verdade. A grande dificuldade destas anбlises, como veremos, reside na impossibilidade de se isolar as causas que sгo determinantes em todo o processo.

Apresenta-se de seguida algumas causas arrumadas em funзгo dos seus agentes, deixando uma interpretaзгo mais detalhada para outra altura.

Alunos

- Falta de vocaзгo. Uma das causas mais frequentes para o desinteresse, desmotivaзгo e indisciplina dos alunos estб opзхes de um dado curso. Quando confrontos com o manifesto insucesso escolar no mesmo, muitos sгo os que insistem em prosseguir na mesma бrea vocacional pelos mais variados motivos (amigos, fuga a disciplinas consideradas difнceis, etc).

-Atrasos do desenvolvimento cognitivo. As escalas psicomйtricas de inteligкncia tem sido apontadas como um bom indicador para identificar estas causas individuais de insucesso escolar. O problema й que a grande maioria dos alunos que falham nos resultados escolares, tкm um desenvolvimento normal. Hб que nгo abusar desta explicaзгo…

-A instabilidade caracterнstica na adolescкncia, consta entre as muitas causas individuais do insucesso. Esta conduz muitas vezes o aluno a rejeitar a escola, a desinvestir no estudo das matйrias, e frequentemente а indisciplina.

- Estilos de vida. Dificuldade em compatibilizar as exigкncias escolares, com as mais diversas solicitaзхes ( saнdas nocturnas frequentes, jogos de computador absorventes, desportos, etc), provocando hбbitos pouco regrados de vida. O aluno passa a encarar as actividades escolares como pouco estimulantes, trabalhosas e rotineiras.

- Paнs autoritбrios, conflitos familiares, divуrcios litigiosos, fazem parte de um extenso rol de causas que podem levar a que o aluno se sinta rejeitado, e comece a desinteressar-se pelo seu percurso escolar, adoptando um comportamento indisciplinado.

-O ciъme e a vinganзa dos paнs contribuem tambйm para fazer estragos nos resultados escolares do alunos. Muitas vezes com medo que os filhos lhes deixem de manifestar afecto, trocando-os pela escola ou os professores, adoptam atitudes que contribuem para os afastar dos estudos. Outras vezes, fazem-no para se vingarem de nгo lhes terem sido proporcionado tambйm na infвncia as mesmas oportunidades.

-A origem social dos alunos tem sido a causa mais usada para justificar os piores resultados, sobretudo quando sгo obtidos por alunos originбrios de famнlias de baixos recursos econуmicos, onde aliбs se encontra a maior percentagem de insucessos escolares. Os sociуlogos construнram a partir desta relaзгo causa-efeito uma verdadeira panуplia determinantes sociais que permitem explicar quase tudo:

a) Nas famнlias desfavorecidas, por exemplo, os paнs tendem a ser mais autoritбrios, desenvolvendo nos filhos normas rнgidas de obediкncia sem discussгo. Ora, quando estes chegam б adolescкncia revelam-se pior preparados para enfrentarem as crises de identidade-identificaзгo, na afirmaзгo da sua independкncia. A sua instabilidade emocional torna-se mais profunda, traduzindo a ausкncia de modelos e valores estбveis, levando-os a desinvestir na escola;

b) Os alunos oriundos destas famнlias raramente sгo motivados pelos pais para prosseguirem os seus estudos; pelo contrбrio, ao mais pequeno insucesso, estes colocam logo a questгo da saнda da escola, o que explica as mais elevadas taxas de abandono por parte destes alunos;

c) A linguagem que estes alunos sгo obrigados a utilizar nos nнveis mais elevados de ensino, sendo cada vez mais afastada da que utilizavam no seu meio familiar, aumenta-lhes progressivamente as suas dificuldades de compreensгo e integraзгo, levando-os a desinteressarem-se pela escola. Para prosseguirem nos estudos sгo obrigados a renunciarem а linguagem utilizada no seio familiar.

d) Os valores culturais destas famнlias sгo, segundo alguns sociуlogos, opostos aos que a escola propхe e supхe (mйrito individual, espнrito de competiзгo, etc). Perante este confronto de valores, os alunos que sгo oriundos destas famнlias estгo por isso pior preparados para os partilharem. O resultado й nгo se identificarem com a escola. Nesta linha de ideias, Holligshead, afirmou que os mais desfavorecidos norteam-se por objectivos a curto prazo (o presente), o que estaria em contradiзгo com os objectivos visados pela educaзгo (a longo prazo). Esta diferenзa de objectivos (e valores) acaba por os conduzir a um menor investimento escolar.

- A demissгo dos paнs da educaзгo dos filhos, й hoje uma das causas mais referidas. Envolvidos por inъmeros solicitaзхes quotidianos, muitas vezes nem tempo tem para si prуprios, quanto mais para dedicarem а educaзгo dos filhos. Quando se dirigem аs mesmas, raramente й para colaborarem, quase colocam-se na atitude de meros compradores de serviзos, exigindo eficiкncia e poucos incуmodos na sua prestaзгo.

- Mйtodos de ensino, recursos didбcticos, tйcnicas de comunicaзгo inadequadas аs caracterнsticas da turma ou de cada aluno, fazem parte igualmente de um vasto leque de causas que podem conduzir a uma deficiente relaзгo pedagуgica e influкncia negativamente os resultados.

- A gestгo da disciplina na sala de aula, й outro factor que condiciona bastante o rendimento escolar dos alunos. Mas estamos longe de poder afirmar que uma aula completamente disciplinada, seja aquela onde o insucesso escolar desapareзa.

- Os professores no inнcio do ano criam expectativas positivas ou negativas sobre os alunos que acabam por influenciar o seu desempenho escolar. Embora nгo sejam os professores a inventar os bons e os maus alunos, as investigaзхes de Rosenthal e Jacobson, demonstraram que os preconceitos destes sгo muitas vezes inconscientes, prejudicando muitas vezes os alunos sem que os professores se apercebam. Uma coisa parece certa, os alunos baixamente expectados sгo mais prejudicados do que sгo favorecidos os altamente expectados. Ora, acontece que os alunos de estatuto sуcio-cultural mais baixo sгo os mais negativamente considerados, tornando-se as principais vнtimas das expectativas negativas ou baixas. Os alunos mais baixamente expectados sгo em geral mais mal tratados pelos professores .

- Existe na cabeзa da maioria dos professores, um padrгo de avaliaзгo que tende a coincidir com uma curva normal. Assim, na avaliaзгo que produzem, partem em geral do pressuposto que apenas alguns sгo bons, a maioria sгo mйdios, e proporcionalmente ao nъmero dos primeiros, existem uns quantos que sгo mesmo maus e tem que ser eliminados.

- A avaliaзгo, conforme demonstram inъmeros estudos nunca й absoluta, pelo contrбrio varia em funзгo de uma multiplicidade de factores. As modas pedagуgicas, o contexto escolar, os mйtodos de avaliaзгo, as disciplinas, os professores, os critйrios utilizados, o modo como estes sгo interpretados, etc. Em resumo: a avaliaзгo dб tambйm um forte contributo para o insucesso escolar.

- A dificuldade dos professores em lidarem com fenуmenos de transferкncia, conduz por vezes a situaзхes com graves reflexos no aproveitamento dos alunos. O docente ao ser identificado com o pai (mгe) que o aluno se deseja afastar, torna-se no alvo contra o qual o aluno dirige toda a sua agressividade, gerando deste modo permanentes conflitos na sala de aula, conduzindo-o ao insucesso.

- А crescente feminizaзгo do ensino sгo igualmente atribuнdas culpas pelo insucesso. As professoras, conforme apontam alguns estudos, parecem ter uma maior preferкncia pela raparigas, o que poderб explicar o melhor aproveitamento destas face ao conseguido pelos rapazes, os mais penalizados.

Escolas

A organizaзгo escolar pode contribuir de diferentes formas para o insucesso dos alunos. Frequentemente esquece-se esta dimensгo do problema, vejamos algumas casos tнpicos.

- O estilo de lideranзa do director, presidente do conselho executivo, etc. A questгo nгo й displicente, nem mesmo nas nossas escolas burocratizadas e muito dependentes do Ministйrio. Todos conhecemos directores ou presidentes que quase sempre conviveram com excelentes resultados nas escolas por onde passaram, e outros que parecem atrair problemas ou maus resultados colectivos.

- Expectativas baixas dos professores e dos alunos em relaзгo а escola. Nas escolas onde isto acontece os resultados tenderгo a confirmar o que todos afinal estгo а espera.

- Clima de irresponsabilidade e de falta de trabalho. Os exemplos abundam para que esta afirmaзгo careзa de grandes justificaзхes.

- Objectivos nгo Partilhados. Se sу alguns conhecem os objectivos prosseguidos pela escola, ninguйm se pode identificar com ela. Nгo tarda que alguns se sintam como corpos estranhos, contribuindo para a sua desagregaзгo enquanto organizaзгo, provocando a desmotivaзгo generalizada.

- Falta de Avaliaзгo. Ninguйm sabe o que anda a fazer, numa organizaзгo que sistematicamente nгo avalia os seus resultados em funзгo dos objectivos que definiu, e muito menos se nгo procura identificar as causas do seus problemas. O clima de irresponsabilidade nгo tarda a instalar-se e com ele o maus resultados.

- A deficiente orientaзгo vocacional que muitos alunos revelam no ensino pуs-obrigatуrio, й agravada pela ausкncia nas escolas de serviзos de informaзгo e orientaзгo adequados. Quem pode negar a pertinкncia desta causa?

- O elevado nъmero de alunos por escola e turma, tendem igualmente nгo apenas a provocar o aumento dos conflitos, mas sobretudo a diminuir o rendimento individual.

- A organizaзгo de turmas demasiado heterogйneas, nгo apenas dificulta a gestгo da aula pelo professor, mas tambйm a sua coesгo do grupo, traduzindo-se no incremento de conflitos internos. Tudo somado, temos mais uma causa para o insucesso.

- O clima escolar, isto й, a qualidade do meio interno que se vive numa organizaзгo, й consensual que influкncia bastante o comportamento dos seus membros contribuindo para o seu sucesso ou fracasso. O problema й que o clima escolar resulta de uma enorme variedade de factores, sobretudo dos que sгo de natureza imaterial como as atitudes, esperanзas, valores, preconceitos dos professores e alunos, o tipo de gestгo etc, e nгo tanto do ambiente fнsico (instalaзхes, localizaзгo da escola, etc). O problema й identificar quais sгo as causas determinantes para um mau clima escolar. Uma coisa coisa й certa, os alunos que trabalham num bom clima tendem a obter melhores resultados que os restantes.

- A cultura organizacional, sucedвnea no plano teуrico do conceito de clima escolar, tem obviamente a sua cota parte no insucesso escolar. O problema й que desde os anos 60 que nгo param de se identificar novos tipos de culturas escolares.

No inнcio apenas se diferenciou as culturas das escolas urbanas(antigas) e das suburbanas (recentes). Concluiu-se entгo que nas primeiras a questгo da disciplina sobrepunha-se а preocupaзгo com os resultados. As relaзхes professor-aluno eram marcadas pela dureza, formalismo, etc. Nas segundas, talvez porque as instalaзхes sгo mais recentes, e o corpo docente mais novo, respirava-se um certo ar de descontracзгo, o que conduzia a que os resultados escolares fossem postos em primeiro lugar face aos problemas disciplinares.

A partir deste modelo, comeзaram a ser construнdos outros, entendidos como mais adequados para explicarem a diversidade das realidades escolares. Hoje temos modelos para todos as perspectivas ideolуgicas. Centrado nas escolas portuguesas, Rui Gomes, identificou, por exemplo, quatro grandes modelos culturais:

a) Na Escola Cнvica, onde tudo estб subordinado aos diplomas oficiais, nгo hб lugar para as diferenзas individuais, muito menos para a inovaзгo pedagуgica, o que conta sгo os regulamentos, as ordens dimanadas do Estado. Nesta escola, os que podem ter кxito sгo os mais obedientes, dуceis, ou seja, os que continuamente se anulam a si mesmos, na sua individualidade e nas suas aspiraзхes.

b) Na Escola Domйstica, o estatuto de cada um depende da sua posiзгo numa hierarquia definida por uma rede de dependкncias pessoais. Os laзos pessoais, a importвncia relativa do grupo de pertenзa, a antiguidade no territуrio, estes sгo os ъnicos dados que contam para se ter кxito ou nгo.

c) Na Escola Industrial e de Mercado levam-se a sйrio os grandes desafios da actual sociedade, privilegiando-se valores como "competкncia", "especializaзгo" e "capacidade de inovaзгo". Estamos perante uma escola tecnocrбtica, apostada em responder de forma adequada аs crescentes exigкncias do mercado. Os menos aptos, ou os que possuem ritmos de aprendizagem mais lentos sгo naturalmente sacrificados em nome das exigкncias impostas pela competitividade.

d) A Escola Narcнsica estб sobretudo interessada na imagem de si a partir do reflexo que produz nos outros. Trata-se de uma escola construнda a partir da produзгo de uma imagem de marca ("fachada"), onde tudo й feito em funзгo deste objectivo mobilizador. Os resultados concretos do ensino sгo claramente subalternizados, por um discurso retуrico de auto-satisfaзгo.

Em todas as culturas, uns sгo beneficiados, outros sгo conduzidos para o fracasso.

Currнculos

- Desfasamentos no currнculo escolar dos alunos. Os alunos ingressam em novos ciclos, sem que possuam os prй-requisitos necessбrios. Nгo hб documento sobre a avaliaзгo curricular que nгo tenha uma referкncia crнtica esta questгo.

- Currнculos demasiado extensos que nгo permitem que os professores utilizem metodologias activas, onde os alunos tenham o lugar central. A necessidade de cumprir os programas inviabiliza a adopзгo de estratйgias mais activas, mas sobretudo retira tempo ao professor para ultrapassar as dificuldades individuais de aprendizagem que constata nos alunos.

- Desarticulaзгo dos programas. Esta situaзгo faz, por exemplo, com que os alunos repitam os mesmos conteъdos, de modo diverso e incoerente ao longo dos anos e das disciplinas, levando-os a desinteressarem-se pelas matйrias, e a sentirem-se confusos. O rosбrio de queixas й conhecido.

- As elevadas cargas horбrias semanais ocupadas pelos alunos em actividades lectivas, mais tradicionais, sгo desde hб muito consideradas excessivas. Os alunos tem pouco tempo para outras actividades de afirmaзгo da sua individualidade, desenvolvimento de hбbitos de convivкncia, participaзгo em acзхes colectivas em prol da comunidade, etc.,etc. O resultado й sentirem-se num escola-prisгo, sem qualquer relaзгo com os seus interesses.

Sistema Educativo

- Neste nнvel as causas apontadas sгo igualmente inъmeras, a comeзar pela pouco diversidade das ofertas formativas nos nнveis terminais do sistema, em particular no secundбrio. Outras vezes, quando existem, estгo desarticuladas, por exemplo, das necessidades do mercado de trabalho. O resultado final acaba por ser o seguinte: ainda que o aluno tenha tido кxito no seu percurso escolar, por desajustamento de competкncias estб depois voltado ao fracasso, na sua transiзгo para a vida activa.

- A elevada centralizaзгo do sistema de educativo, nгo apenas torna a capacidade de resposta (adaptaзгo) muito lenta, como fomenta a irresponsabilidade ou a burocracia, ao nнvel local (as escolas).

Sociedade

Ninguйm tem dъvidas em concordar que a actual sociedade assenta num conjunto de valores que desencorajam o estudo e promovem o insucesso escolar. Diversгo, Individualismo e Consumismo, trкs valores essenciais na sociedade actual, sгo em tudo opostos ao que a escola significa: atitudes reflectida, procura incessante do saber e de valores perenes. etc.

Conclusгo

Perante o quadro anterior quem se arrisca a retirar algumas conclusхes. Ou a apontar "remediaзхes". Й o que faremos em breve.

Source: http://educar.no.sapo.pt/Insucesso.htm

19.04.2024

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