A capital da Suíça é repleta de tradições seculares e talento moderno. Da catedral gótica do século 15, Catedral de Berna (Berner Münster), que levou mais de 460 anos para ser concluída, ao comércio da rua principal e a moda atual, Berna é o segredo mais bem guardado do viajante. Não deixe de visitar a histórica Cidade Velha. com a torre do relógio Zytglogge. A cidade velha, construída no século 15, é hoje considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
O Glacial Express é um lendário ferroviário entre as cidades de St. Morits e Zermatt na Suiça. Deste 1930, trens a vapor são conduzidos pelo percurso panorâmico sobre montanhas e vales dos Alpes Suíços. Desde 1993, carros luxuosos de primeira classe fazem a travessia alpina no Glacial Express uma experiência espetacular. Durante o percurso de 07:30 horas você passará por nada menos de 291 pontes, 91 túneis e o Oberalp Pass a 2033 m de altitude.
Segundo um estudo feito pela revista “The Economist” — e apelidado de “Loteria da Vida” –, o país europeu de apenas 8 milhões de habitantes é o melhor lugar para nascer neste ano, levando em conta 11 indicadores socioeconômicos, como nível de alfabetização da população, expectativa de vida, PIB (Produto Interno Bruto), respeito aos direitos humanos e custo de vida. O Brasil ocupa a 37ª posição.
De acordo com a pesquisa, a Nigéria seria o pior lugar onde uma pessoa poderia vir ao mundo em 2013. Os Estados Unidos, que lideravam o ranking em estudo similar feito em 1988, agora dividem a 16ª posição com a Alemanha.
Atrás da Suíça, que subiu 12 posições desde o último levantamento, está a Austrália em segundo lugar, seguida por Noruega, Suécia, Dinamarca, Cingapura, Nova Zelândia, Holanda, Canadá e Hong Kong.
Países com pequenas economias dominam as dez primeiras posições ranking, e metade deles são europeus. Apenas um faz parte da zona do euro, a Holanda, que ocupa o oitavo lugar.
Assolados por grave crise econômica, a Espanha está em 28º lugar, Portugal em 30º e a Grécia em 34º.
A “Economist” afirmou que o estudo é “sério” e que cada vez mais o local de nascimento terá um peso maior no futuro dos indivíduos. “A pesquisa tenta avaliar quais países oferecem as melhores oportunidades para uma vida próspera e saudável nos anos que virão.”
Expert em viagens de luxo e roteiros em destinos nem tão usuais, Teresa Perez lança nesta terça (20.09) o The Traveller Guide Suíça, no lounge do Shopping Iguatemi. O guia traz uma seleção dos 15 melhores destinos no país, de Zurique a Lugano. À Vogue, Teresa conta quais são os programas mais imperdíveis na região, que incluem um trem com paradas em fábricas de chocolate e a Clinique La Prairie:
Bahnhofstrasse. elegante rua de Zurique, reúne sofisticadas lojas de roupas, joias e relógios – entre elas, Rolex e Patek Philippe, célebres marcas suíças. Já em Genebra, a dica é dar uma passada na Rue du Rhône, que abriga algumas das boutiques mais luxuosas do país.
Lucerna tem restaurantes incríveis. Não deixe de ir ao Old Swiss House. casa de quase 150 anos especializada na culinária suíça; ao Jasper. na orla do Lago Genebra, e ao Opus, às margens do Rio Reuss, ambos especializados na cozinha mediterrânea. Já em Genebra, o passeio é pela rota dos vinhos. Na região conhecida como Lavaux, a corniche (terreno íngreme), à beira do Lago Genebra, é perfeita para os vinhedos, onde crescem uvas pinot noir e chasselas.
Em Montreux, passe alguns dias relaxando na Clinique La Prairie. Há 80 anos, o spa é famoso pela medicina preventiva e holística. Em Crans-Montana, nos alpes, a sugestão é hospedar-se no Guarda Golf. com suítes decoradas ao estilo alpino com toques contemporâneos, e desfrutar tratamentos do spa, que oferece cosméticos exclusivos da linha Beauty, da Clínica Ivo Pitanguy.
De Montreux a Gruyère. o Trem do Chocolate leva por passeios por fábricas da iguaria e de queijo. Em 1875, Daniel Peter teve a ideia de adicionar leite condensado – inventado por seu vizinho Henri Nestlé – ao chocolate, em Vevey, às margens do Lago Genebra. Surgiu assim o famoso chocolate ao leite suíço.
O Centro Paul Klee. em Berna, guarda a maior coleção de obras do artista suíço. Em exposição, 4 mil pinturas e desenhos de Klee. A arquitetura do museu, com ousadas ondas de metal e vidro, é do italiano Renzo Piano, que também projetou o Centre Georges Pompidou.
Old Swiss House Löwenplatz, 4, Lucerna. +41 (0) 41 410 6171
Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum ... Saber mais...
Agencia de viagens glsPor Mauro Gonçalves06.02.2012Portugal é um destino gay "perfeito", diz à Fugas o mentor da Be Out, a única agência de ... Saber mais...