O principal aeroporto que serve toda a região oeste do estado de Santa Catarina está localizado na cidade de Chapecó.
O Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso (IATA: XAP) fica a apenas 10 km do centro da cidade.
Como já da pra imaginar, o aeroporto é pequeno, tem apenas um terminal. São duas as entradas de acesso ao terminal, sendo que a porta principal fica quase em frente ao setor de embarque.
No lado esquerdo do terminal vemos os guiches para locação de carros da Hertz, Unidas e Localiza.
No meio do terminal ficam o setor de embarque e o saguão do aeroporto, que já está pequeno, com número de cadeiras insuficientes para acomodar todos os passageiros.
No lado direito ficam os balcões de check-in da GOL, da Avianca, da Trip e da Azul. Essa parte, conta ainda com uma lanchonete e banheiros.
A unica de todas essas empresas que oferecem a opção de fazer check-in em totens no próprio aeroporto é a Avianca. Para todas as outras, se não fizermos o check-in pela internet ainda em casa, temos que nos dirigir ao balcão da respectiva cia aérea.
Para ter acesso a área de embarque temos que passar pelo controle de segurança, que conta com apenas um aparelho, que normalmente gera uma pequena fila.
A área de embarque também já está ultrapassada. É grandinha, mas o número de cadeiras é insuficientes também. Semana passada quando peguei o voo de volta pra Curitiba, tive que aguardar mais de 1 hora em pé (tempo de atraso do voo da Gol), pq não tinha mais nenhuma cadeira livre. E não fui só eu não, tinha pelo menos mais umas 20 pessoas aguardando em pé. Nessa ala, ainda tem uma lanchonete e sanitários.
Não é oferecido acesso a internet wi-fi de forma gratuita, como é feita em outros aeroportos. E pra quem usa a internet do celular, o celular em si até pega, mas a conexão de internet é leeeenta, muito lenta. Demora horrores pra carregar uma página.
Por sorte, a administração do aeroporto já detectou todos esses problemas. Foi prometido a construção de um novo terminal que vai ficar no lado oposto a localização do atual terminal. Vamos aguardar maiores detalhes sobre inicio das obras!
Como o aeroporto é pequeno, outro probleminha que temos é em dias de chuva. Para ter acesso ao avião não existem fingers, então temos que nos deslocar a pé mesmo até a escadinha da aeronave. Espero que o pessoal tenha pensado em uma solução para esse problema na construção do próximo terminal!
O estacionamento do aeroporto, mesmo com a pequena ampliação que fizeram recentemente, não da conta da demanda. É bem frequente ver carros se amontoando para estacionar nas laterais da pista de acesso ao aeroporto. Ah, lembrando que o estacionamento no aeroporto é gratuito!
Como opções para ir até o centro da cidade, existe apenas táxi. Mas é importante ficar atento para uma coisa: alguns táxis cobram a corrida de acordo com o taximetro, porém muitos outros não. E ai que vem o grande problema. Independente do número de pessoas no mesmo taxi, o valor cobrado é de 35,00 reais por pessoa. Pra ter uma idéia, uma corrida do centro da cidade (próximo ao Banco do Brasil) até o aeroporto, não pode passar de 30,00 reais. Então é bom ficar ligado!
E pra terminar, pra quem não sabe, em 21 de abril a ANAC fechou o aeroporto de Chapecó. Foi alegado que a pista precisava de uma reforma urgente e que se tudo corresse dentro dos conformes, em menos de 90 dias o aeroporto estaria funcionando novamente.
A nova pista
Bom, pra encurtar a história, no dia 06 de julho a ANAC liberou o aeroporto. O primeiro voo só aconteceu uma semana após a liberaçao da pista, no dia 16, através da Avianca, ligando Chapecó diretamente a São Paulo. E mais de 15 dias depois, no dia 30, a Gol começou a operar voos ligando Chapecó a Florianópolis e São Paulo.
Quanto a Trip, os seus voos já estão operando normalmente. E a Azul, pelo que me informei lá no aeroporto, a empresa começa a operar seus voos ainda esse mês, no dia 13. O unico problema pra quem pretende voar de Azul, é que todos os voos vão fazer conexão em Campinas (hub da Azul), mas os horários, entretanto, são ótimos: chegada em Chapecó as 11:30 e saida para Campinas as 12:00.
Outra opção, é a cia aérea NHT, que liga Chapecó a Curitiba e algumas cidades do Rio Grande do Sul.
O aeroporto está crescendo, as melhorias estão sendo feitas e as opções de mais cias aéreas e consequentemente mais voos também estão surgindo, o que é muito bom para a região oeste de Santa Catarina!
Obs. o aeroporto ainda não tem um site oficial, então a única forma de entrar em contato é através do telefone (49) 3322-1034.
O aeroporto de Chapecó recebeu 420,4 mil passageiros no ano passado, mais que o dobro da população da cidade, que tem cerca de 200 mil habitantes. O crescimento em relação a 2013 foi de 8,4%. O movimento começa a se aproximar da saturação e a preocupar a prefeitura, que administra o terminal.
O motivo é que ele atende a todo o Oeste de Santa Catarina, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. Atualmente operam sete voos diários para Florianópolis/São Paulo/Brasília; Campinas-SP, e Porto Alegre, das companhias Avianca, Azul e Gol. As aeronaves são de cerca de 140 lugares.
Para aumentar o número de voos seria necessária a homologação do pátio de estacionamento, para operar três aeronaves simultaneamente, além de ampliar o terminal.
O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori (PSD), diz que outras empresas, como a TAM, demonstraram interesse em operar em Chapecó, mas há dificuldade de rotas com os horários dos voos já existentes.
Chapecó foi contemplada em 2012 com recursos de R$ 35,2 milhões para o projeto do novo terminal de passageiros, que teria capacidade para 500 passageiros hora. Mas o recurso não foi liberado até agora.
Caramori disse que foi apontada a necessidade de uma readequação do projeto. O objetivo agora é tentar com o novo ministro da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha, a liberação dos recursos. Padilha já disse que a aviação regional é uma das prioridades da pasta e o aeroporto de Chapecó está entre os 270 mapeados para receber recursos.
Nesta semana, o prefeito estará em Florianópolis buscando apoio do governador Raimundo Colombo (PSD) para marcar uma audiência em Brasília com o ministro.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Bento Zanoni, o aeroporto é um dos responsáveis por alavancar o desenvolvimento recente da região.
— Antes nós estávamos a oito, 10 horas de carro de Florianópolis, agora vamos em 45 minutos — comparou.
Zanoni disse que a Acic está pleiteando mais voos, um deles para Navegantes, que facilitaria lideranças do agronegócio no contato com os escritórios da BRF e JBS em Itajaí. Além disso há um fluxo de turistas do Oeste para o litoral durante o verão.
A Acic também apoia a federalização do aeroporto, que hoje é administrado pelo município, com o objetivo de internacionalizar voos de passageiros e também o transporte de cargas.
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