Tipos de agencias de viagens

Tipos de agencias de viagens

As agкncias de viagens sгo definidas por Acerenza apud Dantas (2002, p. 31) como sendo "empresa que se dedica a realizaзгo de acordos para viagens e a venda de serviзos avulsos, ou organizados em forma de pacotes, em carбter intermediбrio entre as empresas chamadas a prestar os serviзos e o usuбrio final, para fins turнsticos, comerciais ou de qualquer outra нndole."

Tomando como base esta definiзгo pode-se passar a uma verificaзгo sobre as tipologias das agencias de viagens, no Brasil, a legislaзгo em vigor, ditada pelo EMBRATUR na Lei 6.505 de 15/12/1975 e no Decreto 84.934 de 21/07/1980, regulamenta no paнs dois tipos de Agкncias: as agencias de viagens e as agкncias de viagens e turismo, tal legislaзгo as diferenciam da seguinte forma:

As Agкncias de Viagens podem operar (planejar, organizar e executar) excursгo Nacional (aйreo e rodoviбrio) e para a Amйrica do Sul; e as Agкncias de Viagens e Turismo podem operar para qualquer parte do mundo. Portanto para a legislaзгo brasileira, ambos os tipos de agкncias podem operar viagens, o que as diferenciam sгo as destinaзхes geogrбficas.

Esta tipologia de agкncias apresentada anteriormente й uma tipologia oficial, que nгo absorve totalmente a realidade do mercado nacional e internacional. No caso brasileiro o mercado adota a posiзгo que determina a diferenзa bбsica entre Operadoras Turнsticas e Agкncias de Viagens revendedoras, da seguinte forma: as operadoras sгo empresas que executam os serviзos pertinentes а operaзгo (planejamento, organizaзгo e execuзгo) e as revendedoras sгo empresas que revendem os pacotes das operadoras. Mas ao lanзar um olhar para o mercado das Agкncias segundo Tomelin (2001), baseado em Acerenza, podem-se encontrar seis tipos diferentes de Agencias de turismo:

Agкncias de Viagens Detalhistas: sгo empresas que nгo vendem seus prуprios produtos, sгo na realidade revendedoras de viagens e roteiros preestabelecidos do tipo pacote que sгo elaborados pelas operadoras ou agкncia de viagens maioristas.

Agкncias de Viagens Maioristas: tais agкncias tкm como principal objetivo a elaboraзгo de programas de viagens ou organizaзгo de pacotes que sгo repassados аs agкncias detalhistas que vendem tais produtos ao pъblico em geral, na maioria dos casos nгo vendem diretamente ao pъblico.

Agкncias de Viagens Tour Operator. a principal diferenзa entre as Agкncias Tour Operator e as Maioristas e o fato de que as primeiras operam seus prуprios programas de viagens, com seus prуprios equipamentos ou subcontrataзгo de operadoras terrestres, no Brasil tais tipos de agкncias se confundem pois empregam as mesmas funзхes operacionais.

Agкncias de Viagens Receptivas: sгo voltados ao turismo receptivo, muito comum nos principais destinos turнsticos do paнs, estas empresas prestam serviзos аs operadoras e agкncias em geral oferecendo serviзos de city tour, guias de turismo, transfer. assessoria ao turista, alйm de possibilitar a compra de passeios e programas diretamente ao turista.

Agкncias Consolidadoras: tem como funзгo a consolidaзгo de serviзos junto аs transportadoras aйreas, repassando bilhetes аs agкncias que nгo possuem credenciamento para este fim.

Agкncias de Viagens e Turismo Escola: sгo empresas-laboratуrios de instituiзгo educacionais de curso superiores de turismo, legalmente constituнdas junto ao EMBRATUR, que desenvolvem aзхes didбtico pedagуgica e operacionais a fim de atender аs necessidades de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competкncias profissionais do egresso como agente de viagens.

Dito isso, й possнvel compreender com mais amplitude o mercado das Agкncias e suas funзхes, ao atentar para a definiзгo de agкncia apresentada no inнcio deste texto pode-se observar que as funзхes das agкncias estб diretamente relacionada а intermediaзгo e а possibilidade de elaboraзгo de pacotes turнsticos por parte das agкncias. Sendo o a primeira, papel fundamental no turismo, a intermediaзгo entre o consumidor e o produto turнstico final. Servindo com um canal de distribuiзгo dos produtos e serviзos turнsticos com o pъblico consumidor.

Caracterizadas como uma prestadora de serviзo, as agкncias segundo Petrocchi e Bona (2003) "orientam as pessoas que desejam viajar, estudam as melhores condiзхes tanto em nнvel operacional quanto financeiro, e assessoram os clientes acerca da definiзгo dos itinerбrios." Este serviзo de consultoria de viagens й hoje o grande papel desempenhado pelas agкncias que tem uma relevante importвncia para o pъblico em geral, pois nos tempos de hoje os clientes (turistas) sгo assediados diretamente por uma infinidade de mensagens publicitбrias sobre destinos e empresas do trade turнstico (hotйis, restaurantes, locais para entretenimento, e outros.), devido аs novas tecnologias que tem como caracterнstica um grande poder de distribuiзгo de informaзхes e propagandas publicitбrias. Dificultando e muito a decisгo de selecionar uma localidade ou serviзo em determinada localidade. Assim as agкncias desempenham uma funзгo de assessoria, pois pesquisa, filtra e classifica as informaзхes, cumprindo papйis de facilitadora na decisгo quanto a viagens.

Para Tovar apud Dantas (2002, p. 37) "as Agкncias de Viagens sгo empresas que se dedicam profissionalmente e comercialmente а mediaзгo e а organizaзгo de serviзos turнsticos.". Onde a mediaзгo consiste na apresentaзгo do cliente ao produto turнstico e a organizaзгo representa a elaboraзгo dos pacotes, formados por diversos produtos turнsticos avulsos."

Alйm da relaзгo com os clientes, a relaзгo das agкncias com os prestadores de serviзos turнsticos й de fundamental importвncia para o funcionamento da agкncias, que ao comercializar produto de tais fornecedores recebe uma remuneraзгo, um comissionamento, em troca do serviзo prestado, a intermediaзгo. No caso do cliente nгo comprar o produto oferecido no momento de intermediaзгo a agencia funcionarб como uma divulgadora do referido serviзo, nгo havendo remuneraзгo para a mesma.

Assim as agкncias servem para os produtores de serviзos turнsticos (hotйis, companhias aйreas, empresa de entretenimento e outras) como sendo uma rede de distribuiзгo e de divulgaзгo de seus serviзos. Um elo entre as empresas e seu respectivo mercado, agindo como um canal varejista vendendo todos os serviзos oferecidos pelas outras empresas turнsticas e exercem papel extremamente importante na estratйgia de marketing.

Dessa forma percebe-se que a contribuiзгo das Agкncias para o desenvolvimento do turismo em todo o mundo й indiscutнvel, jб que as mesmas continuamente criam novos produtos, desenvolvem novas tйcnicas de comercializaзгo, beneficiando com isso a atividade em seu conjunto, mediante seu trabalho de intermediaзгo entre os prestadores de serviзos e o usuбrio final, ou seja, o turista. (ACERENZA, 1990).

Referкncias:

ACERENZA. Miguel Angel. Agencias de viajes. organizaciуn y operaciуn. Mйxico, D.F: Trillas, 1990

DANTAS, Jose Carlos de Souza. Qualidade do atendimento nas agкncias de viagens . uma questгo de gestгo estratйgica. Sгo Paulo: Roca, 2002.

PETROCCHI. Mбrio; BONA, Andrй. Agкncias de turismo. planejamento e gestгo. Sгo Paulo: Futura, 2003.

TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agкncias de viagens e turismo: como competir diante das novas tecnologias. Sгo Paulo: Aleph, 2001.

[1] Bacharel e Mestre em Turismo (UEPG/UNIVALI). Docente pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paranб (Unicentro/Irati) para o curso de turismo. E-mail: diggtur@yahoo.com.br

[2] Bacharel e Mestre em Turismo (Unioeste/UCS); Doutoranda em Geografia (UFPR). Docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Cento-Oeste (Irati/Paranб) para o curso de turismo. e-mail: polianacardozo@yahoo.com.br

[3] Bacharel em Turismo (UEPG) e Mestre em Geografia (UFPR). Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Cento-Oeste (Irati/Paranб) para o curso de turismo. e-mail: ronaldomaganhotto@yahoo.com.br.

Source: http://www.partes.com.br/turismo/poliana/agenciamento.asp

20.01.2018

New

31 2015 mar

Passagem aerea gratis

Passagem aerea gratis E viva a concorrência! Bastou a GOL lançar uma promoção liberando passagens aéreas gratuitas para as crianças que logo veio...

02 2015 abr

Americana viagens aereas

Americana viagens aereas Passagens Aereas Americanas Passagens aéreas com destino ao Rio de Janeiro (ida:22/04) Brasília – Rio de Janeiro – a partir de R$...

21 2014 feb

Popular on-line

Qual é a diferença entre a classe turística e classe executiva?

Hoje em dia podemos encontrar bilhetes acessíveis  praticamente em qualquer companhia aérea do mundo. Por exemplo: para os ... Saber mais...

Voos baratos de madrugada

Voos baratos de madrugadaHome / Passagens Aéreas Promocionais / Viajar de Madrugada é Alternativa para Vôos BaratosQuer viajar ... Saber mais...

Passagens rodoviarias preços

Passagens rodoviarias preçosSe você está pensando em viajar de ônibus preparamos uma relação de preço de passagens rodoviárias ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros