NOVE ILHAS DE UMA MAGNÍFICA RIQUEZA E INCOMPARÁVEL BELEZA, ONDE OS SONS E OS CHEIROS PERMANECEM PUROS, COM PAISAGENS DE TIRAR O FÔLEGO A QUALQUER UM.
O seu povo afável tem como expoente máximo as festas do Espírito Santo levadas para o arquipélago pelos primeiros colonos. Estes rogavam proteção ao Espírito Santo contra as intempéries, e os rituais religiosos continuam hoje tão enraizados que se mantêm praticamente inalteráveis.
No âmbito do novo modelo de serviço público do transporte aéreo nos Açores, a Sata anunciou recentemente que a partir de 29 de março, passa a voar para a Horta e Pico, rotas que a TAP deixará de operar nessa altura.
O voo para o Pico será efectuado via Terceira e no caso de Santa Maria, via Ponta Delgada, assegurando na rota de Santa Maria a duplicação da capacidade atualmente oferecida e na rota do Pico a manutenção da capacidade atual nos meses de julho e agosto duplicando a capacidade atualmente oferecida nos restantes dez meses do ano.
A programação semanal de rotações nas rotas liberalizadas será a seguinte: No caso de Lisboa/Ponta Delgada/Lisboa, a SATA irá operar entre 11 e 13 rotações semanais, dependendo dos meses do ano de maior fluxo turístico, e na rota Lisboa/Terceira/Lisboa irá operar entre 5 a 6 rotações semanais também dependendo dos períodos previstos como tendo maior procura.
No caso do Porto/Ponta Delgada/Porto estão previstas entre 5 a 7 rotações semanais, e no Porto/Terceira/Porto uma rotação semanal no período de abril a outubro.
Com o novo panorama de voos para os Açores, a SATA passa a ser a única companhia a voar entre ilhas, ou seja, a única companhia a operar no arquipélago dos Açores.
O líder do CDS-PP Madeira reuniu hoje, em Lisboa, com uma delegação centrista onde estavam o presidente nacional do partido e vice-primeiro- ministro, Paulo Portas, o ministro da Economia, António Pires de Lima e o líder parlamentar, Nuno Magalhães, a quem exigiu uma posição relativamente à abolição da descriminação sobre o valor máximo fixado como referência nas viagens de avião que os açorianos fazem para o continente em 134 euros, ou 99 euros para os estudantes.
O líder regional do CDS transmitiu que pretende que seja “revisto o modelo de liberalização dos transportes aéreos para a Madeira”, com especial incidência “nos preços que são praticados para residentes e estudantes”, estabelecendo esta uma das prioridades do futuro Governo Regional a ser constituído brevemente.
José Manuel Rodrigues defendeu ainda, na reunião, a criação do bilhete corrido, entre Lisboa-Porto Santo-Funchal, retomando, por parte da TAP, os voos entre Lisboa e Porto Santo, ajudando a combater a sazonalidade e a dar outra dinâmica à ilha dourada nos periodos de inverno.
O representante regional do CDS falou da necessidade em regulamentar o subsídio de mobilidade para os transportes marítimos de passageiros, aluindo à possibilidade de ser restabelecida a ligação de ferry entre a Madeira e o continente.
A partir de 1 de Outubro do presente ano o valor das ligações aéreas entre as ilhas dos Açores vai passar a ter uma tarifa máxima de 120 euros, representando assim uma redução em cerca de 40 euros face ao valor actual da tarifa máxima inter-ilhas. A data coincide com a entrada em vigor das novas obrigações de serviço público que, no caso das ligações entre ilhas, irá vigorar pelos próximos cinco anos, com um valor global de 135 milhões de euros. Este novo modelo para as deslocações aéreas entre os Açores pretende aumentar a mobilidade no arquipélago e a acessibilidade às ilhas, através da redução do preço dos voos. Pretende ainda adequar as ligações inter-ilhas às novas regras das ligações entre os Açores e o continente, cujo novo modelo de ligações entra em vigor a 29 de Março, assegurando a quem viva no arquipélago que uma deslocação ao continente lhe custará, no máximo, 134 euros.
Com as novas obrigações de serviço público as ligações aéreas entre os Açores e o continente determinam a liberalização das rotas Lisboa/Ponta Delgada, Lisboa/Terceira, Porto/Ponta Delgada e Porto/Terceira. O novo modelo será agora publicado no Jornal Oficial da União Europeia, em Bruxelas, seguindo-se depois a abertura do concurso para a concessão do serviço, que actualmente é assegurado pela SATA, transportadora aérea açoriana.
Ao abrigo destas novas obrigações do serviço público fica ainda garantido que não haverá uma redução do número de voos dentro do arquipélago, estando assim assegurado que todos os residentes passam a ter uma ligação ao exterior da região no mesmo dia em que saem da sua ilha. Significa portanto que sempre que haja um voo de ou para uma ilha, os residentes irão chegar nesse mesmo dia ao continente, sendo que a situação inversa, com partida do continente para os Açores, também se irá verificar.
Com esta nova regulação do transporte aéreo chegam também as companhias low-cost, nomeadamente a EasyJet e a Ryanair que começam a operar nos Açores nos meses de Março e Abril, respectivamente.
Voos aereos internacionais
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