Juntas, empresas terão participação de mercado de 14,23%, ficando atrás apenas de TAM e GOL .
As companhias aéreas Azul e Trip anunciaram nesta segunda-feira (28/05) a fusão de suas operações. A nova companhia contará com uma frota de 112 aeronaves (62 jatos Embraer e 50 turboélices ATR), 837 voos diários,316 rotas e 96 cidades atendidas. além de uma receita de R$ 4 bilhões. O grupo de acionistas da Azul, empresa fundada por David Neeleman, irá ter participação de 66,66% na nova empresa, enquanto os investidores da Trip ficarão com os demais 33,3%. Segundo as companhias, não haverá nenhum desembolso para concretizar a transação.
Com a união das duas empresas, a Azul pretende se consolidar como a terceira maior companhia aérea do Brasil. Antes da fusão, a Trip ocupava a sexta posição no ranking nacional das maiores aéreas. Juntas, as empresas têm 14,23% do mercado doméstico de passageiros - 9,94% da Azul e 4,29% da Trip -. segundo dados do fechamento de abril, divulgados nesta segunda pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O levantamento mostra a TAM com uma participação de 39,89% e a Gol, com 34,81%. Até o final do ano, com a chegada de mais aeronaves, a frota combinada da Azul e da Trip deve pular para 120 aeronaves.
Para o fechamento da transação, que vinha sendo negociada desde fevereiro, foi criada uma holding controladora, a Azul Trip SA. O empresário David Neeleman será o presidente do Conselho de Administração da nova companhia, que terá dez membros. "Existiam muitas coisas que não podíamos fazer sem a Trip e muitas que eles não podiam fazer sem nós ", diz Neeleman.
O executivo também descartou futuras demissões, o fantasma de qualquer fusão. "Não vamos demitir pessoas, vamos contratar. Podem mandar seus currículos ".
Por ora, ambas companhias descartam uma abertura de capital, algo que a Azul vinha cogitando há algum tempo. "Não precisamos abrir capital. As duas empresas têm dinheiro suficiente em caixa. Pensamos nisso para o futuro, mas não para agora ", afirma o empresário.
Próximos passos
Com o objetivo de coordenar a integração das duas aéreas, as empresas formarão um comitê, que será presidido por José Mario Caprioli, o atual presidente da Trip. "Não é uma fusão clássica como acontece na Europa, em prol da sobrevivência. As duas companhias cresceram ", diz.
Como manda a legislação do setor, o negócio só poderá ser concretizado após ganhar o aval da Anac e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), responsável por julgar questões relativas à concorrência no mercado.
Tanto a Trip quanto a Azul continuarão operando suas frotas, equipes e marcas de forma independente até a aprovação da transação. No futuro, a intenção é que seja feita uma convergência de marcas. As duas marcas são consideradas fortes e, por isso, ainda não se sabe qual delas deve prevalecer no futuro.
Atualmente, além de Neeleman, também são sócios da Azul fundos de investimentos, como o Gávea, o TPG e o Weston Presidio. No caso da Trip, a companhia aérea SkyWest, dos EUA, tem 20% de suas ações e os grupos Capriolli e Águia Branca o restante.
O negócio entre a Azul e a Trip é fechado pouco mais de um ano após a Trip assinar com a TAM um acordo não vinculante para vender 31% de suas ações. A transação, no entanto, não foi para frente. A Trip mantém, entretanto, um acordo de code-share com a TAM, que dever ser mantido mesmo com a fusão.
Expansão
A união da Azul e da Trip comprova o fortalecimento das aéreas regionais no Brasil. Porém, mesmo com a fusão das duas companhias, as empresas ainda irão precisar de mais capital para conseguirem continuar crescendo, segundo análise de Pedro Galdi, consultor de aviação da SWL Corretora. "As empresas menores estão ganhando espaço que antes era da Gol e da TAM, ainda assim será necessário um investimento estrangeiro para que esse crescimento continue ".
A companhia aérea Trip anunciou o lançamento do Melhor Idade – Melhor Viagem, programa que oferece descontos de até 80% para pessoas com idade a partir de 60 anos. Segundo a empresa, os bilhetes são válidos para todos os destinos e trechos operados exclusivamente pela companhia, em qualquer época do ano.
As passagens voltadas ao programa serão vendidas por meio de todos os canais da companhia e deverão ser adquiridas com pelo menos 15 dias de antecedência – a Trip irá disponibilizar 150 mil assentos por mês aos usuários do Melhor Idade – Melhor Viagem.
“A Trip acredita que as pessoas na melhor idade merecem facilidades para aproveitar mais essa fase da vida. Por isso, foi pioneira na criação de um programa com preços diferenciados para esse público. Além disso, somos a companhia aérea que voa para o maior número de cidades no País e está em nossa missão trabalhar pela expansão do turismo brasileiro”, pontua o diretor de Marketing e Vendas da companhia, Evaristo Mascarenhas.
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