A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. É no verão, entretanto, que a capital baiana ganha ainda mais brilho, com asfestas populares que arrastam multidões atrás de imagens religiosas e, claro, dos trios elétricos. De dezembro até o Carnaval, são muitos os homenageados – do Senhor do Bonfim ao Rei Momo . Fiéis e foliões agradecem!
" style="width: 291px;">
Lavagem do Bonfim: Baianas se enfeitam para a grande festa
Foto: Rita Barreto - Bahiatursa
Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia e, levando-se em conta a topografia da cidade - dividida em Alta e Baixa – fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina.
É na parte alta que fica o coloridoPelourinho . bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco . considerada a obra barroca mais rica do país.
Rio Vermelho reúne as baianas e os acarajés mais famosos da cidade
Para chegar à parte baixa de cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador: o Elevador Lacerda . que faz a ligação entre os dois pontos. Uma vez à beira-mar, explorar as praias é fundamental. Entre as urbanas, Porto da Barra é a mais democrática e movimentada.
Afastadas do Centro, Itapuã, Stella Maris e Flamengo têm águas limpas e trânsito intenso nos fins de semana. No meio do caminho, o bairro do Rio Vermelho reúne os boêmios e os fãs dos mais famosos acarajés de Salvador, preparados pelas baianas Dinha e Regina .
No quesito gastronomia, aliás, as ofertas vão muito além do bolinho recheado com vatapá e camarão seco. As receitas típicas, que mesclam com perfeição ingredientes indígenas, africanos e portugueses, levam à mesa delícias comobobó, moqueca e caruru . sempre perfumados pelo azeite-de-dendê.
Esse roteiro por Salvador começa pelo básico: seja marinheiro de primeira ou inúmeras viagens, ir ao Pelourinho é quase uma obrigação. Coração da cidade, visitar o bairro (e seus arredores) é a forma mais rápida e legal de tentar entender melhor a cidade.
O roteiro básico é começar direito pelo Terreiro de Jesus. onde se encontra a Catedral Basílica e ir descendo: ou pela Rua das Laranjeiras (cheia de restaurantes, barzinhos e lojinhas, ateliês legais) ou pela Rua de Baixo. cujo largo e casario. é o cartão postal do Pelô, e não porque da cidade também.
O clássico Pelourinho. Foto: GC/Blog Vambora!
Estando lá visite a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. que possui um pequeno museu e o pátio interno revestido de azulejos portugueses. Linda!
Igreja de São Francisco da Ordem Terceira. Foto: GC/Blog Vambora!
Siga depois em direção a Igreja e Convento de São Francisco (no largo do pelô, desça a rua de baixo e depois suba a Ladeira do Carmo). No caminho você passará pelas escadarias imensas da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e logo chegará ao pequeno Largo do Convento do Carmo .
Detalhes da Igreja de São Francisco. Foto: Dan Queiroz, Flickr
Um alívio da longa caminhada pode ser garantido na sombra e frescor do bar do hotel mais legal da cidade, o Pestana Convento do Carmo . Para quem não pode se hospedar lá, ficar vendo a piscina (feita no lugar onde era uma fonte do pátio interno), tomando um suquinho, já é garantia de um momento mais relax.
Bela piscina do Pestana! Foto: Divulgação
Depois do descanso, está na hora de fazer algumas compras no Mercado Modelo. Maneira de se chegar lá do pelourinho, é pegando o Elavador Lacerda. ícone da cidade. A vista de cidade alta, para a cidade baixa é uma das mais lindas e fotogênicas de Salvador.
Vista da cidade alta. Foto: GC/Blog Vambora!
O Mercado Modelo de Salvador é o lugar para comprar todas aquelas lembrancinhas e comidas de viagem que todo mundo espera de Salvador: fitinhas do senhor do bonfim multicoloridas, rendas, cocadas, castanhas de caju e até o berimbau (lembre-se: você terá que despachá-lo no avião…rsrs). Para sair da muvuca, o restaurante na parte de cima do mercado, garante uma bela vista da marina. Na parte de baixo, uma roda de capoeira sempre funcionando, chama atenção de gringos e não soteropolitanos.
Mercado Modelo. Foto: GC/Blog Vambora!
Um passeio desses merece um final com grande estilo: um pôr de sol no farol da barra! Pegue um táxi em frente ao mercado e siga pela Avenida Lafayete Coutinho e 7 de Setembro. Lá, no final da tarde, há vários barzinhos legais e charmosos, como Pereira e seu co-irmão, Pereira Sussa. com vista direto para o mar. Outra opção é garantir um lugarzinho no gramado que cerca o farol, com um grande coco verde gelado e aproveitar o momento.
Voos para maceio
Cidade Maceió
A capital do estado de Alagoas foi fundada em 5 de dezembro de 1815, mas seu aniversário passou a ser celebrado apenas em...
Site com passagens baratasAqui na Europa existem várias companhias aéreas como a Gol no Brasil, elas são chamadas de low cost (sem nenhum ... Saber mais...
Passagens aereas ryanairA Ryanair é uma companhia aerea de baixo custo originária de Dublin, na Irlanda. Atualmente, a Ryanair é uma das maiores ... Saber mais...