O que precisa para abrir uma agencia de turismo

O que precisa para abrir uma agencia de turismo

Como abrir ou montar uma agência de ecoturismo  de sucesso, sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

ECOTURISMO

Ficha Técnica

Setor da Economia: Terciário

Ramo de Atividade: Prestação de Serviços

Tipo de Negócio: Ecoturismo

Produtos Ofertados/Produzidos: Turismo Ecológico

APRESENTAÇÃO. Até o século XIX, o ser humano via a natureza como um desafio, como algo que deveria ser domesticado e explorado indiscriminadamente. A partir daí a natureza começa a ser vista pela sociedade com responsabilidade e com a preocupação da preservação do ambiente. Na década de 1970, surgida nos países do primeiro mundo, começa a ser intensificada a preocupação com o meio ambiente, quando se desperta a consciência de que é preciso cuidar dos recursos naturais, uma das formas desse cuidado seria combatendo-se a “poluição por turismo”.

O ecoturismo ou turismo ecológico é o turismo que consiste em realizar viagens em áreas naturais relativamente pouco alteradas ou não contaminadas, com o objetivo específico de estudar, e desfrutar da paisagem, sua flora e fauna, assim como das manifestações culturais (passada e presente), características dessas áreas.

MERCADO. As iniciativa e experiências sobre ecoturismo no mundo ainda são limitadas e bem localizadas. Somente alguns países acreditaram e investiram nesta modalidade de turismo, destacando-se a Costa Rica, o Belize, a Guatemala e o Quênia.

Embora o turismo relacionado com a história natural sempre tenha existido, foi a partir de 1980 que se registrou um aumento considerável de viagens com fins de conservação dos recursos da área natural. Hoje, uma quantidade cada vez maior de turistas visita as regiões mais remotas da terra, da Antártida à Nova Guiné.

No mercado brasileiro este tipo de turismo vem se destacando a cada dia no nosso país, pois o território brasileiro abriga boa parte das espécies de organismos viventes em nosso planeta. Esse importante acervo de recursos naturais constitui-se num patrimônio único no mundo, devendo ser preservado, porém, não lacrado numa redoma de vidro.

ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar espaço (sala) para atendimento e escritório.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos são:

– Móveis e utensílios do escritório (computadores, fax, mesas, cadeiras, armários, etc.);

– Veículos (vans);

– Equipamentos utilizados na prática de esportes (Rafting, Canyoning, Trekking, Tiroleza, Cavalgada, Rappel, mergulho,etc..).

INVESTIMENTO. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

PESSOAL. A mão-de-obra básica é formada de recepcionistas e guias, lembrando que, é aconselhável dominar outros idiomas, e que no caso dos guias, é importante que sejam educados e atenciosos com os viajantes, e que possuam conhecimento de primeiros socorros.

O CLIENTE. O mercado de turismo ecológico é bem diversificado, já que existem diversas formas para o homem interagir com o ambiente. Surgem diversos grupos de visitantes com diferentes motivações e com características distintas, tais como:

– Pseudocientífico: Formado por pessoas com elevado grau de instrução e conhecimento do meio ambiente. Interage rapidamente com a natureza, procurando captar um maior número de informações sobre os fenômenos observados.

– Casual: Pessoa que visita uma determinada área natural que faz parte de um roteiro turístico convencional, não necessariamente ecológico. Geralmente não possui muito conhecimento sobre o assunto, mas é motivado e sensível para aprender.

– Excêntrico: Busca diferentes formas de viajar, procurando locais pouco visitados ou exóticos. Pouco interage com o meio ambiente. Prefere locais sem infra-estrutura e carentes de conforto.

– Aventureiro: Procura atividades físicas que envolvam a natureza. Gosta de superar obstáculos, assim como aprecia a autoconfiança que adquire ao fazê-lo. Não se deixa abater por solavancos, arranhões, etc. Deve-se tomar cuidado para que este turista não esteja mais preocupado com a atividade esportiva do que com a natureza.

– Alternativo: Busca uma forma de lazer alternativo ou de baixo custo. O que interessa é a liberdade junto à natureza e o prazer que isto pode lhe proporcionar. Este turista não está muito consciente ou preocupado para as questões da poluição e dos impactos que pode causar.

A compreensão desses tipos de clientes é fundamental para o empreendimento, uma vez que é necessário definir o mercado a ser atingido, observar sua potencialidade e, então planejar ações que possam atrair o turista a curto, médio e a longo prazo.

SERVIÇOS. Alguns tipos de passeios que podem ser oferecidos:

– Passeios Pedagógicos (com alunos para uma aula de campo);

– Passeios c/ Terceira Idade;

– Passeios de Formatura;

– Convenções, etc.

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA ESTA ATIVIDADE. Existem vários aspectos que devem ser observados em relação aos impactos que o ecoturismo pode causar no ambiente natural e sócio-cultural. Desta forma o empresário do turismo ecológico precisa ter uma consciência de preservação e resgate deste ambiente.

– Impactos Negativos no Ambiente Natural:

* Acúmulo de lixo às margens dos caminhos e trilhas, nas praias, nas montanhas, nos rios e lagos;

* Uso de sabonetes e de detergentes pelos turistas, contaminando a água dos rios e lagos, comprometendo sua pureza e a vida dos peixes e da vegetação aquática;

* Contaminação das fontes e dos mananciais de água doce e do mar perto dos alojamentos, provocada pelo lançamento de esgoto in natura nos rios e oceanos;

* Poluição sonora e ambiental provocada pelos motores das embarcações;

* Coleta e quebra de corais nas regiões litorâneas;

* Alteração da temperatura das cavernas e grutas e aparecimento de fungos nas rochas, causados pelo sistema de iluminação;

* Coleta e destruição da vegetação às margens das trilhas e dos caminhos na floresta;

* Erosão de encostas devido ao mau traçado e à falta de drenagem das trilhas;

* Alargamento e pisoteio da vegetação das trilhas e dos caminhos;

* Ruídos que assustam animais e provocam a fuga de ninhos e refúgios (como palmas, tiros, música, assobios, apitos, etc.);

* Turistas que alimentam animais mais dóceis com produtos contendo conservante – estes constituem uma alimentação estranha à dieta silvestre habitual, podendo provocar doenças e até a morte;

* O lixo e o abandono de restos e comida ao ar livre atraem insetos, provocam mau cheiro e cultivam bactérias;

* Caça e pesca ilegais, em locais e épocas proibidas;

* Incêndio nas áreas mais secas, provocados por fogueiras ou faíscas de isqueiros, fósforos ou cigarros;

* Descaracterização da paisagem pela construção de equipamentos cuja arquitetura, materiais e estilo contrastam com o meio natural.

– Impactos Negativos nos Ambientes Socioculturais:

* Descaracterização das tradições e dos costumes das comunidades receptoras, cujos ritos e mitos, muitas vezes, são transformados em shows para turistas;

* Sentimentos de inveja e ressentimentos diante de hábitos e comportamentos diferentes dos turistas e da ostentação de dinheiro, muitas vezes escassos para os moradores das localidades;

* Aumento dos preços das mercadorias e dos terrenos;

* Migração de pessoas originárias de regiões economicamente debilitadas para os novos pólos turísticos, em busca de empregos, provocando excedentes na oferta de mão-de-obra e escassez de moradias.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

– Registro na Junta Comercial;

– Registro na Secretária da Receita Federal;

– Registro na Secretária da Fazenda;

– Registro na Prefeitura do Município;

– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)

– Registro no Sindicato Patronal;

– Registro da empresa turística na EMBRATUR;

– Filiação à ABAV (para concessão de carta de capacitação técnica);

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Nível Federal:

– LEI Nº 9.605/98. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

– DECRETO Nº 84.934/80. Dispõe sobre as atividades e serviços das Agências de Turismo, regulamenta o seu registro e funcionamento, e dá outras providências.

Registro Especial

Após serem cumpridos os trâmites acima citados, a empresa providenciará seu registro junto à Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, geralmente, cada estado possui uma entidade que responde pela EMBRATUR.

