Viajem de aviao

Viajem de aviao

Chegou o dia em que você vai viajar de avião pela primeira vez. Passagens compradas, malas prontas e documentos separados, mas bate aquele frio na barriga e o medo de fazer algo errado chegando ao aeroporto. Para entender melhor o que vai acontecer e como você deve proceder no terminal, confira as orientações abaixo.

A primeira coisa a fazer chegando ao aeroporto – ou antes mesmo de sair de casa – é o check-in. Apenas após realizá-lo você receberá seu cartão de embarque e poderá ir para o avião. Sobre isso, é importante deixar um aviso: o tal cartão de embarque nada mais é do que um papel com algumas informações impressas, não espere receber de fato um cartão.

Uma boa opção é fazer o check-in pela internet antes de ir para o aeroporto, possibilidade oferecida pela maioria das companhias aéreas. O check- online é fortemente recomendado, pois com ele você economizará um tempo que seria gasto com filas e atendimento. Para realiza-lo basta ter, em geral, o número do seu localizador – código que a companhia passa assim que é comprada a passagem -, do CPF ou do RG.

Opção com procedimento similar é o check-in através dos aplicativos das companhias aéreas. O recurso é simples, funciona praticamente da mesma forma que o online e diversas empresas já disponibilizam-no.

Outro modo mais ágil de fazer check-in, mas dentro dos aeroportos, é utilizando os totens que as companhias aéreas possuem nos terminais. Ao chegar no aeroporto, busque os balcões da empresa pela qual você vai viajar. Próximo a eles estarão algumas máquinas onde bastará passar as informações necessárias, como localizador, RG ou CPF, e imprimir ali mesmo seu cartão de embarque.

Essas duas opções são recomendadas principalmente se você não vai despachar bagagem. Fazendo o check-in de uma dessas formas não será necessário entrar nas filas, por vezes enormes, que se formam em frente aos balcões das companhias.

Algumas empresas organizam filas diferentes para check-in e para despacho de bagagem, entretanto, quando os dois procedimentos envolvem a mesma fila, não há grande vantagem em fazer o check-in em casa ou nos totens, caso você precise despachar a mala. O tempo economizado será o de realização do procedimento pelo atendente, mas os minutos gastos esperando chegar sua vez serão os mesmos.

Assim, caso prefira realizar o check-in presencial, pois terá que pegar fila de qualquer forma, basta apresentar um documento original com foto. Ainda que costume ser suficiente, é sempre interessante ter também o número do localizador.

Após fazer o check-in, basta entregar sua mala, esperar que a pesem e que lhe entreguem uma espécie de comprovante de que a bagagem é sua. Talvez esse papelzinho não precise ser utilizado, mas pode ser que o cobrem quando você for sair do terminal com as bagagens após desembarcar, logo, é importante guarda-lo.

Quando estiver com sua passagem e livre das malas dirija-se para o portão de embarque indicado no bilhete.

Quando for para a sala de embarque é importante que você tenha em mãos o cartão de embarque e um documento original com foto. Você vai precisar mostra-los para entrar na sala e na hora de ir para o avião.

Dentro da sala de embarque o primeiro passo é passar pelo detector de metais. Para evitar transtornos nesse momento deixe tudo de metal que você estiver utilizando dentro da bolsa. Enquanto suas bagagens de mão passarão por um raio-x para que verifiquem se não há nada lá dentro que não possa embarcar, você passará por um detector de metais. Caso ele apite não se desespere, o funcionário do aeroporto perguntará se você está com algum objeto de metal como cinto, chaves ou celular e você logo lembrará que esqueceu de tirar algo.

Em seguida, você deve conferir no cartão de embarque qual o portão do qual seu voo sairá. É interessante também olhar os painéis eletrônicos presentes no terminal para conferir se ele não mudou. Feito isso, dê uma olhada nas placas de localização e vá até seu portão aguardar o chamado para embarcar no avião.

Fique muito atento aos painéis eletrônicos da sala de embarque, onde é possível ver os números dos voos, o portão de embarque e se eles estão atrasados ou não, e ao que é dito no auto-falante, pois lá será avisado caso o portão seja alterado. É muito comum que essa mudança aconteça, então sempre preste atenção.

Em algum momento será anunciado que o embarque para o seu voo começou. Talvez haja alguma divisão relacionado aos números das poltronas, como filas diferentes para os primeiros e últimos assentos, por exemplos. Assim, fique atento ao que é dito.

Depois que chamarem seu voo é só entra na fila, mostrar a passagem e os documentos, embarcar e aproveitar a viagem.

1. Se você estiver indo para uma viagem internacional algumas coisas serão um pouco diferentes.

2. Não são todas as companhias que oferecem as opções de check-in online, através de aplicativos ou de máquinas nos terminais. Consulte antes quais possuem esse serviço para se planejar.

3. Dependendo do destino, mais documentos serão necessários na hora do embarque. Se você pecisar de passaporte e visto deverá apresentá-los quando for fazer o check-in e mantê-los sempre à mão.

4. Logo que entrar na sala de embarque e passar pelo detector de metais você chegará à Imigração, onde vão conferir seus documentos como visto e passaporte.

Source: http://www.aeroportoguarulhos.net/dicas-de-viagem/primeira-viagem-aviao/o-que-fazer-chegando-ao-aeroporto-para-sua-primeira-viagem-de-aviao


*****

Viajem de aviao

Pelo Brasil: menores de 12 anos que forem embarcar com acompanhante sem grau de parentesco devem apresentar uma autorização de viagem por escrito emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório. Para viajar sozinho, dos 12 aos 18 anos, é necessária autorização dos pais com firma reconhecida.

Para o exterior: menores de 18 anos que forem viajar com terceiros devem apresentar o documento de identificação (RG ou passaporte) e uma autorização por escrito emitida pelos pais, com firma reconhecida em cartório. Se um dos pais não puder assinar a autorização, deve-se requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude.

- Os modelos das autorizações de viagem podem ser encontrados no site do Tribunal de Justiça de São Paulo . O novo passaporte (modelo azul) não tem informações sobre paternidade. Por isso, crianças ou adolescentes que viajam acompanhadas ou não por seus pais, devem apresentar no check-in um documento que comprove a filiação.

Source: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/documentos-necessarios-para-menores-viajarem-sozinhos-ou-com-outra-pessoa-sem-parentesco


*****

Viajem de aviao

Você conseguiu planejar sua viagem, comprar as passagens e passar por todo o processo que envolve o embarque. Porém, ainda teme fazer algo errado nesse espaço desconhecido que é o avião.

Fique calmo. Tudo será muito mais simples do que você pode imaginar. De qualquer forma, se precisa se sentir mais tranquilo e orientado, uma olhada nos procedimentos e dicas abaixo pode ajudar.

Ao chegar no avião você já terá escolhido e saberé o número do seu assento. Se por acaso não lembrar, é só olhar na passagem que ele estará lá. Os lugares da aeronave estão distribuídos em fileiras numeradas, cada uma com uma certa quantidade de cadeiras que são representadas por letras. Assim, geralmente o número de seu assento será composto pelo número da fileira e letra da poltrona.

Quando encontrar seu lugar, guarde as bagagens de mão no compartimento acima das cadeiras e sente. Afivele o cinto e aguarde enquanto todos se acomodam.

Assim que o embarque estiver completo, comissários de bordo darão avisos de segurança que podem ser interessantes para quem nunca viajou de avião. Então preste atenção para ter uma ideia de como proceder caso algo inesperado ocorra.

Também é importante ficar atento aos avisos luminosos do painel presente acima de sua poltrona. Lá sempre estará indicada a proibição de fumar a bordo, além de quando é permitido desafivelar o cinto. Se o sinal indicador do cinto apagar, significa que você pode tira-lo para ir ao banheiro ou simplesmente esticar as pernas pelo avião.

É possível também que o comandante ou os comissários de bordo dêem recados através dos alto-falantes da aeronave. Seja para avisar que estão passando por uma região turbulenta e todos devem permanecer sentados, ou para anunciar que estão prontos para aterrissar, entre outras possibilidades.

Pode ser que, por estar pela primeira vez em um avião, você estranhe certas coisas. Assim saiba, por exemplo, que sentir os ouvidos entupidos é normal. Para que a sensação passe algumas dicas são mascar chiclete – sempre leve um com você no avião -, bocejar ou tapar as narinas com as mãos e forçar o ar contra elas. Também não fique incomodado se a sensação permanecer depois que você sair do avião, é normal o ouvido parecer tapado por algumas horas.

Outro ponto delicado para quem nunca viajou de avião são as turbulências. Por mais assustadoras que elas possam parecer, não há qualquer razão para se desesperar quando os balanços da aeronave começam. Os aviões são feitos para suportá-las, de modo que a segurança do voo não é afetada. Em geralo, o maior perigo da turbulência são os passageiros que não estão sentados com os cintos afivelados, já que a agitação da aeronave pode fazer eles caírem ou baterem em algo.

Caso seu voo possua escalas ou conexões e você não saiba como proceder, estas informações  podem lhe ajudar. Se a conexão for longa, descubra aqui como aproveita-la .

Source: http://www.aeroportoguarulhos.net/dicas-de-viagem/primeira-viagem-aviao/como-se-comportar-durante-a-sua-primeira-viagem-de-aviao

28.10.2020

New

31 2015 mar

Voo facil

Voo facil A GOL está dando 20% de Abreu viagens Por Fugas 29.01.2015 A 'mais antiga agência de viagens do mundo' vai sortear 175 prémios: 'viagem de sonho' para dois no valor de 5000 euros masonto em qualquer passagem aérea para junho e agosto para quem...

02 2015 abr

Abreu viagens

Pacotes de viagens 3 dias 1° dia - chegada e acomodação na pousada no povoado de São Jorge, refeição no restaurante Buritis. 2° dia - saída as 9:00...

21 2014 feb

Popular on-line

Aviao da gol

Aviao da golO Boeing 737-800 da empresa Gol caiu, nesta sexta-feira no Mato Grosso com 155 pessoas a bordo. Os integrantes da Forзa Aйrea Brasileira ... Saber mais...

Agencia de viagens tagus

Agencia de viagens tagusCompre as viagens da sua empresa com condições preferenciais.A agência de viagens Tagus, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, prepararam uma ... Saber mais...

Bilhete de avião tem iva

Bilhete de avião tem ivaTransfer e EstacionamentoCampanha de PublicidadeComo posso obter um recibo para o meu voo?O seu Itinerário de viagem ou Confirmação por e-mail ... Saber mais...

Testimonials

Bem-vindo ao nosso site! Aqui você pode encontrar os voos mais baratos e hotéis para sua viagem.”

equipa de desenvolvimento, Viagens Aviao

Os nossos parceiros