Horas de vôo

Horas de vôo

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica. vamos responder à pergunta de hoje:

Olá, tudo bem? primeiramente gostaria de parabenizar você pelo seu trabalho, seus vídeos me ajudam bastante, e pretendo chegar a (PLA), minha dúvida, e se depois que que eu terminar o curso de (PP), como é o regulamento das horas de voo? são todas de vez ou são divididas em etapas? Obrigada pela atenção !

Cleiton Rodrigues

Nossa resposta

Cleiton,

Após o término do curso teórico de PP, ou mesmo durante o curso, você poderá fazer até 17 horas de voo, quando entrará na fase de fazer o voo solo. O aluno só poderá fazer esse voo depois da aprovação na Banca da ANAC – PPA. Em seguida, as demais horas de navegação ou horas locais dependem da escola onde você irá fazer o seu treinamento prático, até totalizar as 40 horas mínimas de voo para checar o PPA. Além destas, o aluno deverá fazer mais 1,5 hora de voo de avaliação, antes do cheque de PPA, e mais 3 horas noturnas locais, conforme consta no RBAC 61.

É preferível que você faça todas as horas de voo do PPA de uma vez, ou com uma frequência de uma ou duas horas de voo por dia para que não perca proficiência, como já falei há alguns posts atrás.

Já para checar o PC, existem duas maneiras: fazer o curso em sua totalidade em aeroclube/escola de aviação, ou fazer voando aeronave particular, como falei neste post .

Em contrapartida, se deixar para checar o PC em aeroclube, neste post está explicado como será o treinamento prático do PCA.

Eu recomendo que, após o cheque do PPA, você faça o curso téorico do PCA Intensivo, ou enquanto voa as horas visuais do PCA, faça o curso teórico do PCA – extensivo.

Sobre a questão de checar PLA, sugiro que você leia este post. que publiquei sobre esse assunto.

Lembre-se: trabalhar em companhia aérea não significa ser PLA, mas sim, piloto de companhia aérea. O PLA como uma licença, conforme mencionei no link acima, está muito difícil de tirar devido às exigências da ANAC. Hoje, podemos trabalhar em qualquer companhia aérea só com a licença de PCA.

Atenciosamente,

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas .

Source: http://canalpiloto.com.br/duvida-como-sao-horas-de-voo-pp-e-pc/


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Horas de vôo

Melhor resposta:   Quando você começa a voar num aeroclube, a primeira coisa que compra é uma CIV - CADERNETA INDIVIDUAL DE VOO. Nela são anotados TODOS os seus voos, mesmo que só de 5 minutos, e em detalhes (se você estava em comando, etc, etc) Em cada página são TOTALIZADAS as horas, de maneira que quem examinar a CIV, é só ir na última página e ver o total de suas horas.

Tambem em CADA PÁGINA o OPERADOR, PROPRIETÁRIO, EMPRESA ou AEROCLUBE assina a caderneta, comprovando que EFETIVAMENTE você voou aquilo. Essas horas tem que "bater" com a CADERNETA DO AVIÃO (célula e motor). A ANAC confere (pelo menos deveria conferir) isso. Por exemplo, um avião tem a caderneta de célula dizendo que em Novembro desse ano voou 60 horas. Em nenhuma CIV poderá constar que alguém voou 70 horas nele.

Você já deve ter percebido que existem INÚMERAS MARACUTAIS nisso. É um tal de "vender e comprar" horas que não acaba mais. Por exemplo, um piloto voa regularmente, e não precisa de horas, pois já tem todas as licenças. Ele simplesmente "vende" suas horas para alguém que está precisando.

Source: http://br.answers.yahoo.com/question/index%3Fqid%3D20111129083939AA3xQde


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Horas de vôo

Para iniciar o Curso Prático de Piloto Privado não é necessária a prova teórica de piloto privado, porém, esta é obrigatória para solar. Confira o nosso Curso Teórico de Piloto Privado .

A parte prática do Curso de Piloto Privado de Aviões é constituída de duas partes:

1ª Parte: Familiarização da aeronave de ou Ground School

  • Instrução técnica do equipamento, (conhecimentos técnicos da aeronave de instrução). Estudo de manual de operação e realização de prova de equipamento.
  • Instrução de solo – Só poderá ser realizada mediante aprovação do aluno piloto na prova de equipamento.
  • Pré-solo (PS), compreendendo 20 horas.
  • Aperfeiçoamento, compreendendo 10 horas.
  • Navegação, compreendendo 10 horas.

O aluno piloto interessado em fazer a sua inscrição precisará da seguinte documentação:

Source: http://www.albatroz.com.br/escola-de-voo/cursos/piloto-privado-de-aviao-pp


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Horas de vôo

Olá pessoal, este post tem por objetivo apresentar algumas dicas para facilitar o pagamento de horas de vôo do curso de Piloto Privado e Piloto Comercial. O que apresento a seguir são dicas por mim utilizadas e que me permitiram cursar a Faculdade de Pilotagem Profissional de Aeronaves na Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba tendo bolsa Prouni de 100% e também me permitiram conseguir a bolsa da ANAC de PP.

A razão principal deste post é compartilhar com todos vocês um pouquinho da minha experiência para me tornar piloto. Mostrar que muitos sofrem para chegar lá. Muitos acreditam que não existe chance e que é algo extremamente difícil. Principalmente quando se trata de dinheiro. (Leia: Como tornar-ser piloto de aeronaves)

Sei muito bem que a grande maioria dos aspirantes a piloto, mal conseguem pagar as horas de vôo do PP, quem dirá então as horas do PC. Tornar-se piloto no Brasil é algo que pouquíssimos sortudos podem fazer com certa folga financeira. Não são somente as horas de vôo que esvaziam os bolsos, existem também os exames médicos, taxas da ANAC para banca, o curso teórico, material didático, alimentação, transporte, e outros.

Sou do interior do Paraná, e fui aceito como bolsista na Tuiuti. Fui para Curitiba com R$60,00 no bolso, deixei minha filha de 5 anos com a mãe e não havia expectativa de quando eu poderia voltar. Cheguei lá sem emprego e sem a menor idéia de como faria pra poder voar, pagar taxa de banca, exames de saúde, transporte e tudo mais. Pelos meus cálculos meu dinheiro daria apenas para ir pra faculdade e voltar durante duas semanas. Depois disso ou eu desistiria do curso e voltaria pra casa ou daria um jeito de me manter.

Por enquanto vou ser breve falando a meu respeito para poder dar ênfase às dicas. Em outro post vou contar essa odisséia de 2 anos na “capitar”.

Bom, inicialmente, seja você bolsista, quebrado, filhinho de papai, trabalhador, desempregado, preguiçoso ou qualquer outra coisa. Saiba que existem várias oportunidades de fazer uma graninha extra e juntar com seus ganhos principais para poder custear um curso de pilotos.

No meu caso, primeiro virei Aprendiz de Calculista de Processos Trabalhistas. Odiei o trabalho, mas rendia R$ 600,00 ao mês e era 10x mais o que eu tinha quando cheguei na cidade grande (R$60,00). Depois de uns 2 meses fui demitido e adorei, porque recebi o que tinha direito por demissão e deu uns R$ 500,00 além do meu salário, oba… odiava ler processos de 1.000 páginas… sem mentira, muitos processos tinham mais de 1.000 páginas. Depois fui balconista de panificadora e depois de 3 semanas já estava impossível conciliar com o horário da faculdade e pedi demissão. Ao invés de me demitirem me deram um cargo melhor, com salário melhor e com carga horária menor. Oba…. aí fiquei feliz, afinal diziam que eu trabalhava muito bem e merecia ser ajudado em virtude do meu esforço. Depois de cinco meses houve mudanças na estrutura da empresa, e… demissão de novo e mais uma graninha extra, pena que não havia tempo de registro suficiente para pegar o Seguro Desemprego. Mas neste ponto eu já estava esperto. Já me virava bem, vendia produtos na internet, fazia trabalhos da faculdade para alguns colegas e cobrava por isso. Fazia uns bicos extras e dava umas aulas particulares de reforço para aqueles que não entendiam o que eu já havia dominado e assim ganhava uma graninha também. Fazendo estas coisas extras eu paguei minha banca, paguei meu ccf, paguei as horas mínimas que a ANAC exigia para poder me inscrever para a Bolsa de Formação de Piloto Privado e ainda tinha tempo para estudar na faculdade e estudar pro concurso da bolsa ANAC. Ótimo, passei na bolsa, ganhei as horas, arranjei um emprego de vendedor de assinaturas de jornais via Telemarketing e me dei bem com comissões. Chegou um ponto em que o prazo para checar o PP através da bolsa estava estourando, a ANAC havia fixado um prazo para todos os bolsistas estarem checados. Para mim, faltavam muitas horas pra voar e fui obrigado a me demitir para me dedicar à aviação, ou eu perderia a bolsa de horas por não checar até o prazo estabelecido. Ótimo de novo, peguei uma grana de pagamentos e acertos e mais aquelas coisas todas de direitos e tal, aí vendi umas bugigangas e fui morar no alojamento do aeroclube, que por eu ser bolsista da ANAC, era gratuito. Dentro de dois meses eu deveria checar. Na verdade levou 5 meses, e aí tive que dar meus pulos de novo, afinal a grana tinha acabado. Fui trabalhar de Barman de churrascaria, sem registro, 9 hs por noite de segunda a segunda com intervalo de 30 min para jantar, no domingo ainda fazia 4 horas extras e ganhava 23 reais por noite. No final, sem horas extras, ganhava 700 reais. Este trabalho me manteve vivo e alimentado. Acredite, houve dias que a única coisa que eu tinha para comer era Farinha Láctea com água. Fora do expediente e na internet eu vendia trecos e também revendia cursos de Marketing Virtual para pagar umas horinhas, que extrapolavam o disponibilizado pela ANAC. Consegui checar o PP. Hoje trabalho com cursos de Marketing na Internet e tenho alguns negócios on line que me permitem custear as horas de vôo.

Com o resumo da história acima, quero mostrar que quem deseja ser piloto, pode se tornar um, de qualquer jeito. Não importa. Quando a gente deseja algo é preciso correr atrás, se esforçar, dar o melhor de si e usar a cabeça. Agora, se vc é do tipo que pensa mais ou menos assim: “- Putz, essa semana eu vou ter sobrando só uns R$150,00, num dá nem pra pagar uma horinha de vôo. Vou pra balada, depois dou um jeito de voar!” Um conselho. Amigo, desista. Procure outra coisa pra fazer, 150 reais por semana são 3 horas de vôo no fim do mês! E olha que tem gente que paga um pacote de 10hs e nem consegue voar 2hs por mês devido a escala, meteorologia, manutenção e falta de instrutores. Muita gente estaria muito feliz podendo pagar somente uma hora por mês e em vários casos não podem. Aviação é pra quem tem garra, vontade de crescer e alcançar o objetivo. Aviação é feita por amor e por paixão ao vôo, é uma arte. Então, se vc prefere balada, praia, tunning de carros, moto nova e outras coisas mais, e seu dinheiro permite, ótimo. Mas não diga que não tem grana pra voar. Se dói em você só imaginar a venda de sua moto pra pagar horas e jamais faria isso, realmente, você deve procurar outro curso, a não ser que tenha dinheiro pra pagar sua formação sem precisar se desfazer da sua querida motoca.

Quer ser um piloto? Se vire, corra atrás. estude, se esforce de verdade que você será recompensado! Quantos dias você pode ficar olhando o céu imaginando que poderia estar lá se tivesse como pagar sua formação? Desses dias que você fica imaginando, quantas horas dele sobram pra exercer alguma outra atividade que te renda algum dinheiro?Uma hora? Três horas? O dia todo?

Posso garantir que se vc escolher um bom negócio, simples e que ocupe pouco seu tempo, uma hora por dia pode te render pelo menos R$100,00 por semana.

Além dos meus trabalhos atuais com internet, eu trabalho em uma casa de shows aos fins de semana, mais precisamente sexta e sábado. Recebo no final de cada noite entre R$ 70,00 e R$90,00. São pelo menos R$ 140,00 por semana apenas nos fins de semana, e de quebra assisto a shows, conheço pessoas, me divirto, encontro amigos ……(sem falar nas gatinhas, hhehehe).

Abaixo vou deixar alguns links pra você acessar alguns sistemas que me fizeram ganhar dinheiro e pagar algumas horas. São sistemas altamente confiáveis e que dependendo da sua dedicação podem trazer bons ganhos sem que você precise sair de casa. Não estou falando de ganhar dinheiro fácil. Dinheiro fácil é com atividades ilegais. Estou falando de uma maneira de obter renda extra, a partir de casa, com segurança e claro com alguma dedicação e seriedade no que se faz. O melhor, sem patrão, sem horário fixo a cumprir, sem precisar enfrentar trânsito, enfim sem estresse.

Vai por mim que funciona, posso garantir.

Source: http://personalpilotblog.wordpress.com/tag/pagar-horas-de-voo/

26.04.2024

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