William Waldock, especialista em busca e salvamento em acidente aéreo da Embry-Riddle Aeronautical University, em Prescott, Arizona, advertiu contra comparações do voo QZ8501 com o desaparecimento do voo 370. "Eu acho que temos que deixar isso de fora", disse ele. "Felizmente, o avião vai ser encontrado, e se isso acontecer, provavelmente será nas próximas horas. Até então, temos que reservar nosso julgamento."
“As circunstâncias para encontrar o avião são boas uma vez que o tempo de voo era de menos de duas horas e há uma posição conhecida em que o avião desapareceu”, afirmou Waldock. Este é o terceiro incidente do ano envolvendo a região. Duas das piores tragédias da aviação ocorreram com a Malaysia Airlines recentemente: a primeira em março, quando o voo 370 desapareceu com 239 pessoas a bordo, e em julho, quando o voo 17 foi abatido sobre a Ucrânia, matando todas as 298 pessoas que estavam nele.
Airbus disse em um comunicado que a aeronave desaparecida foi entregue a AirAsia em outubro de 2008, portanto tinha seis anos de idade. A empresa afirmou ainda que o avião tinha acumulado cerca de 20 mil horas de voo em 13.600 voos. A AirAsia comunicou que a aeronave passou por manutenção em 16 de novembro de 2014.
O Airbus A320 é um burro de carga da aviação moderna, semelhante ao Boeing 737, que é utilizado para ligar cidades em qualquer lugar do mundo de uma a cinco horas de intervalo. Existem atualmente 3.606 A320 em operação no mundo de acordo com a Airbus. A família de jatos A320, que inclui A319 e A321, tem um bom histórico de segurança, com apenas 0,14 acidentes mortais por milhão de decolagens de acordo com um estudo de segurança publicado pela Boeing em agosto.
O voo 8501 desapareceu em altitude de cruzeiro, que geralmente é a parte mais segura de uma viagem. Apenas 10% dos acidentes fatais entre 2004 e 2013 ocorreram enquanto um avião estava nessa fase de voo de acordo com o relatório de segurança agosto Boeing.
Em 2007, um voo da Adam Air, da Indonésia, transportando 102 pessoas, desapareceu durante um voo doméstico. O avião Debris foi encontrado alguns dias mais tarde, mas a maior parte da fuselagem permanece no fundo do oceano. Em 1995, um avião indonésio operado pela Merpati Nusantara Airlines desapareceu sobre águas abertas enquanto voava entre as ilhas da nação-arquipélago. A tripulação e os 14 passageiros nunca foram encontradas.
Problemas meteorológicos, como tempestades severas, pode ser um fator do desaparecimento do voo 8501. Jatos Airbus são muito sofisticados e são capazes de ajustar automaticamente para encerrar tesouras ou outras perturbações meteorológicas. No entanto, o clima tem desempenhado papel de destaque em desastres aéreos últimos ocorridos na altitude de cruzeiro, incluindo o Air Francevoo 447, em 2009, acidente que aconteceu sobre o Oceano Atlântico.
Sunardi, um meteorologista da Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia, disse que densas nuvens de tempestade foram detectadas na mesma área no momento em que foi relatada a perda de contado do avião. "Pode ter havido turbulência, raios, bem como fortes ventos horizontais e verticais no interior dessas nuvens", afirma Sunardi, que como muitos indonésios usa apenas um nome.
Outra possibilidade é algum tipo de fadiga de metal catastrófico causado pelo ciclo de pressurização e despressurização associada a cada ciclo de decolagem e pouso – algo que o voo 8501 teria feito muito. Ainda assim, é improvável que a fadiga do metal, pois esta aeronave tem apenas seis anos de idade.
Reprodução
Mapa do site Flight Radar 24 mostra local onde voo 8501 da AirAsia perdeu o contato com o controle de tráfego terrestre
Buscas suspensas
Uma busca maciça pelo avião da AirAsia que desapareceu neste domingo (28, noite de sábado no Brasil) enquanto ia da Indonésia para Cingapura com 162 pessoas a bordo está em andamento. Segundo autoridades, logo que decolou, o Airbus A320-200 se deparou com um espaço aéreo cheio de densas nuvens de tempestade, fortes ventos e relâmpagos. No final da manhã de domingo, noite na Indonésia, as buscas foram suspensas em razão do mau tempo e do anoitecer. As atividades devem recomeçar às 6h de segunda-feira (29, 21h de domingo segundo o horário de Brasília).
Ainda neste domingo (28), autoridades da Indonésia e de Cingapura deram início a uma operação de busca e resgate para o voo 8501 perto da Ilha Belitung, no Mar de Java, local que o avião sobrevoava quando perdeu contato com o controle de tráfego aéreo, apenas 42 minutos depois de decolar da segunda maior cidade da Indonésia. O voo tinha completado um pouco menos de metade do seu tempo de viagem ao destino final.
O ministro dos Transportes Ignasius Jonan disse a repórteres em Surabaya que os esforços de busca e salvamento envolvem o exército indonésio, e as agências de resgate da Cingapura e da Malásia. O chefe de operações da agência de resgate, Tatang Zaenudin, afirmou que 200 socorristas foram destacados para o lado leste da ilha Belitung.
Já o porta-voz da Força Aérea Hadi Tjahjanto disse que três aeronaves, incluindo um avião de vigilância, tinham sido enviadas para a área. A força aérea de Cingapura e da Marinha também estava à procura do avião com dois C-130.
Passadas as primeiras 12 horas do sumiço do avião, familiares chocados se amontoavam no aeroporto de Surabaya, na Indonésia, de onde o avião decolou, aguardando qualquer notícia do voo operado pela companhia aérea baseada na Malásia. No centro de crise, dezenas de parentes esperavam notícias em uma sala, muitos falando em seus celulares e chorando. Alguns pareciam atordoados. Conforme a notícia se espalhou, mais e mais membros das famílias foram chegando ao Aeroporto Internacional Djuanda.
O avião tinha um capitão indonésio e um copiloto francês, uma tripulação de cinco pessoas e 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebê, disse a AirAsia Indonésia em comunicado. Entre os passageiros estavam três sul-coreanos, um de Cingapura, um da Malásia e um passageiro do Reino Unido. O resto era indonésio. A companhia informou ainda que o capitão tinha um total de 6.100 horas de voo, um número considerado substancial, enquanto o copiloto possuía um total de 2.275 horas de voo.
Reuters/BBC
AirAsia nunca havia perdido aeronaves, mas região foi cenário de desastre aéreo em março
A AirAsia, uma companhia de baixo custo regional, fundada em 2001 pelo empresário malaio Tony Fernandes, disse em um comunicado que o avião estava na rota do plano de voo apresentado. "Este é o meu pior pesadelo", tuitou Fernandes. Com sede na Malásia, a AirAsia, que tem presença no sudeste da Ásia e, recentemente, expandiu para a Índia, nunca perdeu um avião antes e tem um bom histórico de segurança. O voo 8501 era operado pela AirAsia Indonésia, subsidiária com 49% detido pela AirAsia Malásia.
A AirAsia, que domina o mercado de viagens baratas na região há anos, voa rotas curtas de apenas algumas horas, conectando grandes cidades do Sudeste da Ásia. No entanto, recentemente, tem tentado expandir seus voos de longa distância através de sua irmã companhia aérea AirAsia X. Fernandes, que é a cara da AirAsia e um usuário do Twitter, enviou um tuite dizendo: ". Obrigado por todos os seus pensamentos e reza, devemos ser forte". Mais tarde ele informou pela rede social que estava indo para Surabaya.
Fernandes causou polêmica no início deste ano após incorretamente tuitar que o voo 370 da Malaysia Airlines, um dos mistérios mais duradouros da aviação, havia pousado em segurança. A aeronave de grande porte, um Boeing 777, desapareceu com 239 pessoas a bordo logo depois de decolar de Kuala Lumpur para Pequim em 8 de março e continua desaparecido.
Outro voo da Malaysia Airlines, também um Boeing 777, foi abatido pelos rebeldes do leste da Ucrânia enquanto voava de Amsterdã para Kuala Lumpur em 17 de julho. Todos os 298 pessoas a bordo morreram.
O vice-presidente da Indonésia Jusuf Kalla manifestou profunda preocupação: "é muito possível que o avião tenha sofrido um acidente". A última comunicação entre o controle de tráfego aéreo e o piloto ocorreu às 6h13 (21h13 de sábado pelo horário de Brasília) quando o piloto perguntou se podiam evitar as nuvens girando a esquerda e subir a mais 10.360 metros. “O avião foi visto pela última vez no radar às 6h16, e um minuto depois já não estava lá”, disse Djoko Murjatmodjo, diretor-geral de transportes da Indonésia, a repórteres.
O oficial disse ainda que nenhum sinal de socorro a partir da cabine do bimotor havia sido emitido do avião de corredor único. "Nós esperamos localizar o avião o mais rápido possível, e esperamos que Deus nos dê orientação para encontrá-lo", afirmou.
O primeiro-ministro malaio Najib Razak também expressou solidariedade com AirAsia. Em um tuite, ele disse: "Muito triste ouvir que AirAsia Indonésia QZ8501 está sumido. Meus pensamentos estão com as famílias e a Malásia está pronta para ajudar. ".
O presidente Barack Obama, que estava de férias no Havaí, foi informado ainda no sábado à noite sobre o desaparecimento do avião e deslocou funcionários para monitorar a situação segundo informação da Casa Branca.
Submarino passagens
Vai viajar e precisa de uma agência online com credibilidade e preço baixo, a Submarino Viagens é uma excelente opção. Nos últimos dois anos, a...