E vôo

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Дата загрузки: 6 июня 2009 г.

Lei do abate aplicada pela 1ª vez. Caça A-29 Super Tucano da FAB intercepta, abre fogo (tiro de advertência/aviso) e obriga o pouso de avião boliviano carregado com cocaína em Rondônia.

O avião-radar R-99 e aviões de combate A-29 Super Tucano, da Força Aérea Brasileira, atuaram na operação que terminou com o pouso de um avião monomotor (matrícula CP-1424) em uma pista de terra próxima a Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D´Oeste, no interior de Rondônia. Após o pouso, a Polícia Militar, em coordenação com a Polícia Federal, apreendeu 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. A operação ocorreu por volta das 17h do dia 03/06/2009.

A aeronave suspeita, de matrícula boliviana, proveniente daquele País, voava a uma altitude de 1500 pés (500 metros) e foi identificada como tráfego irregular pela aeronave-radar R-99. Logo depois, os caças A-29 já realizavam as medidas de averiguação e o reconhecimento do avião suspeito.

Após ser interceptado pela aeronave da FAB, o piloto não prestou informações sobre identificação ou trajetória que pretendia seguir. Além disso, fez manobra em direção à fronteira com a Bolívia. Em seguida, foi dada a ordem ao piloto da aeronave suspeita que pousasse na pista da cidade de Cacoal. A aeronave desobedeceu novamente e baixou a altitude de vôo para 300 pés (100 metros).

Com isso, o caça A-29 Super Tucano realizou o tiro de aviso. Foi à partir dessa medida que o piloto da aeronave suspeita passou a ser "colaborativo", informaram os militares, ao afirmar que iria obedecer às ordens. Entretanto, o avião suspeito, sem autorização, precipitou o pouso e aterrissou em uma estrada de terra no distrito de Izidrolândia.

As aeronaves da FAB sobrevoaram a área, conforme norma de policiamento do espaço aéreo, para que o suspeito não voltasse a decolar. Com as informações da FAB, viaturas da Polícia Militar, em coordenação com a PF, chegaram ao local e puderam apreender 176 quilos de pasta base de cocaína no interior da aeronave. Um helicóptero H-60 L Black Hawk da FAB transportou na noite do dia 04/06/2009 a equipe da PF com a droga apreendida da cidade de Pimenta Bueno (RO) para a capital Porto Velho.

Na madrugada do dia 05/06/2009, uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil local conseguiu capturar os dois pilotos bolivianos. Segundo a PF, eles prestarariam depoimento no posto policial em Pimenta Bueno e seriam presos na cidade para aguardar julgamento.

Aeronaves utilizadas nesta missão:

Avião-radar R-99 identificou avião sem autorização para vôo.

Caça A-29 Super Tucano interceptou e realizou tiro de advertência.

Helicóptero H-60 L Black Hawk transportou a droga apreendida.

Aeronave suspeita tinha 176 Kg de pasta base de cocaína.

A lei do abate (tiro de destruição) trata dos casos em que uma aeronave de envolvimento com o tráfico de drogas pode ser submetida à detenção, à interdição e à apreensão por autoridades aeronáuticas, fazendárias ou da Polícia Federal.

Antes de ser classificada como hostil e, portanto, sujeita à medida de destruição, a aeronave deverá ser considerada como suspeita e submetida a procedimentos específicos, detalhados e seguros.

9 procedimentos para policiamento do espaço aéreo brasileiro:

SITUAÇÃO NORMAL da aeronave:

- Nível de Medida: Normalidade

Procedimento: Verificação das condições de vôo da aeronave.

SITUAÇÃO SUSPEITA da aeronave:

- Nível de Medida: Averiguação

1) Reconhecimento à Distância;

2) Confirmação de Matrícula;

3) Contato Rádio Frequência Área;

4) Contato Rádio Frequência Emergência.;

5) Realização de Sinais Visuais.

- Nível de Medida: Intervenção

6) Mudança de rota;

7) Pouso Obrigatório.

Caso o piloto da aeronave suspeita não responda e não atenda a nenhuma das medidas já enumeradas, passa-se ao segundo nível de medidas coercitivas (Intervenção). executada pela aeronave de interceptação tanto pelo rádio como por sinais visuais.

- Nível de Medida: Persuasão

8) Tiros de Advertência.

Caso o piloto da aeronave suspeita não atender a nenhuma das medidas anteriores, consiste na realização de tiros de advertência, com munição traçante, lateralmente à aeronave suspeita, de forma visível e sem atingi-la.

SITUAÇÃO HOSTIL da aeronave:

- Nível de Medida (Extrema): Destruição

9) Tiro de Destruição

Somente quando transgredidos os oito procedimentos iniciais é que a aeronave será considerada hostil, e estará sujeita à medida de destruição, que consiste na realização de disparo de tiros, feitos pela aeronave de interceptação, com a finalidade de provocar danos e impedir o prosseguimento do vôo da aeronave transgressora.

Fonte: CECOMSAER (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica)

Source: http://www.youtube.com/watch?v=XgicKNMFkfk


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Airbus A350 vs Boeing 787

Qual avião é mais seguro, Boeing ou Airbus?

Recebi esta pergunta pelo twitter do @avioesemusicas .

Boeing e Airbus são fabricantes que possuem uma linha completa de aeronaves para cada função, logo, o logico seria definir segurança por nicho de mercado: A320 versus B737, A330 versus 767, A340 versus 777, entre outros.

No entanto não se compara aviões assim.

Airbus A380.

5000 horas de voo durante os testes de certificação.

Boeing 787.

Em 15 de Janeiro de 2009, um Airbus A320 da USAirways amerrisa no Rio Hudson em New York após perder seus dois motores ao encontrar um bando de gansos canadenses. Nenhuma das 150 pessoas a bordo se fere gravemente. A aeronave agiu exatamente como havia sido projetada pelos engenheiros e manteve-se flutuando.

Em 22 de Dezembro de 2009, um Boeing 737-800 da American Airlines se quebra em três após um pouso em condições extremas de tempo. Nenhuma das 150 pessoas a bordo se fere gravemente. A aeronave agiu exatamente como havia sido projetada pelos engenheiros e se separou nos pontos previstos sem perda de vidas.

Em 25 de Julho de 2008, um Boeing 747 da Qantas sofreu uma explosão em seu lado direito após um vazamento em uma das válvulas de garrafa de oxigênio de passageiros. Apesar dos extensivos dano à fuselagem, a aeronave se manteve voando como projetado e nenhum passageiro se feriu.

Em 4 de Novembro de 2010, um Airbus A380 da Qantas sofreu uma falha em seu motor dois que causou a separação da turbina com perfuração da asa esquerda e perda de controles do motor. Apesar dos extensivos danos à asa, a aeronave se manteve voando como projetado e nenhum passageiro se feriu.

Baseado nestas noticias acima, qual fabricante você acha que faz a aeronave mais segura?

Decidi iniciar o artigo com os exemplos acima apenas para ratificar que este não é um texto para fanboys iniciarem uma flaming war.

Não é possível comparar Boeing versus Airbus da mesma maneira como se compara Androids com iPhones, ou Windows versus Macs.

Há uma diferença fundamental: Antes mesmo de uma empresa iniciar um projeto de uma aeronave, todas as regras de segurança que são publicadas por um comité de agências reguladoras passam a ser pre-requisitos, ou seja, ou você segue todas as normas antes de construir sua aeronave ou então ela não será homologada pelos órgãos certificadores. Simples assim.

Não há também politicagem neste assunto, uma aeronave europeia passa por rigorosos testes antes de ser certificada pela agência reguladora da Europa e depois vai passar pelo mesmo rigor e com diferentes testes antes de ser certificada para voar nos Estados Unidos, ocorrendo o mesmo com uma aeronave americana, que tem que ser certificada nos dois lados do Atlântico.

Todas as redundâncias de sistema que existem em um Boeing, existem em um Airbus.

De posse destes dados, quando alguém argumentar que X é mais seguro que Y, você já pode contra-argumentar que não é verdade, que ambos possuem os mesmos padrões de segurança desde o projeto.

Agora, se alguém achar que o fabricante X faz aviões mais bonitos, eficientes, confiáveis e confortáveis que o Y, entre outros adjetivos, aí vira discussão de torcida e flaming war.

Claro que há diferenças filosóficas fundamentais entre os dois fabricantes e um especialista pode até supor que tais diferenças poderiam influenciar a segurança do voo em caso de emergência, mas ninguém conseguiu provar isto ainda. Há também fatores psicológicos que distorcem a realidade, como por exemplo o medo que passageiros tinham de entrar em um Fokker-100 no Brasil, quando na verdade a aeronave nada tinha a ver com isso.

A concorrência faz bem ao mercado de fabricantes de aeronaves, e a aviação agradece recebendo modelos cada vez mais seguros e eficientes.

Source: http://www.avioesemusicas.com/qual-aviao-e-mais-seguro-boeing-ou-airbus.html


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