Voo do avião

Voo do avião

O homem sempre admirou o vфo suave dos pбssaros, aquelas habilidades e tйcnicas naturais herdadas de Deus, que sempre foram de causar inveja. Ao passar dos tempos alguns aventureiros tentaram de alguma forma imitar os seres de asas, mas nгo obtiveram sucesso, Leonardo da Vinci foi uma figura que pesquisou a anatomia dos pбssaros, obteve informaзхes do comportamento das asas em relaзгo ao ar. Tempos depois tivemos a colaboraзгo de Alberto Santos Dumont, que conseguiu voar com seu 14-BIS, aeronave biplano, durante alguns metros, e com isto fez deslanchar a aviaзгo mundial. Com o efeito das guerras, a indъstria aйrea teve um grande impulso, promovendo estudos e pesquisas para o aperfeiзoamento dessas mбquinas maravilhosas.

Para que um aviгo voe, й necessбrio que algum tipo de forзa consiga vencer ou anular o seu peso, entгo vamos verificar nesta pбgina o que realmente acontece fisicamente quando ele estб em movimento, originando fenфmenos que irгo ser explicados no desdobramento desta matйria, na qual as asas, tambйm chamadas de aerofуlios serгo objeto de estudo. A aviaзгo estб baseada nos princнpios da fнsica, alguns estudados na escola, nos explicando todos os mistйrios que giram em torno desta prбtica. Muitas vezes, quando alguma pessoa vк pela primeira vez um Boeing ou um Airbus decolando ou pousando num aeroporto, nгo imagina como aquela mбquina com algumas toneladas consiga ficar afastada, metros e as vezes quilфmetros do solo. Por estas razхes que este assunto se torna muito curioso e as vezes apaixonante.

Sabemos que o principal obstбculo nas primeiras tentativas para colocar um aviгo no ar era o seu peso, uma forзa causada pela gravidade, mas com alguns diferentes formatos na aerodinвmica dos corpos, conseguiu-se controlar este problema, de forma artesanal no inнcio. Nos estudos e pesquisas feitos pelos cientistas das vбrias йpocas, verificou-se que o ar, fluнdo que serб responsбvel para sustentar uma aeronave em vфo й composto de alguns elementos, entre eles, nitrogкnio, oxigкnio e бgua, com isto podendo sofrer alteraзхes em grandezas como a densidade, temperatura e pressгo. Estas mudanзas na atmosfera estгo relacionadas entre as diferenзas de temperatura e pressгo entre as vбrias massas de ar que circulam, originando deslocamentos das camadas, dando inнcio aos ventos, que poderгo ser ъteis ou desfavorбveis ao vфo.

As grandezas vetoriais e escalares estгo presentes neste assunto, sendo as forзas, todas vetoriais, incluindo as velocidades, pressхes e aceleraзхes, jб as escalares, compostas da massa, das temperaturas e densidades. Quando um aviгo tem o vento a seu favor, temos uma soma vetorial, ou vice-versa, com isto, os vetores sгo amplamente utilizados, originando todo tipo de resultantes, sejam elas verticais, como peso e sustentaзгo, que serб vista posteriormente no нtem das forзas, ou horizontais, como a traзгo e a resistкncia do ar, quando o aviгo estб em vфo com velocidade constante, a soma de todas as suas forзas й nula. O empuxo, visto em hidrostбtica, tambйm й bem utilizado, porйm tendo como fluнdo, o ar, pois o deslocamento de ar para trбs irб causar uma forзa para frente, entгo o empuxo, jб relacionando com a 3є lei de Newton, lei da aзгo e reaзгo ( para toda forзa existe uma outra de mesma direзгo, mesmo mуdulo e sentido contrбrio). A temperatura й uma grandeza escalar muito importante, sendo muito variбvel, sabemos que quanto mais alto estivermos em relaзгo ao nнvel do mar, menor serб seu valor, o mesmo acontece com a densidade do ar, pois quanto maior a altitude, ficarб mais rarefeito alterando nas forзas relacionadas no vфo, pois altera diretamente a resistкncia do ar, quanto ao avanзo de um corpo.

Source: http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20031/Andre/index.htm


*****

Voo do avião

Не понравилось?

Опубликовано: 20 авг. 2014 г.

ESPECIALISTAS ACREDITAM. AVIÃO CAIU DE CABEÇA PARA BAIXO. Vídeo em 03 (três velocidades) assista até o final.

VÍDEO DO MOMENTO EXATO DA QUEDA DO AVIÃO

Vídeo mostra momento exato da queda do avião de Eduardo Campos do PSB. O avião caiu em Santos na manhã desta.

Vídeo mostra acidente com avião de Eduardo Campos em Santos

Vídeo mostra acidente com avião de Eduardo Campos em Santos 13/08/2014 Eduardo Campos sofreu desastre aéreo em.

Eduardo Campos morre após aeronave cair na cidade de Santos ☆ 10/08/1965 ☨ 13/08/2014

Eduardo Henrique Accioly Campos jato que caiu em Santos Vídeo mostra acidente com aeronave de Eduardo.

Um avião Cessna caiu em uma casa ao lado de uma academia em Santos litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira

Vídeo mostra acidente com avião de Eduardo Campos em Santos VIDEO Vídeo registra primeiras imagens do acidente

Vídeo mostra acidente com avião de Eduardo Campos em Santos13/08/2014 Eduardo Campos sofreu desastre aéreo em Santos Vídeo mostra queda de avião de Eduardo Campos

Eduardo Campos morreu após avião cair na cidade de Santos - 13/08/2014 Vídeo da queda do avião de Eduardo Campos em 4k

Eduardo Campos morre após aeronave cair na cidade de Santos ☆ 10/08/1965 ☨ 13/08/2014 Eduardo Henrique Accioly.

Morre Eduardo Campos em queda de avião em Santos (SP)

O assessor do PSB no Guarujá (SP) falou por telefone com candidato velório enterro missa sétimo dia

PRIMEIRAS IMAGENS ACIDENTE DE AVIÃO EDUARDO CAMPOS MORRE EM SANTOS - VÍDEO relogio

Imagens do acidente do avião do candidato a presidente Eduardo Campos em Santos. Vídeo mostra as primeiras imagens e o.

Eduardo Campos Simulação de queda de avião em Santos

Eduardo Campos, acidente, campo, avião, aviao, cai, caiu, queda, momento exato, momento, exato, câmera, segurança, prédio, contrução, perto, próximo, imagens, exclusivo, novas, novo, novas imagens, novo vídeo, video novo, santos video videos imagens momento exato telhado casa psb academia aeronave

Filmagem mostra OVNI, derrubando um Tucano da Esquadrilha da Fumaça em Santos.

VEJA Momentos Antes Da Morte De Eduardo Campos

O candidato a presidente do PSB Avião cai em Santos com Eduardo Campos / PSB 13/08/2014

Eduardo Henrique Accioly Campos estava a bordo de jato que caiu em Santos Vídeo mostra acidente com aeronave de Eduardo.

Testemunha queda de jatinho de Eduardo Campos

O candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, morreu quarta-feira, dia 13 de agosto, após a queda de jato.

JATO PARTICULAR Presidenciável Eduardo Campos morre em queda de avião em Santos como realmente aconteceu

Eduardo Campos Henrique Accioly Eduardo Campos estava a bordo de jato que caiu em Santos Eduardo Campos Eduardo.

A queda do avião de Eduardo Campos

Hoje pela manhã, caiu o avião do candidato Eduardo Campo.

Novo vídeo mostra momento exato da queda do avião de Eduardo Campos. As imagens do acidente não inéditas e estão sendo divulgadas pela primeira vez.

Imagens inéditas mostram pela 1ª vez a queda do avião que matou Campos

Vídeo foi registrado por câmeras de prédio em construção em Santos, SP.

Desastre aéreo ocorreu no dia 13 de agosto e matou mais seis pessoas. NOVO VÍDEO MOSTRA MOMENTO EXATO DA QUEDA DO AVIÃO - ACIDENTE EDUARDO CAMPOS

Imagens feitas por câmeras de monitoramento de um prédio em construção em Santos, no litoral de São Paulo, descobertas nesta terça-feira (19), mostram pela primeira vez o momento exato da queda do avião que matou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e mais seis pessoas no dia 13 de agosto.

Veja o vídeo do acidente acima e a reportagem completa do Jornal da Globo VIDEO INÉDITO MOSTRA AVIÃO DE EDUARDO CAMPOS CAINDO - MOMENTO EXATO DA QUEDA - EXCLUSIVO!

Essa é a primeira que mostra o avião caindo e deve ajudar nas investigações para descobrir as causas do desastre aéreo.

Vídeo do jato de Campos sugere falha humana, dizem especialistas

Imagens registradas por câmera mostram avião caindo de nariz em Santos.

Novo Vídeo Mostra Avião Caindo em Santos

EDUARDO CAMPOS MOMENTO DA QUEDA DO AVIÃO, SANTOS 13/08/2014

Presidenciável Eduardo Campos morre em queda de avião em Santos Vídeo inédito mostra avião de Campos caindo

Avião com o candidato à Presidência cai em Santos

Câmera de Segurança Flagra o Momento Da Queda Do Avião Que Matou Eduardo Campos - 13/08/14

imagem da queda do avião de eduardo campos

Imagens amadoras, de um suposto avião particular pegando fogo no ar hoje pela manhã em Santos, imagens que podem ser do.

Source: http://www.youtube.com/watch?v=NbpimbqTVok


*****

Voo do avião

Uma das mentes mais brilhantes da pesquisa sobre a aids e um comissário que não deveria estar trabalhando fazem parte das 298 vítimas do voo MH17 da Malaysia Airlines. abatido no leste da Ucrânia na quinta-feira (17). Veja mais histórias:

Gigante da pesquisa contra a aids

AFP

Joep Lange era considerado um 'gigante' da luta contra a Aids

O holandês Joep Lange estava entre os mais proeminentes do grupo de cerca de 100 pesquisadores e ativistas que viajavam para a 20ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids em Melbourne, Austrália. Relatórios sugerem que a bordo do MH17 estavam ainda oficiais de comunicação e ativistas que iriam participar da conferência.

Lange era um dos ex-presidentes da sociedade, descrito como uma das mentes mais brilhantes da pesquisa sobre a doença. Antes da confirmação de sua morte, a sociedade afirmou, em nota, que "o movimento realmente perdeu um gigante".

No Twitter, vários colegas prestaram homenagem a Lange. A médica Seema Yasmin se referiu a ele como um amigo que foi dedicado a suas cinco filhas e tuitou: "Pessoas como Joep mudam o curso de uma epidemia."

"Joep foi um grande cientista clínico, e um grande amigo do Wellcome Trust", disse Jeremy Farrar, diretor do grupo de pesquisa médica Wellcome Trust. A mulher de Lange, Jacqueline van Tongeren, também estava a bordo.

Passageiro acidental

Um comissário de bordo da Malaysia Airlines trocou seu turno de trabalho e acabou voando no jato que caiu em território controlado pelos rebeldes na Ucrânia.

Foi uma triste coincidência já que sua esposa, comissária de bordo como ele, também havia trocado de turno e estava a bordo do avião da Malaysia Airlines que desapareceu a caminho de Kuala Lumpur no dia 8 de março, com 239 passageiros a bordo, de acordo com uma reportagem do jornal The Malaysian Insider. Sanjid Singh vivia com a mulher e o filho de sete anos em Kuala Lumpur.

"Ele esteve aqui [em Penang] há mais ou menos um mês. Ele nos disse recentemente que trocou com um colega o voo de volta Amsterdã-Kuala Lumpur," seu pai Jijar Singh disse ao jornal. Singh disse que o filho faria uma visita após seu retorno de Amsterdã.

"A mãe dele havia preparando todos os seus pratos favoritos", disse.

Piada no Facebook

Reprodução/BBC

Holandês brincou sobre voo desaparecido da Malaysia Airlines antes de embarcar no MH17

Cor Pan brincou no Facebook sobre seu avião desaparecendo pouco antes de decolar. O holandês estava saindo de férias com sua namorada, Neeljte Tol, e postou uma foto do avião no Facebook com a legenda:

"Se o meu voo para a Malásia desaparecer, era assim que ele era."

Seus amigos reagiram desejando-lhe boas férias, mas assim que veio a notícia da queda do avião as mensagens em sua página do Facebook começaram a demonstrar preocupação, que no fim se tranformou em tristeza.

Segunda perda

Uma família australiana foi duplamente afetada pelas seguidas tragédias com aviões da Malaysia Airlines. Kaylene Mann, uma australiana que perdeu seu irmão e sua cunhada - Rody Mary Burrows - no acidente ocorrido há 4 meses, soube nesta sexta-feira (18) que sua enteada, Maree Rizk, estava entre os mortos.

Seu irmão, Greg Burrows, disse que a família não podia acreditar nem aceitar seu destino: "(Kaylene) perdeu seu irmão e agora sua enteada. estamos destruídos novamente".

Rizk, de Melbourne, voltava para casa após férias de quatro semanas na Europa. Estava com o marido, Albert, membro do comitê do Clube de Futebol Sunbury, da Austrália. Phil Lithgow, presidente do clube, disse que ela trabalhava como voluntária na cafeteria e que um de seus filhos, James, jogava na equipe.

"Eram pessoas adoráveis, não há nada de ruim que se possa dizer sobre eles. Eram muito generosos no tempo em que dedicavam à comunidade", disse Lithgow.

Visita ao túmulo da mãe

Arquivo pessoal

Yuli Hastini, John Paulisen e seus dois filhos visitariam túmulo da mãe dela

Yuli Hastini, John Paulisen e seus dois filhos estavam indo visitar o túmulo da mãe de Yuli.

Hastini, de 44 anos, seu marido holandês John Paulisen, de 47, e os dois filhos do casal, o menino Arjuna, 5 anos, e a menina Sri, 3, visitavam sua família na cidade natal dela, Solo, Java Central, a cada dois anos durante o feriado muçulmano do Eid.

Seu cunhado disse à BBC Indonésia que ela trabalhava para uma empresa farmacêutica na Holanda. Ela havia ficou arrasada por não ter conseguido ir ao funeral de sua mãe no ano passado. Por isso, a família planejou a viagem para visitar o túmulo da mãe.

Ex-jornalista da BBC

Reprodução/BBC Brasil

O jornalista Glenn Thomas trabalhava para a OMS e foi jornalista da BBC

Glenn Thomas, um jornalista e coordenador de relações com a mídia da OMS, estava viajando para a conferência sobre Aids na Austrália. Thomas, de 49 anos de idade, trabalhava em Genebra e foi um dos nove britânicos que morreram no acidente. Ele também era um ex-jornalista da BBC. Colegas e amigos prestaram homenagens no Twitter.

Peter Horrocks, diretor do Serviço Mundial da BBC, disse em um e-mail para os funcionários que Glenn era conhecido como um "indivíduo calmo, amável e totalmente profissional".

"Ele fará falta. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste terrível momento".

Aeromoça persistente

A atendente de voo Nur Shazana Mohd Salleh era uma pessoa feliz e achava que este mês seria especial. A família da aeromoça de 31 anos disse à mídia local que ela morreu fazendo o que amava.

"Ela passou por tantas entrevistas para finalmente conseguir este trabalho", o pai disse, acrescentando que ela trabalhou para a companhia pelos últimos nove anos.

Ele disse que ela era solteira e que tinha a esperança de se casar em breve, e que ela achava que este mês, de alguma forma, seria especial. Seu tio disse que ela era a mais velha de quatro filhos e estava sempre alegre.

Professora inspiradora

Arquivo pessoal

Professora era 'uma inspiração' para seus colegas

A professora australiana Francesca Davison e seu marido, Liam, estavam voltando para a casa após férias na Europa. Conhecida como Frankie, a professora de 54 anos é descrita pela diretora do colégio em que trabalhava como "uma inspiração para todos que entraram em contato com ela".

Ela ensinava literatura e humanidades em Toorak College, em Victoria, e é descrita como uma "querida amiga, generosa e amável".

Source: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-07-18/comissario-do-aviao-malaio-abatido-na-ucrania-perdeu-a-mulher-no-voo-mh370.html


*****

Voo do avião

Foi Clйment Ader, pioneiro francкs da aeronбutica, o criador da palavra avion . com que em 1897 batizou um de seus aparelhos.

Aviгo ou aeroplano й uma aeronave mais pesada que o ar, cuja sustentaзгo provйm das forзas que provoca ao avanзar na atmosfera.

Teoria do vфo aerodinвmico

Embora mais pesados que o ar, os aviхes sгo capazes de elevar-se e voar, graзas а forзa de traзгo gerada pelo motor. Essa traзгo cria o chamado vento relativo, cujo fluxo, ao circular e ser modificado de forma conveniente pelos perfis aerodinвmicos, dб origem a uma forзa ascensional denominada sustentaзгo. Essa forзa й capaz de vencer a atraзгo da gravidade, que se manifesta no peso do aviгo, e a forзa de arrasto, que й a resistкncia ao seu avanзo.

%img src="http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/FOT203.GIF%3E%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EAs%20quatro%20for%D0%B7as%20citadas%20(tra%D0%B7%D0%B3o,%20sustenta%D0%B7%D0%B3o,%20gravidade%20e%20arrasto)%20atuam%20sobre%20o%20centro%20de%20gravidade%20do%20aparelho.%20Quando%20a%20resultante,%20ou%20seja,%20a%20for%D0%B7a%20derivada%20da%20composi%D0%B7%D0%B3o%20das%20quatro,%20passa%20por%20esse%20ponto,%20o%20avi%D0%B3o%20decola,%20aterrissa,%20avan%D0%B7a%20ou%20freia%20com%20relativa%20estabilidade.%20Se%20a%20resultante%20%D0%B9%20aplicada%20fora%20do%20centro%20de%20gravidade,%20o%20momento%20do%20par%20de%20for%D0%B7as%20aplicado%20faz%20girar%20o%20corpo%20do%20aparelho.%20Pilotar%20o%20avi%D0%B3o%20significa,%20essencialmente,%20tirar%20partido%20daquelas%20quatro%20for%D0%B7as%20de%20modo%20a%20lev%D0%B1-lo%20ao%20destino%20preestabelecido.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EFor%D0%B7a%20de%20ascens%D0%B3o%20e%20propuls%D0%B3o%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EA%20sustenta%D0%B7%D0%B3o%20%D0%B9%20produzida%20pelas%20asas,%20por%20jatos%20direcionais%20ou%20por%20h%D0%B9lices%20rotativas.%20Num%20aparelho%20de%20asa%20fixa,%20essa%20for%D0%B7a%20%D0%B9%20a%20resultante%20da%20velocidade%20e%20do%20fluxo%20de%20ar.%20Em%20v%D1%84o%20horizontal,%20a%20for%D0%B7a%20de%20sustenta%D0%B7%D0%B3o%20%D0%B9%20igual%20ao%20peso%20do%20avi%D0%B3o.%20Para%20decolar,%20manobrar%20ou%20aterrissar,%20por%D0%B9m,%20tem%20de%20superar%20o%20peso.%20Assim,%20a%20asa%20do%20avi%D0%B3o%20deve%20ser%20desenhada%20com%20um%20perfil%20aerodin%D0%B2mico.%20Na%20face%20superior,%20curva,%20o%20ar%20segue%20um%20percurso%20mais%20longo%20e,%20portanto,%20passa%20com%20velocidade%20maior%20e%20exerce%20menos%20press%D0%B3o,%20enquanto,%20na%20face%20inferior%20da%20asa,%20plana,%20segue%20um%20percurso%20mais%20curto,%20passa%20com%20velocidade%20menor%20e%20portanto%20exerce%20a%20press%D0%B3o%20maior,%20que%20se%20op%D1%85e%20%D0%B0%20gravidade.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EA%20for%D0%B7a%20de%20sustenta%D0%B7%D0%B3o,%20que%20corresponde%20%D0%B0%20componente%20vertical%20da%20resultante%20das%20for%D0%B7as%20de%20press%D0%B3o%20aerodin%D0%B2mica,%20%D0%B9%20gerada%20quando%20o%20ar%20desliza%20sobre%20a%20superf%D0%BDcie%20das%20asas.%20A%20componente%20horizontal%20das%20for%D0%B7as%20citadas%20%D0%B9%20o%20arrasto.%20A%20velocidade%20correta%20do%20v%D1%84o%20s%D1%83%20%D0%B9%20poss%D0%BDvel%20quando%20se%20consegue,%20por%20meio%20do%20sistema%20de%20propuls%D0%B3o,%20superar%20ou%20igualar%20o%20arrasto,%20de%20forma%20que%20se%20ultrapasse%20tamb%D0%B9m%20a%20in%D0%B9rcia%20do%20avi%D0%B3o.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EA%20for%D0%B7a%20de%20propuls%D0%B3o%20d%D0%B1%20lugar%20a%20um%20aumento%20da%20in%D0%B9rcia%20na%20massa%20de%20ar%20que%20cerca%20o%20avi%D0%B3o.%20No%20caso%20da%20propuls%D0%B3o%20a%20h%D0%B9lice,%20a%20in%D0%B9rcia%20de%20retrocesso%20da%20massa%20de%20ar%20%D0%B9%20complementada%20pelo%20acr%D0%B9scimo%20da%20energia%20mec%D0%B2nica%20proporcionada%20pelas%20p%D0%B1s%20das%20h%D0%B9lices.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EA%20utilidade%20da%20h%D0%B9lice%20est%D0%B1%20limitada%20pela%20velocidade%20m%D0%B1xima%20que%20sua%20extremidade%20%D0%B9%20capaz%20de%20alcan%D0%B7ar%20para%20conseguir%20um%20bom%20rendimento.%20Essa%20%D0%B9%20inferior%20%D0%B0%20do%20som%20e%20por%20isso%20a%20velocidade%20m%D0%B1xima%20dos%20avi%D1%85es%20a%20h%D0%B9lice%20%D0%B9%20da%20ordem%20de%200,8%20mach%20(o%20mach%20%D0%B9%20uma%20unidade%20de%20medida%20que%20expressa%20a%20rela%D0%B7%D0%B3o%20entre%20uma%20determinada%20velocidade%20e%20a%20velocidade%20do%20som).%20No%20caso%20de%20motores%20a%20jato,%20conduz-se%20energia%20t%D0%B9rmica%20a%20um%20fluxo%20controlado%20de%20ar%20que%20atravessa%20o%20reator.%20Para%20esse%20tipo%20de%20motor,%20reduz-se%20a%20velocidade%20da%20corrente%20de%20ar%20e%20aumenta-se%20a%20press%D0%B3o,%20seja%20com%20um%20duto%20amplificador,%20como%20no%20estatorreator,%20seja%20com%20um%20duto%20e%20um%20compressor,%20como%20no%20caso%20do%20turborreator.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EO%20problema%20da%20onda%20de%20choque%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EAs%20caracter%D0%BDsticas%20b%D0%B1sicas%20de%20um%20avi%D0%B3o%20em%20v%D1%84o%20subs%D1%84nico%20s%D0%B3o%20semelhantes%20%D0%B0s%20de%20um%20aparelho%20supers%D1%84nico.%20Existe,%20por%D0%B9m,%20uma%20diferen%D0%B7a%20importante,%20que%20%D0%B9%20a%20exist%D0%BAncia%20de%20ondas%20de%20choque%20expans%D0%BDveis.%20A%20for%D0%B7a%20de%20frenagem%20atribu%D0%BDvel%20a%20essas%20ondas%20pode%20chegar%20a%20cinq%D1%8Centa%20por%20cento%20da%20soma%20das%20demais%20for%D0%B7as%20de%20arrasto.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3E%25img%20src="http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/Image95.gif%3E%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EQuando%20o%20avi%D0%B3o%20se%20desloca%20a%20uma%20velocidade%20subs%D1%84nica,%20as%20ondas%20radiais%20de%20press%D0%B3o%20se%20propagam%20%D0%B0%20frente%20da%20perturba%D0%B7%D0%B3o.%20No%20entanto,%20quando%20a%20velocidade%20%D0%B9%20supers%D1%84nica,%20as%20ondas%20de%20press%D0%B3o%20se%20atrasam%20e%20se%20propagam%20lateralmente,%20criando%20uma%20frente%20de%20perturba%D0%B7%D0%B3o%20denominada%20onda%20de%20choque.%20Se%20essa%20onda%20excede%20um%20dado%20ponto,%20faz%20aumentar%20a%20press%D0%B3o,%20a%20temperatura%20e%20a%20densidade%20do%20ar,%20dando%20origem%20a%20uma%20transfer%D0%BAncia%20de%20energia%20que%20se%20traduz%20num%20forte%20estampido%20e%20pode%20quebrar%20vidra%D0%B7as,%20causar%20oscila%D0%B7%D1%85es%20em%20edif%D0%BDcios%20etc.%20%D0%99%20o%20fen%D1%84meno%20conhecido%20como%20quebra%20da%20barreira%20do%20som.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EClassifica%D0%B7%D0%B3o%20dos%20avi%D1%85es%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EAvi%D1%85es%20comerciais%20s%D0%B3o%20aparelhos%20usados%20pelas%20companhias%20a%D0%B9reas%20dedicadas%20ao%20transporte%20de%20passageiros%20ou%20de%20carga.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EAvi%D1%85es%20militares%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3EOs%20avi%D1%85es%20de%20aplica%D0%B7%D0%B3o%20militar%20podem%20ser%20classificados,%20de%20modo%20geral,%20em%20aparelhos%20de%20transporte,%20de%20vigil%D0%B2ncia%20a%D0%B9rea,%20estrat%D0%B9gicos%20de%20longo%20alcance%20e%20ca%D0%B7as%20interceptadores.%3C/p%3E%0D%0A%0D%0A%3Cp%3E%25img%20src="Image86.gif>

Aviхes esportivos

Esses aviхes sгo utilizados com fins esportivos compreende e incluem aviхes leves e ultraleves.

Os ultraleves, sгo planadores aos quais se adaptam motores e que nгo superam cem quilos de peso nem oitenta quilфmetros por hora de velocidade. Sua finalidade й quase exclusivamente o vфo recreativo.

Source: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/aviao.htm

19.09.2018

New

31 2015 mar

Viagem para o rio de janeiro de avião

Viagem para o rio de janeiro de avião Medo de voar? Um novo aplicativo promete acalmar quem tem insegurança de...

02 2015 abr

Agencia de viagens fernando de noronha

Agencia de viagens fernando de noronha Confira nossos pacotes de viagens. passagens aéreas e pousadas em Fernando de Noronha Um dos principais polos de turismo em Pernambuco....

21 2014 feb

Agencia de viagens em alphaville

Agencia de viagens em alphaville Fábio Depret e Renato Costa são diretores do Grupo Forma O Grupo Forma, que detém as...

Popular on-line

Agencias de viagem em salvador

Agencias de viagem em salvadorCompramos um pacote para a Europa. Só recebemos a passagem 4 horas antes do voo mediante cobrança nossa e ameaça de ... Saber mais...

Como montar uma agencia de viagens

Como montar uma agencia de viagensQuem não gosta de conhecer lugares novos? Uma viagem, mesmo que programada em cima da hora, é sempre bem-vinda. Nem ... Saber mais...

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os integrantes da Forзa Aйrea Brasileira ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros