Ser vendedor é actualmente uma actividade profissional exigente, difícil e complexa. Se é certo que ninguém consegue fechar todas as vendas, certo é, também, que conhecer e aplicar técnicas de vendas e negociação irá incrementar a eficácia da sua acção comercial.
Face a todas as mudanças do mercado, ao aumento da agressividade comercial da concorrência e ao conhecimento cada vez maior do próprio cliente final, as equipas terão de se dotar de conhecimentos, técnicas e skill’s cada vez mais detalhados na área de Vendas e Negociação Comercial.
O presente curso visa desenvolver nos participantes competências que lhe permitam desempenhar correcta e eficazmente a função comercial.
No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
• Definir e escolher correctamente os meios e instrumentos de acção na conquista do mercado e dos clientes;
• Dominar as técnicas de comunicação/persuasão e negociação;
• Aumentar a vinculação e a fidelização de clientes, através da aplicação correcta das técnicas de vendas e acompanhamento de clientes;
• Aperfeiçoar e aumentar a sua eficácia nas vendas;
• Desenvolver aptidões na venda consultiva;
• Identificar os diferentes tipos de clientes e suas necessidades;
• Ter em atenção quer os aspectos técnicos da venda quer os aspectos comportamentais envolvidos neste processo;
• Utilizar ferramentas de trabalho indispensáveis a uma Negociação Eficaz e Duradoura, com efeitos Win-Win, na Gestão de Clientes e Fornecedores.
Programa
• Analisar e comparar produtos, serviços e fornecedores
• Prospecção dos Clientes: fontes de informação
EXERCICIOS PRÁTICOS E SIMULAÇÕES DE SITUAÇÕES DE VENDA E NEGOCIAÇÃO
COMO FORMAR UMA EQUIPE DE VENDAS NUMA AGÊNCIA DE VIAGENS
PLANEJE A REMUNERAÇÃO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS DENTRO DO PERFIL DA SUA EMPRESA NO MERCADO
Remunere os agentes de viagens com salário fixo + comissão (ou bônus variando entre R$ 1,00 a R$ 1.000 conforme desempenho no volume de vendas). É esse incentivo salarial extra que irá fazer o funcionário buscar a venda, pois quando o salário é fixo e alto, a tendência do empregado é relaxar e não se comprometer em vender. Outra vantagem desses bônus ou comissões, é que a empresa poderá descontar desses incentivos os ADMs e NOSHOWs que o agente de viagens causou como dano à empresa por ter falhado no serviço solicitado pelo cliente. A comissão também disciplina o funcionário da linha de frente a obedecer e respeitar mais o seu supervisor (por mais incompetente que ele seja), pois é o supervisor quem determina qual será o agente de viagens que atenderá as contas que rendem as maiores comissões, ou qual agente de viagens receberá aquele email de grupo de venda certa que dará uma boa comissão, por exemplo. Saber controlar a distribuição das comissões entre uma equipe, é um dos trunfos que um supervisor tem de penalizar (sem levar para o lado pessoal) agentes rebeldes caso ainda não seja a hora de demití-lo. E o bom de tudo, é que como todos querem ganhar ótimas comissões, ninguém descordará ou desobedecerá o supervisor porque querem ser agraciados por ele. Em contra-partida, o supervisor terá então um domínio maior sobre a equipe.
Começando a série de posts sobre sistemas de turismo. estarei mostrando pro pessoal que visita o blog sobre uma nova tendência da tecnologia: os portais de venda de viagens .
E esses portais de venda estão se multiplicando cada dia mais. pois me lembro que não conhecia muitos até o fim de 2007, até pelo fato de que o pessoal falava pouco deles, mas hoje eles estão com um ritmo crescente de vendas e dominando muitas vezes conversas das pessoas que trabalham com turismo.
O principal público-alvo desses portais são as pessoas em geral que não conhecem o mundo do turismo, mas que querem viajar e fechar seu próprio pacote de viagem, sem a necessidade de contato pessoal com uma agência de viagens .
Além de consultar preços, você pode fazer comparação de qual companhia aérea oferece melhores horários de vôos. quais hotéis oferecem melhores serviços. assim como outras informações importantes pra quem vai viajar.
O turismo de lazer é o principal negócio envolvido, mas também é possível comprar viagens para turismo de negócio. Por sinal, as ofertas e condições de pagamentos lá são bem tentadoras, sendo uma das principais características desses portais, visto que geralmente por trás deles há uma grande empresa com aporte financeiro podendo oferecer financiamentos e crédito para o consumidor final. De vez em quando fico com vontade de comprar uma viagem por ali.
Uma das desvantagens desses portais é o fato de que a empresa que possui um portal precisa ter uma equipe de central de atendimento sempre presente e que retire as dúvidas de seus clientes e solucione problemas que possam vir a ocorrer. Nada impeditivo pras agências de viagens que já vendem seus pacotes no dia-a-dia.
Dentre os principais portais de venda do turismo que conheço estão:
Portais de vendas de viagens - Sistemas de Turismo
Para o desenvolvimento desses portais há soluções prontas de empresas de desenvolvimento que oferecem um serviço específico pra área.