Dicas para passar um fim-de-semana "low cost" a dois
Muitas vezes somos confrontados com uma escolha difícil de fazer: ir passar um fim-de- semana a qualquer lado, ou poupar dinheiro. A verdade é que, cada vez mais, surgem novas hipóteses e ideias de aproveitar o tempo livre sem gastar tanto ou, melhor dizendo, gastando pouco.
O truque está, talvez, na mudança de perspectiva, abandonando a ideia de que um fim-de-semana diferente ou fora tem de ser necessariamente longe do local onde vivemos ou dispendioso.
Além do mais, na altura das refeições é essencial optar por aquilo que denominamos de "jantar fora em casa": preparar um ambiente agradável, elaborar uma refeição e servi-la. Assim, optar por alojamento onde se possa cozinhar ou guardar a comida, caso a traga já preparada, é o ideal.
Deixamos duas sugestões, uma delas para quem vive perto de Lisboa.
Primeira sugestão
Sábado de manhã — passeio pela Vila de Sintra, com possível visita à Regaleira ou ao Palácio da Pena. À hora de almoço escolher um sítio agradável onde fazer um piquenique. Se estiver sem ideias do que levar para almoçar, esta massa muito simples de fazer é uma boa hipótese:
Cozer massa "penne" (ou outra sem ser esparguete) e um ou dois ovos (por apenas sete minutos, para que a gema fique húmida). Picar cebola em pedaços pequenos, cortar os ovos grosseiramente, juntar à massa e acrescentar atum. Fazer um molho fresco com um iogurte natural, maionese, mostarda e mel, temperado com sal e pimenta.
Depois do almoço (ou mesmo antes, para poder já deixar a bagagem no quarto), fazer o "check in" no apartamento 1a ou 1b da Casa da Pendôa. equipados com tudo o que é necessário, e localizados mesmo no centro da Vila. Os apartamentos consistem em "open spaces" acolhedores e com um toque de romantismo, ideais para uma escapadinha romântica. Em época alta, o valor é de 70 euros, pelo que o alojamento fica por 35 euros por pessoa.
O jantar deve ser caseiro, a fim de aproveitar o apartamento e, claro, poupar. A seguinte refeição pode ficar bastante em conta: sopa de tomate com azeite e orégãos para entrada e o resto do jantar à base de petiscos: ovos mexidos com farinheira, pão e umas fatias de presunto ou um chouriço assado. A sopa de tomate é muito fácil de fazer (e pode levá-la já feita de casa para não perder tempo):
Cortar cebola em pedaços e pelar o tomate, retirando-lhe as sementes, cortando-o também em pedaços. Refogar a cebola em azeite e, quando esta ficar transparente, juntar cerca de uma colher de chá de açúcar (devido à acidez do tomate). Juntar o tomate (que pode ser o natural juntamente com aquele que vem em lata, já pelado – uma junção dos dois tipos, nas mesmas quantidades, é o ideal) e deixar cozinhar. De seguida junta-se a água previamente aquecida, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se ferver. No fim, triturar tudo com uma varinha mágica, servir e regar com um fio de azeite e umas folhas de orégãos.
Para acompanhar sugerimos um bom vinho, o Dona Ermelinda de Setúbal, por apenas quatro euros a garrafa.
No domingo, hora de regressar a casa.
Segunda sugestão
Esta hipótese tanto pode ser para um fim-de-semana a dois ou em grupo, sendo apenas necessário ter material de campismo. Pesquisar os parques de campismo perto ou relativamente perto da zona onde se vive (de forma a não gastar muito dinheiro em deslocações) e escolher um deles. Sugerimos o de Constância. no distrito de Santarém, por ser pequeno, sossegado, estar à beira-rio, ter muitas sombras, e ser baratíssimo.
O truque está em procurar fugir das refeições insípidas e valer-se do fogão de campismo. Acreditem: é possível cozinhar enlatados com sabor. Porque não um chili com carne?
Fazer carne picada (de vaca ou porco, ou uma mistura de ambos – basta fazer um refogado com cebola, temperar a carne com alho, sal, pimentão doce e pimenta, juntar a carne ao refogado, um pouco de vinho branco de mesa e polpa de tomate ou daquelas misturas já preparadas de molho bolonhesa) e juntar feijão encarnado enlatado. Temperar com piripiri e, se quiserem, juntar pimento vermelho aos pedaços.
Acompanhar a refeição de um bom vinho, a um preço simpático, como o que sugerimos acima.
A Tapada Nacional de Mafra apresenta no sábado novos pacotes de visita mais económicos para fazer face à crise e ao aumento do IVA, que têm reduzido o número de visitantes.
«a crise e o aumento do iva de seis para 23 por cento têm provocado uma diminuição da procura, por isso a tapada está a implementar uma nova estratégia para atrair mais visitantes e, assim, manter as suas receitas», afirmou ricardo paiva, director do espaço.
o responsável explicou que a tapada decidiu reestruturar os pacotes de visitas e respectivos preços, no sentido de os tornar mais convidativos aos visitantes em tempo de crise. as visitas ao espaço baixaram entre 10 e 15 por cento.
além da visita completa de comboio, com duração de duas horas e meia e a custa 12,5 euros para adultos, a tapada decidiu criarem percursos mais pequenos, um de uma hora e outro de 45 minutos, que custam respectivamente 8,5 ou 6,5 euros. os três incluem sessões de falcoaria.
os percursos pedestres foram diversificados e mantiveram os preços, mas passaram a incluir também sessões de falcoaria. os preços são de seis euros, mas foi criado o bilhete para crianças de quatro euros.
a tapada criou também pacotes para famílias, a preços mais económicos. mesmo com o aumento do iva, o circuito completo de comboio para dois adultos e duas crianças passou de 30 para 35 euros, ou seja, o aumento do iva não está a ser de todo reflectivo no bilhete cobrado aos visitantes.
com o intuito de atrair visitantes, a tapada decidiu abrir os seus portões, permitindo que os cidadãos aí entrem para tomar uma bebida ou fazer um simples piquenique no novo parque de merendas, sem precisarem de pagar bilhete.
de igual modo, foram criadas novas actividades, desde voltas com burros, passeios em charrete ou iniciação ao tiro ao arco, alguns dos quais estão incluídos em pacotes de atividades que, por sua vez, podem ser adquiridos a preços mais económicos. andar de comboio e de burro e ver uma sessão de falcoaria pode custar 11 euros a uma criança ou 42 euros a uma família, composta por quatro pessoas.
os preços para as escolas também tiveram cortes. em 2011, a tapada atraiu 50 mil visitantes, tendo obtido entre 500 e 600 mil euros de receitas.
A Netviagens. agência online de viagens e turismo, celebra 10 anos oferecendo 100 fins-de-semana a preços low cost. São 100 escapadinhas promocionais com a seguinte mecânica anunciada no site :
“Escolha o fim-de-semana que mais lhe agrada e faça uma escapadela de norte a sul do nosso país de forma a conhecer e desfrutar diferentes paisagens, costumes e excelente gastronomia que temos pelo nosso país fora.
Em cada fim-de-semana e durante 10 fins-de-semana seleccionámos para si 10 das 100 melhores escapadelas a preços fantásticos.
Mostra um pouco a presença das marcas lowcost e o acto de poupar até neste tipo de eventos mais "luxuosos". Gostei de perceber que as marcas lowcost estão a cair nas graças dos consumidores e a ser conjugados com as marcas no vestuário dos portugueses.
Agencia de viagem em blumenau
Endereço
   Atualize os dados desta empresa
Empresas similares em Blumenau Via Turismo
Via Turismo É uma Empresa...