Aviões em voo

Aviões em voo

É com muito orgulho que anunciamos a aquisição de 60 aviões novinhos em folha que serão incorporados à nossa frota até 2018. Mais uma vez, saímos na frente: somos a única companhia aérea da América Latina – e uma das primeiras do mundo – a adquirir o novo modelo Boeing 737 MAX, que garante muito mais conforto, eficiência e segurança.

As inovações desses equipamentos vão desde a utilização dos motores LEAP-1B, da CFM International, até uma avançada tecnologia de winglets que melhoram ainda mais o desempenho durante os nossos voos.

Uma das grandes vantagens do novo modelo é a economia. Para se ter uma ideia, esses aviões diminuem em até 13% o consumo de combustível e de emissão de gases poluentes na atmosfera. Além de um bom negócio para o planeta, essa economia nos ajuda a manter o nosso compromisso de fornecer passagens de baixo custo.

Por dentro do avião também tem novidade. Todos eles contam com a disposição Sky Interior, com mais iluminação e espaço para a sua viagem. Tudo isso, é claro, com um visual bem bacana. Veja só as fotos:

Source: http://blog.voegol.com.br/index.php/gol/mais-tecnologia-para-o-seu-voo-acabamos-de-adquirir-60-avioes-novinhos-para-a-nossa-frota/


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Aviões em voo

BLOGS |Planeta Urgente

Produção promoveria energia verde na África do Sul

A fabricante de aviões Boeing se associou à South African Airways para desenvolver combustível feito a partir de uma espécie de tabaco híbrida, como parte de esforços para diminuir a emissão de carbono e incentivar a energia alternativa na economia mais avançada do continente africano.

Estão sendo feitos testes de cultivo da planta, que não contém nicotina. A produção do combustível, de acordo com os participantes da experiência, começaria “nos próximos anos.” Além disso, alegam eles, agricultores seriam beneficiados pela possibilidade de uma nova atividade.

Este biocombustível tem potencial em diversas regiões onde se cultiva tabaco tradicional, incluindo África, sul e centro da Europa, Ásia, Oceania e América Latina, acredita a Boeing. Ele deverá começar a ser misturado ao diesel e gasolina a partir de outubro do ano que vem, o que vai diminuir a dependência de combustível importado.

A iniciativa, porém, é alvo de críticas, ainda mais se for disseminada pela África, região onde a fome é um problema sério. O plantio ocuparia terras que podem prejudicar a segurança alimentar e provocar um impacto no preço dos alimentos, comenta o MarketWatch .

Dados do setor mostram que o combustível hoje responde por mais de metade dos custos operacionais de um avião transcontinental típico, colocando a mão-de-obra em segundo lugar como gastos.

“Todo mundo está tentando tornar todo o sistema mais eficiente para responder ao tráfego crescente e com a melhora dos padrões de segurança e a redução do impacto ambiental,” segundo Andrew Watt, diretor para o ambiente da Eurocontrol, organização de segurança e gerenciamento de tráfego da aviação civil-militar baseada em Bruxelas.

Foto: caribb/Creative Commons

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Source: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/avioes-vao-voar-com-combustivel-de-tabaco/


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Aviões em voo

Asas são para voar: desfrute desse vídeo muito interessante

Este vídeo é para quem gosta de aviões: uma coletânea de 5 minutos de decolagens, voos e pousos de aviões de todos os tipos e tamanhos nos céus do mundo.

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7 Comentários

Milton Simon Pires

30/5/2013 às 19:21

JUSTIÇA E CLAMOR POPULAR – O AVISO DE SANTA MARIA

Alguns meses atrás escrevi um artigo sobre a tragédia da boate Kiss. Expliquei o que poderia acontecer com os sobreviventes, desmascarei aqueles que afirmavam haver recursos suficientes para tratamento do feridos e apontei quem eram, na minha opinião, os verdadeiros culpados.

Hoje o tema vai ser outro. Ontem, dia 29 de maio, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu por unanimidade a soltura de quatro réus, entre eles dois sócios da boate, envolvidos na tragédia. Um dos argumentos apresentados para sustentar essa decisão foi que não existia mais, na opinião daquela corte, clamor popular que justificasse a manutenção da prisão.