Para obter o registro, basta apresentar a documentação legal da empresa, preencher alguns formulários e pagar uma taxa para adquirir o certificado (que deve ser renovada a cada ano).

É interessante, também, que a empresa se cadastre no SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias. Quem não se associar a esse Sindicato não consegue cadastro para pleitear crédito junto às companhias aéreas.

– DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADASTRAMENTO DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO NA EMBRATUR:

1. Requerimento solicitando o cadastro na EMBRATUR (através da internet ou nas entidades estaduais que responde pela EMBRATUR);

2. Ficha de cadastro preenchida;

3. Cópia do contrato social, arquivado na Junta Comercial como firma Ltda. ou S/A, contendo no objetivo social, o seguinte termo: A sociedade exercerá a atividade de Agência de Viagens e Turismo, conforme legislação em vigor ou, então, de Agência de Viagens;

4. Cópia do CNPJ;

5. Pagamento da taxa de serviço para agência localizada na capital ou no interior, recolhida, integralmente, em favor da EMBRATUR

6. Termo de compromisso.

– PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O REGISTRO DE AGÊNCIAS DE VIAGEM NO SNEA:

1. Fotocópia autenticada em cartório do Certificado de Classificação no Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR;

2. Sociedade Limitada: fotocópia do Contrato Social inicial e posteriores alterações;

Sociedade Anônima: fotocópia dos Estatutos Sociais vigentes, da Ata da Assembléia Geral que elegeu a atual Diretoria, assim como a da que efetivou o último aumento do Capital Social;

3. Tanto em caso de Sociedade Limitada como no de Sociedade Autônoma, o capital mínimo integrado deverá corresponder, em moeda corrente, na data da constituição da sociedade, ou quando da última alteração contratual para elevação do capital, a US$ 25.000,00 (dólar comercial/venda, relativo ao último dia útil do mês anterior ao da assinatura do Contrato ou da efetuação da Alteração Contratual) para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e US$ 20.000,00 para o interior desses Estados e, também para os demais Estados do país;

4. Fotocópia do Contrato de Locação ou comprovação de propriedade do local e Alvará de Localização;

5. Fotocópia do CNPJ;

6. Autorização formalizada em documento endereçado à Diretoria do Sindicato em papel timbrado da firma;

7. Informação Cadastral da firma postulante e de seus sócios, fornecida por firma especializada e na sua falta, por outro órgão informante;

8. O requerimento de cadastro, com os documentos retroenumerados, deverá ser encaminhado ao SNEA por intermédio de uma Empresa Aeroviária

9. Juntamente com os documentos encaminhados pela Empresa Aérea apresentando a postulação da agência, deverá ser anexada Declaração de Capacitação Técnico-Profissional de um dos componentes da sociedade, fornecida pela ABAV e/ou SINDETUR, onde houver.

Modelo de Autorização para o SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS AEROVIÁRIAS (Utilizar Papel Timbrado da Empresa):

” (nome da firma), estabelecida à (endereço completo), no Estado de ……………………, neste ato representada por seu representante legal (nome e qualificação), vem apresentar a documentação anexa, para fins de cadastro junto a esse Sindicato, pois deseja participar do sistema uniforme de administração e cobrança dos valores devidos às empresa aéreas pela venda de bilhetes aéreos em consignação, estabelecido e gerenciado pela COPET.

Para tanto, a requerente se compromete a manter atualizado, junto ao SNEA, todos os seus dados cadastrais, inclusive a comunicar, imediatamente, a esse Sindicato, toda e qualquer alteração implementada em sua estrutura societária.

A requerente concorda em permitir que, sempre que se fizer necessário, um representante do SNEA visite suas dependências, com a finalidade de verificar, concretamente, a observância dos requisitos exigidos para comercialização de bilhetes aéreos.

