Voos de avião

Voos de avião

O avião KC-390, o novo e o maior avião desenvolvido até agora pela brasileira Embraer e com participação da engenharia portuguesa, fez nesta terça-feira o seu primeiro voo, na cidade de Gavião Peixoto, no estado de São Paulo. A operação do jacto de transporte militar e reabastecimento em voo durou cerca de uma hora e 25 minutos e foi concluída com sucesso, segundo anunciou a Embraer em comunicado.

Os pilotos de teste e os engenheiros de ensaios em voo realizaram a avaliação de qualidades de voo e de desempenho do aparelho. Três das aerostruturas do avião do terceiro maior construtor aeronáutico do mundo - sponson (carnagem e portas do trem de aterragem), o leme de profundidade e a fuselagem central – foram desenvolvidas pelo centro português de engenharia e inovação CEIIA.

Neste projecto, o maior da história da indústria portuguesa de aeronáutica, o CEIIA empregou mais de 250 mil horas de engenharia e mais de 120 engenheiros a trabalhar a partir de Portugal.

O CEIIA foi responsável pela engenharia de desenvolvimento, designadamente pelas actividades de design, stress, testes e apoio à certificação das referidas três aeroestruturas.

A actividade do CEIIA tem estado orientada para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore. sendo neste momento a da aeronáutica a de maior visibilidade. Tem neste momento unidades de I&D em Portugal e no Brasil.

Source: http://www.publico.pt/economia/noticia/aviao-kc390-fez-primeiro-voo-1684944


*****

Voos de avião

O voo QZ8501 da Air Asia com 162 pessoas a bordo que partiu de Juanda, na ilha indonésia de Java, para Singapura, continua desaparecido. As autoridades indonésias anunciaram que com o cair da noite iriam interromper as operações de busca.

A Air Asia, que mudou o seu logo vermelho para cinzento nas redes sociais na sequência do incidente, informou que o piloto pediu para desviar a rota por causa do mau tempo, quando agências de notícias falam na ocorrência de violentas trovoadas na zona na altura da passagem do avião. Ainda que seja raro que relâmpagos causem danos graves num avião, diz o diário norte-americano The New York Times, as trovoadas podem causar danos nos sistemas de navegação e os flashes dos relâmpagos podem desorientar momentaneamente os pilotos.

O piloto aos comandos do QZ8501 tem 6 100 horas de voo e o aparelho passou na última revisão realizada a 16 de Novembro, acrescentou a empresa em comunicado. A Airbus, construtora do avião, indicou que o aparelho tinha 23 mil horas de voo e realizou 13600 voos desde que entrou na frota da AirAsia em Outubro de 2008.

O voo QZ8501 saiu do aeroporto internacional de Juanda este domingo às 5h20 (hora local, 21h20 de sábado em Lisboa) e deveria chegar a Singapura às 8h30 (00h30 em Lisboa). Entre as 6h17 e as 6h34, ainda em espaço aéreo indonésio, perde o contacto com a torre seis minutos depois de ter pedido para mudar a altitude do aparelho, sem fazer, no entanto, nenhuma chamada de SOS.

Satellite image around time #AirAsia flight went missing, very vigorous thunderstorms (black) north of Surabaya pic.twitter.com/w8jSzfzvmi

— James Reynolds (@EarthUncutTV) December 28, 2014

Durante a tarde de ontem, um outro aparelho da Air Asia, num voo interno da Malásia entre Penang e Langkawi, voltou atrás por ter tido “dificuldades técnicas”.

O director-geral do transporte aéreo da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, disse à AFP que o avião desaparecido – um A320 - transportava sete tripulantes e 155 passageiros – 138 adultos, 16 crianças e um bebé, actualizando os números anteriormente divulgados de que estariam 161 pessoas a bordo. A maioria são indonésios, mas a bordo seguiam pessoas de outros países: três são da Coreia do Sul, um da Malásia e um outro de Singapura. Havia ainda um britânico e o co-piloto era francês.

Este é o terceiro de três grandes incidentes a envolverem companhias aéreas da Malásia este ano. O voo MH370, da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, despareceu em Março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim. O aparelho continua desaparecido. Em Julho, um segundo aparelho da mesma companhia, que operava o voo MH17, foi alegadamente derrubado no leste da Ucrânia. provocando a morte das 298 pessoas a bordo.

A Air Asia introduziu o conceito de voo low cost na Asia, com o mote “Now Everyone can fly – Agora qualquer um pode voar”. Tony Fernandes comprou a empresa em 2001 aos 37 anos por 25 cêntimos e de uma empresa falida com dois aviões envelhecidos, a Air Asia passou para uma companhia com 86 aviões a transportar 30 milhões de passageiros por ano.

As operações de busca estão a ser supervisionadas pela Indonésia (segundo a imprensa local, estão a cargo do vice-presidente) e Singapura com apoio da Malásia e Austrália e deverão recomeçar pelas 7h da manhã ou quando as condições o permitirem. Há relatos de que as operações se focavam numa área a 145 quilómetros da ilha de Belitung, entre Sumatra e Bornéu.

O desaparecimento do voo da Malaysia Airlines entre Kuala Lumpur e Pequim, do qual nunca foi encontrado um destroço, é dos maiores mistérios da aviação moderna.

Source: http://www.publico.pt/mundo/noticia/aviao-da-air-asia-desaparece-entre-a-indonesia-e-singapura-com-162-pessoas-a-bordo-1680634


*****

Voos de avião

Companhia aérea oferece voos a baixo custo no sudeste asiático

Atualmente uma das companhias aéreas mais bem-sucedidas da Ásia, a AirAsia foi um dia uma empresa quebrada sob o controle do governo da Malásia.

Em 2001, o ex-executivo do ramo da música Tony Fernandes comprou a endividada companhia por uma bagatela – custou cerca de 25 centavos.

Ele decidiu manter o nome da marca e criou a primeira empresa aérea asiática que oferecia voos a baixo custo, competindo assim com as rivais já consolidadas no mercado, Malaysia Airlines e Australia's Qantas.

Com o slogan "Agora todo mundo pode voar", a Air Asia cobre atualmente 100 destinos por mais de 15 países, apesar de a maioria desses voos serem de associadas ou subsidiárias que usam a marca da companhia.

É uma dessas empresas associadas, AirAsia da Indonésia, que estava operando o voo QZ8501 de Surabaya para Singapura, quando perdeu o contato com a torre de controle na manhã deste domingo.

A companhia faz voos com o Airbus A320 por mais de 30 rotas, incluindo destinos na Tailândia, na Malásia, Indonésia, Singapura e Austrália.

A AirAsia da Malásia é dona de 49% da sua subsidiária na Indonésia (o resto da AirAsia da Indonésia pertence a acionistas do próprio país), mas elas têm administrações independentes com chefes distintos – o CEO da companhia indonesia é Sunu Widyatmoko, que já se disse 'arrasado' com o sumiço do avião neste domingo.

Pela legislação da Indonésia, é proibido que empresas estrangeiras sejam acionistas majoritárias de qualque empresa de aviação do país.

O modelo de negócio da AirAsia é parecido com o de outras companhias aéreas conhecidas como 'populares'. Ela não oferece assentos de primeira classe, e a média do preço de voo gira em torno de 170 ringgit malaios (R$ 124).

A empresa na Indonésia só tem um modelo de avião – o Airbus A320 com corredor único – que é conhecido pelas pontas da asa, que têm um design específico para fazer o consumo de combustível da aeronave ser mais eficiente. Nele, cabem de 150 a 180 passageiros.

Entre julho, agosto e setembro, o grupo AirAsia conseguiu um lucro bruto de US$ 7,6 milhões (R$ 20,3 milhões) e levou quase 5,3 milhões de passageiros.

No entanto, o número de passageiros que a AirAsia da Indonésia levou no mesmo período teve uma queda de 10%, caindo para 1,85 milhão após a empresa ter cortado algumas de suas rotas.

Em 2013, a companhia teve 8 milhões de passageiros no total.

A AirAsia da Indonésia foi feita para flutuar no mercado de ações nos últimos anos, mas o aumento dos custos e a desvalorização da moeda local da Malásia diante do dólar acabaram prejudicando o objetivo do negócio.

A marca AirAsia é intimamente ligada com seu CEO, o empresário malaio Tony Fernandes, que tomou conta das operações em 2001. Quase sempre usando jeans e um boné da AirAsia quando entrevistado, ele era visto como a versão da Malásia do empresário britânico Richard Branson (dono da Virgin).

Assim como Branson criou um concorrente à altura para a British Airways nos anos 1980, Fernandes quis competir com as empresas já consolidadas no mercado local, como a maior companhia aérea da Malásia, a Malaysian Airlines.

Ele está na lista dos homens mais ricos do país e gosta muito de espalhar sua mensagem de marketing na mídia. Com o sumiço do avião, Tony Fernandes não perdeu tempo e tuitou diversas mensagens de apoio às famílias – ele já chegou à Surabaya com membros da afiliada, a AirAsia da Indonésia.

Source: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/12/141228_airasia_perfil_rm

25.04.2024

New

31 2015 mar

Promocao relampago gol

Promocao relampago gol Imperdível! Promoção relâmpago GOL. tem passagens aéreas a partir de R para viagens até 31 de maio! Só neste final de semana,...

02 2015 abr

Companhias low cost portugal

Companhias low cost portugal Administrador da TAP, Luíz Mór, queixa-se de que sem condições iguais para todos não há competição no...

21 2014 feb

Menor preço passagens aereas internacionais

Menor preço passagens aereas internacionais Passagens Aereas Internacionais Obrigado por nos dar a oportunidade de cotar os preзos de passagens aereas para...

Popular on-line

Site com passagens baratas

Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas ... Saber mais...

Booking voos

Booking voosA companhia aérea low cost Ryanair e o portal de reservas de hotéis Booking.com acabam de anunciar ... Saber mais...

Avi ao

Avi aoNOVA LOCALIZAÇÃO. Rua Elias Garcia Nº 642. 4445-413 ErmesindeA Flor de Ermesinde ( também conhecida com a ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros