Valor de passagem

Valor de passagem

Indicação é fundamental para compra de passagem online.

Os dados de uma pesquisa encomendada por um site de venda de passagens rodoviárias estão ajudando a entender quais os principais critérios utilizados pelos consumidores na hora de reservar as viagens e fechar uma compra entre empresas e serviços concorrentes.

Mesmo assim, o que é levado mais em consideração é o preço pago para embarcar. Apesar de mostrarem preocupação com questões relacionadas a segurança e a praticidade que envolve desde o processo de comprar as passagens de ônibus e de avião até retirar o voucher no local do embarque. as promoções e os preços mais em conta tem realmente maior influência na hora de cativar o cliente. De acordo com a pesquisa, o preço é o primeiro item a ser avaliado no momento da aquisição online.

Source: http://www.onibuspassagens.com.br/valor-de-passagem-rodoviaria/


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Valor de passagem

A partir da zero hora do dia 16 de janeiro. sexta-feira, comeзa a vigorar o preзo de R$ 2,40 para a passagem (inteira) de фnibus do transporte pъblico municipal de Fortaleza. O reajuste foi de 9,09%. Uma nova revisгo - para mais ou para menos -, sу serб possнvel a partir do final de novembro. O anъncio foi feito ontem na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) .

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O maior peso no reajuste costuma ser o custo da mгo de obra. Foi novamente, com peso de 50%. Em segundo lugar estб o diesel, com 24%. Conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Cearб (Sindiфnibus), Dimas Barreira. a mгo de obra acumula mais de 20% entre reajustes e benefнcios. Os veнculos, lubrificante e pneu completam os principais custos.

O Sindiфnibus solicitou um reajuste de 13,64%. Dimas afirma que o percentual concedido nгo й o suficiente para repor as perdas e investimentos. Para compensar, ele afirma que vai, principalmente, imprimir ritmo de eficiкncia operacional maior.

Conforme o secretбrio de Conservaзгo e Serviзos Pъblicos de Fortaleza, Joгo Pupo, os 40 фnibus com ar-condicionado, o custo com фnibus articulados e de infraestrutura dos corredores exclusivos de фnibus nгo tiveram impacto no reajuste.

Para ele, o ar-condicionado poderб incindir nas prуximas revisхes, jб que a frota estarб 100% equipada em seis anos. Ele explica que os corredores exclusivos trazem maior eficiкncia, por isso, reduzem o custo operacional. Atualmente, Fortaleza tem 54 quilфmetros (km) de faixas exclusivas. Serгo mais 84 km inseridas atй maio, prometeu.

Questionado sobre o impacto financeiro do Bilhete Ъnico, Pupo garantiu que o sistema й autossustentбvel. Afirmou que, apesar de reduzir o nъmero de passagens pagas, aumentou o nъmero de usuбrios em cerca de 9%. Cerca de 800 mil fortalezenses estгo cadastrados.

Conforme Pupo, jб possнvel perceber a maior eficiкncia no transporte pъblico em funзгo dos binбrios. Ele afirmou que a velocidade mйdia dos фnibus na Av. Santos Dumont aumentou 201%. Era esperado 40%. Na Av. Dom Luнs, o aumento foi de 144%.

O secretбrio disse ainda que tambйm aumentaram as velocidades mйdias dos carros em 44%, o que nгo era esperado.

Estгo previstos chegar 10 novos фnibus, em modelos inйditos na Capital. Sгo da categoria pesados e medem 13,20 m. Tкm capacidade de transportar, cada um, de 125 passageiros. Nгo sгo articulados, mas sгo maiores do que os de categoria leve, usados como padrгo atй bem pouco tempo, com capacidade de transportar atй 80 pessoas. Serгo das marcas Mercedes e Volvo.

“A tendкncia й de que os фnibus em Fortaleza fiquem maior, porque sгo mais eficientes e vгo aproveitar bem os corredores exclusivos”, defendeu Pupo.

Source: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2015/01/14/noticiasjornaleconomia,3376722/valor-da-passagem-sobe-para-r-2-40-no-dia-16.shtml


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Valor de passagem

Quem usar o cartão-transporte desembolsará "apenas" R$ 3,15. Foto: Ciciro Back.

A partir da próxima sexta-feira (06), quem usar o transporte coletivo de Curitiba pagará mais caro pelo serviço. Com aumento de 10,5%, o valor da tarifa passa de R$ 2,85 para R$ 3,30. Os passageiros que escolherem usar o cartão-transporte gastarão um pouco menos: cada passagem custará “apenas” R$ 3,15. Segundo a prefeitura, quem usa o dispositivo terá 30 dias com a tarifa congelada.

De acordo com nota da prefeitura, o atual reajuste não cobre a inflação acumulada desde 2013, ano em que aconteceu a última alteração no preço da tarifa, que ficou em 12%. O salário dos trabalhadores, que corresponde a 50% dos elementos que compõem o preço técnico, teve reajuste de 20% em dois anos.

Já a tarifa técnica, custo operacional do sistema, deverá ficar em R$ 3,60. Para calcular esse valor, a prefeitura tem levado em consideração “os percentuais de reajuste dos itens que compõem a planilha de custos do sistema e projetando uma variação salarial dos trabalhadores próxima do INPC dos últimos 12 meses”.

“Não temos condições de repassar todo impacto do reajuste dos trabalhadores, dos insumos e da remuneração das empresas para o consumidor. Chegamos a um valor que sequer recompõe a inflação do tempo em que a tarifa ficou congelada e estamos mantendo o subsídio. Para garantir a integração, estamos reduzindo o subsídio pago pelo Estado a valores de 2012, quando foi criado o subsídio”, explicou Roberto Gregório, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável por gerir o sistema.

Subsídio

Motivo da maior queda de braço entre o governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet, o subsídio que permite a sobrevivência da Rede Integrada de Transporte (RIT) deverá ficar a cargo da prefeitura. No total, o valor assumido pelo executivo municipal é de R$ 2 milhões, no entanto, corresponde somente às linhas urbanas.

“Se o estado concordar, o valor por ele repassado será exclusivo para atender a região metropolitana, visto que legalmente o transporte intermunicipal é de responsabilidade dos Estados. Mesmo assim, se o estado não concordar com os valores, para manter a integração a Prefeitura de Curitiba sugere que o subsídio estadual seja repassado diretamente às empresas metropolitanas, sem passar pelos cofres do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC)”, afirmou a prefeitura.

Trabalhadores

Motoristas e cobradores devem entrar em breve em negociação com os representantes patronais na tentativa de reajustes no salário e também nos benefícios. Atualmente, a categoria pede aumento de 17% no salário, porém, a prefeitura pensa em oferecer 7%.

De acordo com a administração do município, qualquer valor excedente ao planejado poderá prejudicar a saúde financeira do sistema de transporte coletivo.

Impasse com o MP-PR

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu na tarde desta terça-feira que a prefeitura reconsidere a decisão de cobrança diferenciada para quem usa cartão-transporte e os passageiros que pagam com o dinheiro. Segundo o promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador, o serviço prestado é o mesmo, não podendo haver diferenciação na tarifa.

O argumento do MP-PR é de que, em situações semelhantes no Rio de Janeiro e São Paulo, a cobrança diferenciada foi considerada ilegal. Entretanto, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o sistema de precificação alternativa é adotado amplamente.

Na tentativa de explicar à população como funciona o cálculo da tarifa do transporte, a prefeitura criou um vídeo demonstrativo. Confira abaixo e tire as suas própria conclusões:

Source: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/857288/%3Fnoticia%3DPASSAGEM%2BDE%2BONIBUS%2BEM%2BCURITIBA%2BSOBE%2BPARA%2BR%2B330%2BA%2BPARTIR%2BDE%2BSEXTA


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Valor de passagem

Curitiba está em terceiro lugar no ranking das tarifas mais caras entre as capitais brasileiras

    03/02/2015 12h27
  • Gazeta do Povo Atualizado em 11/02/2015 às 08h42

Para um trabalhador que atua de segunda a sábado, pagando duas passagens por dia, o aumento da tarifa na capital (pagamento no cartão) vai significar R$ 0,60 gastos a mais por dia, o que dá R$ 15,60 a mais por mês (26 dias trabalhados) e R$ 187,20 no período de um ano.

A Prefeitura de Curitiba anunciou o reajuste da tarifa do transporte coletivo por meio de nota em seu site na tarde desta terça-feira (3). A partir da zero hora de sexta-feira (6), a tarifa de ônibus em Curitiba passa de R$ 2,85 para R$ 3,15, para pagamento em cartão-transporte, e R$ 3,30, para pagamento em dinheiro.

Os valores são válidos para as linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT). Na Linha Turismo, a passagem que custa R$ 30,00 irá para R$ 35,00. Nesse ônibus, cada passagem dá direito a cinco embarques na mesma linha, que passa pelos principais pontos turísticos da capital. O Circular Centro passa de R$ 1,80 para R$ 2,00. A tarifa domingueira continuará custando R$ 1,50.

De acordo com a prefeitura, a atual tarifa vigorava desde março de 2013. Em julho daquele ano, depois das manifestações, o preço da passagem caiu para R$ 2,70. Esse reajuste é o segundo em poucos meses: em novembro de 2014, a prefeitura já havia reajustado a tarifa para R$ 2,85. Segundo o executivo municipal, a correção de R$ 0,30 (10,5%) não recompõe a inflação dos últimos dois anos – aproximadamente 12%.

"O prefeito determinou que estabelecêssemos uma tarifa módica, ou seja, aquela que pesasse o menos possível no bolso do trabalhador. Esperamos que todos entendam o momento difícil que passamos. Não e possível imaginar que a alta nos custos não refletiria na tarifa", disse Roberto Gregório, presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).

Um dos fatores que mais pesa na composição da tarifa, ressalta o município, é a remuneração dos motoristas e cobradores. Gastos com salários e encargos sociais correspondem a 48% do total da tarifa. Desde 2011, o reajuste médio da categoria está na casa de 10% ao ano. Em 2015, as negociações ainda estão em andamento. A primeira audiência de conciliação entre trabalhadores e patrões foi realizada nesta segunda-feira (2), sem acordo .

Justamente por isso, Gregório não descarta um novo reajuste. "Todos os nossos cálculos estiveram dentro da variação INPC. Já começamos a conversar com o sindicato dos trabalhadores. Todos precisam colaborar. Mas, obviamente, se tiver uma decisão judicial que extrapole muito essa projeção do INPC, será necessário sim transferir esse custo adicional para a tarifa. Mas não desejamos isso pretendemos ter sucesso nas negociações para não precisar um novo aumento neste ano.

Subsídio

De acordo com a prefeitura, com esse reajuste o executivo municipal assume integralmente o pagamento do subsídio das linhas urbanas, que será de R$ 2 milhões por mês. "O reajuste faz parte do esforço da prefeitura para manter a integração e a tarifa única", informa a nota. Segundo os cálculos da prefeitura, com esse novo valor tarifário, o subsídio do governo estadual, para as linhas metropolitanas, cairia de R$ 7,5 milhões/mês em 2014 para cerca de R$ 7 milhões/mês em 2015. Nos últimos dois meses de 2014, o subsídio estadual já estava abaixo dessa conta. A média foi de R$ 6 milhões por mês justamente por conta do aumento de novembro repassado à população.

O estado entende que os custos do déficit metropolitano têm de ser divididos com a prefeitura de Curitiba. Isso porque a capital também se beneficiaria com a vinda diária de moradores da região metropolitana para trabalhar e estudar. A proposta, segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), foi recusada pela prefeitura de Curitiba. A gestão municipal afirma que não pode arcar com custos da região metropolitana.

Diante desse impasse, Gregório afirmou que a operacionalização da integração está mantida, mas que o governo do estado está responsável por fazer os pagamentos das empresas metropolitanas. Segundo o sindicato que representa as empresas, esses repasses não veem sendo feitos desde o dia 1º de janeiro.

Tarifa Técnica

Por contrato, a tarifa técnica – aquela que é repassada às empresas – é reajustada sempre em fevereiro. O prefeito Gustavo Fruet anunciou na semana passada que esse valor deve ficar entre R$ 3,60 e R$ 3,75. Mas Gregório disse que ainda é prematuro falar em valores e que a prefeitura vem trabalhando para conter essa alta.

"No ano passado, a Comissão da Tarifa criada pelo prefeito encaminhou contribuições para os órgãos de controle. Mais recentemente enviamos uma proposta para as empresas sobre as diversas questões judiciais, como sobre a quantidade de mão obra no setor, o pagamento de parte da outorga com a frota e a liminar que suspende a cobrança imediata em caso de descumprimento dos indicadores de qualidade."

Todas essas medidas, entretanto, não devem conter a alta programada para a tarifa técnica neste mês. O novo valor pago pelo usuário continuará sendo insuficiente para cobrir os custos do sistema informados pelos empresários e chancelados pela Urbs.

Source: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/passagem-de-onibus-em-curitiba-sobe-para-r-315-a-partir-de-sexta-feira-6-ejimjthi79j1era2ycju74evi

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