A requerente declara conhecer os termos do Regimento Interno da COPET e afirma preencher os requisitos necessários à participação no sistema uniforme de comercialização de bilhetes aéreos em consignação, estando ciente de que a inobservância, por qualquer agência de viagem, dos padrões instituídos para comercialização dos bilhetes aéreos, importa em sério risco para o mercado da aviação, por isso que se compromete a dar ciência a esse Sindicato de qualquer irregularidade ocorrida em suas instalações, não importando que tenha agido com ou sem culpa, com a finalidade de viabilizar a adoção das medidas necessárias a que seja minimizado o risco antes mencionado.

A requerente também declara que tem ciência de que, caso venha a ser constatada a prática de irregularidades, por medida acautelatória, será promovida sua exclusão provisória (1 ano), ou definitiva (reincidência), do cadastro do SNEA.

Por fim, a requerente se compromete a, uma vez instada a promover a devolução dos bilhetes aéreos que lhe foram entregues em consignação, atender, de imediato, o pedido, tendo ciência de que, caso assim não proceda, será definitivamente excluída do cadastro do SNEA.”

Entidades

ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens – Regional ES

Av. Capitão Domingos Correia da Rocha, 80 – SL ½ – Ed. Master Place – Santa Luíza –

Vitória – (ES)

29047-600

Tel. (27) 3325 8531

EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo

Source: http://www.empregabrasil.com.br/ideias-de-negocios/como-abrir-ou-montar-uma-agencia-de-ecoturismo/


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O que precisa para abrir uma agencia de turismo

Finalmente chegamos ao final desta série de artigos que durou cinco semanas. De tanto esforço que este exercício exigiu da minha criatividade, cheguei a pensar em desistir da ideia de criar esta série, mas como já havia assumido o compromisso de escrevê-la, me esforcei para chegar até aqui. Bem, estamos aqui hoje para falar sobre tecnologia móvel, turismo, veículos e outros setores do mercado que estão bombando. Tudo para você montar empresa, a sua empresa, com menos de mil reais. Vamos as ideias finais da nossa lista.

41. SISTEMAS COMERCIAIS  R$100 mil

É incrível como tem muita oportunidade para quem trabalha com tecnologia. Programadores, analista de sistemas e gestores de projeto, são hoje os tipos de profissionais que não ficam sem trabalho. Para quem é da área, mas é pequeno, o conselho é ter foco. Ao invés de criar um sistema multi-empresas e que funcione em qualquer perfil de negócio, descubra, próximo a você, que estabelecimento comercial você poderia ajudar através do desenvolvimento de um software. Estabelecido o nicho, pesquise quem são os seus concorrentes, suas debilidades e pontos fortes e comece a desenvolver o seu produto. Leia um pouco sobre desenvolvimento ágil de software e procure uma metodologia que permita que você faça caixa enquanto desenvolve a solução. Em poucos meses, sua empresa terá um cliente fixo e um produto para comercializar.

42. SITE DE VIAGENS PARA A CLASSE C  R$95 mil

Se você não tem R$95 mil para investir na construção de um site de viagens e é agente de viagens, pode criar um blog hoje mesmo e começar a dar dicas de viagens com preços para seus clientes em potencial. Os blogs hospedados no Blogspot ou no WordPress.com possuem boa indexação e são uma boa forma de atrair tráfego para o seu negócio com baixíssimo investimento. Porém, é preciso estar atento, pois será a dedicação e o esforço contínuo, que darão ao seu blog a visibilidade que você deseja alcançar. Com o blog no ar e o seu nome figurando no topo, muitas pessoas da Classe C, que pesquisam sobre opções baratas para viajar, podem contratar os seus serviços de agente para comprar passagens ou até mesmo para guiá-las no seu novo tour .

43. PRÉ-INSPEÇÃO VEICULAR  R$40 mil

Como os equipamentos de medição de emissão de gases em veículos têm um valor muito acima de mil reais, a alternativa que resta, para quem é mecânico ou tem afinidade com a área, é especializar-se nas normas e leis que regulam a inspeção ambiental e oferecer seus serviços para uma oficina mecânica que possua tais equipamentos. O estudo e o esforço farão a diferença e destacarão o profissional que tem um grande mercado pela frente. Todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal deverão ter esse tipo de vistoria implantada até 2013, gerando um público para este tipo de serviço de cerca de 35 milhões de motos, automóveis, utilitários e caminhões.

44. LOGÍSTICA REVERSA  R$44 mil

Segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de janeiro de 2011, com R$30 mil o empreendedor com um computador e um veículo monta um escritório de despacho de cargas. Neste ambiente, ele se encarregaria de buscar os objetos sucateados nas indústrias e levá-los até um operador, que faria a remessa desses objetos para outros territórios. Esquecendo a cifra dos R$30 mil, o empreendedor que quiser atuar na área de logística reversa, pode fazê-lo através de um home office e tirar proveito da mobilidade dada pelos celulares de última geração e outros gadgets.

45. RASTREAMENTO DE VEÍCULOS  R$300 mil

É incrível que quando a oportunidade de negócio tem um investimento muito acima do esperado, a saída seja tornar-se vendedor da solução. Esta é a alternativa para quem quiser aproveitar o rápido crescimento do mercado de rastreamento de veículos no Brasil, impulsionado por uma norma do Departamento Nacional de Trânsito, que obriga automóveis e utilitários a sair de fábrica com rastreadores embutidos. Com uma boa quantidade de empresas que instalam esse tipo de equipamento nos veículos, você pode se tornar um representante delas ou até mesmo um desenvolvedor de softwares, que melhore a logística de entrega de produtos de outras empresas, clientes de quem faz o rastreamento de veículos. Crie uma solução em software de teste utilizando o GPS do seu próprio carro e faça uma demonstração para as empresas de rastreamento de veículos. Você ganha na venda do rastreamento, do software e consegue clientes sem esforço.

46. MICROSSEGUROS  R$50 mil

Você pode começar o seu negócio de microsseguros da mesma forma que o site de viagens voltado para a Classe C. Crie um blog, especialize-se nesta área, mantenha o foco e organize um escritório na sua casa com computador e telefone para falar com os seus clientes. Com dedicação e conteúdo de boa qualidade no seu blog sendo publicado constantemente, em pouco tempo seus clientes irão lhe procurar e não o contrário. Identifique as reais necessidades desse tipo de público e demonstre os benefícios de se contratar seguros deste tipo.

47. CO-WORKING  R$100 mil

Criar uma estrutura física de trabalho compartilhado sai caro. Poderíamos sugerir que a pessoa interessada nesta área, fizesse alianças com cafés ou empresas com espaço inutilizado, para instalar ali o seu ambiente de co-working. Porém, vamos nos ater ao que motiva um negócio como esse: colaboração. Hoje, com inúmeras pessoas trabalhando remotamente e com o trânsito caótico da maioria das cidades, torna-se desgastante mover-se para o ambiente colaborativo. Solução? Pegar o que há de melhor nesses ambientes e torná-los completamente virtuais. Endereço fixo você consegue alugando um espaço em um escritório virtual, assim como telefonista e sala de reunião, mas o que você não consegue é contato direto com as pessoas que lhe contratariam. Isso seria conseguido com todas as pessoas trabalhando no mesmo local. Por isso, a ideia é apostar na tecnologia de criação de redes sociais gratuitas para agrupar os membros do seu ambiente de co-working virtual, cobrando uma mensalidade deles por todo o serviço (físico e virtual).

48. MICROFRANQUIAS  R$200 mil

Existem inúmeras microfranquias hoje em dia, todas bem fáceis de serem contratadas e com o valor bastante baixo em relação aos modelos convencionais de franquias. 37% delas surgiram nos últimos 3 anos o que demonstra um rápido crescimento. Neste modelo de negócio ideal para quem é pequeno, você cria uma empresa que seja bastante replicável e que possa agregar rapidamente franqueados, que terão a vantagem de contar com uma consultoria e com a sua marca para potencializar o crescimento. Vou dar exemplos de trabalhos que poderiam ser transformados em microfranquias: domésticas, passadeiras de roupas, delivery de comida congelada com pagamento mensal (ideal para quem trabalha fora), telefonista virtual, entre outras. Basicamente, você começa o negócio e o modela para criar a sua franquia, com marca e tudo o mais. Pesquise, onde mora, uma consultoria que possa lhe ajudar o seu estabelecimento como franquia.

