Linhas aereas brasileiras

Linhas aereas brasileiras

A Z U L L I N H A S A Й R E A S B R A S I L E I R A S S. A.

T R I P L I N H A S A Й R E A S S. A.

Azul - Linhas Aйreas Brasileiras S.A.

Frota (29.08.2014) - 140 aeronaves ativas: Airbus A-330.243 - 272 lugares (02); ERJ-195AR - 120 lugares (55); ERJ-190AR - 106 lugares (07); ERJ-190LR - 106 lugares (15); ERJ-175LR - 86 lugares (01); ATR-72-600 - 68 lugares (35); ATR-72.500 - 68 lugares (14); ATR-42.513 - 46 lugares (03); e ATR-42.500 - 46 lugares (06) e Pilatus PC-12/45 - "para transporte de peзas & manutenзгo " (02). Total de lugares disponнveis e simultвneos: 13.308 (acrйscimo de 85,14% em relaзгo a 22.05.2013 quando possuнa, disponнveis, 7.188 lugares disponнveis simultвneos.). Aeronaves encomendadas: 04 Airbus A-330.243, 05 Airbus A350-941 (para entrega a partir de 2017), 02 ERJ-195AR e 02 ATR-72.600.

Frota (22.05.2013): ERJ-195AR - 120 lugares (42); ERJ-190AR - 106 lugares (07); ERJ-190LR - 106 lugares (03); e ART-72-600 - 68 lugares (16). Total de lugares disponнveis simultвneos: 7.188 (acrйscimo de 17,99% em relaзгo a 09.12.2012 quando possuнa, disponнveis, 6.092 lugares disponнveis simultвneos. Em 14.04.2012 possuнa, disponнveis, 5.476 lugares simultвneos). Aeronaves encomendadas: 05 ERJ-195 e 01 ATR-72-600.

Passageiros transportados em 2013:

Passageiros transportados em 2012 (mercado domйstico): 10.125.643 (Azul) + 5.683.858 (Trip) = 15.809,501 (Grupo Azul Trip, formado em 2012)

Passageiros transportados em 2011:

Histуria - A promoзгo “Vocк Escolhe” foi lanзada em Marзo de 2008 com a intenзгo de escolher o nome da mais nova empresa aйrea do paнs. Contou com mais de 108 mil cadastros e 157.528 votos, quando foram escolhidas 10 sugestхes de nome. A disputa ficou entre Samba (ligeiramente mais votado) e Azul. Ao final, o grupo de executivos liderado por David Neeleman escolheu Azul – Linhas Aйreas Brasileiras S.A.

A competiзгo foi tгo acirrada entre as opзхes Azul e Samba que a empresa decidiu premiar com um passe vitalнcio tanto o internauta que enviou pela primeira vez o nome “Azul”, quanto o que primeiro sugeriu “Samba”. Vitor Buzzone Varejгo (Azul) e Joгo Souza Dias Garcia (Samba) viajarгo de graзa, com um acompanhante, pelo resto de suas vidas, nos jatos da Azul. Alйm desses dois grandes vencedores, outros 2.000 internautas tambйm foram premiados.

Assim foi selado o nome dessa nova companhia aйrea brasileira. Oito meses mais tarde um aviгo da Azul Linhas Aйreas Brasileiras S.A. sobrevoou, na tarde do dia 05.11.2008, a sede da empresa em Alphaville, Sгo Paulo, comemorando o fato de ser a primeira aeronave da empresa pronta para comeзar a voar. O procedimento, realizado por volta das 14h10, foi autorizado pelo Centro de Controle do DECEA (Departamento de Controle do Espaзo Aйreo).

A aeronave Embraer 190, prefixo PR-AZL, comandada pelo diretor de operaзхes da empresa, Бlvaro Neto, decolou de Gaviгo Peixoto, interior de Sгo Paulo, onde fica a a fбbrica, аs 13h36, com destino a Campinas, Aeroporto de Viracopos, onde pousou аs 14h35.

Em 12 de novembro de 2008 a Agкncia Nacional de Aviaзгo Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Homologaзгo de Empresa de Transporte Aйreo (CHETA) para a Azul e esta iniciou suas operaзхes em 15 de dezembro do mesmo ano. As duas primeiras rotas da companhia, com sede em Campinas (Aeroporto de Viracopos), foram Campinas-Salvador e Campinas-Porto Alegre (ida e volta). O inнcio das vendas de passagens esteve sujeito a aprovaзгo dos "horбrios de trвnsito" aйreo (HOTRAN).

Embraer ERJ-195AR, prefixo PR-AYW, - entregue para a Azul em setembro de 2011 - aqui fotografado no Aeroporto de Brasнlia, em 23 de dezembro de 2012 (Foto/Crйdito: Fernando Toscano, Portal Brasil).

No dia 27 de novembro, a empresa assinou um contrato de conteъdo total, de longo prazo, com a Sabre Travel Network, com o objetivo de oferecer alcance global e otimizar seus recursos de distribuiзгo por meio da disponibilizaзгo das tarifas e do inventбrio aos viajantes, аs corporaзхes e аs agкncias Sabre de todo o mundo, atravйs do Sistema de Distribuiзгo Global (SDG).

Entre 02 e 05 de dezembro de 2008 a empresa promoveu uma sйrie de roadshows por oito cidades brasileiras (Brasнlia, Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro, Vitуria, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre). Em cada um dos destinos, os agentes de viagem participaram de um sobrevoo de 45 minutos, em conjunto com representantes da diretoria da empresa. No voo, todos conheceram o serviзo de bordo, os uniformes e os diferenciais da companhia aйrea, como poltronas em couro ecolуgico, dispostas dois a dois, e o espaзo interno.

O primeiro aviгo, novo, recebido diretamente da fбbrica, Embraer, modelo 195, foi entregue dia 11 de dezembro de 2008. No seu primeiro dia de operaзгo a companhia obteve a taxa mйdia de ocupaзгo de 62%. Na rota Campinas-Salvador embarcaram 90 passageiros e no retorno, 59. Na rota Campinas-Porto Alegre, 51 embarcaram e 64 retornaram. Foram utilizadas aeronaves ERJ-190AR, arrendadas, com capacidade para 106 lugares (26 fileiras com 4 poltronas e a ъltima com 2 poltronas). Com esses nъmeros, a empresa superou a taxa necessбria para cobrir os custos de operaзгo. No final de dezembro de 2008 haviam oito frequкncias diбrias para Salvador e dez para Porto Alegre.

O jato escolhido para equipar a frota, o Embraer 195, nгo й apenas o mais confortбvel ou o mais avanзado aviгo da categoria. Na configuraзгo escolhida pela Azul й uma das mais seguras aeronaves em operaзгo em todo o mundo. Cada um deles serб equipado com dois dispositivos modernнssimos, os HUD – Head Up Displays – que permitirгo um significativo aumento na seguranзa operacional. Eles funcionam projetando informaзхes fundamentais sobre os vidros adiante dos pilotos. Desta forma, eles podem trabalhar com mais seguranзa, sobretudo em condiзхes de baixa visibilidade. A Azul serб a ъnica no mundo a operar com HUDs duplos, para ambos os pilotos, em 100% da frota.

Atй 31 de dezembro de 2008 a empresa jб contava com 900 funcionбrios (chamados tripulantes, independentemente se de terra ou de ar) e cinco aeronaves (02 ERJ-190 arrendados e 03 ERJ-195 novos, vindos diretamente da Embraer). O programa de fidelizaзгo da empresa se chama "Tudo Azul" onde para cada passagem acima de R$ 100,00 haverб um bфnus de 5%. A partir de R$ 25,00 acumulados o passageiro jб pode pedir a bonificaзгo ao adquirir novos bilhetes. Em 11.10.2009 a companhia jб operava 12 aeronaves (07 ERJ-190 para 106 passageiros e 05 ERJ-195 para 120 passageiros e aguardava a entrega de mais dois ERJ-190 atй o final daquele ano), voando para 14 cidades.

A partir de 14 de janeiro de 2009 duas novas rotas se integraram а companhia (Campinas-Curitiba e Campinas-Vitуria, ida e volta). A Azul contabilizou 200 milhхes de dуlares para comeзar a operar no Brasil. Desta forma tornou-se a companhia mais capitalizada (em sua fundaзгo) da histуria da aviaзгo mundial. Foram encomendadas 42 aeronaves e outras 36 em opзгo de compra, todas da Embraer. O valor total do negуcio chegou a US$ 3 bilhхes. Ainda em virtude de acelerar sua entrada no mercado brasileiro, a Azul arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, utilizadas para treinamento e aperfeiзoamento de pilotos e comissбrios de bordo.

O planejamento de frota da companhia prevк a entrega de novas aeronaves ao longo de cinco anos, chegando a 78 ao final de 2013. Em 18 de fevereiro de 2009 a Azul Linhas Aйreas Brasileiras S.A. informou ao mercado que contratou a BR Aviation para ser a fornecedora exclusiva de combustнveis por trкs anos. O acordo foi assinado apуs um perнodo de negociaзхes, iniciado em marзo de 2008, e previa o fornecimento de querosene de aviaзгo (JET A-1), alйm de prestaзхes de serviзo, tais como destanqueio de aeronaves e operaзгo de painйis. Tambйm disponibilizou, desde aquela йpoca, o seu web check-in (check-in de passageiros pela internet).

Proprietбrio - David Neeleman (brasileiro, nascido em Sгo Paulo e ex-presidente do Conselho de Administraзгo da JetBlue).

Presidente - Pedro Janot (ex-diretor do Grupo Pгo de Aзъcar)

Vice-Presidente - Miguel Dau (ex-diretor da VARIG e ex-presidente da Flex; comandante de aeronaves)

Vice-Presidente de Marketing - Trey Urbahn

Diretor de Marketing - Gianfranco Beting (ex-diretor da GOL)

Diretor de Operaзхes - Бlvaro Neto

Diretor de Planejamento e Alianзas - Marcelo Bento

Diretor de Tecnologia - Paulo Nascimento.

A Azul fechou 2008 (um mкs de operaзхes) com cinco aeronaves voando (03 ERJ-195AR e 02 ERJ-190AR), realizando 236 voos em 408 horas e 272.020 km voados а uma velocidade mйdia de 667 km/h; 231.751 passageiros transportados e 40.801 toneladas-quilфmetro de carga transportada. Em 2009 a Azul foi a empresa aйrea brasileira que mais cresceu proporcionalmente, recebendo oito novas aeronaves da EMBRAER, totalizando 13 aviхes (08 ERJ-190AR e 05 ERJ-195AR) e tendo mais duas ERJ-190LR encomendadas. Alйm disso assumiu, naquele ano, a 4Є posiзгo no mercado brasileiro de passageiros atrбs da TAM, GOL/VARIG e Webjet.

Embraer ERJ-190-100GW 190AR, prefixo PR-AZL, fotografado no Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre, em 25 de julho de 2010 (Foto/Crйdito: Fernando Toscano, Portal Brasil).

Em 2011 a empresa possuнa com 4.500 funcionбrios (3.500 em 2010), 15 milhхes de passageiros transportados (6 milhхes em 2010), 350 voos diбrios (210 em 2010), 49 aeronaves (26 em 2010) voando para 42 destinos diferentes (28 em 2010) e participaзгo de mercado prуxima a 10% (7,48% em 2010). A expansгo й nнtida; os voos, com serviзo de bordo diferenciado, a maioria das aeronaves com telas individuais (com filmes, clipes e informaзхes sobre os voos) e poltronas em couro. Em 2011, a companhia recebeu os seguintes prкmios: “Melhor Empresa Aйrea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e pela revista Aviгo Revue; “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York e “Melhor companhia aйrea low-cost da Amйrica Latina”, pela Skytrax World Airline Awards. Atualmente jб й a terceira principal companhia aйrea brasileira em volume de passageiros transportados apenas atrбs da TAM e GOL e а frente da Varig, Webjet, Trip e Avianca.

De janeiro a abril de 2012 a Azul jб havia recebido mais 05 ERJ-195AR e 01 ATR-72-600, todos novos, 0 km, acrescentando mais 668 lugares simultвneos а sua frota. A Azul servia a 49 municнpios diferentes, uma frota nova e moderna e 3 фnibus prуprios alйm de dezenas de alugados, com alguns "mimos" aos seus clientes tais como rede "Wi Fi" e bebidas - denominados "Фnibus Azul" e que fazem o percurso entre Campinas (sede da companhia) e interior de Sгo Paulo (alйm da Capital Paulista).

A Azul pretendia ter voando 42 aeronaves atй o final de 2012, mas o seu destino diria que essa previsгo, jб bastante otimista, era insuficiente. A Azul fechou novembro/12 com 44 aeronaves a jato, todos fabricados pela Embraer, e mais 14 ATR-72-600, turbohйlices de alto rendimento, alйm de mais sete aeronaves com encomendas confirmadas. Em Brasнlia, uma das cidades mais estratйgicas das companhia, a Azul assumiu o "terminal 2" quase que na totalidade, trazendo agilidade e comodidade aos seus passageiros. A Azul recebeu no ano de 2012, atй o mкs de novembro, 01 ERJ-195AR e 08 ATR-72-600.

No ano de 2012 foi anunciada a fusгo com a TRIP e passou a ser controlada pela holding denominada "Azul Trip S.A." que tem em David Neeleman como o seu presidente do Conselho de Administraзгo. O acordo foi assinado entre Neeleman, o presidente do Conselho de Administraзгo da TRIP, Renan Chieppe, e o presidente-executivo da TRIP, Josй Mбrio Caprioli. No anъncio Neeleman ressaltou: "Estamos muito felizes ao anunciar nossa fusгo. Tenho grande admiraзгo pela Trip, nossas culturas sгo muito parecidas. A nova empresa operarб somente voos nacionais e terб uma frota de 112 aeronaves, das quais 62 serгo de Azul e 50 da Trip. As duas ainda esperam aumentar o total de aviхes para 120 neste ano. Juntas, as duas companhias cobrirгo 316 rotas a 96 cidades brasileiras e operarгo 837 voos diбrios, equivalentes a 29% do total do paнs".

No momento da fusгo, a Azul tinha 10,2% de market share e a Trip 4,16%; juntas, portanto, quase 15% do mercado aйreo brasileiro. A Trip tinha, como uma de suas acionistas, a companhia aйrea norte-america Skywest (20% do capital). O Conselho Administrativo de Defesa Econфmica (CADE) e a Agкncia Nacional de Aviaзгo Civil (ANAC) aprovaram a negociaзгo.

Os anos de 2013 e 2014 foram de grandes mudanзas. A empresa (Azul + TRIP) fechou 2013 com 9.848 funcionбrios, 876 voos diбrios, atendimento a 103 municнpios e participaзгo de mercado de 17%. Й a empresa aйrea mais capitalizada de todo o mundo. Outro destaque foi a parceria com a companhia portuguesa TAP que pode emitir bilhetes para todos os voos da Azul desde a Europa e abertura de 06 (seis) novas lojas prуprias. Em marзo de 2014 a companhia recebeu certificaзгo para colocar em operaзгo o seu 4є simulador de voo. Em abril de 2014 a empresa fechou uma parceria com a companhia norte-americana UNITED para acumular pontos e milhas nos programas das duas companhias (TudoAzul e MileagePlus). Em 27 de junho de 2014 a AZUL recebeu a sua segunda aeronave destinada exclusivamente para transporte de peзas, tйcnicos de manutenзгo e tripulaзгo de voo. Trata-se de um monomotor modelo Pilatus PC-12 (canadense), com capacidade para atй nove assentos e um grande compartimento de cargas. A nova aeronave se juntou a outro equipamento idкntico jб utilizado pela companhia – juntos, os dois aviхes reduzirгo o nъmero de cancelamentos de voos da companhia em atй 40%, alйm de garantir economia de combustнvel em traslados de manutenзгo. No dia 15 de julho de 2014, na Feira Internacional de Farnborough, a AZUL assinou carta de intenзхes com a brasileira EMBRAER para adquirir 50 novos jatos E195-E2, sendo 30 firmes e 20 opзхes, num valor estimado de US$ 3,1 bilhхes. Nesse evento a AZUL foi eleita pela quarta vez consecutiva como a melhor empresa de low-cost da Amйrica do Sul pela Skytrax World Airline Awards. A empresa recebeu no inнcio do 2є semestre de 2014 os dois primeiros Airbus A-300 sйrie 200 para voos internacionais. A ideia й voar, inicialmente, para Fort Lauderdale/Miami (partidas de Campinas а noite) e Orlando (pela manhг), partir de 01 e 15 de dezembro de 2014 (o pedido foi protocolizado na ANAC dia 12.08.2014). A companhia tambйm firmou contrato para aquisiзгo de cinco novнssimos Airbus A-350 sйrie 900XWB (315 lugares em sua versгo padrгo e que deverб obter seu certificado em setembro de 2014), com recebimento a partir de 2017, para voos entre o Brasil e Europa, iniciando por Londres.

A histуria de David Neeleman - Nascido em Sгo Paulo David Neeleman й filho de americanos e morou no Brasil, atй completar 05 anos de idade, quando retornou para Salt Lake City, nos Estados Unidos, com a sua famнlia. Comeзou a sua vida profissional vendendo pacotes turнsticos para o Havaн, entre seus colegas de faculdade, e, devido ao sucesso experimentado, logo foi convidado para trabalhar na Morris Travel - uma agкncia de viagens em Salt Lake. Pouco depois passou a operar aeronaves fundando sua primeira companhia aйrea, a Morris Air – comprada pela Southwest na sequкncia. Ainda nesta йpoca Neeleman e sua equipe implantaram, pela primeira vez, o sistema de E-Tkts, uma idйia revolucionбria para a aviaзгo.

