Qualquer coisa, menos os velhos DC-10! Os Boeing 747 e 777 bastam. Se for para viagens curtas, os Airbus são bons quando chegam ao destno.
O Boeing 747 é um avião muito seguro, mas detém o título do pior acidente da história da aviação mundial, ocorrido no aeroporto de Tenerife, nas Ilhas Canárias, porém, por falha humana.
Os E-jets da Embraer também são aeronaves muito seguras. Nunca houve registro de nenhum acidente grave envolvendo um E-jet da Embraer.
O mais confortável é o Airbus A380 e alguns jatos de luxo, como o Embraer Lineage 1000, Boeing Business Jet (737, 747-8, 787), Airbus Corporate Jetliner (A319 - Aerolula) e outros.
Nesta quinta-feira (12), o aeroporto internacional de Riga, na Letônia, recebeu o maior avião do mundo. O An-225 Mriya, voltado ao transporte de carga, é fabricado pela empresa Antonov, tem concepção russa e produção na Ucrânia. O equipamento militar faz parte da missão europeia Eurofor-RCA, que atua na República Centro-Africana.
A aeronave consegue superar os maiores aviões comerciais (o Airbus A380 e o Boeing 747-8). Se fosse usado para transportar passageiros, haveria espaço suficiente para cerca de 1,5 mil pessoas. A envergadura de asa é de 88 metros e o comprimento chega a 84 metros. Sua velocidade passa de 800 quilômetros por hora.
Uma das melhores surpresas das Maldivas veio no penúltimo dia, quase na hora de ir embora. Fomos checar o horário do nosso transfer para o aeroporto, no dia seguinte, e descobrimos que não iríamos mais de barco. Sem mais nem menos, ganhamos um upgrade para o hidroavião que ficava "estacionado" em frente à nossa ilha fazendo vontade em todo mundo.
O voo é simplesmente sensacional. Meia horinha apenas para vencer o que o barco (fechado e com janelas escuras) leva duas horas e meia. Tranquilo, suave, baixo e com um super visual.
Praticamente todo resort oferece o traslado em hidroavião. No caso da nossa ilha, cada perna do transfer custava US$ 130. Como o traslado de barco já estava incluído no nosso pacote, desencanamos do avião – e quase cometemos o maior erro da nossa viagem. Todo mundo que vai às Maldivas deveria ser o-bri-ga-do a viajar de hidroavião. Só para voltar pra casa com imagens como essa aí de cima.
Custam de 230 a 300 milhões de dólares cada, conforme a configuração, os aparelhos Airbus A340 VIP ou o A 330 MRTT, entre os quais o governo Lula cogita de adquirir duas unidades para servirem como aviões-tanque de reabastecimento para a Força Aérea Brasileira (FAB) — e um deles, devidamente adaptável, também como avião presidencial a tempo de ser utilizado no curso da presidente eleita Dilma Rousseff.
Campeões de Audiência
Se confirmada a compra, que o próprio Lula já abordou e defendeu publicamente, o “Aerodilma” custará várias vezes o preço de um dos aviões presidenciais maiores e mais luxuosos do mundo: o gigantesco Ilyiushyn IL-96-300 que serve o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev.
O IL-06-300, capaz de abrigar em uma versão comercial 300 passageiros em classe econômica, custa cerca de 50 milhões de dólares, e o governo russo desembolsou mais 15 milhões pela redecoração da versão presidencial, ocorrida há dois anos e a cargo da empresa britânica Diamonite Aircraft Furnishings.
Empuxado por quatro poderosas turbinas Pratt & Whitney, com autonomia para 13.500 quilômetros de voo sem reabastecer, o avião de Medvedev tem as paredes revestidas de seda, assentos de couro, mármore no chão de vários compartimentos, um grande salão de reuniões, ícones e objetos de arte e, no apartamento privado do presidente, o banheiro tem peças revestidas em ouro.
Confira o luxo e os requintes do avião presidencial russo clicando nas fotos pequenas da galeria abaixo.