Provedor das agências de viagem e turismo da apavt

Provedor das agências de viagem e turismo da apavt

Cabe-lhe, entre outras competкncias:

-Dirigir recomendaзхes аs Agкncias de Viagens com vista а melhoria dos respectivos serviзos;

-Promover a divulgaзгo do conteъdo e da significaзгo dos direitos de todos os utilizadores dos serviзos das Agкncias de Viagens;

-Dirimir os conflitos entre as Agкncias de Viagens e seus clientes, mediante a elaboraзгo de decisхes;

-Dignificar os serviзos prestados pelas Agкncias de Viagens e Turismo.

O Provedor do Cliente exerce as suas funзхes com base em reclamaзхes apresentadas pelos cidadгos, ou por iniciativa prуpria. No pimeiro caso dispхe, no mбximo, de 30 dias, a contar da apresentaзгo da reclamaзгo, para tomar decisгo.

O que й o Provedor do Cliente das Agкncias de Viagens e Turismo?

Й uma instituiзгo independente da APAVT - Associaзгo Portuguesa das Agкncias de Viagens e Turismo, que tem por funзгo principal a defesa e promoзгo dos direitos e interesses legнtimos dos consumidores de serviзos das agкncias de viagens e turismo associadas.

Quem й o Provedor do Cliente?

O advogado Josй Vera Jardim, ex-Ministro da Justiзa e um dos fundadores da DECO-Associaзгo Portuguesa para a defesa dos Consumidores, й o Provedor do Cliente das Agкncias de Viagens e Turismo desde a sua criaзгo.

Quais as vantagens de recorrer ao Provedor do Cliente?

Desde logo, pela celeridade na resposta аs reclamaзхes: O Provedor do Cliente demora, em mйdia, apenas 60 dias na apreciaзгo e decisгo dos casos que lhe sгo apresentados, um prazo muitнssimo inferior ao de outros organismos ou dos tribunais. Por outro lado, porque o Provedor e a sua equipa de juristas dispхem de uma vasta experiкncia na resoluзгo de conflitos de consumo e, em particular, naqueles que se referem especificamente аs questхes relacionadas com as viagens e o turismo, permitindo dessa forma uma mais fбcil, embora sempre rigorosa, apreciaзгo e tomada de decisгo.

Tambйm porque as agкncias e operadores turнsticos associados da APAVT e, consequentemente, aderentes ao Provedor do Cliente, respeitam e acatam as suas decisхes.

Finalmente, porque as decisхes do Provedor do Cliente das Agкncias de Viagens e Turismo constituem fundamento, quando necessбrio, para o accionamento do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo, permitindo assim aos clientes serem ressarcidos de eventuais prejuнzos decorrentes de incumprimentos.

Quem pode recorrer ao Provedor do Cliente?

Qualquer cliente de uma agкncia de viagens associada da APAVT pode apresentar uma reclamaзгo ao Provedor do Cliente desde que o faзa dentro do prazo mбximo de 20 dias ъteis apуs o fim da viagem a que respeita a queixa.

O Provedor nгo aprecia reclamaзхes que tenham sido feitas em simultвneo a outras entidades com poder de decisгo – Comissгo Arbitral do Turismo de Portugal, Centros de Arbitragem. Tribunais Judiciais ou ASAE.

Como reclamar ao Provedor do Cliente?

Por escrito, seja por correio para a Rua Duque de Palmela, 2 - 1є Dto. 1250-098 Lisboa, ou por email para provedor@provedorapavt.com. A reclamaзгo deve conter o nome, morada e outros dados de identificaзгo e contacto e do reclamante, a identificaзгo da agкncia de viagens e operador turнstico reclamados, data, local e programa da viagem, fundamentos da reclamaзгo e tantos mais dados quanto possнvel para a sustentar. Alternativamente poderб fazer o download de um formulбrio aqui .

Na eventualidade de surgir algum contratempo no destino:

Tente primeiro resolver localmente com o fornecedor do serviзo e com o representante da agкncia/operador, atravйs do contacto que lhe foi fornecido. 90% das situaзхes podem ser resolvidas localmente.

Persistindo a questгo, contacte directamente a sua agкncia de viagens em Portugal. 70% das questхes podem ser resolvidas pela sua agкncia.

Se ainda assim o problema persistir, recolha o mбximo de informaзгo possнvel de modo a sustentar, documentalmente, a reclamaзгo que terб de fazer depois de regressar.

  • Reclame no local por escrito, e guarde cуpia dessa reclamaзгo, preferivelmente com prova de que foi recebida;
  • Reъna fotografias, recibos de despesas que tenha eventualmente feito, cуpia das reclamaзхes apresentadas;
  • Principalmente, desfrute na medida do possнvel do que pode ainda aproveitar da viagem e tenha a certeza de que, no regresso, serб justamente compensado. Afinal estб a falar com uma agкncia da APAVT.
No regresso:

Se tiver alguma reclamaзгo, o Provedor do Cliente estб а sua disposiзгo. Note que a sua reclamaзгo terб de ser apresentada no prazo mбximo de 20 dias ъteis apуs a data do regresso, sob pena de jб nгo poder apreciada. A partir deste prazo, sу mesmo nos Tribunais.

Reъna todos os dados relativamente ao que o leva a reclamar;

Deve juntar, tanto quanto possнvel, cуpia da factura/recibo emitidos pela sua agкncia e a indicaзгo do operador turнstico que a organizou (quando aplicбvel) e a indicaзгo da viagem;

Preencha o formulбrio e submeta a sua reclamaзгo. Se preferir, poderб fazк-lo atravйs do email provedor@provedorapavt.com ou do fax nє 21 314 50 80

O PROVEDOR DO CLIENTE DEMORA, EM MЙDIA, 60 DIAS PARA APRECIAR E DECIDIR SOBRE AS RECLAMAЗХES.

Source: http://www.diplomatatours.pt/suporte/provedor


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Provedor das agências de viagem e turismo da apavt

O provedor do cliente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) aconselha a recorrer a sites que possam ser identificados ou que sejam membro da associação.

"Há cada vez mais clientes que compram viagens e serviços de hotel através da Internet e isso fez com que o número de queixas também aumentasse", relatou Vera Jardim, provedor do cliente da APAVT.

Contudo, o responsável referiu que o principal problema com este crescimento "é o facto de parte destes sites não ser associado da APAVT e não sabermos onde estão localizados, o que impede serem identificados".

No primeiro semestre, período em que há um menor número de queixas, o provedor do cliente indeferiu 114 reclamações, 41 das quais relativas a agências não associadas. "E dessas a maioria são estes sites que não são passíveis de ser identificadas, mesmo que os clientes recorram ao Turismo de Portugal", alertou Vera Jardim, em conferência de imprensa.

Os clientes que pretendem fazer reclamações sobre viagens ou férias poderão fazê-lo junto do Provedor do Cliente da APAVT, caso a agência de viagens seja membro da associação, ou caso não seja, poderá sempre recorrer ao Turismo de Portugal.

A Deco acusou esta segunda-feira as agências de viagens de venda "online" eDreams e Rumbo de publicitarem nos "sites" preços de voos mais baratos "em regra" do que os efectivamente cobrados aos clientes.

A conclusão resulta de uma análise da associação de defesa do consumidor aos sítios na internet de quatro agências de viagem de venda "online" – Rumbo, eDreams, Logitravel e netviagens - e de cinco companhias aéreas 'low cost' [de baixo custo] – Ryanair, easyJet, Transavia, Vueling e Condor –, as empresas com mais reclamações à Deco por causa do transporte aéreo.

"Este estudo da Deco é muito interessante e a APAVT analisará", acrescentou Vera Jardim, detalhando que dos sites analisados apenas um é membro da APAVT (Netviagens).

Source: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/portugueses_queixam_se_cada_vez_mais_de_sites_de_viagens.html

05.07.2020

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