David implementou a Live TV (empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo especialmente desenhado para aviхes) e teve participaзгo direta na Open Skies (uma companhia voltada para a administraзгo de receita, recursos e reservas com base na internet). No Canadб, comeзou a desenvolver e aplicar suas ideias inovadoras na WestJet. Em questгo de anos, transformou a companhia em mais um caso de notбvel sucesso: hoje a Westjet й a segunda maior empresa aйrea do Canadб. Em 1999 apresentou sua mais genial criaзгo: a criaзгo de um sistema de baixo custo para aviaзгo, da qual se destacou a JetBlue empresa por ele comandada - eleita, desde 2001, e por diversos anos, como a “Melhor Companhia Aйrea em Vфos Domйsticos” dos Estados Unidos. David Neeleman prometeu usar de toda a sua experiкncia e paixгo pelo setor para fundamentar uma empresa aйrea brasileira de classe internacional, criando entгo a Azul Linhas Aйreas Brasileiras.

No dia 22 de janeiro de 2010 foi anunciado que o Texas Pacific Group (TPG), gestor norte-americano de fundos da ordem de US$ 45 bilhхes, comprou 10% da Azul. Atй aquela data a Azul jб havia investido US$ 235 milhхes desde o seu lanзamento. O TPG nгo injetou dinheiro novo na empresa. A negociaзгo foi fechada com dois fundos de investimento que venderam suas participaзхes para o gestor americano. Alйm da Azul, o TPG tem investimentos em empresas como a Continental Airlines e a Ryanair. David Neeleman anunciou, nos Estados Unidos, que a Azul transportou em seu primeiro ano de atividades 2,2 milhхes de passageiros. De acordo com o executivo a Azul й a primeira companhia aйrea do mundo a alcanзar essa marca em seu primeiro ano de atividades.

Central de atendimento: 4033.1118 (Capitais e Regiхes Metropolitanas) e 0800.887.1118 (Demais cidades) / SAC 0884.4040

Trip Linhas Aйreas S.A.

"Frota absorvida pela Azul"

Frota (22.05.2013): ERJ-190LR - 106 lugares (12); ERJ-175LR - 86 lugares (04); ATR-72-600 - 68 lugares (10); ATR-72-500 - 68 lugares (14); ATR-42-500 - 47 lugares (09); e ATR-42-300 - 45 lugares (01). Total de lugares disponнveis simultвneos: 3.716 (decrйscimo de 13,82% em relaзгo a 09.12.2012 quando possuнa, disponнveis, 4.312 assentos simultвneos).

Histуria - Com sede na cidade de Campinas, estado de Sгo Paulo, foi fundada pelo Grupo Caprioli, em 24 de marзo de 1998. Hoje, seus controladores sгo o Grupo Caprioli e o Grupo Бguia Branca, de Cariacica (ES). O nome TRIP, originalmente, vem de "Transportes Regionais do Interior Paulista". Suas primeiras aeronaves foram 2 Embraer 120 (Brasнlia), com capacidade para 30 passageiros, oriundos da TOTAL Linhas Aйreas. A companhia encontrou seu sucesso operando a rota Natal - Fernando de Noronha - Recife.

ATR-72-500, fabricado pela Aerospatiale / Alenia, fabricado em 2009 e entregue para a companhia em 09.02.20120, fotografado no Aeroporto de Brasнlia, em 23 de dezembro de 2012 (Foto/Crйdito: Fernando Toscano, Portal Brasil).

Em 1999 chegou o primeiro ATR-42-300, fazendo com que um dos Embraer 120 fosse deslocado para Campinas, onde a companhia mantinha alguns voos. No ano de 2003 chegaram mais aeronaves ATR-42-300, aumentando as operaзхes da empresa em Campinas. Em 2004 mais dois aviхes foram agregados а frota. Em 2005 a companhia assumiu a rede de rotas da Rico Linhas Aйreas, no Amazonas, expandido a sua malha. Em 2006 introduziu o primeiro ATR-72-200 na rota de Fernando de Noronha. Em 2007 chegaram mais 2 ATR-42-300 e 1 ATR-72-202. No mesmo perнodo, o Grupo Бguia Branca, que havia comprado 50% da companhia, adquiriu tambйm a Total Linhas Aйreas, de Belo Horizonte. Com esta aquisiзгo foram incorporados 6 ATR-42 e 2 ATR-72, e feita uma encomenda de 12 ATR-72-500 junto а fбbrica. Em 2008 a TRIP recebeu seu primeiro ATR-72-500, que foi o primeiro aviгo novo recebido pela empresa. Iniciou as operaзхes no estado da Bahia, expandindo o nъmero de destinos, anunciou a encomenda dos jatos EMBRAER 175 e vendeu 20% do seu capital para a Norte Americana SkyWest Airlines, a maior empresa regional do mundo. No ano de 2009 a companhia ultrapassou a marca dos 70 destinos operados e recebeu, em junho, seus primeiros jatos EMBRAER 175. Em 2010 iniciou operaзхes no estado do Acre, com rotas para a capital, Rio Branco, e o segundo municнpio mais importante do estado, Cruzeiro do Sul (pela baixa procura dos voos em Cruzeiro do Sul, a TRIP, deixa de operar na cidade, em Maio de 2011). O Grupo Caprioli vendeu suas empresas de фnibus, em 2010, aumentando, assim, o capital a ser investido na TRIP. Em 2011, a TRIP atingiu a marca de mais de 80 destinos e recebe suas primeiras aeronaves com mais de 100 assentos, os EMBRAER 190.

No ano de 2012 foi anunciada a fusгo com a AZUL que serб controlada pela holding denominada "Azul Trip S.A." e tem em David Neeleman (AZUL) como o seu presidente do Conselho de Administraзгo. O acordo foi assinado entre Neeleman, o presidente do Conselho de Administraзгo da TRIP, Renan Chieppe, e o presidente-executivo da TRIP, Josй Mбrio Caprioli. No anъncio Neeleman ressaltou: "Estamos muito felizes ao anunciar nossa fusгo. Tenho grande admiraзгo pela Trip, nossas culturas sгo muito parecidas. A nova empresa operarб somente voos nacionais e terб uma frota de 112 aeronaves, das quais 62 serгo de Azul e 50 da Trip. As duas ainda esperam aumentar o total de aviхes para 120 neste ano. Juntas, as duas companhias cobrirгo 316 rotas a 96 cidades brasileiras e operarгo 837 voos diбrios, equivalentes a 29% do total do paнs".

No momento da fusгo, a Azul tinha 10,2% de market share e a Trip 4,16%; juntas, portanto, tкm quase 15% do mercado aйreo brasileiro.

Quando da Fusгo a TRIP era considerada a maior empresa aйrea regional da Amйrica Latina, com 59 aeronaves e atendendo diretamente a 93 destinos diferentes sendo 30 deles com exclusividade. O seus "hubs" sгo em Belo Horizonte, Cuiabб, Curitiba, Sгo Paulo (Guarulhos), Manaus e Rio de Janeiro. Apуs a aprovaзгo pelo CADE / ANAC as operaзхes com a Azul se tornarгo apenas uma. Hoje as vendas de passagens da TRIP jб sгo efetuadas pelo site da AZUL e as aeronaves incorporadas.

Central de atendimento: 4033.1118 (Capitais e Regiхes Metropolitanas) e 0800.887.1118 (Demais cidades) / SAC 0884.4040

Source: http://www.portalbrasil.net/aviacao_azul.htm

21.09.2020

New

31 2015 mar

Voo para frança

Voo para frança Adquira voos para França hoje mesmo! Reserve já seus voos para França com a SWISS Air Lines. A França reúne o melhor da Europa...

02 2015 abr

Viagens internacionais baratas

Viagens internacionais baratas comentários Planejar o tipo de viagem que se irá fazer antes de escolher o destino – é o que recomendam especialistas a quem...

21 2014 feb

Agencia de viagem em nova iguaçu

Agencia de viagem em nova iguaçu Description: An application error occurred on the server. The current custom...

Popular on-line

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 ... Saber mais...

As melhores ofertas de voos baratos de todas as companhias aéreas e também low cost estão aqui

Actualmente para qualquer potencial viajante, passou a existir uma possibilidade de adquirir passagens aéreas para qualquer ... Saber mais...

Qual é a diferença entre a classe turística e classe executiva?

Hoje em dia podemos encontrar bilhetes acessíveis  praticamente em qualquer companhia aérea do mundo. Por exemplo: ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros