Medo de viajar

Medo de viajar

Por mais que os dados revelem o quanto as viagens aéreas são seguras nos dias de hoje, principalmente em comparação com as de carro, para milhões de pessoas embarcar é um verdadeiro suplício. Para enfrentar esse problema é preciso, antes de mais nada, aprender a diferenciar medo de fobia. O primeiro causa desconforto, mas geralmente não impede a viagem. Porém, às vezes pode evoluir para a fobia, que está entre os transtornos de ansiedade. Nesse caso, diversos fatores como genética, traumas psicológicos, traços de personalidade e formação sociocultural agem em conjunto. Pessoas com o distúrbio costumam entrar em desespero. Uma alternativa para superar o temor, principalmente quando causado por trauma, é a psicoterapia. “Por meio do aprendizado de extinção, que estabelece novas respostas saudáveis para o estímulo que causava o medo, é possível organizar a cognição do paciente com experiências gradativas de enfrentamento daquilo que tanto assusta”, afirma o psicólogo Julio Peres, pós-doutor em neurociências pela Universidade da Pensilvânia. Segundo ele, é possível tomar algumas atitudes que ajudam a controlar o desconforto na hora de embarcar:

- Resgatar a coragem: é útil lembrar-se de vitórias e conquistas anteriores, nas mais variadas áreas da vida. Tais memórias costumam mobilizar associações positivas e, pelo menos momentaneamente, facilitar o fortalecimento da autoimagem.

- Exposição suave e contínua: para isso, a pessoa pode recorrer à técnica de dessensibilização, que consiste em enfrentar o medo aos poucos. Quem sofre com a possibilidade de colocar os pés num avião e só viaja sob efeito de calmantes pode, primeiro, se propor visitar o aeroporto, depois realizar voos curtos, sem usar tranqüilizantes, e depois ir, gradativamente, se expondo a voos mais longos.

Source: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/medo_de_viajar_de_aviao.html


*****

Medo de viajar

O MEDO DE VIAJAR SOZINHO É O RECEIO QUE MAIS IMPEDE PESSOAS DE REALIZAR O SONHO DE VIAJAR O MUNDO. Uma pena, pois viajar o mundo sozinho pode ser uma das experiências mais incríveis da sua vida. E essa deveria ser a última coisa a te impedir de viver essa aventura.

Uma vez conheci uma menina de 33 anos que sonhava muito em fazer uma longa viagem pelo mundo, mas ela disse que estava esperando encontrar o grande amor da vida dela para então realizar a viagem porque tinha medo de viajar sozinha. Daí eu perguntei: “você já pensou que talvez esse grande amor não queira fazer a viagem. Daí você vai esperar, esperar, esperar e talvez nunca realizar o seu sonho!”. Ela falou: “é verdade!”. Então falei: “porque então você não realiza o seu sonho já e talvez encontre o seu grande amor pelo mundo. Talvez ele esteja esperando você em algum lugar bem longe daqui. Viajar sozinha é bem mais fácil do que você pensa e não quer dizer que essa deva ser uma aventura solitária.”

Eu já tinha falado sobre as vantagens e desvantagens de viajar sozinho ou acompanhado. Ambas experiências têm pontos positivos e negativos, como quase tudo na vida. Mas como muitas pessoas ainda me falam sobre esse medo resolvi escrever um post mais detalhado. Ah, e para uma leitura mais aprofundada vasculhe todos os links que eu coloco nesse post, pois eles falam de temas relacionados que vão te dar mais segurança.

POR QUE VOCÊ NÃO DEVERIA TER MEDO DE VIAJAR SOZINHO?

POIS É MUITO FÁCIL CONHECER PESSOAS NA ESTRADA – quando estamos viajando o mundo nossa personalidade parece mudar um pouco e ficamos muito mais abertos do que na vida normal. Nos sentimos menos tímidos, ficamos mais comunicativos, fazemos amizades com mais facilidade, nos sentimos mais interessados pelos outros e ainda somados ao fato de que nos sentimos menos estressados e temos mais tempo. Por isso dedicamos muito tempo na interação com outras pessoas. No caso de pessoas que viajam sozinhas isso é ainda mais forte, por uma necessidade de ter que conhecer ouras pessoas para não ficar sozinho. Você vai conhecer tanta gente pelo caminho que as vezes vai até se sentir feliz por poder ficar sozinho.

POIS NA VERDADE VOCÊ SÓ FICA SOZINHO SE VOCÊ QUISER – justamente por essa abertura maior que temos para conhecer pessoas é muito comum viajantes se unirem durante a viagem. Durante nossa viagem pelo mundo eu e meu marido nos juntamos diversas vezes a outros viajantes. Uma vez com um casal, com duas amigas, com um cara sozinho, com uma menina sozinha e muito mais. Mas entre viajantes solo isso acontece ainda mais e mesmo que não seja para seguir viagem, eles se unem para jantar fora, para cozinhar juntos, para passear e etc. Existem grandes chances de você passar a maior parte da sua viagem acompanhado, é só querer.

Alguns dos viajantes que se juntaram a nós e fizeram parte da nossa aventura.

POIS EXPERIÊNCIA SÓ SE PEGA COM A PRÁTICA – eu entendo que você tenha medo principalmente por pensar que em alguns países pode ser muito complicado. Mas o que você tem é muito medo do desconhecido. Nessa você vai ter que confiar em mim e em muitos outros viajantes do mundo. Viajar o mundo é de fato muito mais fácil. Não deixe o seu medo do desconhecido controlar o seu desejo. Você tem medo agora, mas depois que fizer vai pensar: “ai como eu fui besta de ficar com medo de viajar sozinho”. Pense em coisas que você um dia já teve medo na sua vida e depois de realizar viu como era bem mais fácil. Sacou a sensação? É tudo uma questão de prática.

POIS O MUNDO É BEM MAIS SEGURO DO QUE VOCÊ PENSA – mais uma vez o problema é o medo do desconhecido. Não tire conclusões pelo que você vê na TV, o mundo é bem mais seguro do que você imagina. Os perigos em uma viagem servem para todos, seja sozinho ou acompanhado, o que vale é o bom senso para evitar situações de risco. Não deixe de ver todas as nossas dicas de segurança .

A maior vantagem de superar esse medo:

Se você tem muito medo de viajar sozinho é exatamente esse ponto da sua zona de conforto que você precisa trabalhar. Desafiar esse medo vai te trazer inúmeros aprendizados e te provar que você é capaz de muito mais do que você imagina. Essa é uma sensação maravilhosa. Com certeza essa experiência vai ser transformadora e no final você vai entender que viajar sozinho foi a melhor coisa que você podia fazer.

Acredite no seu potencial, não deixe o desconhecido te travar, tire o melhor da sua experiência e não desista dos seus sonhos. Viajar sozinho potencializa a sua capacidade de interação com o mundo. Vai que dá.

Você já viu a história do Bruno Teixeira. Ele viajou sozinho e encontrou o amor pelo mundo. E a história do Argos Caruso. Ele viajou 3 anos de bicicleta sozinho.

Mas aí você vai dizer: “ah, eles fizeram isso porque são homens, é mais fácil.” Você está muito enganado. Em breve vamos lançar um vídeo de uma menina que viajou sozinha por países que você jamais colocaria o seu pezinho. E vamos lançar também um post com as melhores dicas pra quem quer viajar o mundo sozinho. Fique conectado.

Conta aí pra gente nos comentários porque você tem medo de viajar sozinho. Compartilhe seus pensamentos e deixa a gente te ajudar a mudar de idéia. Vamos usar as opiniões para elaborar mais esse assunto.

Source: http://projetoviravolta.com/por-que-voce-nao-deveria-ter-medo-de-viajar-o-mundo-sozinho/


*****

Medo de viajar

Melhor resposta:   Olá Danniel, por que você descarta um tratamento com terapia? Amigo, se está difícil para você melhorar sozinho, com o auxílio de um psicoterapeuta você pode começar a trilha que vai te fazer sair dessa situação. Não sei se você já fez, existem várias linhas de terapia, mas existe pelo menos uma, com certeza, que você vai se dar bem, vai gostar e vai te ajudar a não ter mais medo.

Não sei porque você descarta terapia, se é constrangimento de conversar cara-a-cara com um profissional ou financeiro, mas se não consegue sozinho, você terá que buscar ajuda. Seja um faminto na busca de sua saúde mental. Se tiver condições financeiras boas, busque uma terapia ao qual se identifique.

Você é um ser humano inteligente, não pode deixar ser controlado por coisas irracionais. Se um leão estivesse em sua frente um medo seria natural, "o medo de perder a vida", mas um medo que não impõe risco à vida é sinal de uma mente mal administrada, escrava de fatores que não deveriam dominar sua mente.

Não sei se já te recomendei, mas se já, recomendo de novo; compre o livro "O Código da Inteligência". Você encontrará muita informação que vai se identificar contigo e pode 'até' te ajudar a sair sozinho, dependendo da força de vontade que você adquirir.

Porém reafirmo, se tiver condições financeiras boas, para pagar uma psicoteriapia, você não deve descartar de jeito nenhum, nem por medo nenhum. Um ser humano não pode deixar-se ser vencido por medos que não representam grandes perigos ou riscos.

Vai em busca rapaz, coragem.

Fonte(s): Júnior

josejr · 5 anos atrás

Source: http://br.answers.yahoo.com/question/index%3Fqid%3D20100208061005AAyteIg


*****

Medo de viajar

Ágora em grego significa “praça”. A psicologia absorveu esse termo para representar lugares abertos - situações comuns onde as pessoas que sofrem de agorafobia se sentem desprotegidam, vulneráveis e desamparadas.

Agorafobia é um transtorno de ansiedade muito comum nos quadros de se síndrome do pânico e refere-se ao medo de andar nas ruas, dificuldade de sair sozinho de casa, dificuldade de ir a certos lugares como mercados ou cinema pois sente forte apreensão dificil de compreender e muitas vezes surge a necessidade de ter alguém ao lado para lhe dar segurança.

O agorafóbico sente ansiedade de estar em locais ou situações em que a saída seja difícil, como por exemplo, multidões,  um supermercado muito grande ou um local onde o auxilio possa não estar disponível - mesmo que não haja previsão de necessitar este auxilio.

Os medos da Agorafobia mais comuns são:

  • Estar longe de casa ou de pessoas que dêem segurança
  • Andar de carro, ônibus, trem, metrô ou avião
  • Locais fechados e lotados como cinema, supermercados, restaurantes, etc.
  • Situações nas quais a saída seja difícil como congestionamentos, estádios, ocupar o banco de trás de um carro, etc.
  • Fila de banco
  • Túneis, passarelas, pontes
  • Elevadores
  • Viajar
  • Ruas cheias
  • Feiras.
  • Etc.

Na agorafobia e na síndrome de pânico, a pessoa sente “medo de ter medo”. A ansiedade de sair de casa e ter uma crise a impede de se expor a situações fora de casa, por isso o comportamento mais comum na agorafobia é a evitação, a esquiva, a fuga de situações fora de sua zona de conforto – normalmente sua casa.

Durante a crise a pessoa pode chegar a ter a sensação de que está enlouquecendo, o que a faz  evitar certos lugares, por exemplo, não vai mais ao cinema pois tem medo de passar mal, não sai de carro, não entra em supermercado, não entra em banco. Tudo isso devido a agorafobia sofrida em uma situação anterior e associada ao pânico.

Cada um tem sua lista de lugares que a faz passar mal. Tive um paciente que não entrava em túneis, outro não andava de metrô. O que defie qual será o local, ou os locais que serão evitados são as experiências anteriores ou idéias pré-concebidas no que se refere a estes lugares.

O desamparo é a sensação de que precisará de ajuda mas não conseguirá. A pessoa sente que vai precisar de algum apoio, algum recurso mas esse apoio não vai aparecer. Isso dá pavor. Tem gente que sente que precisa ter alguém por perto, por isso muitas pessoas não saem mais sozinhas, ou até nem saem mais de casa. Outros precisam saber que terão atendimento médico por perto, precisa de se certificar que tem algum hospital por perto. Já atendi um caso onde o rapaz precisava identificar o hospital mais próximo a cada quilometro por onde ele dirigia, sabia até que não iria precisar usar o tal hospital, mas fazia isso, e fazia escondido, pois tinha vergonha de sentir assim pois tinha medo de que os outros pudessem achar que estava ficando louco, então arranja desculpas esfarrapadas para evitar essas situações. Não vai pra praia porque (mente que. ) tem que trabalhar, não vai para o cinema porque não está a fim de ver aquele filme. Tudo mentira. Ele está apavorado. Tem outras pessoas que não procuram hospital, mas a casa de pessoas conhecidas. Só andam em locais onde sabe que podem pedir ajuda para alguém, não saem dessa rota. Tem outros que não se afastam da sua própria casa, andam só no quarteirão, e quanto mais se afastam, mais passam mal.

Situações comuns de desconforto na agorafobia:

Source: http://www.marisapsicologa.com.br/agorafobia.html

24.09.2020

New

31 2015 mar

Voos mais baratos do mundo

Voos mais baratos do mundo A Lufthansa está a divulgar uma promoção de última hora em que anuncia voos para todo o mundo...

02 2015 abr

Voos para viena

Voos para viena 27.05.2011 A TAP tem nova rota europeia, agora com voos directos entre Lisboa e Viena (Áustria). A...

21 2014 feb

Essencial em Recife

Procurar passagens aéreas Guararapes Intl (REC): 6 km desde o centro da cidade Voos para Recife: informações práticas Passagens aéreas para Recife Recife é a capital do estado de Pernambuco...

Popular on-line

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os ... Saber mais...

Comprar voos

Comprar voosTransfer e EstacionamentoCampanha de PublicidadeComo posso pagar os meus voos?A Ryanair aceita PayPal, cartões American Express, cartões de crédito ... Saber mais...

Sonho com viagem de avião

Sonho com viagem de aviãoSonhar que você perde algo pode significar que você realmente perdi algo que você ainda não ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros