Sugestões de viagens

Sugestões de viagens

No alto da Serra da Mantiqueira, a 1.700 metros de altitude, Campos do Jordão é destino certeiro para quem gosta de curtir o inverno. Pousadas e hotéis aconchegantes, bares e restaurantes requintados e uma intensa programação cultural transformam a cidade paulista em uma das estâncias turísticas mais procuradas quando as temperaturas caem e o frio aparece. Entre junho e julho, cerca de um milhão de turistas passam por lá. As construções em estilo alpino, a beleza natural e a pureza do clima de montanha só reforçam as qualidades.

Foi fundada em 16 de junho de 1934, quando se desligou da vizinha São Bento do Sapucaí, mas começou a se configurar como cidade com a chegada do português Matheus da Costa Pinto, morador de Pindamonhangaba. Em 29 de abril de 1874 ele subiu a serra e comprou terras à beira do rio Imbiri, onde instalou uma vendinha, montou uma pensão, levantou uma capela em honra de São Matheus e edificou uma escola.

Repleta de pinheirais e araucárias, a cidade é situada em um vale e tem cerca de 85% de seu território composto por regiões onduladas. Isso faz com que o sol ilumine a cidade durante boa parte do ano, atingindo o grau máximo de luminosidade no inverno, quando a temperatura pode chegar em média a 5 graus negativos.

Conhecida como a "Suíça Brasileira", Campos do Jordão tem entre seus visitantes celebridades e personalidades. Entre suas vilas, a mais badalada é Capivari. Cercada por um forte clima europeu e dona de uma variedade gastronômica, a vila é o point preferido dos turistas na alta temporada.

A cidade também conta com um evento anual de renome: o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O evento dedicado à música erudita leva à cidade um mix de atrações culturais e promove apresentações em diversos pontos.

Para quem é ligado em natureza, Campos do Jordão oferece diversas atrações ecológicas. O visitante pode escolher entre trilhas, pescaria, arvorismo e passeios a cavalo, entre outras modalidades.

Uma das mais charmosas e tradicionais atrações turísticas de Campos do Jordão é o passeio de trem. A ferrovia era até a década de 70 uma das formas mais fáceis de acesso a cidade e hoje conta com quatro passeios diferentes: o Turístico (trecho de 8 km), Maria Fumaça (4 km), Santo Antônio do Pinhal (19 km) e Pindamonhangaba (esse, mais cansativo, percorre 47 km).

Source: http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/campos-do-jordao


*****

Sugestões de viagens

Terça-feira, 13 de Novembro de 2007

Desde hoje e sempre que tiver oportunidade irei actualizar esta nova secção no Blog, "Dicas e Sugestões".

Antes de qualquer viagem há sempre vários pontos a ter em consideração. A maioria das vezes acredito que o local já esteja pensando, no entanto mesmo assim avanço com os aspectos que considero pertinentes (com certeza terei a minha mãe ou irmã a dizer-me esqueceste-te disto e daquilo, etc " mas acho que já aprendi bem:

  • Para onde ir?
  • Em que época do ano ir?
  • Onde procurar informações?
  • Ir em grupo com roteiro definido ou comprar tudo em separado?
  • Onde comprar a viagem?
  • O que levar na mala de viagem?
  • Que documentos e/ou vacinas são necessárias?
  • etc. (esta é a secção da minha mãe e irmã, lol)

Ora bem, todas estas respostas são relativas e não têm apenas uma resposta como é óbvio. Nos próximos posts irei dar a minha opinião enquanto viajante e espero conhecer a opinião dos leitores.

Quanto melhor estivermos informados e prevenidos relativamente ao roteiro e caracteristicas culturais de cada país melhor corre a viagem.

Na parte das sugestões, como o nome indica, irei sugerir destinos, dando exemplos de roteiros já definidos.

Source: http://mundodasviagens.blogs.sapo.pt/6395.html


*****

Sugestões de viagens

Divulgação/SETUR-PE

Paisagens preservadas e ótimos pontos de mergulho destacam Fernando de Noronha

Américo Vespúcio tinha razão. Fernando de Noronha é mesmo um paraíso. Foi essa a impressão do navegador italiano logo no primeiro contato com o arquipélago brasileiro. Conta a história, na versão considerada oficial sobre o descobrimento da ilha, que as primeiras palavras de Vespúcio ao aportar na região, em 1503, foram: “O paraíso é aqui”. De fato, motivos não lhe faltavam. Noronha é um lugar repleto de lindas paisagens e cheio de atrações.

Arte UOL

Noronha se gaba por ser considerada pela Unesco um Patrimônio Mundial Natural desde 2001. São 21 ilhas e ilhotas somando ao todo 26 km² de terras cravadas no meio do oceano Atlântico, distantes a 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco, e a 360 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Não existe exatamente uma temporada certa para se visitar o arquipélago. Embora o verão brasileiro seja de dezembro a março, o calor predomina durante o ano inteiro na região. A temperatura média é de 28ºC. De qualquer forma, as pousadas locais consideram como baixa temporada os meses que vão de março a junho, por conta da elevação dos níveis de chuva. Ainda assim, é possível encontrar um benefício nos tempos de maior precipitação. Para os amantes de cachoeiras, é justamente nesse período que se formam as quedas d’água da ilha. Um capricho extra para um lugar já tão abençoado pelo mar.

Aliás, é justamente no oceano que estão as maiores riquezas do arquipélago. Com águas em torno dos 28ºC, o mar local agrada surfistas, mergulhadores e admiradores de uma fauna repleta de tubarões e golfinhos. Pode parecer contraditório dizer que surfistas, mergulhadores e tubarões convivem harmoniosamente no mesmo espaço, mas é exatamente isso o que acontece. Ataques por ali são inexistentes. Esses fatores fazem de Fernando de Noronha um dos melhores lugares para prática de mergulho no Brasil. Não bastasse toda a vida marinha existente por lá, ainda é possível visitar navios naufragados próximos ao litoral – inclusive com opção de mergulho noturno.

As condições de surf também não decepcionam. No entanto, existe um período certo para isso. É de dezembro a março que as ondas chegam com mais intensidade na costa da ilha, principalmente na parte que fica voltada para o hemisfério Norte. A qualidade das ondas nessa área fez com que a praia Cacimba do Padre passasse a fazer parte do calendário do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso para o principal campeonato mundial de surf. A boa notícia é que a ilha possui uma locadora de pranchas (Solymar, tel. 81 3619-1965, cerca de R$ 30 por dia), o que garante aos surfistas uma considerável economia evitando as taxas de transporte aéreo dos boards, cobrados no Brasil.

Arte UOL

O arquipélago tem 21 ilhas, sendo a maior delas e única habitada a de Fernando de Noronha, que possui um parque nacional marinho que toma 85% de seu território. Leis federais controlam os deslocamentos e cobram taxas diárias pela permanência de turistas entre os pouco mais de dois mil habitantes, para preservar este santuário ecológico onde vivem mais de 250 espécies de peixes. Um exemplo do rigor é mergulhar na praia de Atalaia: a atividade exige um ingresso, determina os minutos e proíbe o uso de filtro solar, para a química não agredir a água cristalina e as criaturas marinhas.

Fernando de Noronha é uma ilha do tipo oceânico - enquanto Ilhabela, em São Paulo, ou Itaparica, na Bahia, são ilhas costeiras, esparramadas sobre a plataforma da superfície continental, eventualmente ligadas ao continente no passado. As ilhas oceânicas são os cumes de grandes montanhas submarinas. Noronha nasceu de uma erupção vulcânica, longe da terra firme. Quem passa dias ali ainda acalenta a sensação de estar perto da areia e das tartarugas, longe de tudo. Mesmo o trecho de asfalto é curto: 6,8 quilômetros.

História

Mas se hoje Fernando de Noronha é um polo turístico, historicamente sua função foi outra. Entre 1737 e 1942 um presídio funcionou na ilha recebendo na maioria presos políticos. Fazia sentido manter um presídio naquela região, já que a distância da ilha para o continente garantia um isolamento total. Não por acaso, o mais famoso registro envolvendo a cadeia é de um presidiário que conseguiu escapar do confinamento noronhense. Não apenas uma, mas duas vezes.

Foi Sérgio Lino da Silva, que durante a década de 1940 surpreendeu autoridades e população com a proeza de fugir do presídio e chegar ao continente sem comida ou água a bordo de embarcações precárias. Por vezes recapturado, Sérgio recebeu o perdão do Governo brasileiro pela bravura de seus atos. Além de dezenas de histórias, restaram por ali as ruínas da antiga construção. Visitar esse presídio significa mergulhar em parte da memória local, muito valorizada pelos nativos.

Mas a função histórica de Noronha não se limita ao presídio. Durante a Segunda Guerra Mundial a ilha foi transformada em Território Federal e ficou subordinada ao Ministério da Guerra brasileiro. Com a sequência da Guerra Fria e do regime militar no país (1964-1985) o arquipélago só deixou de ser administrado pelo Ministério da Guerra em 1988, mas ainda hoje é possível encontrar marcas desse período caracterizadas por túneis e trincheiras ainda mantidas.

Assim, agregando história a ricas paisagens, Fernando de Noronha ganha cada vez mais valor no cenário turístico brasileiro e mundial. A população de energia intensa e sempre acolhedora, a cultura local singular e a infinita beleza da natureza nos fazem refletir: Américo Vespúcio tinha razão. Fernando de Noronha é mesmo um paraíso.

Source: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/fernando-de-noronha.jhtm


*****

Sugestões de viagens

Leitores do G1 contribuíram com dezenas de destinos turísticos pouco conhecidos (Foto: VC no G1)

É hora de viajar com os destinos turísticos mais diferentes do mundo indicados por você. O G1 publica desde janeiro de 2013 dicas de leitores com cidades e locais pouco conhecidos pela maioria, e as sugestões vão desde o interior do Brasil até pontos inóspitos em todo o mundo. Contribua você também com a série "Conte a sua viagem" e relate a sua visita a um lugar inusitado.

Praias paradisíacas no Brasil, mosteiros "nos céus" da Grécia, penhascos na Irlanda, cavernas na Malásia, catacumbas em Paris, uma ilha perdida no Pacífico são algumas das sugestões dos internautas.

Participe você também. Mande uma ou mais fotos e diga por que o seu destino não tão visitado é especial e merece uma viagem. Para enviar a sua colaboração, use a ferramenta do VC no G1 . Você também pode indicar um passeio ou local menos óbvio de cidades campeãs da preferência, como Paris, Nova York e Buenos Aires – ou seja, recomendar uma visita a torre Eiffel não irá entrar na nossa seleção das melhores sugestões.

Veja abaixo todas as dicas de destinos pouco conhecidos enviadas pelos leitores do G1 :

Source: http://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/2013/03/veja-dicas-de-viagens-diferentes-dos-leitores-do-g1-e-mande-sua.html

25.04.2024

New

31 2015 mar

Pacotes de viagens nacionais para casal

Pacotes de viagens nacionais para casal Viajar a dois é o desejo de 82% dos brasileiros segundo uma pesquisa recente divulgada...

02 2015 abr

Gool passagens aereas promocionais

Gool passagens aereas promocionais GOL e TAM estão com ótimas promoções nesse final de semana. A TAM tem...

21 2014 feb

Viagens america

Viagens america Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul 836 Tópicos 19057 Mensagens...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum luxo mas com ... Saber mais...

Preço trem europa

Preço trem europaRenfe Spanish high speed trainsSpanish day trains. High speed AVE connection between cities like Madrid, Barcelona, Seville etc.Travelling through Spain is an enchanting experience ... Saber mais...

Pasasgens aereas

Pasasgens aereasDica imperdível para quem gosta de economizar com suas viagens!A dica de hoje é um blog! O Pacotes de Viagens 2015 .Se você, assim como ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros