Gol voos aereos

Gol voos aereos

O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, também conhecido como Cumbica, é o maior e mais movimentado aeroporto do país. Em junho de 2012 ele foi concedido à iniciativa privada e passou a ser chamado de GRU Airport. Desde então, o aeroporto vem sofrendo uma série de reformas e ampliações visando modernizar sua estrutura e ampliar sua capacidade. Em 2013, aproximadamente 35 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto. Atualmente há cerca de 35 companhias aéreas operando no transporte de passageiros em Guarulhos e elas estão distribuídas em quatro terminais. Veja neste post alguns detalhes sobre o aeroporto e onde os balcões de check-in destas empresas estão localizados.

GRU Airport – Aeroporto Internacional de Guarulhos / São Paulo

(Post atualizado em Novembro de 2014 com ao fim da migração das companhias aéreas internacionais para o novo Terminal 3 e mudanças nas posições dos terminais 1 e 2)

Veja também:

Inaugurado em janeiro de 1985. o aeroporto de Guarulhos possui voos para mais de 30 países e 150 cidades localizadas em todos os continentes, exceto Oceania, e é considerado o principal hub  da América do Sul.

A estrutura principal do aeroporto conta agora com três grandes terminais interligados, os terminais 1, 2 e 3. Os terminais 1 e 2 estão divididos em duas áreas de check-in: o terminal 1 possui as áreas Check-in A e B, enquanto o terminal 2 é composto pelos setores Check-in C e D. Estes setores atualmente conhecidos como “check-in”, anteriormente eram chamados de “asas”. No novo Terminal 3 estão as áreas ilhas de check-in E, F e G.

Tanto o terminal 1 quanto o 2 possuem, cada um, 13 fingers  ou pontes de embarque, além de diversos outros portões de embarque que permitem o embarque em ônibus para acessar as aeronaves estacionadas nas posições remotas, distantes dos terminais. Já o T3 possui 20 pontes de embarque e também várias posiçoes remotas.

Mapa dos terminais 1 e 2 do Aeroporto de Guarulhos (Fonte: GRU Airport – gru.com.br)

Em fevereiro de 2013 foi inaugurado o terminal 4, construído num hangar que era utilizando pela companhia aérea VASP. O novo terminal possui 34 balcões de check-in, 9 portões de embarque e 3 esteiras para a retirada de bagagens. O pátio de aeronaves que está bem à sua frente tem a capacidade para receber 14 aeronaves. O embarque dos passageiros é feito a pé, sem fingers. ou pontes de embarque. Como o terminal está separado dos outros terminais, um ônibus partindo do terminal 2 faz o transporte gratuito de quem precisa acessa-lo, num trajeto que dura de 5 a 15 minutos. Também é possível chegar diretamente de carro e estacionar numa das 790 vagas disponíveis em frente ao terminal.

No dia 11 de maio de 2014 foi inaugurado o novo Terminal 3, construído em tempo recorde após o Aeroporto de Guarulhos ter sido concedido para a iniciativa privada. É um terminal amplo, moderno e com uma área total maior que a soma das áreas dos outros três terminais. Ele será exclusivo para voos internacionais e para acessa-lo basta caminhar por um longo corredor com esteiras que se encontra na extremidade do Terminal 2, junto à uma nova praça de alimentação. Passageiros em conexão conseguem se deslocar do terminal novo para os antigos e vice-versa também por corredores com esteiras numa área exclusiva para passageiros em trânsito. Em breve será publicado um post com todos os detalhes deste novo terminal.

Source: http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/05/empresas-terminal-aeroporto-guarulhos.html


*****

Gol voos aereos

A Gol Linhas Aйreas chegou trazendo um conceito inйdito no Brasil: o "Low Cost, Low Fare" (Baixo custo, baixa tarifa). A empresa surgiu no dia 1є de agosto de 2000 e iniciou suas operaзхes no dia 15 de janeiro de 2001 com quatro Boeing 737-700. A Gol pertence ao Grupo Бurea, constituнdo por 38 empresas e sob a direзгo da famнlia Constantino de Oliveira Jъnior, dona de empresas de фnibus em Sгo Paulo. A Gol se inspirou na companhia aйrea norte-americana Jet Blue. entre outras "low cost, low fare".

A Gol conseguia vender passagens a preзos muito mais baixos do que o praticado pelas suas concorrentes graзas aos custos reduzidos. Para isso a empresa terceirizou tudo, retirou o fogгo das aeronaves (ganhando espaзo para colocar mais assentos), menos tripulantes nas aeronaves e sem lojas (vendas somente pela internet ou telefone). Alйm disso as aeronaves voam em uma altitude maior e ficam menos tempo em solo, com isso a aeronave voa mais vezes por dia. Enquanto um Boeing 737-800 da Varig transportava 157 passageiros, um Boeing da 737-800 da Gol transporta 187 passageiros.

Em novembro de 2001 a empresa conseguiu autorizaзгo para operar no aeroporto Santos Dumont (no Rio de Janeiro) e na ponte aйrea Rio-Sгo Paulo. Na estrйia, no dia 17 de marзo de 2002, a Gol realizou 22 voos por dia com a tarifa mais baixa do mercado, o que obrigou as demais companhias a reduzirem seus preзos. O serviзo de bordo nгo й sofisticado: apenas bebidas e a famosa barrinha de cereal, depois trocada por amendoim e outros snacks. Outra vantagem й que a companhia opera uma frota padronizada com aeronaves de ъltima geraзгo. Toda a frota da companhia й composta do mesmo modelo Boeing 737NG. que se tornou popular no Brasil graзas a Gol. Antes somente a Varig operou estes modelos.

No dia 7 de agosto de 2001, com apenas sete meses de operaзхes, a Gol registrou a marca de 1 milhгo de passageiros transportados.

Em 15 de janeiro de 2002 a Gol completou um ano de existкncia, tendo transportado 2250 milhхes de passageiros, mantendo uma marca de 62% de ocupaзгo, contra os 58% que eram a meta da empresa. Em seu aniversбrio a empresa estava voando para 17 destinos nacionais e encomendou mais dois Boeing 737-700 e dois 737-800.

Em 22 de dezembro de 2004, com apenas quatro anos de existкncia, a Gol iniciou a sua primeira rota internacional para Buenos Aires, com dois voos diretos e diбrios desde Guarulhos. No mesmo ano a Gol chegou a invejбvel posiзгo de quarta companhia aйrea mais lucrativa do mundo! Seu lucro operacional e lнquido foram o vigйsimo maior do mundo entre as companhias aйreas em 2004. E como se nгo bastasse a empresa anunciou junto a Boeing a maior compra de aeronaves feita por uma companhia aйrea brasileira: 43 aeronaves. E depois ainda aumentou para 101!

Em 2005 a Gol se expandiu internacionalmente, inaugurando voos para Santa Cruz de La Sierra e Assunзгo. Em abril desse ano a Gol passou a Varig no mercado nacional, se tornando a segunda maior nesse mercado.

Em 28 de abril de 2007 a Gol anunciou a compra da "nova Varig" (VRG Linhas Aйreas ) por aproximadamente US$400 milhхes. A ambiзгo da Gol era expandir suas rotas atravйs da VRG para a Europa e Estados Unidos e desbancar a Tam. se tornando a maior companhia aйrea do Brasil. A VRG recebeu onze Boeing 767-300 e um Boeing 767-200 para as rotas intercontinentais e novos Boeing 737-700 e 800. para aumentar a frota e substituir os antigos Boeing 737-300. O primeiro novo voo intercontinental foi Sгo Paulo-Paris-Roma. Depois para Londres, Mйxico e Madrid. Porйm o plano da Gol nгo saiu como o esperado. A VRG amargou pйssimas ocupaзгo em seus voos, tanto nos nacionais, quanto nos internacionais. E para piorar o preзo do combustнvel "explodiu". Como resultado a Gol ficou no vermelho pela primeira vez.

Em 2008 a Gol recuou. Reduziu os voos intercontinentais para apenas Paris e Madrid. Mas a VRG continuava com ocupaзхes abaixo de 50%. Entгo, poucas semanas depois, decidiu encerrar os todos os voos intercontinentais. A VRG foi fundida com a Gol, na tentativa de reduzir os custos que tinham aumentado vertiginosamente com a compra da VRG. Na verdade a Gol й quem foi absorvida pela VRG. pois a ela possuнa vбrios benefнcios fiscais. No final do ano a Gol lanзou a classe "Comfort", uma classe econфmica diferenciada. O passageiro tem benefнcios como uso das salas VIP, maior acumulo de milhas, serviзo de bordo diferenciado, entre outros.

A fusгo melhorou a situaзгo da Gol, mas no inicio de 2009 a ocupaзгo dos voos comeзou a rondar os 50% e os internacionais chegaram a ficar abaixo de 50%. Ela nгo pensou duas vezes e acabou com os voos para Lima e reduziu os voos para Santiago, Caracas e Bogotб. A empresa tambйm mudou o serviзo de bordo, "aposentando" a barrinha de cereal e passou a oferecer sanduнches. Mas a grande aposta da Gol em 2009 para se salvar foi o Smiles, o programa de fidelidade herdado da VRG. Em 2009 a Gol fechou acordos com Air France. Klm e American Airlines e fez vбrias promoзхes. O plano deu certo: no inicio da alta temporada de 2009 a ocupaзгo nos voos da Gol melhoraram bastante e companhia comeзou a ameaзar novamente a lideranзa da Tam no mercado nacional.

Em 2010 a Gol reativou quatro Boeing 767-300 para operarem voos fretados, pois a empresa estava com dificuldades para repassar as aeronaves e resolveu fazer os voos para diminuir o prejuнzo gerado com essas aeronaves paradas. Alйm disso, a Gol tambйm voltou a investir no mercado internacional, dessa vez com voos para o Caribe. Ilhas como Aruba, Punta Cana e Bridgetown comeзaram a receber voos operados com a marca Varig. Em julho o Smiles anunciou acordo com o Delta para acumulo e resgate de milhas.

Em fevereiro de 2011 a Gol passou, pela primeira vez, a Tam no mercado nacional. Porйm a lideranзa foi perdida no mкs seguinte. Tambйm no inicio do ano de 2011 a Gol finalmente aposentou o ъltimo Boeing 737-300 da frota. Em setembro a companhia lanзou o "Gol No Ar" um portal de entretenimento que pode ser acessado atravйs de telefones celulares, notebooks e tablets а bordo das aeronaves da companhia. Atravйs da conexгo Wi-Fi nas aeronaves, os passageiros tкm а sua disposiзгo uma variedade de filmes, mъsicas, notнcias, jogos e etc.

Em 1 de junho de 2011 a Gol encerrou os voos para Bogotб, devido а forte concorrкncia com Avianca e Tam. No mesmo mкs a companhia foi a primeira da Amйrica Latina a receber e operar o primeiro Boeing 737 com "Sky Interior".

Em 8 de julho de 2011 a Gol anunciou a compra da WebJet por R$310 milhхes. As especulaзхes para o motivo da compra sгo os slots nos aeroportos de Congonhas. Guarulhos e Santos Dumont. que estгo saturados e nгo estгo aceitando novos voos. Outro motivo й afastar a possibilidade de grupos estrangeiros entrarem no setor. A RyanAir jб vinha demonstrando interesse em comprar a WebJet hб algum tempo. O mesmo ocorreu com a Varig. onde houveram negociaзхes com a Air Canada e Lan. Um outro motivo й tambйm a busca pela lideranзa no mercado domйstico. A intenзгo inicial da companhia era acabar com a marca WebJet. mas devido a reaзгo negativa do CADE, a empresa mudou de idйia e manteve a marca.

Em dezembro de 2011 a Delta comprou US$ 100 milhхes em aзхes da Gol, obtendo uma participaзгo de aproximadamente 3%. As duas empresas ampliaram o acordo de code-share e a Gol passou a vender em seu website voos da Delta para Atlanta, Bosto, Chicago, Washington, Los Angeles, entre outros.

Em outubro de 2012 a Gol anunciou a encomenda de 60 unidades da nova geraзгo Boeing 737MAX e deixou de voar para Santiago. Em novembro anunciou o fim da marca WebJet e a aposentadoria dos Boeing 737-300 da empresa. E em dezembro iniciou voos regulares para os Estados Unidos (Miami e Orlando, com escala em Santo Domingo).

Em 2013 a Gol se tornou a transportadora oficial da Seleзгo Brasileira e criou o "Gol + Conforto", com maior espaзo entre as poltronas. Alйm de focar em oferecer mais conforto, a Gol tambйm iniciou uma estratйgia para aumentar a sua receita em dуlares e para isso comeзou a expandir no mercado internacional.

Em fevereiro de 2014 a Air France -KLM comprou 1,5% da Gol. Em julho a empresa aumentou seus voos para os EUA, passando a operar desde Campinas alйm do Rio e de Sгo Paulo. No mesmo mкs a Gol tambйm voltou a voar para Santiago.

Pinturas:

Pinturas Especiais:

Source: http://www.aviacaocomercial.net/gol.htm


*****

Gol voos aereos

Getty Images

A Gol e a Alitalia fecharam um acordo de compartilhamento de voos (codeshare). A companhia italiana afirma que, com o acordo, inicia a implementação do plano estratégico 2013-2016 para o desenvolvimento da rede intercontinental. O acordo foi assinado nesta terça-feira (23) entre o presidente da Gol, Paulo Sergio Kakinoff, e o chefe executivo da Alitalia, San Paolo Gabriele Del Torchio.

O acordo, segundo a Alitalia, entrará em vigor assim que as autoridades brasileiras aprovarem o negócio. A Alitalia já realiza voos a partir de Roma com destino a São Paulo e Rio.

Source: http://economia.ig.com.br/empresas/2013-07-23/aereas-alitalia-e-gol-fecham-acordo-para-compartilhar-voos.html

20.04.2024

New

31 2015 mar

Aluguer de carros low cost porto

Aluguer de carros low cost porto Há mil e umas razões para visitar Portugal: percorrer as vinhas do Douro para decifrar o segredo do...

02 2015 abr

Dicas de viagem

Dicas de viagem Quando eu e minha esposa fomos para Orlando e Miami pela primeira vez nós não sabíamos de muita coisa...

21 2014 feb

Promocoes de viagem

Promocoes de viagem Fйrias e viagens em promoзгo! Consulte as nossas promoзхes de viagens. Aproveite os melhores preзos, descontos e promoзхes last-minute para destinos...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum luxo ... Saber mais...

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os integrantes da Forзa Aйrea ... Saber mais...

Pacotes de viagens de navio

Pacotes de viagens de navioO Caribe povoa o sonho de todos os viajantes e está cada vez mais fácil –e comum– para os brasileiros ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros