Voos para uruguaiana

Voos para uruguaiana

Logística de Carga

Aeroporto Internacional de Uruguaiana - Rubem Berta

Localizado na fronteira com Paso de Los Libres, na Argentina, no oeste do Rio Grande do Sul, o município de Uruguaiana é considerado o maior porto seco da América Latina. A sua importância é maior ainda por sua posição estratégica, junto aos países que compõem o bloco econômico do MERCOSUL. O aeroporto fica entre dois eixos rodoviários, a BR-290 e a BR-472, além de contar com uma ferrovia, cujo leito está a aproximadamente 2.500 metros de distância do terminal.

O aeroporto se encontra a 9 km do centro da cidade, em uma altitude de 78 metros. A temperatura média anual é de 16°C, com calor intenso no verão e inverno rigoroso. Distante 630 km de Porto Alegre, o município de Uruguaiana tem população de 126.936 habitantes. A pecuária e a agricultura são as principais atividades econômicas da região, que contam com cerca de 1.510 propriedades rurais.

O Aeroporto Internacional de Uruguaiana - Rubem Berta, foi absorvido pela Infraero em 26 de outubro de 1980. Atualmente, opera apenas com aviação geral. Com mais de 700 mil metros de área construída, este é um dos maiores aeroportos do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Também habilitado para voos internacionais, é a principal porta de acesso à Argentina e Chile, envolvendo aeronaves que transportam empresários do ramo de carga, já que passam diariamente pelo seu Porto Seco a média de 900 caminhões de carga.

No sítio aeroportuário existe um hangar onde está sediada a Base Aérea de Fronteira, da Brigada Militar, que opera com um helicóptero H269 (Schweizer) e uma aeronave Bonanza (BE36), que realiza o patrulhamento das áreas de fronteiras, promovendo a segurança da região fronteira oeste.

Source: http://www.infraero.gov.br/index.php/aeroportos/rio-grande-do-sul/aeroporto-internacional-rubem-berta-uruguaiana.html


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Voos para uruguaiana

Adriana Lampert

JOГO MATTOS/JC

Souza acredita na demanda para voos diбrios para Uruguaiana

De olho na possibilidade de implementaзгo de uma rota aйrea que ligue Porto Alegre a Uruguaiana atй marзo, a prefeitura do municнpio da Fronteira-Oeste deve estabelecer convкnio com a Infraero para suprir a carкncia de bombeiros e operadores no Aeroporto Internacional Rubem Berta.

Nesta quinta-feira, apуs audiкncia que reuniu o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen (PP), o deputado estadual Frederico Antunes (PP) e o superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto Souza, foi agendada reuniгo – que ocorrerб no prуximo dia 30 de janeiro – para definir a assinatura de convкnio para treinamento da Guarda Municipal de Uruguaiana no atendimento de pousos e decolagens de aeronaves, bem como no embarque de passageiros. Atualmente, o aeroporto nгo opera nenhuma linha regular, e seu espaзo tem sido utilizado apenas por aviхes particulares.

A intenзгo й disponibilizar estrutura para que a Azul Linhas Aйreas possa implementar dois voos diбrios ligando a Capital а Fronteira-Oeste, ainda no primeiro semestre deste ano. A empresa demonstrou interesse а Infraero no final de 2013, no entanto a necessidade de adequaзхes fнsicas no aeroporto e a carкncia de mгo de obra ainda seriam empecilhos para a operaзгo. “Estas sгo questхes fбceis de resolver”, ameniza o superintendente da Infraero, apontando que serгo necessбrias apenas oito pessoas treinadas para fazer o atendimento no empreendimento. “Alйm disso, hб demanda de mercado para implementaзгo deste voo”, completa Souza.

Procurada pela reportagem do Jornal do Comйrcio. a Azul se limitou a informar, em nota, que de fato “tem interesse em operar na cidade de Uruguaiana e estuda a implementaзгo de novas rotas na cidade”, mas por enquanto nгo hб data definida para o projeto ser colocado em prбtica. Mas com garantia de convкnio entre Infraero e o Municнpio, o processo de conexгo rбpida com Porto Alegre pode ser agilizado, acredita o deputado Frederico Antunes.

O parlamentar destaca que o aeroporto Rubem Berta tambйm poderб ser elo de ligaзгo com a Argentina. Recentemente, a Sol Lнneas Aereas anunciou interesse em inaugurar um voo regular entre Uruguaiana e Buenos Aires, o que seria um diferencial para a Copa do Mundo. Neste caso, um outro fator interfere na viabilidade da rota: “seria necessбria uma liberaзгo da Anac ou do Ministйrio da Aviaзгo, para acompanhamento e fiscalizaзгo de уrgгos federais do embarque de passageiros internacionais”, sinaliza Antunes.

Na opiniгo do prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, a chegada de ambas as companhias aйreas significam diversas oportunidades para a cidade, alйm da agilidade no deslocamento para outros destinos. “Abriria portas para o desembarque de turistas e executivos, o que seria uma vantagem de estrutura e atratividade empresarial para Uruguaiana”, sustenta Schneider, frisando que o poder pъblico municipal “se colocarб а disposiзгo, no que for preciso” para viabilizar operaзхes do novo modal, desafogando o trвnsito rodoviбrio, que leva diariamente centenas de passageiros daquele municнpio а Capital e vice-versa.

Schneider pondera que o sucesso de operaзхes aйreas no Rubem Berta serб o preзo das tarifas. Ao pontuar o valor de uma viagem de фnibus leito – em torno de R$ 230,00 –, o prefeito de Uruguaiana afirma que “o ideal seria estabelecer valores prуximos de R$ 300,00”, no caso de bilhetes aйreos para a ligaзгo com Capital. “Tarifas elevadas nгo combinam com a realidade local. Isso ocorreu no passado (com operaзхes da NHT) e restringiu a demanda”, argumenta.

Frederico Antunes destaca que a subcomissгo da Aviaзгo Civil Regional da Assembleia Legislativa vem discutindo, desde 2013, a retomada de voos regionais no Estado. O deputado chama atenзгo de que й necessбrio incentivo do poder pъblico para melhorar as condiзхes de desenvolvimento das microrregiхes, “que estгo com sede de ver aumentadas as possibilidades” de vias de transporte, principalmente no modal aйreo. “Jб conseguimos diminuir a tributaзгo do ICMS do combustнvel – de 17% para 12%. Estamos buscando agora formas de aproveitar os recursos federais disponibilizados em 2013 para melhorias dos aeroportos e a construзгo de estruturas para que possam receber voos para o interior do Estado.” Alйm de Uruguaiana e Porto Alegre, os aeroportos de Bagй e Pelotas tambйm sгo administrados pela Infraero no Rio Grande do Sul. Em Pelotas, a Azul jб atua com dois voos diбrios.

Source: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php%3Fcodn%3D151149

03.05.2024

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