O Tata Nano foi lançado com o objetivo de ser o carro mais barato do mundo. E conseguiu. Com pouco mais do que o dinheiro necessário para comprar um smartphone top de linha no Brasil, seria possível comprar esse carro de dois cilindros, 38 cv e que alcança velocidade máxima de 105 km/h.
Crédito da imagem: Getty Images Europe
2 | 10 Jiangnan TT (R$ 8.190 na China)
É a versão chinesa do Suzuki Alto. Tem motor de 36 cv e pesa apenas 645 Kg. Ar-condicionado e freio ABS, apenas em versões mais caras.
3 | 10 Maruti Alto 800 (R$ 9.360 na Índia)
China e Índia praticamente dominam a lista. A Maruti é uma subsidiária da Suzuki e o Alto 800 é baseado no Suzuki Alto de 5ª geração. Ele tem motor de três cilindros, 47 cv e é exportado para o Chile e Uruguai.
4 | 10 Faw Jiabao (R$ 9.820 na China)
A FAW Jilin é uma subsidiária da First Automobile Works (que também não é muito conhecida por aqui). A Faw Jiabao é uma minivan compacta com 3,93 m de comprimento, capaz de comportar até 7 pessoas. A velocidade máxima é de apenas 105 km/h.
A Fórmula 1 poderá ter novos regulamentos de motores em 2016, depois de Bernie Ecclestone propor ao Grupo Estratégico largar as atuais regras dos V6 turbo. As novas unidades motrizes de 2014 deram bastante polémica devido ao seu baixo som, complexidade e elevado custo para os seus fabricantes e clientes.
Segundo a publicação ‘Auto Motor und Sport’, os motores vão soar mais alto, vão ter mais potência (1.000 cv será o objetivo) e, importante para muitos, deverão ter que cumprir um preço máximo de 10 milhões de euros por equipa. A proposta encontrar-se-á neste momento a ser estudada por um grupo que deverá apresentar as suas conclusões já em janeiro – um prazo naturalmente muito em cima para a época de 2015, pelo que as novidades só deverão chegar em 2016.
Entretanto, a reunião desta quinta-feira do Grupo Estratégico da F1 terá decidido também que com 20 ou 21 corridas, continuará a haver o limite de quatro motores por piloto no próximo ano, devido ao custo elevado (a rondar o milhão de euros) que um motor adicional traria para as equipas-cliente.
Na Europa e até em países próximos ao Brasil, como Argentina e Chile, é comum ver automóveis de passeio, como um Ford Focus ou VW Fox . com motores movidos a diesel. Esses carros podem não ser tão rápidos e são mais caros, mas, em contrapartida, têm excelentes números de consumo (um tanque de 50 litros pode render mais de 1.000 km) e maior durabilidade, alguns podendo funcionar por mais de um milhão de quilômetros.
No Brasil, porém, esse tipo de motor não tem autorização do governo para ser utilizado em carros normais desde 1976, quando o diesel passou a ser subsidiado para o uso comercial, em especial para caminhões. A lei permite os propulsores diesel a partir de veículos utilitários, como picapes e SUVs, desde que tenham sistema de tração integral.
Em 2011, a Petrobras e montadoras instaladas no País manifestaram o interesse em retomar as vendas de carros de passeio com motores a diesel, mas a proposta, que já foi rejeitada diversas vezes, ainda espera aprovação do Senado. Os motivos seriam a falta de recursos para criar uma rede de produção e distribuição de diesel mais eficiente e também pela qualidade do combustível fabricado no Brasil, que ainda é considerado muito “sujo” comparado ao utilizado na Europa. Há até uma associação que reúne empresas como Bosch, Delphi e MWM, para defender o fim da proibição, a Aprove Diesel .
Carros com motores a diesel na Europa podem emitir menos CO2 que um modelo igual com motor a gasolina. Além do combustível mais avançado, com menor teor de enxofre, esses veículos têm filtros de partículas que conseguem reter boa parte dos agentes poluentes emitidos na combustão.
Apesar das restrições, é possível ter no Brasil um veículo com motor diesel para usá-lo no dia a dia, embora não seja tão prático no trânsito. O consumo, em termos de volume, pode ser igual ao de um automóvel, mas o litro do combustível é mais barato que o da gasolina. Além disso, utilitários com motorização turbodiesel têm torque alto em giro baixo, o que oferece boa dirigibilidade e capacidade para levar muita carga.
Veja os 10 modelos com motores diesel mais baratos do Brasil:
Melhor resposta:   .PQ ISSO. SIMPLES, PQ OS IDIOTAS COMPRAM. COMPRAM E PAGAM O QUE
ELES COBRAM NESSES CAGANEIRAS 1.0 LOTADAS DE PLASTICO.
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Nao é isto antigamente os carros falavam a corre de mais mentira anda o que o 1.0 anda hoje o 1.6 e gastava bem mais combustivel vo te dar ideia
SIENA DA FIAT: Confortavel Bom Corre bastante faz em media 160 sem mecher no motor gasta pouco 17 por litro ipva nao muito caro mais barato que do opala peça baratas
AGORA ANTIGAMENTE ERA BARATO PORQUE O SALARIO ERA PEQUENO HOJE AUMENTO SALARIO AUMENTA TUDO. MAIS HOJE TA MELHOR VAI POR MIM. OLHA A COMPARAÇAO.
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