Nunca estudei Direito, não tive nenhum parente ou conhecido envolvido naquele horror, não tenho a menor idéia de como um processo assim deve tramitar na justiça, mas fiquei com uma dúvida – gostaria de saber se, na faculdade e mais tarde quando alguém se torna um juiz, o “clamor popular” é um elemento a ser levado em conta quando se pensa em manter ou não um réu na prisão. Sempre achei que a característica democrática do poder judiciário vinha da constituição; não do respaldo popular. Se não fosse assim, os tribunais se tornariam grandes assembleias, como aquelas de certos sindicatos que mais tarde elegeram um presidente do Brasil. O juiz teria então que decidir de acordo com a “torcida que fizesse mais barulho” e tanto o código quanto a lei de execução penal se tornariam peças de museu.

Entendo que o Direito, assim como a Medicina, não é ciência exata. Sei que o juiz não é um androide comandado pela carta magna de um país e que vai longe o tempo da apologia do positivismo, mas não tinha idéia do quão importante poderia se tornar esse elemento, necessariamente externo ao próprio processo, na hora que se forma a convicção de um magistrado.

Como leigo e como alguém que se considera cidadão de bem, não me cabe em hipótese alguma manifestar-se sobre o que o Tribunal decidiu, mas acredito que se o argumento da “repercussão na sociedade” for de fato um elemento a ser levado em conta nas decisões dos judiciais está dado um recado muito claro sobre o futuro de outro processo polêmico – a Ação Penal 470.

Levando em conta a preocupação da sociedade com o futuro daqueles que o ministro Celso de Mello chamou de “marginais do poder”, penso que todos eles podem ficar tranquilos pois não vejo atualmente “clamor popular” algum capaz de mandá-los para a prisão – é esse o aviso a ser levado em conta e que dá título a esse pequeno artigo – o aviso de Santa Maria.

Milton Pires

Porto Alegre, 30 de maio de 2013.

Source: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/asas-sao-feitas-para-voar-belo-video-sobre-avioes-de-todos-os-tipos-e-tamanhos-voando-decolando-aterrissando/


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Aviões em voo

Hugo Teso já tem carreira feita como piloto de aviões, mas depois da apresentação que fez na conferência Hack In The Box, de Amesterdão, Holanda, é bem provável que passe a ser mais conhecido por ter conseguido encontrar uma forma de atacar os sistemas de gestão de voo que são usados em aviões comerciais.

Durante a conferência, o piloto que é também hacker ao serviço da empresa 48Bits deu a conhecer um simulador criado a partir de componentes comprados no eBay e desenvolveu um método de ataque que permitiu inserir coordenadas de navegação falsas nos sistemas que costumam ser usados para gerir o voo de um avião.

Segundo a BBC. Hugo Teso passou os últimos quatro anos a trabalhar neste teste de segurança. No final, fez um balanço pouco animador: «Já estava à espera de descobrir falhas de segurança, mas não esperava que fossem tão fáceis de encontrar. Esperava que fossem difíceis de explorar, mas nunca julguei que fosse assim tão difícil».

HUgo Teso criou um simulador com componentes que ainda hoje estão em uso. O que levanta uma questão quanto às medidas de segurança da aviação comercial: se um investigador consegue comprar componentes no eBay, e testar várias aplicações e sistemas operativos sem outro objetivo para além da análise laboratorial, então organizações menos bem intencionadas, com mais recursos disponíveis, também não terão dificuldade em testar ferramentas similares para lançar eventuais ataques a aviões.

As autoridades já se pronunciaram sobre esta “descoberta”: a Agência Europeia de Segurança na Aviação (EASA) e Administração Federal de Aviação, dos EUA, já garantiram que as vulnerabilidades denunciadas pelo investigador da 48Bits não têm aplicação na realidade e não põem em risco a segurança dos aviões que hoje cruzam os céus de todo o mundo. Mas, mera precaução ou alerta eminente, as duas entidades já se disponibilizaram a conhecer em detalhe as ditas falhas de segurança.

Para evitar alarmismos, a EASA relembrou um pormenor que distingue o simulador criado por Hugo Teso e os sistemas instalados numa cabine de piloto de avião: o simulador tem por base simulações que correm num PC e por isso não refletem todas as condições técnicas dos sistemas usados nos aviões.

Source: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/software/2013-04-11-hacker-conseguiu-atacar-sistema-de-gestao-de-voo-de-um-aviao

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