Quer ter uma “vaga” idéia dos aviões que circulam perto de sua cidade (sobre sua cabeça) quase em tempo real? *
Para quem gosta de aviação, dá para ficar um bom tempo se divertindo.
O www.flightradar24.com é um aplicativo colaborativo (usa várias fontes de colaboradores para obter um melhor resultado) que utiliza a tecnologia ADS-B presente nos aviões comerciais para mostrar em tempo real ∗ onde estão as aeronaves que sobrevoam determinado espaço aéreo.
Dê um zoom no mapa e desloque-o com o botão esquerdo do mouse até à sua região ou localidade e espere aparecer os aviões (se demorar muito a aparecer, clique na aba “PLANES” e escolha uma aeronave com prefixo brasileiro e depois clique em mapa).
O mapa é atualizado de 10 em 10 segundos, ao clicar em um aviãozinho aparecem detalhes no canto esquerdo (prefixo; número do voo, altitude, velocidade, proa, etc)
Dá pra passar um bom tempo “observando” os aviões por aí.
* Não encontrei a informação que dizia que os receivers “caseiros” de ADS-B tinham um atraso para envio da informação para a plotagem no mapa para evitar terroristas, mas parece que hoje em dia é tempo real mesmo. Se alguém achar, deixe um comentário aí.
Poucos passageiros sabem como funciona a cabine de comando de um avião durante um voo, o que os pilotos fazem, o que falam, que decisão tomam, se o clima é calmo ou tenso.
Mas dezenas de vídeos postados no Youtube por pilotos de companhias aéreas ajudam a matar, um pouco, essa curiosidade.
Graças a câmeras instaladas por eles mesmos no cockpit, o vaivém de pousos e decolagens é registrado minuto a minuto.
Os vídeos ajudam a desmistificar a percepção de que o avião é um equipamento frágil e prestes a cair a qualquer momento (ok, essa visão é a dos passageiros que têm algum medo de voar, categoria na qual eu, ironicamente, me enquadro).
Um dos melhores canais no Youtube para vídeos desse tipo é o Baixado e Travado, de um comandante da TAM. O canal deixou de ser atualizado em 2012, por decisão do próprio piloto. Na ocasião, seus espectadores aventaram a possibilidade de a TAM tê-lo repreendido –o que ele, ao se despedir e parar de postar, negou.
Explica-se: os vídeos nem sempre (quase nunca, na verdade) têm autorização das empresas aéreas –o Baixado e Travado, por exemplo, não tinha. Mas, como esse tipo de procedimento pouco ou nada interfere no cotidiano da cabine –e é feito para consumo de aficionados e entusiastas–, acaba tolerado.
(O blog procurou o autor do Baixado e Travado, mas ele não respondeu à mensagem enviada).
“Baixado e travado”, a propósito, é referência à expressão que a tripulação usa para assegurar que o trem de pouso foi corretamente acionado minutos antes da aterrissagem.
Nesses vídeos é possível descobrir, por exemplo, que:
* enquanto você está lá na cabine de passageiros, os pilotos fazem uma série de checagens antes de o avião decolar e antes de pousar, geralmente em inglês
* quando o avião decola e atinge ao menos 120 metros de altitude, quem passa a comandá-lo é o piloto automático
* O mesmo vale para aterrissagem; neste caso, o piloto desacopla o piloto automático e assume o comando manual da aeronave a pelo menos 152 metros do chão, ou 500 pés. Ou seja: quando o avião começa a fazer curvas para se aproximar do aeroporto, quase sempre o comando é feito pelo computador, não pela tripulação.
Com vocês, dois voos a partir de um ângulo bem original –a cabine de comando. O primeiro mostra um voo completo entre Ribeirão Preto e Congonhas e o segundo, todas as etapas de um voo condensadas em oito minutos.
Experience the future of travel as we upgrade our fleet with hundreds of new planes to bring you a more modern, comfortable and connected experience. On average, we're taking delivery of one new plane a week, so book a flight now on our Boeing 777-300ER, Airbus A321 Transcontinental or Airbus A319 to see how we're changing the way you fly.
We’re excited to announce that we are also refreshing our existing aircraft, with our Boeing 767-300 and Boeing 777-200 retrofit programs beginning in 2014. Our 767-300 updates are currently underway offering you enhanced features including 28 new fully lie-flat Business Class seats with all aisle access as well as 25 Main Cabin Extra seats.
As we transform our fleet, we’re working to enhance your experience throughout your travel journey.