Nordeste linhas aereas

Nordeste linhas aereas

Em novembro de 1975 o governo brasileiro resolveu criar o SITAR (Sistema Integrado de Transporte Aйreo Brasileiros) para atender melhor as pequenas cidades no interior do paнs. Foram criadas entгo vбrias companhias regionais, cada uma atendendo uma regiгo do paнs. A Nordeste Linhas Aйreas foi criada pela TransBrasil e pelo governo da Bahia e ficou responsбvel pelos estados do Piauн, Cearб, Rio Grande do Norte, Paraнba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Alйm disso a companhia tambйm podia voar para parte do Maranhгo, Minas Gerais e Espнrito Santo e para Rio de Janeiro, Sгo Paulo e Brasнlia.

A primeira aeronave chegou em 8 de junho de 1976, um EMB-110 e a companhia ainda iria receber mais trкs. Pouco tempo depois a TransBrasil saiu da sociedade.

Em 1984 a frota era composta de oito EMB-110 e atendia mais de vinte cidades. Em 1986 a companhia sofreu intervenзгo federal e arrendou trкs DC-3 da Taf e um FH227 da Taba para realizar voos do correio.

Em 1988 a Nordeste possuнa treze EMB-110 e em 1990 o governo baiano jб nгo tinha nenhuma aзгo da companhia.

Em novembro de 1992 chegaram os dois primeiros EMB-120 .

Em 10 de janeiro de 1995 a Nordeste foi comprada pela Rio Sul. que fazia parte do grupo Varig. A partir daн a frota da companhia foi reestruturada e foi iniciada uma grande expansгo. Novas aeronaves foram recebidas: dois Boeing 737-500. quatro EMB-120 e dois Fokker 50 .

Em 1997 a companhia passou a voar tambйm para a regiгo norte do Brasil e ocupou o lugar da Taba na regiгo. Nessa altura a companhia contava com mais de trinta destinos e dez aeronaves. E nesse ano a Rio Sul comeзou a receber os jatos ERJ-145 para substituir os Fokker 50. Com isso os F-50 foram passados para a Nordeste.

Em 1999 a companhia comeзou a operar trкs ERJ-145 que eram da Rio Sul. porйm eles nunca foram pintados nas cores da empresa. Os ERJ-145 substituнram os Fokker 50 .

Em 2000 a companhia estava no seu auge, recebeu o primeiro Boeing 737-300 e passou a atender mais de quarenta cidades no Brasil. A frota da companhia chegava a 17 aeronaves e transportou mais de um milhгo de passageiros.

Em 2001 a Nordeste foi pioneira em apresentar propagandas nas fuselagens das aeronaves. A idйia foi trazida dos Estados Unidos e as primeiras empresas a utilizarem o serviзo foram a Gazeta Mercantil e a BR Aviation.

Mas enquanto a Nordeste estava se expandindo, a Varig (sua empresa mгe), estava mergulhada em uma crise financeira. Em setembro de 2002 as operaзхes da Nordeste foram absorvidas pela Varig numa tentativa de melhorar a saъde financeira do grupo.

Em 2003 a Nordeste jб estava totalmente absorvida pela Varig. porйm a sua pintura ficou estampada nas aeronaves atй a falкncia da Varig em 2006.

Em junho de 2006 a Varig foi leiloada e se dividiu em duas empresas: a "nova Varig" e a "velha Varig". A nova ficou conhecida como VRG Linhas Aйreas e a velha adotou o nome "Nordeste Linhas Aйreas", o mesmo da antiga subsidiбria da Varig. A Nordeste Linhas Aйreas ficou com toda a divida da empresa e em recuperaзгo judicial.

Em 2008 a companhia recebeu um Boeing 737-300 da Gol e retomou as operaзхes com voos fretados e voos operados para a Gol. Desde entгo a empresa adotou o nome de Flex Linhas Aйreas. O novo nome foi escolhido pelo acionistas e entre os candidatos estavam o prуprio nome Nordeste, Rio Sul e Cruzeiro. Entretanto a Flex nгo teve muito tempo de vida e logo encerrou as operaзхes, colocando um ponto final na histуria da Nordeste Linhas Aйreas e do Grupo Varig .

Evoluзгo da empresa:

Source: http://www.aviacaocomercial.net/nordeste.htm


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Nordeste linhas aereas

Com a criação do SITAR, as regiões do país foram mapeadas para cada companhia aérea que fizesse parte deste programa cuja sigla significava Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional. Coube ao Governo da Bahia, associado à Transbrasil e a VOTEC a criação da NORDESTE LINHAS AÉREAS. A frota inicial eram coloridos Bandeirantes oriundos da TRANSBRASIL, assim a companhia iniciou operações em 8 Junho de 1976. Logo no primeiro ano de operação amargou um acidente, o que lamentavelmente seria uma constante em sua história.

EMB 110 Bandeirante

A companhia adentrou os anos 80 com problemas e mais problemas, a própria baixa densidade de tráfego no Nordeste na época, acidentes com os EMB110, brigas de acionistas, intervenção federal, negativa de aquisição de aeronaves maiores, uma década perdida literalmente. No final dos anos 80, o Grupo Coelho (atualmente forte na TV baiana, com a ARATU, que fica justamente na antiga sede da Nordeste) havia adquirido as partes da Votec e Transbrasil e junto ao o Governo da Bahia tocava a empresa, e deu certo enquanto o governador baiano era o Nilo Coelho, cujo sobrenome deixava clara a ligação com o grupo. A empresa chegou aos anos 90 com mais de dez EMB110, um grupo qualificado de mecânicos, hangar em Salvador e hangar de apoio em Recife e Belo Horizonte.

Em 1992 a companhia inovou largamente em Janeiro ao introduzir um Fokker 50, PH-JXK, arrendado da Fokker e encomendou imediatamente 3 aeronaves do tipo. A rota Salvador – Ilhéus – Porto Seguro – Rio de Janeiro – São Paulo foi a eleita para o equipamento, mas a empresa tinha baixa presença de mercado, não desenvolveu uma política comercial para saltar de uma frota de média de 16 assentos para aeronaves de 50 assentos e o avião não vingou.

Fokker 50 Nordeste

Ao final de 1992 chegou o primeiro EMB120, PT-SRF, o qual deu uma nova cara e um novo fôlego a empresa. Neste período a companhia passou a se chamar NLA, em uma tentativa de mudança de marca.

Com a expansão verticalizada da TAM que havia comprado a VOTEC e a transformado em BR CENTRAL com presença maciça no sudeste e centro-oeste até alcançar o Norte, a RIO-SUL precisava marcar presença e costurou uma negociação sigilosa com o Governo da Bahia e o Grupo Coelho, sem que um soubesse do outro lado negociado, o que deu certo e a empresa foi para a gestão RIO-SUL a partir de 1995.

Com o know-how da regional carioca, filiada a VARIG, a Nordeste retirou seus EMB110, deu condições de vôo para os EMB120 parados, incorporou FOKKER 50, BOEING 737-500, cresceu e apareceu e passou a servir a região com excelentes horários e serviços.

Boeing 737-500 Nordeste pintura antiga

Voei muito pela Nordeste em 2001/2002, inclusive foi nela que fiz meu primeiro jump calço-a-calço no PT-MNE. Ainda nesta época a companhia adotou sua fuselagem como outdoor e teve anúncios da GAZETA MERCANTIL e BR AVIATION estampados acima das janelas. A empresa passava por uma fase extremamente criativa, de ótimos anúncios, atendimento de solo e a bordo acima da média, quando em Setembro de 2002 a Nordeste foi absorvida pela VARIG numa tentativa de salvar a companhia mãe, e que sabemos que não deu certo e coube ainda a Nordeste assumir todo o passivo da VARIG, tornando-se a agora extinta FLEX.

Morria assim em 2006 uma regional que muito desenvolveu a região Nordeste e norte de Minas.

Source: http://www.avioesemusicas.com/nordeste-linhas-aereas-historia.html


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Embraer EMB-120 "Brasнlia"

O primeiro Embraer EMB-120 chegou na Rio Sul em fevereiro de 1988. O EMB-120 foi escolhido para ser o substituto do EMB-110 e oferecia diversas vantagens em relaзгo ao EMB-110 como maior capacidade de passageiros, maior alcance, maior velocidade e cabine pressurizada. O EMB-120 era capaz de voar na mesma altitude dos jatos, resultando em voos com menos turbulкncia e economia de combustнvel.

Velocidade de cruzeiro: 500 km/h

Altitude de Cruzeiro: 9 mil metros

Passageiros: 30

Em maio de 1982 a Rio Sul recebeu os seus dois primeiros Fokker F-27 da versгo Mk200. O terceiro chegou em abril e o quarto em setembro. Com o F-27-200, a Rio Sul pode aumentar a oferta de assentos nas rotas de maior demanda e deixar os EMB-110 livres para fazerem novas rotas. Com o sucesso do Fokker, a Rio Sul encomendou novas unidades, dessa vez do modelo Mk500 - maiores do que os Mk200. O primeiro F-27-500 chegou em janeiro de 1985. No ano seguinte chegaram mais duas unidades.

Peso mбximo de decolagem: 19 toneladas

Motores: 2x Rolls Royce Dark Mk528-7 / Rolls Royce Dark 7 Mk536-7

Capacidade de combustнvel: 3 mil litros / 5 mil litros

Velocidade de cruzeiro: 430 km/h

Altitude de cruzeiro: 7 mil metros

Alcance: 2000 km / 1300 km

Passageiros: 40 / 52

Em 1992 entraram em operaзгo os modernos turbo-hйlice Fokker F-50. Tambйm chegaram os primeiros jatos da Rio Sul, os Boeing 737-500. Os B737 trouxeram um novo nнvel de conforto para os passageiros da Rio Sul. A aeronave era configurada com apenas 108 assentos, se tornando a aeronave mais espaзosa do mercado. Com os novos Fokker 50 e B737-500, a Rio Sul expandiu a sua malha para outras regiхes do Brasil como Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia.

Com a compra da Nordeste Linhas Aйreas, em 1995, a Rio Sul passou a ser uma das maiores regionais do mundo com uma frota de mais de 30 aeronaves.

A Nordeste Linhas Aйreas foi criada por iniciativa da Transbrasil e do governo da Bahia. A empresa foi fundada em novembro de 1975 com objetivo de operar voos regionais nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraнba, Rio Grande do Norte, Cearб e Piauн e parte do Maranhгo, Minas Gerais, Espнrito Santo, Rio de Janeiro e Sгo Paulo, alйm da cidade de Brasнlia. A primeira aeronave foi o Embraer EMB-110. A Nordeste sofreu uma grande transformaзгo em 1995, quando foi comprada pela Rio Sul, subsidiaria da VARIG. A frota da empresa foi renovada com modernas aeronaves EMB-120 e Fokker F-50 e os jato Boeing 737-500. Sob o comando da Rio Sul, a Nordeste ampliou a sua malha para todo o Brasil e passou a atender mais de trinta cidades.

Com o espнrito pioneiro da empresa-mгe VARIG, em agosto de 1997, a Rio Sul se torna a primeira companhia do Hemisfйrio Sul a operar um jato fabricado no paнs e uma das primeiras do mundo a operar o novo jato da Embraer ERJ-145. Nessa altura, a Rio Sul e Nordeste possuнam quase 50 aeronaves que atendia mais de 60 destinos no Brasil, incluindo a Ponte Aйrea Rio – Sгo Paulo, operado em conjunto com a VARIG.

Em 1998 a Rio Sul e a Nordeste apresentaram a sua nova identidade visual, se alinhando com a VARIG.

Source: http://www.varig-airlines.com/pt/riosul.htm

01.10.2020

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