Na quarta-feira 9, o engenheiro Fernando Caldeira de Moura Campos, 38 anos, deixou sua casa, num condomнnio em Sгo Josй dos Campos (SP), antes das 7h. Se despediu da mulher, Selma, das filhas Melina, 8 anos, e Amanda, 6 anos, e recomendou a elas que preparassem as malas para a viagem que fariam no dia seguinte а Fortaleza (CE). Campos passou rapidamente em sua empresa, a Amix Comйrcio e Integraзгo de Sistemas Computacionais, deixou alguns papйis e seguiu para o aeroporto.
Аs 8h30 embarcou no Fokker 100 PT-WHK. da TAM, com destino a Sгo Paulo. No balcгo do aeroporto, escolheu o assento 7C. Jб no aviгo, porйm, Campos encontrou uma famнlia sentada na fileira sete e preferiu se instalar na poltrona 18E, na janela. Аs 8h52 uma explosгo acabou com os planos da famнlia Campos, feriu sete pessoas, traumatizou os demais passageiros e tripulantes do vфo 283 e colocou novamente em xeque a credibilidade da TAM, a empresa que opera em maior nъmero de cidades no Paнs (109), teve lucro de US$ 56 milhхes em 1996 e 13 dias antes do acidente recebeu o tнtulo "Empresa do Ano", concedido pela revista Exame.
O aviгo estava a 2.400 metros de altitude e a cerca de 500 km/h quando ocorreu a explosгo que abriu um buraco com cerca de 1,5 metro de altura e 2,5 metros de largura na lateral direita do aviгo. O engenheiro Campos e trкs poltronas foram lanзados para fora. "Foi um barulho enorme. Uma ventania danada, cheiro de pуlvora e um monte de coisas voando em nossas cabeзas. Algumas pessoas tinham sangue no rosto e todos gritavam", disse a comerciante Amйlia Rosa da Silva. Ela e a filha Kelly, de 16 anos, embarcaram no vфo 283 em Vitуria (ES). "Tinha certeza que iria morrer e me agarrei em minha mгe", lembra a garota, que ocupava a poltrona 5E.
O clima de pвnico durou 11 minutos, atй que o comandante Humberto Angel Scarel conseguisse pousar no Aeroporto de Congonhas. "A comissбria Marta mandou que todos tirassem jуias e bijuterias para evitar ferimentos e comeзou a rezar", lembra o comerciante Eloir Cavati Filho, que viajava na poltrona 4E. Аs 9h03, o aviгo aterrissou. "Quando o comandante abriu a porta e viu como estava o aviгo, deu uma bronca na comissбria, pois nгo sabia que havia o buraco", diz Amйlia.
Atй entгo, ninguйm sabia que o engenheiro Campos havia sido lanзado para o ar. A prуpria direзгo da TAM sу ficou sabendo аs 9h50, pela Polнcia Militar. Segundo os peritos do Instituto de Criminalнstica de Sгo Paulo, durante a queda o corpo do engenheiro atingiu uma velocidade aproximada de 200 km/h. Quando chegou ao chгo, em uma бrea rural do municнpio de Suzano (SP), sofreu um impacto semelhante ao de um automуvel que a 100 km/h choca-se contra uma barreira de concreto. "Ouvi duas explosхes, olhei para cima e nгo vi nada. De repente, alguma coisa passou na minha frente feito um foguete. Nunca imaginei que fosse uma pessoa", afirma a agricultora Maria Aparecida da Costa, a primeira a encontrar o corpo de Campos, prуximo a uma plantaзгo de nabos.
Melhor site de compras de passagens aéreas
Source: http://www.indeks.pt/
*****
Melhor site de compras de passagens aéreas
Viena - Parte I
Descobri (e continuo Preços avioes
Tabela interessante, não é? É pena é ter perdido o URL de onde saquei o GIF, mas não quis deixarobrindo!) Viena...