Pesquisa de voos low cost

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No último domingo, dia 17, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) esteve presente nas atividades do Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. O evento, que é anual eobjetiva abrir os portões da escola para a comunidade e apresentar as diversas áreas de atuação da Força Aérea Brasileira, teve público de aproximadamente 48 mil pessoas.

O DCTA, através de uma comitiva de 12 militares e civis, levou maquetes de seus veículos de sondagem, lançadores e mísseis, além de panfletos e vídeos instituicionais que permitiram aos presentes conhecer um pouco mais dos projetos e missão dos institutos do Departamento. Estiveram envolvidos nesta atividade o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), coordenados pelo DCTA.

Source: http://www.ipev.cta.br/


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Pesquisa de voos low cost

Sora-e coloca o país entre os pioneiros no desenvolvimento de aeronaves tripuladas com propulsão elétrica

Zaramella, da AC S, e Novais, da Itaipu: parceria tecnológica

O primeiro avião elétrico tripulado do país deverá decolar em março da pista do aeroporto de São José dos Campos Professor Urbano Ernesto Stumpf, no interior paulista. Será um voo com duração prevista de 10 a 15 minutos. O avião é um monomotor elétrico de dois lugares e recebeu o nome de Sora-e. A programação de testes prosseguirá nos dias seguintes até que a aeronave realize um voo com duração de 1 hora e 30 minutos em velocidade de cruzeiro de 190 quilômetros por hora (km/h), sua autonomia máxima. Na sequência, em abril, o avião rumará para Foz do Iguaçu, no Paraná, onde passará por uma segunda e definitiva série de testes, conduzida em conjunto pela ACS-Aviation, a companhia que projetou o avião, e a equipe do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da Itaipu Binacional, parceira na montagem da aeronave. Dessa forma, o Sora-e – um avião-conceito – terá seu projeto concluído. O próximo desafio será o desenvolvimento de uma versão comercial da aeronave elétrica.

O engenheiro Alexandre Zaramella, sócio-diretor da ACS e idealizador do Sora-e, diz que essa nova versão demandará dois anos de trabalho. A meta é construir duas novas versões, uma esportiva e outra para treinamento. A primeira será na forma de um motoplanador. O aparelho usará o motor elétrico para decolar – dispensando o reboque aéreo dos planadores – e para as manobras de aterrissagem. A propulsão elétrica permitirá um planeio que poderá superar três horas. A segunda versão será usada para comercializar as aeronaves elétricas para uso em treinamento de pilotos.

Pensando em longo prazo, Zaramella vê um potencial muito maior para sua empresa e seu projeto de aeronaves movidas a eletricidade. A aviação comercial, por meio da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), assumiu o compromisso de melhorar a eficiência energética das aeronaves e, progressivamente, cortar as emissões de carbono pela metade até 2050, tendo como base os índices de 2005. “Para se adequar a essa regra, a indústria terá que usar sistemas não convencionais de propulsão, como o elétrico”, diz o engenheiro. “Hoje não são mais de uma dúzia de empresas no mundo dedicadas ao desenvolvimento de aviões elétricos. Quando o Sora-e decolar, seremos uma das poucas com um aparelho testado em voo. Todos os demais estarão de olho nas soluções que desenvolvemos, o que abre novas possibilidades de negócios”, diz.

Entre as empresas que trabalham no desenvolvimento de aeronaves elétricas a Airbus é uma das poucas de grande porte. Em abril de 2014 a companhia europeia realizou em Bordeaux, na França, o voo inaugural do protótipo e-Fan 2.0, um bimotor para duas pessoas com potência total de 60 quilowatts (kW) sustentada por uma bateria de lítio-polímero. A autonomia é de uma hora, com 15 minutos de reserva. A aeronave está sendo desenvolvida para o treinamento de pilotos. Também no ano passado foi realizado o primeiro voo do Solar Impulse 2 em uma base aérea na Suíça. O avião conta com quatro motores elétricos alimentados por 17.200 células solares, instalados em um jogo de asas maior do que a de um Boeing 747. É um avião experimental, com o qual seus criadores, Andre Borschberg e Bertrand Piccard, planejam dar a volta ao mundo em 2015.

Source: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/02/18/primeiro-voo/

19.04.2024

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