A Pluna foi a primeira companhia aérea do Uruguai, criada em 1936 pelos irmãos Márquez, Alberto e Jorge Vaeza. De início, a empresa contava apenas com voos nacionais.
Somente em 1947 que a Pluna operou seu primeiro trecho com destino a Porto Alegre, no sul do Brasil. As conexões para Buenos Aires começaram em 1955. Em 1981 essa conexão começou a oferecer rota para Madri, na Espanha. No ano de 1995 a Pluna foi privatizada e passou a se chamar Pluna Aéreas Uruguayas S.A. Em 2012 a companhia voltou a pertencer ao governo uruguaio, mas mesmo com uma das frotas mais modernas na América do Sul, suas atividades foram encerradas no dia 6 de julho do mesmo ano.
O check-in da Pluna é aberto dois dias antes da data do voo e pode ser feito pela internet. Os bilhetes são enviados para o email do passageiro, e se não houver bagagem para despacho, ao chegar ao aeroporto o cliente já pode se apresentar diretamente no portão de embarque. O serviço de bordo não conta com um cardápio gratuito. O passageiro precisa comprar os alimentos. Também é possível adquirir produtos a bordo, através do duty free.
Para os passageiros com bagagem de mão, o permitido é até 8 kg. Para as malas que serão despachadas, o limite é de 20 kg por passageiro. A companhia recomenda que o despacho seja feito no mínimo 40 minutos antes do embarque, para que não haja problemas de atraso no voo.
A Pluna oferecia voos para 20 destinos, todos conectando os seguintes países: Uruguai, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Espanha e Estados Unidos. Entre as principais cidades estavam: São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Cidade De Leste, Porto Alegre, e Nova Iorque.
Mais linhas aereas wikipedia
Internet:
1943:Durante a segunda Guerra Mundial o ENIAC (computador integrador numérico eletrônico) começou a ser desenvolvido. Considerado o primeiro computador, foi criado pelos cientistas...
Voos para a suiçain Suíça 31 ViewsVOOS PARA A SUÍÇA E AEROPORTOSA Suíça mantém ligações aéreas regulares com quase todas as capitais da ... Saber mais...