49. ALUGUEL DE APARELHOS MÉDICOS  R$250 mil

Não só aparelhos médicos, mas qualquer tipo de aparelho das mais diversas áreas podem ser alugados hoje em dia e você não precisa tê-los para ganhar sobre esse serviço. Você precisa vendê-los. Eu mesmo preciso alugar equipamento de vídeo e não sei onde encontro em Curitiba. Tive um trabalho imenso para pesquisar e mesmo assim não encontrei. Eu não devo ser o único com esse tipo de problema, assim como existem outras tantas pessoas que precisam montar seus espaços e não possuem equipamentos para o seu ambiente. Elas poderiam alugar temporariamente ou de maneira fixa os equipamentos de você, enquanto você atua como intermediário entre o consumidor e a empresa proprietária dos itens.

50. TERCEIRIZAÇÃO DE PRODUTOS  R$800 mil

Fabricar algo para outras empresas já virou moda no país. Hoje, quando vamos a um grande supermercado, identificamos logo que entre a maioria dos produtos de uso básico existe uma boa quantidade de produtos da marca do próprio supermercado. Se esse tipo de negócio está sendo utilizado pelas grandes marcas, que tal fabricar produtos para serem vendidos com a marca de outras empresas? Às vezes você pode estar demorando muito tempo para fazer a sua marca se destacar. Utilizar uma marca, que já tem nome no mercado, pode promover o avanço mais rápido do seu negócio. Artesãos, inventores, desenvolvedores de software, designers, webdesigners, entre outros profissionais, podem se valer desta dica para pegarem carona atrás das grandes empresas.

Ufa! Terminamos. Agora sim, estamos no final da nossa série que teve mais de 6000 palavras escritas. Apesar de às vezes ter sido tedioso escrevê-las, o exercício demonstrou ser uma forma bacana de exercitar a mente e descobrir como obter o mesmo resultado gastando menos, principalmente em se tratando de montar empresa. Este é um exercício que recomendo para todos, pois através desta série de artigos, pude realmente crer que é impossível para um empreendedor ficar sem grana ou estagnado. É tanta ideia boa no mercado e que pode ser aplicada já, que se torna realmente difícil não aplicá-las. Isso me lembra as vezes que peço para os meus clientes de coaching, criarem 30 ideias para colocarem em prática já e irem de encontro aos seus objetivos. Todos tremem, esmorecem, mas depois que passam da ideia número dez, enxergam o quanto estavam aprisionados por preconceitos do tipo: “Isso é impossível” ou “A ideia é boa, mas na prática…”, etc.

De agora em diante, sempre que um problema apresentar-se  à sua frente, pratique o exercício de criar uma alternativa que o coloque em prática já. Mãos à obra e vamos empreender.

Source: http://insistimento.com.br/50-ideias-para-abrir-empresa-parte-5/


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O que precisa para abrir uma agencia de turismo

No momento em que se decide abrir uma  agencia de viagens em presidente prudente  é necessário que ela seja cadastrada no Ministério do Turismo junto a Cadastur, e todas as informações da nova agencia deve ser feito na pagina oficial da Cadastur, e no próprio site consta a descrição de todos os documentos que se fazem necessário para a efetivação do cadastro.

Depois que o cadastro for feito no site da Cadastur, é preciso que uma copia desse cadastro seja anexado junto a todos os documentos e levados diretamente no órgão oficial de turismo em sua região, e se tiver alguma duvida procure os endereços no site.

Fica esclarecido que todos os registros são feito no ministério do turismo desde o ano de 2003, pois com a criação desse órgão fica registrado que será publicado no Decreto 4898 / 2003, as competências de cadastrar e fiscalizar qualquer solicitação que antigamente eram de responsabilidade da Embratur agora são do Ministério.

Source: http://www.gthospitalar.com.br/uncategorized/para-abrir-uma-agencia-de-turismo-e-preciso-ter-um-registro/


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O que precisa para abrir uma agencia de turismo

Dúvidas frequentes

Como realizar o cadastro de prestadores de serviços turísticos?

MTur Os cadastramentos feitos por meio do portal www.cadastur.turismo.gov.br. Todas as informações necessárias à efetivação do registro encontram-se na página do portal CADASTUR. Dúvidas e documentos devem ser encaminhados diretamente ao órgão oficial de turismo em sua região nos endereços disponíveis no mesmo site.

Como obter dados estatísticos do turismo brasileiro (dados & fatos)?

MTur Os dados para pesquisa estão disponíveis neste portal através do link dados e fatos e/ou documentos e relatórios .

MTur O Ministério do Turismo não fornece atestado de idoneidade de empresas. Para pesquisar dados cadastrais a fim de confirmar se a empresa é devidamente cadastrada no MTur, basta acessar www.cadastur.turismo.gov.br. Sugerimos também que procure o órgão de Defesa do Consumidor - PROCON para averiguar se existe qualquer queixa ou reclamação contra a empresa que a desabone.

MTur Com base no Plano Nacional de Turismo o Ministério do Turismo desenvolveu uma série de Programas e Ações para o desenvolvimento de projetos que promovam o turismo brasileiro, dentro e fora do país, a fim de gerar emprego e renda e dar continuidade ao desenvolvimento do setor. Para ter acesso aos Programas, clique aqui .

MTur Este site disponibiliza uma lista com o contato das principais áreas do Ministério do Turismo. Para acessá-la, clique aqui .

MTur Este site disponibiliza uma lista com a legislação vigente nacional relacionada ao setor de Turismo e suas vertentes. Para localizar o documento desejado, você pode realizar uma busca por nome, tema, tipo e ano, ou por categorias. Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui.

MTur Para o desenvolvimento de programas de governo, o Ministério do Turismo realiza convênios, termos de parceria e de cooperação com órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos. Para obter informações sobre envio de projetos turísticos deste porte, clique aqui .

MTur Para participar do programa de estágio deste Ministério é necessário que o candidato esteja inscrito no CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, resida em Brasília e aguarde disponibilidade de vagas. Os servidores em caráter efetivo são contratados por meio de aprovação em concurso público. Novos concursos são publicados na área ”Editais ” deste site.

MTur Este site disponibiliza uma lista com todos os logotipos e marcas utilizados pelo Ministério do Turismo. Para acessar esse material, clique aqui .

MTur Para obter a carteira de Guia de Turismo é necessário que se faça um Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Guia de Turismo para a Categoria na qual estiver solicitando o cadastramento, em alguma Instituição de Ensino autorizada a ministrar este curso. Após a conclusão, acesse www.cadastur.turismo.gov.br e proceda o seu cadastramento junto ao Ministério do Turismo. Cada órgão estadual de turismo tem a lista das instituições autorizadas para ministrar o curso de Guia de Turismo.

MTur A abertura de uma empresa prestadora de serviços turísticos deve obedecer às leis locais que regem qualquer abertura de empresa comercial. Procure um escritório de contabilidade em sua cidade ou junta comercial onde possa obter melhores informações. Depois de cumpridas as exigências legais, efetue seu cadastro via internet na página www.cadastur.turismo.gov.br .

MTur Os 65 destinos são fruto de um trabalho realizado pelo Ministério do Turismo desde 2003, com o qual todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, apresentaram três produtos de qualidade turística. Para obter mais informações sobre os 65 destinos, clique aqui .

MTur O Programa Turismo Sustentável e Infância tem o objetivo de sensibilizar os agentes que integram a cadeia produtiva do turismo no sentido de contribuir para a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual no turismo. Para mais informações, clique aqui. Para denúncias, ligue 100.

MTur Algumas leis foram desenvolvidas especificamente para regulamentar os meios de hospedagem no Brasil. Para ter acesso a esses documentos, incluindo modelo da FNRH e o BOH, clique aqui.

Source: http://www.turismo.gov.br/turismo/geral/fale_conosco/faqgeral.html

22.10.2018

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