Bilhete de avião mais barato

Bilhete de avião mais barato

Voos mais baratos? Reserva com 53 dias de antecedência

O site de pesquisa de voos e hotéis Momondo analisou 7,5 mil milhões de tarifas áereas das 100 rotas mais procuradas na plataforma e concluiu que reservar um voo com 53 dias de antecedência em relação à data de partida, por exemplo, permite poupar em média 29% no custo da viagem. Em contrapartida, os bilhetes mais caros são geralmente os reservados três dias antes.

Os resultados revelaram também que terça-feira é o dia mais barato para voar, gerando uma poupança média de 13%, enquanto a sexta-feira tem as tarifas mais caras. Quanto à melhor altura do dia, os dados do estudo indicam que os voos da noite, entre as 18h e as 24h, são os mais baratos e as viagens realizadas durante a tarde são as mais caras.

“Estas tendências revelaram-se consistentes em todos os cenários”, acrescenta a empresa em comunicado. Por isso, defende, os “caçadores de pechinchas” devem ponderar “reservar os voos com dois meses de antecedência”, e “voar à noite e às terças-feiras se quiserem poupar dinheiro nas suas viagens”.

No entanto, há que ter em conta que os preços dos bilhetes são igualmente afectados por outros factores, “como o dia da partida, a companhia aérea, a época e o aeroporto”, influenciando cada trajecto de forma diferente.

Por exemplo, voar de Lisboa para Londres, “sem dúvida o voo mais popular” entre os viajantes portugueses, é mais barato à quarta-feira e é preciso reservar “com 62 dias de antecedência para conseguir o bilhete mais em conta”.

O Momondo é um motor de busca de viagens de origem dinamarquesa que pesquisa mais de 700 sites de viagens e compara as melhores ofertas de voos e hotéis. Uma das ferramentas disponibilizadas no site é a previsão de voos, existente para 8700 trajectos em todo o mundo, que calcula a altura mais barata para viajar para o destino seleccionado.

Source: http://p3.publico.pt/vicios/em-transito/14601/voos-mais-baratos-reserva-com-53-dias-de-antecedencia


*****

Bilhete de avião mais barato

Há dias deparamo-nos com uma frase peculiar no twitter “Delete your browser cookies before you buy airline tickets. Ticket prices go up when you visit travel sites multiple times. ” de €fact. Em português o significado será “Apague os cookies do seu navegador na internet antes de comprar bilhetes de avião. Os preços dos bilhetes sobem quando visita o mesmo sítio múltiplas vezes.”

Recordámo-nos de experiências pessoais, trocámos impressões com outros clientes frequentes de viagens aéreas e investigamos o que havia na internet sobre o tema da segmentação de preços.

É inegável que a utilização de mecanismos de inteligência artificial no processamento da informação comercial das companhias de aviação está a atingir níveis elevados de sofisticação com impacto evidente na definição de preços. Este não é propriamente um fenómeno novo, inesperado ou sequer criticável. Acrescentar sofisticação não altera a natureza do negócio. A necessidade, a procura e a oferta continuam a ser as fontes geradoras de informação e as partes continuam como há milénios a procurar explorá-las em sua vantagem.

Mas será que os clientes perderam o comboio da tecnologia, será que as assimetrias de informação conhecida pelo operador e pelo cliente não está a desequilibrar demasiado os pratos da balança?

Talvez, mas os clientes também procuram contra-atacar estimulando reações constantes da parte dos operadores. O fenómeno é seguramente dinâmico.

E que reações pode o cliente ter?

Num artigo recente do Poupar Melhor evidenciam-se alguns sítios na internet que procuram fornecer informação útil aos passageiros para se defenderem das estratégica de definição de preços pelas companhias de aviação. Estes sítios procuram identificar padrões nos preços disponibilizados pelas companhias, acrescentando alguma inteligência e valor acrescentado a esse tratamento e assim, reequilibrando um pouco o jogo. Em termos gerais referem um padrão muito plausível: salvo promoções específicas, comprar com grande antecedência (a meses de distância) não é uma grande ideia e pior mesmo só comprar nos dias muito próximos da viagem, a menos que se trate de uma compra de última hora numa companhia que não seja low cost. altura em que se conseguem obter bons descontos. Contudo, como bem refere o autor do artigo, é muito provável que qualquer padrão enumerado publicamente seja negado pelos operadores e  que este padrão até que venha a ser intencionalmente destruído – pelo menos enquanto a atenção mediática for elevado – por forma a desincentivar os clientes a explorarem a revelação.

Num estudo recente citado no Poupar Melhor, que está a dar que falar no Reino Unido, o investigador Claudio Piga afirma que os preços da Ryanair têm um formato em U ao longo do tempo, descendo assim que o voo fica a apenas sete semanas de distância para subir de forma acentuada nos últimos dias de modo a sinalizar aos clientes que têm vantagem em comprar com antecedências e que nada ganharam em esperar até ao último minuto antes do voo para obterem descontos. Adicionalmente concluiu que os preços sobem cerca de 3% a cada novo bilhete vendido num dado voo. A Ryanair já desmentiu a exatidão desta análise garantindo que o único momento em que os preços sobem é durante o período seis meses anterior à partida do voo, altura em que os preços aumentam reagindo à venda progressiva das tarifas  de baixo custo e aproximando-se do preço final que se manterá enquanto houver lugares disponíveis.

Este investigador e alguns sítios que analisam o mercado (como o Cheapair. o Farecompare. o Airfarewatchdoge o Bing Travel ) procuram aconselhar qual o dia ideia para comprar bilhetes com antecedência para alguns operadores com base no seu comportamento histórico. Alguns chegam a oferecer um serviço de alerta informando o cliente registado de quando um determinado voo que tinha em vista desce de preço. Se o inglês não é um obstáculo recomendamos a peça “The Best Time To Book A Plane Ticket, According To New Study ” publicada em março de 2014 no Huffington Post. Em termos gerais, se o que se passa nos Estados Unidos pode fazer escola por cá, comprar os bilhetes a meio da semana será vantajoso, comprar na última quinzena antes do voo uma asneira e comprar pouco menos de dois meses antes do voo o momento ideal.

Uma parte da informação relevante para completar os modelos de fixação e segmentação de preços na internet é a informação relativa ao cliente. Os cookies (peças de software que registam o comportamento de um utilizador num sítio), a informação de perfil do utilizador, combinada com o histórico de compras, revelam muito mais do que se poderia supor e, analisados numa perspectiva de grandes números, submetida a exercícios mais ou menos complexos de análise de dados, informam o operador com dados preciosos para definir a política de preços adequada ao segmento do cliente e, no limite, ao utilizador individual. Ou seja, crescentemente, a política de definição de preço terá tantos segmentos quantos clientes diferentes.

Desligar os cookies de um navegador quando se pesquisam os preços pode ser uma forma de limitar o dispositivo de inteligência artificial sendo razoável admitir que, em alguns casos – na compra de viagens de avião, provavelmente – isso seja vantajoso para o cliente. Por exemplo, recebemos vários relatos consistentes de que quanto mais vezes um utilizador pesquisa combinações de voos num determinado conjunto de datas específicas, mais provável é que encontre preços mais elevados do que nos dias imediatamente anteriores ou posteriores. Naturalmente, isto estará condicionado a outros padrões concorrentes como os dias da semana ou as horas das viagens. Ou seja, em cima de um perfil tipificado, universal que ditará dias e horários de viagens mais caros e outros mais baratos associados à procura habitual e à época do ano, o interesse particular revelado pelo potencial cliente e registado pelos cookies pode criar um preço de viagem só para ele – mais caro.

Mas as dicas não acabam por aqui. Temos relatos de que além do cookie. os portais de vendas online seguem o tráfego e as pesquisas enviadas por um determinado IP (endereço de computador) mesmo quando os cookies estão desligados. O racional é ir aumentando o preço dos bilhetes à medida que o tempo de pesquisa no sítio aumenta.

Outra referência que é comum nesta compilação de mitos urbanos com provas dadas é o impacto que o próprio sistema operativo ou dispositivo através do qual se faz a pesquisa pode ter no preço que se encontra. Utilizadores de Mac ou clientes que façam pesquisa através de tablets. em particular com iOS podem ter uma surpresa se repetirem a mesma pesquisa num computador de secretária ou num portátil com Windows, Linux ou outro sistema.

Dicas adicionais:

Quando efetuar uma pesquisa exploratória teste datas que mimetizem o que lhe interessa mas não revele na primeira pesquisa as datas que mais lhe convêm .

Faça a pesquisa exploratória num computador mas faça a aquisição do bilhete posteriormente num outro. já conhecedor das condições prévias.

Em suma, há neste mercado – que se pode generalizar ao comércio online – um admirável mundo novo de pechinchas, regateios mas também margens elevadas e aproveitamento feroz de cada peça de informação. Em larga medida, o cliente está muito mais despido na internet do que numa transação fora dela. Reconhecer e adaptar-se às novas técnicas de regateio é fundamental. E você, tem algum truque que recomende?

Source: http://economiafinancas.com/2014/bilhetes-de-aviao-qual-o-momento-ideal-para-fazer-a-reserva-mais-barata/

20.04.2024

New

31 2015 mar

Preço de passagem de aviao

Preço de passagem de aviao Você não precisa mais ir de um lado para o outro para fazer a reserva de...

02 2015 abr

Viagem açores low cost

Viagem açores low cost Os serviços incluídos no programa são: Bilhetes de avião ida e volta na Companhia Aérea Sata em voos na classe X; Estadia em hotel no...

21 2014 feb

Preços avioes

Preços avioes Tabela interessante, não é? É pena é ter perdido o URL de onde saquei o GIF, mas não quis deixar...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas ... Saber mais...

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a ... Saber mais...

Pacotes de viagens de navio

Pacotes de viagens de navioO Caribe povoa o sonho de todos os viajantes e está cada vez mais ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros