Descobri (e continuo descobrindo!) Viena aos poucos. A cidade nunca foi para mim uma estada de dois, ou três dias. Quando a conheci, eu já tinha "sérias intenções" com ela. Nada de romances de verão, era casamento mesmo.
Daí, decorre a minha dificuldade em "enquadrar" Viena em algum roteiro turístico. Quando minha colega de blog. Carol, anunciou sua vinda para cá (oba!), decidi que já era hora de largar a preguiça e colocar Viena no mapa:
Com seus inúmeros cafés, bela arquitetura e o Danúbio, Viena é uma cidade fácil de se amar. Ao passear por suas ruas, praças e jardins, é difícil não notar que a música e os Habsburgs fazem parte da identidade da cidade.
São vários palácios, muitos museus, igrejas, parques. Em roteiros curtos, você será obrigado a fazer escolhas e, conforme seus interesses, as prioridades podem mudar. Vou listar aqui algumas sugestões, e você decide o que se encaixa melhor no seu perfil. Combinado? Então, vamos lá.
1) Stephansdom : é a catedral gótica de Santo Estêvão e símbolo de Viena (tanto que, quando a Segunda Guerra acabou, uma das primeiras construções a serem restauradas foi a velha Steffl). Se o dia estiver bonito, você pode subir na torre norte (elevador), ou na sul (343 degraus!). A vista lá de cima é um arraso e proporciona uma boa ideia da cidade. É possível, também, visitar as catacumbas (meio mórbido ) com um guia em inglês e alemão, mas lembre-se que o tour guiado às catacumbas tem horários determinados, a conferir no interior da igreja.
Roupas de inverno e neve? Tem. Artesanato? Tem. Coisas lindas para a casa? Tem. Santiago tem grifes, bebidas e até uma loja linda para a criançada (a Casa e Ideias). Segue um roteirinho básico de lojinhas que amei.
SHOPPING PARQUE ARAUCO -é o meu shopping predileto. Tem tuuuuuudo e ainda fica em frente a um parque charmoso, o Parque Arauco. A praça de alimentação é ao ar livre, bem agradável. Não deixe de visitar o terceiro andar com Falabella (tudo para a casa, incluindo jogos novos de toalha e lençóis com muitos fios) e a incrível Casa e Ideias (com brinquedos educativos e artigos de decoração infantil, entre outros badulaques). Ao lado do shopping, há um supermercado gigante e uma Feira de roupas de inverno (na temporada de inverno, é claro!). Keneddy, 5413 – Vitacura – www.parquearauco.cl
MALL SPORT - quem vai esquiar, faz um enxoval por lá. Marcas queridinhas como Bourton, entre outras. Além de marcas esportivas, o shopping oferece boas opções de entretenimento: escalada, pista de skate e até piscina com onda. A galera do surf faz a festa! O shopping fica distante (divida o táxi com alguém) e é próximo do Pueblito Los Dominicos (feira de artesanato). Las Condes, 13451. www.mallsport.cl
escalada, pista de skate e patinação no gelo
RUA ALONSO DE CÓRDOVA EM VITACURA – rua tranquila das grifes, com galerias e lojas de marcas consagradas. Eu não curti muito. Gostei mais do final da rua onde encontrei o belíssimo hotel boutique Noi (vale a visita na piscina da cobertura para admirar a vista) e Parque Bicentenário (não deixe de tomar uns piscos no restaurante Mestizo dentro do parque!).
RUA ISIDORA GOYENECHEA – um centro financeiro e próspero, é a avenida dos restaurantes, cafés e boas compras gourmets no Coquinaria (leia aqui meu relato no Destemperados!) e no El Mundo del Vino .
Coquinaria: para uma refeição e compras
PUEBLITO LOS DOMINICOS - quer comprar artesanato chileno? Este é o endereço. Mais de 150 lojinhas em ruas que formam labirintos. Quem vai ao Mall Sport pode aproveitar e dar um pulinho no Los Dominicos (ambos são próximos e distantes do centro da cidade). Confesso que não curti muito, mas é uma boa opção quem gosta de adquirir artesanato local. Apoquindo, 9085. www.pueblitolosdominicos.com
PASSEO AHUMADA – é o calçadão comercial do Centro de Santiago. As atrações por lá são os Cafés con piernas e as lojas de departamento como a Falabella. Pertinho dali está o Mercado Público de Santiago. Dica: não almoce por lá. Além de caro, há comidas muito melhores em outros restaurantes. Consulte aqui e aqui!
Outros shoppings: Mall La Dehesa (considerado o shopping chique da cidade, com grifes badaladas – La Dehesa, 144) e Shopping Las Condes (Kennedy, 9001 – Las Condes).
Aos domingos, somente os shoppings abrem a partir das 11h.
Apesar do mercado de rua em Lima ser bastante intenso, existem shoppings bem legais e que valem a visita.
Naturalmente o mais conhecido dos turistas é o Larcomar, mas, apesar de ter lojas interessantes, este shopping é mais conhecido como um centro de entreterimento local. O forte do Lacomar sem dúvida é a diversão: são dezenas de bares, restaurantes, cafés, uma praça de alimentação com todos fast foods internacionais, 3 boates, 10 salas de cinema, teatro, boliche, salão com jogos eletrônicos e parquinho infantil.
Para compras, o que mais se encontra lá são marcas internacionais (principalmente de esportes de aventura com clara alusão a Cusco e Macchu Picchu) e lojas que vendem justamente produtos que os turistas mais buscam como joalherias especializadas em prata e produtos de alpaca. Tem também um livraria muito boa, a SBS, com muitos guias sobre o Peru em inglês.
Bom, vamos agora falar de shopping mesmo. Destes que temos aos montes no Brasil e adoramos. Na rota para o aeroporto, encontramos o Shopping Plaza San Miguel, um shopping bem estruturado, um dos mais antigos da cidade. Ele é enorme e apesar de ser considerado aqui na cidade como mais popular, ele possui grandes lojas e é muito agradável. Ancorado pela Sagafalabella e a Ripley, neste shopping você encontra a Tommy Hilfilger, Lacoste, IStore, Nike, Adidas, Casas e Ideas e uma loja da Barbie dos sonhos de qualquer garota, com direito a salão de beleza e café só para elas. A “praça de alimentação” aqui são com os restaurantes ao ar livre e tem uma uma grande variedade de escolha, destacando o Segundo Muelle, para comida peruana, e o Baguette e Cia, para uma comida rápida e gostosa.
O mais famoso e freqüentado shopping da cidade é sem dúvida o Jockey Plaza. É fora do circuito turístico da cidade, mas bem fácil de chegar de taxi. Precisa só tomar cuidado com o tráfico entre 17h e 19h30. Bom, vamos falar do shopping em si, né? É onde se concentra o comércio de luxo da cidade. Aqui é onde se encontra grandes marcas internacionais como Hugo Boss, Mont Blanc, Carolina Herrera, Zara, IStore, Armani Exchange, Versache, todas as principais marcas da cidade como Michelle Belau, Ripley, Saga, Casas e Ideas, uma área só de lojas infantis, restaurantes bons como Tanta, La Bonbonniere, ótimos cinemas e para crianças tem ainda o Divercity, um parque temático de 7 mil metros quadrados. Como aqui não chove, o shopping tem áreas abertas que tornam o lugar bem agradável. Nunca fica com jeito de superlotado. É um ótimo passeio (pra quem gosta, é claro!)
Tem ainda um shopping de bairro, pequeno, mas muito conhecido, porque fica em Surco, um bairro nobre da cidade. El Polo e El Polo II possuem boas lojas, bons cafés, mas são bem específicos e mais distantes, valendo a visita somente se tiverem bebê ( o El Polo II tem a concentração enorme de lojas de bebês da cidade!).
Nem preciso dizer que tudo aqui é bem mais barato que no Brasil, né?
Pesquisar preços de voos
Fred Marvila
Graduado em Ciência da Computação. @marvila
Como eu havia previsto no post Pesquisando horários de vôos pelo Google....
Transporte aereo
O transporte aéreo brasileiro vem crescendo vigorosamente nesta última década. As dimensões do país, o crescimento econômico e a melhor distribuição de...
Bilhete de avião tem ivaTransfer e EstacionamentoCampanha de PublicidadeComo posso obter um recibo para o meu voo?O seu Itinerário de viagem ... Saber mais...
Testimonials
“Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”