Sobre a suiça

Sobre a suiça

O Brasileiros Viajantes  de hoje leva-nos de volta à Europa, de onde já tivemos testemunhos de brasileiros vivendo em Londres e na Suécia. Hoje o dia é dedicado à Suíça e a convidada é Liana Soares. Vem ver as curiosidades que ela tem para contar sobre a vida por lá!

A Suíça não é exatamente o primeiro destino da lista quando brasileiros saem do Brasil para o exterior, seja para passear, seja para morar. Quando você ouve “Suíça”, talvez pense em chocolate, neve, frio, alpes e relógios. É, faz sentido. Mas viver na Suíça é bem mais que isso.

1. Um país que tem 4 idiomas oficiais

A história de idiomas na Suíça dá muito pano para manga. São muitas discussões e opiniões de como é e de como deveria ser. O fato é que a Suíça tem 4 idiomas oficiais: o alemão. o francês. o italiano e o romanche. Com exceção do Romanche, que é uma mistura do alemão com italiano, os outros três são meio que emprestados dos países com quem a Suíça faz divisa. A grande maioria da população (quase 70%) fala alemão, seguido do francês (20%), italiano (7%) e o pequeno restante é desse idioma meio desconhecido, o romanche, que é falado apenas em regiões de campo do cantão de Graubünden.

2. A Suíça não faz parte na União Europeia

É verdade. Isso sempre gera uma dúvida se brasileiro precisa de visto para vir a Suíça, ou qual é a moeda, etc. A Suíça não faz parte da União Europeia, porém existe um acordo chamado Schengen com países da UE que permite diversas relações, inclusive a não necessidade de vistos para brasileiros até 3 meses, assim como funciona com os outros países da União Europeia. A moeda, entretanto, não é o Euro e sim o forte e estável Franco Suíço (CHF), que vale menos que o Euro, mas mais que o Dólar.

3. Tire os sapatos antes de entrar em casa

O normal é não ficar de sapatos dentro de casa. Seja qual for a casa. Em casas de famílias suíças, sempre há um mini armário de sapatos na entrada, onde, seja qual for a ocasião, os sapatos são deixados. De início para nós brasileiros pode parecer esquisito ficar de meia numa festa de aniversário ou numa reunião de Natal, mas é assim mesmo. Hoje eu já acho normal e virou costume para mim também. Em casa só de meia ou descalça.

4. Você vira faxineira, passadera, arrumadera e manicure

Brasileiro que vem pra cá achando que a vida aqui é glamour e riqueza, está enganado. Bom, com muito dinheiro a vida é assim em qualquer lugar. Mas serviços terceirizados aqui são muito caros. Classe média não tem empregada em casa. Com o tempo você termina se acostumando a arrumar um pouquinho aqui hoje e mais um bocadinho ali amanhã, faz suas próprias unhas e passa sua própria roupa, e assim vai mantendo a vida organizada sem gastar rios de dinheiro. Nada mais justo.

5. Não existe saúde pública

É, aqui plano de saúde é obrigatório. Se você vier a turismo, precisa de um seguro saúde. E se vier morar, a prefeitura de onde mora irá entrar em contato para você dizer qual seu plano escolhido, ou então eles vão determinar um para você. E olha, não é barato… mas pelo menos é de boa qualidade.

6. Chocolate suíço todo dia não é luxo

Se no Brasil, uma barrinha de chocolate suíço custa os olhos da cara, aqui a coisa mais normal do mundo é um pedacinho do chocolate local a qualquer hora do dia. É tão comum que você tem que se conter para não entrar no vício, porque é no trabalho o colega te oferecendo, é lembrancinha de aniversário, enfim. No dia a dia a delícia do chocolate suíço está presente e você termina é se acostumando.

7. Um dos países mais caros do mundo

É a Suíça. Genebra e Zurique sempre estão nos primeiros lugares nas frequentes pesquisas que levantam os lugares mais caros para se viver. Se levam em consideração o preço do café e do sanduíche, além de serviços básicos, que como comentei antes, são sempre muito caros. É verdade que os salários por aqui também são altos, então termina sendo normal pagar caro por tudo mesmo.

8. O povo é quem decide

A Suíça é uma república federal e o governo funciona principalmente através de decisões tomadas pela população. Não só é o povo quem elege os governantes, assim como é nas democracias ocidente afora, mas aqui as leis, antes de virarem leis, são projetos que são votadas em plebiscitos pelo povo, que a propósito, vota voluntariamente. Seja abaixo assinados que tiveram o mínimo de assinatura ou um projeto sugerido por um político, o que o povo votar, está decidido e vira lei.

9. Não ir trabalhar porque o tempo está bonito

Aqui ninguém vive sem estar de olho na previsão do tempo. Nenhum plano de atividade ao ar livre é feito sem analisar minuciosamente a previsão para aquele dia. O inverno é tão longo e os dias de sol são tão especiais que se houver uma previsão de dia lindíssimo com sol o tempo todo no verão, céu azul sem nenhuma nuvem, por exemplo, com temperaturas lá batendo os 30 graus, e se esse dia cair numa terça-feira, não se admire se seu colega “avisar” que não vai trabalhar porque o dia está bonito. Em geral, os suíços são muito responsáveis e se fizer isso, é porque o trabalho permite e nada vai ficar prejudicado.

10. Domingo não tem comércio

Ainda há controvérsias, mas segundo os suíços, domingo é dia de relaxar. E relaxar significa não fazer compras. Sim, o comércio de lojas e shoppings é todo fechado aos domingos, com excecão da estação central de trem, onde funciona o básico, como mercado, farmácia, etc. Para a maioria, isso é qualidade de vida, que termina “obrigando” você a, no domingo, ou ficar em casa ou sair para lugares como parques e fazer passeios, ou ir a casa de algum parente ou amigo.

Source: http://nomadesdigitais.com/10-curiosidades-sobre-a-vida-na-suica/


*****

Sobre a suiça

Suíça - Switzerland

Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos. Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.

Hoje vamos viajar até … Suiça.

Quanto a espécies voadoras existe uma variedade de quase 200 espécies de aves que se reproduzem na Suíça, entre elas estão os melros, toutinegras, tordos, carriças, pardais, corvos, pombos, gaivotas, cisnes, pica-paus, estorninhos. andorinhas, gralhas, abutres e papagaios.

Foto: wikipedia_Doc Searls

Moeda. franco suíço (CHF)

A bandeira da Suíça consiste de um quadrado vermelho com uma cruz grega branca grossa e equilátera no centro da bandeira.

A bandeira baseia-se na do cantão de Schwyz, cujas cores e forma derivam do Sacro Império Romano.

A Suíça é uma importante potência industrial. As indústrias têxteis e alimentícias, a relojoaria e o artesanato de madeira são tradicionais no país. Mas, graças à energia hidroeléctrica, favorecida pelo relevo, ao capital e a uma mão-de-obra hábil, os ramos mais modernos da indústria puderam desenvolver-se (metalurgia de transformação e química). É uma das economias mais ricas do mundo.

Source: http://algarve-saibamais.blogspot.com/2009/07/suica-switzerland.html


*****

Sobre a suiça

16 Janeiro 2015 • Jornal de Negócios

Nick Hayek, o CEO da relojeira Swatch, criticou ferozmente a decisão do banco central suíço (SNB) de abandonar uma política que garantia, desde 2011, uma paridade mínima entre a moeda nacional e o euro, considerando que os seus efeitos sobre a economia helvética serão tão devastadores como um "tsunami".

"Não tenho palavras. Jordan (Jordão) não é apenas o nome do presidente do banco central mas também de um rio e a decisão de hoje é um tsunami para a indústria exportadora e para o turismo e, no fim da linha, para todo o país", afirmou em comunicado, citado pelo The Guardian.

A decisão Thomas Jordan gerou uma queda generalizada na bolsa suíça, estando as companhias exportadoras e financeiras, as mais penalizadas com a subida do franco, a ser as mais castigadas.

Na banca, o UBS afunda 13,6%, o Julius Baer desvaloriza 13,43% e o Credit Suisse desce 12,88%. Entre as exportadoras destaca-se a Swatch, com as acções da fabricante de relógios a cair 13,09%. A farmacêutica Novartis e a cimenteira Holcim também caem mais de 10%.

O "chief investment office" do UBS já antecipou que esta decisão do banco central terá um "grande" impacto na economia suíça. Estimou um impacto de 5 mil milhões de francos suíços, o equivalente a 0,7% do PIB do país.

O banco central definiu em 2011 que a moeda do país deveria ter um câmbio mínimo de 1,20 francos suíços por euro, com o objectivo de proteger a economia suíça da turbulência originada com a crise da dívida soberana da Zona Euro e que gerou uma grande pressão de valorização sobre a moeda helvética, considerada activo de refúgio.

Mas a política de manutenção de um franco mais baixo, e logo mais competitivo, terá custado ao banco central 200 mil milhões de dólares só em 2012, ou seja, as intervenções no mercado cambial para travar a subida do franco custaram nesse ano quase o equivalente ao PIB português.

Agora, perante a tendência de desvalorização do euro e a expectativa de mais quedas devido ao programa de compra de dívida pública que o BCE deverá anunciar na próxima semana, o banco central desistiu de manter essa ligação do franco ao euro.

Source: http://www.sabado.pt/dinheiro/detalhe/ceo_da_swatch_diz_que_a_suica_esta_perante_um_tsunami.html


*****

Sobre a suiça

Emigrar para a Suiça #1

Desde que a ideia de vir morar para a Suiça começou a tomar forma, que muita gente me diz "também queria mas não sei muito bem por onde começar".

Verdade seja dita que não é dos países mais fáceis de aceder visto que não existe a "liberdade de circulação" como nos países da UE.

No meu caso as coisas foram um bocadinho mais simples pois a nível da língua francesa sou considerada como nível nativo, o que ajuda imenso quando queremos emigrar para um país onde não se fala a nossa língua materna.

Primeiro passo, é ter realmente a certeza que se quer mudar, porque se existe uma familia que fica para trás, se se é bastante "agarrado" ao país, a mudança não é fácil e se não se sentir forte psicologicamente, voltar atrás é sempre a decisão que ocorre em primeiro lugar.

Depois é encontrar trabalho e casa, sim, porque vir para a Suiça com 50€ no bolso e depois logo se vê, só dá numa coisa, dormir debaixo da ponte ou numa casa de acolhimento para os sem-abrigo.

Os sectores com mais oferta de emprego neste momento na Suiça são o da Saúde, Informática, Hotelaria e Relojoaria.

Para encontrar trabalho, publiquei o meu CV em francês e inglês nesta página. que é de confiança e é o site mais famoso a nível da Suiça para procura de trabalho, sobretudo para quem quer viver na zona francesa. E fui respondendo a anúncios que correspondiam ao meu perfil.

Aqui e aqui são excelentes opções. Aqui têm imensos sites em que podem procurar emprego.

Mas existem imensos e basta pesquisarem no google por "Offres d'emploi en Suisse".

Se conseguirem encontrar algo, as entrevistas podem ser feitas através de telefone e/ou skype, que foi o meu caso e acreditem que as empresas Suiças sérias não se importam nada de o fazer e são os próprios a propor.

E sim, só aceitem a mudança com um contrato assinado (por email ou por correio ele tem de chegar!).

Existem autorizações de residência que têm de ser pedidas e que variam conforme o contrato de trabalho que se tem, se a empresa que vos recrutar se propuser a preparar a vossa chegada e os vossos papéis então já têm um grande passo dado :)

Hoje falo-vos de como arranjar trabalho na Suiça, no próximo falarei dos vários tipos de permissões de residência que por cá existem e das empresas de trabalho temporário ( a parte que pode ser menos sorridente e a ter cuidado).

Espero que possa ser uma ajuda para quem quer embarcar na aventura :)

Source: http://decorerlavie.blogspot.com/2013/03/emigrar-para-suica-1.html

20.04.2024

New

31 2015 mar

Tam transportes aéreos

Tam transportes aéreos Aerуdromo de Trвnsito Nє 1 (AT1) Sacavйm Missгo Garantir a prontidгo das Unidades Aйreas e o apoio logнstico-administrativo de unidades e уrgгos nelas sediados...

02 2015 abr

Low cost europa

Low cost europa Alguns leitores me enviaram mensagens perguntando sobre as opções de companhias low-cost na Europa e queriam saber porque eu...

21 2014 feb

Passagens aereas maringa

Passagens aereas maringa Se quiser preзos de passagens aereas promocionais para o Paranб, consulte-nos! Observe esta oferta: conseguimos passagem, de ida e volta, em promoзгo,...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são ... Saber mais...

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas ... Saber mais...

Pacotes de viagens de navio

Pacotes de viagens de navioO Caribe povoa o sonho de todos os viajantes e está cada vez ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros